• Nenhum resultado encontrado

O cenário no qual operam as organizações hoje está requerendo cada vez mais administradores preparados para o enfrentamento das descontinuidades que emergem desse ambiente organizacional.

O modelo formativo adotado pelas escolas de administração, ancorado nas especializações, baseado na fragmentação do saber, delineado numa perspectiva taylorista- fordista de produção, assentado na divisão de trabalho e na especialização exagerada do ofício do trabalhador, e que orientou historicamente o modelo formativo dos administradores, conforme já apresentado no decorrer deste trabalho, não tem dado conta de desenvolver competências nos gestores organizacionais egressos dos cursos de administração, que os habilite ao diagnóstico e a tomada de decisões em ambiente de incerteza, caracterizado pela intensa busca da eficiência e concorrência exacerbada.

Nesse contexto, surgem as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em administração, através da Resolução CNE Nº 4, de 13 de julho de 2005 e que teve por propósito orientar os cursos de bacharelado em administração acerca de sua organização curricular, trazendo em seu bojo medidas de impacto a serem empreendidas pelos cursos de administração, com vistas a favorecer o processo de formação dos administradores.

Dentre essas medidas, destacam-se a extinção das habilitações e o caráter interdisciplinar que deve assumir o processo formativo do administrador, medidas essas que impactaram não apenas o desenho curricular dos cursos, mas as práticas pedagógicas dos docentes, que até então se assentavam em metodologias eminentemente disciplinares, que davam sustentação ao modelo das habilitações. Em decorrência desse normativo, as instituições de ensino de administração buscaram mecanismos de adequação de seus projetos pedagógicos, notadamente quanto às formas de realização da interdisciplinaridade, que na perspectiva oficial é apresentada como uma alternativa para a formação de um profissional com uma postura global e sistêmica.

Dessa forma, o ponto de partida desta dissertação foi investigar até que ponto a institucionalização da interdisciplinaridade no projeto pedagógico do curso de administração da Universidade da Amazônia, contribuiu para uma mudança nas práticas pedagógicas de seus docentes.

A investigação sobre as mudanças nas práticas pedagógicas dos docentes implica na necessidade de uma compreensão do processo que fez surgir a interdisciplinaridade no curso,

e a própria noção de interdisciplinaridade para os docentes, buscando estabelecer seu sentido. No caso específico da instituição pesquisada, o movimento na direção da implantação da interdisciplinaridade antecedeu as imposições legais, razão pela qual um dos objetivos deste trabalho foi reconstruir a trajetória empreendida pelo curso para implantação de práticas interdisciplinares.

Os resultados da pesquisa apontam que a interdisciplinaridade surgiu no curso por uma necessidade sentida pelos seus docentes na busca da produção e da socialização de um conhecimento pertinente a ser construído conjuntamente entre os docentes e também com os alunos, o que passa necessariamente pela utilização de práticas pedagógicas que permitam enxergar os processos organizacionais, de modo mais uno e totalizante.

No caso da instituição estudada, dentre as diversas possibilidades para a efetivação das práticas interdisciplinares, a forma escolhida foi a inclusão, em todas as séries da matriz curricular, de um componente denominado Projeto Interdisciplinar.

Os sujeitos da pesquisa foram os docentes do curso de administração da UNAMA. O primeiro ponto investigado junto a esses docentes, foi o significado da interdisciplinaridade para eles. Os levantamentos empíricos demostraram que embora a interdisciplinaridade seja um termo polissêmico, a análise dos depoimentos dos sujeitos, evidenciou que o significado que predomina entre os docentes é aquele no qual a interdisciplinaridade aparece como “forma de interação entre as disciplinas”, embora existam outras concepções sobre interdisciplinaridade que emergiram do discurso dos mesmos, o que demonstra um processo em curso de ampliação do sentido de interdisciplinaridade para esses docentes.

A investigação sobre as mudanças nas práticas pedagógicas dos docentes em decorrência da institucionalização da interdisciplinaridade sinalizam para a confirmação de que essas mudanças de fato ocorreram, sendo que as mais lembradas pelos docentes foram aquelas relacionadas à quebra do isolamento entre as disciplinas pela busca de maior articulação entre os conteúdos. Foram percebidas também mudanças atitudinais no trabalho dos docentes que atuaram nos semestres letivos que realizaram os projetos interdisciplinares, tais como a formação de um trabalho coletivo por parte dos docentes, o desenvolvimento de um olhar mais abrangente, mais interdisciplinar sobre o próprio trabalho, bem como a necessidade de ampliação de conhecimentos e competências sobre a interdisciplinaridade também foram referidas na ”fala” dos docentes.

