• Nenhum resultado encontrado

4 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE PESQUISA: A UNAMA

4.5 O MOVIMENTO RUMO À INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE

4.5.4 Os Projetos Interdisciplinares

Um dos diferenciais do Projeto Pedagógico do curso de administração da UNAMA a partir de 2008 foi a institucionalização da interdisciplinaridade, em decorrência da a inclusão dos componentes curriculares denominados Projetos Interdisciplinares no desenho curricular do curso. Esses componentes passaram a integrar a matriz curricular dos semestres acadêmicos das séries ( do 1ª ao 7ª semestre) do curso. Essa medida surgiu, não somente em decorrência da necessidade de adaptar o curso ao imperativo legal após as DCNs de 2005, mas em função do processo de amadurecimento das práticas pedagógicas adotadas no curso, diante da constatação por parte dos docentes de um estágio de esgotamento das práticas formativas até então adotadas.

Pode-se afirmar, que esse movimento teve inicio da inquietação de alguns docentes sobre suas próprias práticas e o estímulo, por parte da gestão acadêmica do curso para a realização de estudos e discussões acerca de possíveis estratégias que pudessem ser utilizadas para elevar a qualidade do ensino, com impactos positivos no processo formativo dos egressos do curso, a exemplo do que já ocorria o âmbito curso de Pedagogia e no curso de Direito da instituição. Dentre os resultados desses estudos, emergiu a sugestão da utilização de práticas docentes interdisciplinares através da Metodologia de Projetos – ou seja, a Pedagogia dos Projetos, como alternativa para a efetivação de práticas interdisciplinares.

No que diz respeito aos ajustes em relação aspectos legais , face os ditames das Diretrizes Curriculares Nacionais- DCNs, para o curso, a ênfase recaiu sobre o que preceituou o (Art. 5º) o documento destaca em relação ao Projeto Pedagógico:

Os cursos de graduação em Administração deverão contemplar, em seus projetos pedagógicos e em sua organização curricular, conteúdos que revelem inter- relações com a realidade nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada de sua aplicabilidade no âmbito das organizações e do meio através da utilização de tecnologias inovadoras e que atendam aos seguintes campos interligados de formação:

§ 1º O Projeto Pedagógico do curso, além da clara concepção do curso de graduação em Administração, com suas peculiaridades, seu currículo pleno e sua operacionalização, abrangerá, sem prejuízo de outros, os seguintes elementos estruturais:

I - objetivos gerais do curso, contextualizados em relação às suas inserções institucional, política, geográfica e social;

II – ( ...) III – ( ....)

IV - formas de realização da interdisciplinaridade; V - modos de integração entre teoria e prática;

VI - formas de avaliação do ensino e da aprendizagem; ( grifo nosso)

(CFE, Res. CNE/CES 4/2005. Art. 5º)

Ao final, a organização curricular estabelecida para o curso, e que foi estabelecida na Res. CONCESA 014/2008, de 22.02.2008 atendeu não apenas as exigências legais, mas também os Princípios Orientadores da Formação de acordo com o PDI da UNAMA, e ainda as concepções da coordenação e dos docentes sobre acerca das práticas pedagógicas e o modelo de ensino que deveriam orientar a ação dos docentes, amplamente favoráveis a utilização de projetos interdisciplinares como instrumentos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem.

Dessa forma, observa-se do 1º. ao 7º período acadêmico a inclusão do componente curricular Projeto Interdisciplinar, como um componente curricular, que teria

o papel catalizador das ações formativas do semestre com o propósito de fazer a inter- relação das disciplinas integrantes do período letivo.

De acordo com o termos do Projeto Pedagógico para o Curso de Administração da UNAMA – 2008, elaborado pela Coordenação do curso de Administração, com a participação da congregação do curso, os projetos interdisciplinares ocorreriam a partir de uma ou duas disciplinas-eixo, que dariam embasamento teórico inicial, bem como sugestão de temáticas para elaboração de forma conjunto de um projeto interdisciplinar para a série. Esse trabalho, seria conduzido por um docente da série, que assumiria a função de Coordenador do Projeto Interdisciplinar. O projeto deveria buscar não apenas a articulação entre os componentes curriculares do semestre, mas a integração teoria-prática, uma necessidade imperiosa nos cursos de gestão, com vistas a dotar o aluno de um processo formativo que favoreça a tomada de decisões num ambiente organizacional de complexidade.

Sob a orientação desse coordenador e com a participação dos demais docentes do semestre, seria elaborado e operacionalizado o Projeto Interdisciplinar, que culminaria com realização de uma atividade em grupos, que poderia assumir a forma de um estudo de caso ou solução de problemas, visita a empresa, pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica, pesquisa na web, participação em eventos, organização de eventos, criação e lançamento de produtos, abertura de empresas, criação de blogs, sites, etc. A realização da atividade estaria alicerçada na especificidade do conteúdo das disciplinas – eixo bem como das outras disciplinas as quais projeto estaria vinculado. O trabalho seria apresentado sob forma de relatório de pesquisa, ou de outra forma de trabalho acadêmico, devidamente delimitado nos termos de referência do projeto, e tomando também por base as normas da ABNT, podendo ter apresentação oral, de acordo com as orientações prévias, que deveriam também estabelecer os critérios de avaliação.

As duas horas- aula semanais, alocadas na matriz curricular do semestre ao Coordenador do Projeto Interdisciplinar, tanto para previsão de atividades, quanto para efeito de remuneração, seriam utilizadas para orientação das equipes de alunos em relação ao planejamento das atividades, definição do tema-problema, constituição dos grupos de trabalho, planejamento das etapas do trabalho, pesquisa bibliográfica, orientação e eventualmente, supervisão de trabalhos de campo, forma de produção de registros,

estratégias adequadas de apresentação e também de avaliação dos resultados, que culminariam com a elaboração do produto final definido no projeto.

O Projeto Interdisciplinar deveria ser desenvolvido ao longo de um semestre acadêmico (concretamente quatro meses de aulas) cujas etapas de operacionalização, não implicariam em atividades realizadas necessariamente na sala de aula, ou mesmo na própria instituição, considerando que poderiam envolver levantamentos de campo. A temática dos projetos por semestre acadêmico, de acordo com os termos do Projeto Pedagógico, (p.93) seria definida conjuntamente pela Coordenação e pela Congregação do curso.