• Nenhum resultado encontrado

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

5.5 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

As pesquisas qualitativas cujos dados são obtidos através de fontes primárias ou em fontes secundárias tendem a utilizar diversas técnicas de análise e interpretação dos dados, com vistas a uma melhor compreensão de seu objeto.

Appolinário (2009, p. 160) ao manifestar-se sobre a análise qualitativa de dados, argumenta que

[...] o fato é que a pesquisa qualitativa não busca a generalização. Assim, a análise dos dados terá por objetivo simplesmente compreender um fenômeno em seu sentido mais intenso, em vez de produzir inferências que possam levar à constituição de leis gerais ou a extrapolações que permitam fazer previsões válidas sobre a realidade futura.

Autores como Flick (2004), Vieira e Zouain (2005), Apolinário (2009), informam da existência de diversos formas de análise de informações nas pesquisas qualitativas. Para o último, a ideia básica da análise qualitativa de dados, é identificar categorias, padrões, e relações entre os dados coletados, de forma a desvendar seu significado por meio de interpretações, e da comparação com o resultado de outras pesquisas ou mesmo do referencial teórico.

O procedimento de análise das informações coletadas nesta pesquisa utilizou técnicas tais como a análise documental e a técnica conhecida como análise de conteúdo, que tem por finalidade básica a busca de significado de materiais textuais, seja a transcrição de entrevistas realizadas com sujeitos individual ou coletivamente (APPOLINÁRIO, 2009).

A analise documental foi utilizada para o exame dos diversos documentos institucionais da UNAMA, e do curso de administração, como também da legislação do Governo Federal atinentes à educação e às diretrizes curriculares para os cursos de graduação em administração que permitiram, o levantamento do arcabouço legal da interdisciplinaridade como também a elaboração do relato da experiência ( item 4.3 desta dissertação) .

Para Gil (1999) o processo de análise dos dados, passa por etapas, que incluem, na primeira fase, a redução dos dados, ou seja, sistematização das ideias iniciais, com vistas a torná-los operacionais num plano de análise, a categorização desses dados, em uma segunda fase e posteriormente, numa terceira fase, a descrição dos dados, com vistas a favorecer sua explicação e análise.

Para os dados coletados em fontes primárias, através de entrevistas com os docentes e com dirigentes institucionais, foi utilizada a análise de conteúdo. O conjunto de entrevistas gravadas em meio eletrônico, foi organizado, codificado, com vistas a favorecer o anonimato dos entrevistados, transcrito em fichas de documentação que contemplaram o contexto e a situação da coleta de dados, bem como as respostas dos entrevistados às questões formuladas, trabalho realizado pela própria pesquisadora, com vistas a favorecer o processo de fidedignidade dos dados, para posterior categorização, análise e interpretação.

De acordo com Franco (2008) o ponto de partida da análise de conteúdo é a mensagem, seja de que tipo for: verbal, gestual, silenciosa, figurativa, documental ou diretamente provocada. Acerca do mesmo tema Bardin (2004) assim se manifesta

A análise de conteúdo aparece como um conjunto de técnicas de análises de

comunicações, que utiliza procedimentos sistemáticos e objectivos de descrição de conteúdos das mensagens.(...) A intenção das análises de conteúdo é a inferência de

conhecimentos relativos às condições de produção (ou eventualmente de recepção) das mensagens, inferência esta que recorre a indicadores (quantitativos ou não).(BARDIN, 2004, p.33-34)

As entrevistas, em sua totalidade depois de transcritas, resultaram em dados brutos, servindo de base para o processo da análise de conteúdo que foi realizado, com vistas a abstrair as percepções dos sujeitos da pesquisa, sobre o que lhes foi perguntado. Esses dados foram organizados num relatório que serviu de fonte para a identificação das categorias de análise .

A categorização, para Bardin (2004, p. 147) compreende uma operação de classificação de elementos constitutivos de um conjunto por diferenciação, e em seguida, por reagrupamento com base em critérios previamente definidos.

Neste processo de análise, os dados foram categorizados, com base em temáticas abstraídas do referencial teórico, que subsidiou ainda a elaboração das questões do instrumento de coleta de dados ( que continha as definições operativas).

As principais categorias temáticas de análise estabelecidas para esta pesquisa, foram: conceito de interdisciplinaridade; mudanças percebidas nas práticas docentes em função da participação em experiência interdisciplinar; obstáculos à interdisciplinaridade no curso de administração; competências necessárias ao professor interdisciplinar; percepção sobre a própria prática docente; estratégias adotadas para a melhoria das práticas docentes.

Essa fase do trabalho permitiu uma visão geral dos dados obtidos, contribuindo para a organização, redução e análise do volumoso material coletado, momento em que a pesquisadora procurou um sentido mais amplo para os dados obtidos, através não só da articulação entre os dados empíricos obtidos e a teoria, mas da experiência acumulada pela na própria instituição que serviu de lócus da pesquisa, favorecendo elaboração de conclusões que embora válidas para o caso estudado, podem contribuir para a iluminar pontos obscuros que pairam, tanto na teoria, quanto na realidade empírica das organizações de ensino superior de administração sobre a relação entre as práticas docentes e a interdisciplinaridade no ensino de gestão.

6 ANÁLISE DOS RESULTADOS: O DISCURSO DOS DOCENTES

O presente capítulo, tem o propósito de, com base numa seleção de dados coletados em entrevistas realizadas com docentes do curso de Administração da UNAMA, construir uma narrativa da realidade observada no trabalho de campo e apurada nas respostas às entrevistas, a partir dos temas propostos, das categorias de análise buscando dar significado aos pronunciamentos manifestos pelos sujeitos da pesquisa – os docentes, o pró-reitor de ensino e a coordenadora do curso administração da universidade que serviu de lócus para a pesquisa.

Para tal, o processo de análise levou em conta algumas etapas tais como: a transcrição das entrevistas, leitura exaustiva do material coletado, categorização das respostas dos docentes, sendo que a categorização tomou por base o referencial teórico utilizado para realização do trabalho, com o objetivo de estabelecer as unidades de sentido que permitissem sua análise.

Considerando que o objetivo geral da pesquisa foi o de identificar as mudanças ocorridas nas práticas pedagógicas dos docentes em decorrência da institucionalização da interdisciplinaridade, o instrumento de coleta de dados abordou temáticas relacionadas ao sentido da interdisciplinaridade para o docente, sua percepção sobre os impactos da interdisciplinaridade nas práticas educativas da instituição e de sua própria prática na condição de professor interdisciplinar, bem como a percepção do mesmo sobre as dificuldades para efetivação da interdisciplinaridade no curso de administração, haja vista que objeto de estudo da administração - os processos organizacionais, só podem ser compreendidos pela olhar de várias ciências.

A análise dos dados empíricos permitiu ainda a construção de uma caracterização geral do perfil dos docentes que participaram da amostra.

6.1 O PERFIL DOS DOCENTES

Um dos aspectos subjacentes importantes desta pesquisa diz respeito a uma melhor compreensão de seus sujeitos, no caso, os docentes de um curso de administração que institucionalizou a interdisciplinaridade através da inclusão em seu desenho curricular, da