A análise dos dados empíricos também demostrou que apesar do reconhecimento de parte dos docentes da existência de mudança em suas práticas pedagógicas, estes ainda não se

sentem preparados para o exercício das práticas pedagógicas interdisciplinares, havendo a necessidade do desenvolvimento de competências que os habilitem a um exercício interdisciplinar mais eficaz. Dentre essas competências e habilidades destacadas pelos docentes estão as habilidades para o trabalho em grupo, como também o desenvolvimento de habilidades voltadas para os relacionamentos interpessoais, e ainda a necessidade do desenvolvimento de competências didático-pedagógicas ligadas ao exercício interdisciplinar.

A pesquisa investigou também as principais dificuldades percebidas pelos docentes para o desenvolvimento das práticas interdisciplinares no curso de administração no curso no qual atuam. Os principais obstáculos identificados pelos docentes foram os de natureza institucional e materiais, tais como a ausência de incentivo institucional na forma de reconhecimento e remuneração para o exercício das atividades implicadas em um trabalho interdisciplinar que requisita planejamento, espaço para discussão e troca; a existência de regime de contratação dos docentes, na condição de horistas, não facilita a interação, o planejamento e a reflexão sobre a própria atuação como docente interdisciplinar; necessidade de treinamento específicos para o exercício da interdisciplinaridade, já que estes professores, enquanto administradores, também são produto de uma processo formativo fragmentado e especializado; e ainda a ausência de um maior engajamento dos próprios docentes no processo.

Considerando que as práticas interdisciplinares no curso ainda são recentes, é necessário que sejam avaliadas e de que sejam formuladas estratégias no sentido de favorecê- las, a pesquisa procurou obter, na perspectiva dos docentes e também dos dirigentes, sugestões que pudessem melhorar as práticas interdisciplinares no curso.

As sugestões formuladas pelos docentes indicam o caminho do aprofundamento da discussão pela comunidade acadêmica do curso sobre os sentidos da interdisciplinaridade. Sugestões foram feitas ainda em prol de uma melhor qualificação docente para os aspectos didático-pedagógicos voltados à interdisciplinaridade, além de investimentos institucionais com vistas a dotar o curso de uma estrutura de apoio e incentivo aos projetos interdisciplinares.

Com base na manifestação dos dirigentes da instituição que serviu de lócus da pesquisa, foi possível identificar que, embora a interdisciplinaridade integre o discurso oficial da IES, há de se concretizar em forma mais pontual, na forma de reconhecimento de apoio e incentivo aos cursos e docentes que ousarem vivencia-la. Apoiado no depoimento da

coordenação do curso, foi possível identificar a necessidade de uma maior integração entre o ensino, pesquisa e extensão no curso e uma maior articulação com o programa de pós- graduação stricto sensu em administração mantido pela instituição, como forma de alavancar o conhecimento dos docentes e dos discentes, notadamente no que diz respeito à prática da pesquisa.

Em face de análise dos fatores abordados, tanto no que diz respeito aos levantamentos bibliográficos, quanto no que concerne a pesquisa documental e ainda nos dados colhidos junto aos docentes para a realização desta pesquisa, foi possível concluir que a institucionalização da interdisciplinaridade através do projeto pedagógico do curso, contribuiu, ainda que timidamente, para a mudança nas práticas pedagógicas dos docentes do curso de administração. No entanto, essas práticas voltaram-se mais para os aspectos relacionados ao ensino, e não para a construção do conhecimento, já que não se configuram como ações concretas na área de pesquisa e de extensão que estão imbricadas na concepção de interdisciplinaridade e até na noção de universidade. Há, portanto que se capacitar os docentes para a pesquisa.

O que ficou evidenciado é que as práticas interdisciplinares desenvolvidas no curso analisado precisam ser pesquisadas, analisadas e compreendidas pelos docentes, acompanhadas pela gestão do curso e apoiadas pela liderança da instituição, notadamente pela Assessoria Pedagógica da instituição, considerando a necessidade de capacitação específica e permanente dos docentes, para uma melhor assimilação pelos discentes, para que o curso possa superar no médio prazo a multidisciplinaridade, que é estágio atual no qual se encontra o curso, para a verdadeira interdisciplinaridade, podendo chegar até a transdisciplinaridade.

Considerando que a interdisciplinaridade é irreversível no ensino da administração, tanto pela questão legal, considerando o instituídos pelas DCNs para os cursos de administração, quanto pelo aspecto metodológico e anda em relação aos benefícios que a interdisciplinaridade pode vir a trazer ao ensino da administração, é imperioso que a instituição insista na experimentação de estratégias possíveis de interdisciplinaridade que ultrapasse a ideia de um projeto interdisciplinar, já que, segundo a teoria estudada, existem várias maneiras de se empreender a interdisciplinaridade. Estudar essas experiências pode ser um caminho para ampliação do conhecimento sobre a teoria e prática da interdisciplinaridade no ensino da administração.

Caberá a gestão do curso dialogar mais com os docentes a respeito da implantação e operacionalização de práticas interdisciplinares, e assim contribuir para a disseminação de

uma cultura e uma postura interdisciplinares no curso, para além dos aspectos legais, metodológicos, mas participando do projeto pedagógico como principio epistemológico, superando os aspectos relacionados ao ensino em direção ao universo da docência - do ser professor, perpassando para a comunidade acadêmica do curso e integrando toda a instituição de ensino.

No que tange as dificuldades para realização da pesquisa, as principais estiveram relacionadas ao fato da pesquisadora ter coordenado o curso de administração da universidade, tendo sido responsável pela institucionalização da interdisciplinaridade através do projeto pedagógico de 2008. Embora por ocasião da realização dos levantamentos empíricos a pesquisadora não estar mais na coordenação do curso, embora ainda docente da instituição, é provável que esse fato possa, de alguma forma ter influenciado o padrão de respostas, e também contribuído para a recusa de alguns docentes em fornecer informações. No entanto, foi verificado por ocasião da entrevista um nível de profissionalismo e comprometimento dos docentes que se disponibilizaram a participar da pesquisa.

As limitações desse trabalho referem-se ao fato da pesquisa ter sido realizada em apenas uma universidade particular de ensino superior. Centros universitários e faculdades isoladas que respondem pela maior oferta do curso de administração no estado do Pará não foram envolvidas. Outra limitação desta pesquisa, por conta da necessidade de estabelecimento de um corte em sua dimensão e estabelecimento de foco – os docentes, volta-se para o fato de que os discentes que participaram dos projetos interdisciplinares não terem sido ouvidos, haja vista a própria noção de interdisciplinaridade como um projeto em parceria com toda a comunidade envolvida.

Estudos posteriores devem ser realizados para favorecer a compreensão do agir e o fazer docentes em instituições de ensino de diversas categorias, como também sobre a percepção dos discentes sobre a interdisciplinaridade no processo formativo dos administradores seriam de grande importância para as o enriquecimento na academia, das linhas de pesquisas que tratam do Ensino da administração no Brasil.

REFERÊNCIAS

ALTHEMAN, Edman. A interdisciplinaridade no ensino superior de administração de empresas: possibilidades e dificuldades de efetivação. In: III SEMEAD - FEA/USP, 1998. São Paulo-SP, 21-23 Out, 1998.

ANDRADE, Rui Otávio Bernardes. AMBONI, Nério. Gestão de cursos de administração: metodologias e diretrizes curriculares. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3 ed. Lisboa: Edições 70 LTDA, 2004. BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Lisboa: Edições 70 LTDA, 1996. BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BERNARDES, Cyro. Teoria geral das organizações: os fundamentos da administração integrada. São Paulo: Atlas, 1988.

BERTERO, Carlos Osmar. Ensino e Pesquisa em Administração. São Paulo: Thomson Learning, Coleção Debates em Administração, 2006.

BRASIL. Decreto-Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965. Dispõe sobre o exercício da profissão do administrador e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, v. III nº 174, p.9.337, 13 set. 1965. Seção 1, p.1.

BRASIL. Decreto-Lei nº 61.934, de 22 de dezembro de 1967. Dispõe sobre a regularização do exercício da profissão de Administrador, de acordo com a Lei nº.4.769, de 9 de setembro de 1965, e dá outras providências. Brasília: Ministério do Trabalho e da Previdência, 1967.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Resolução nº. 2 de 04 de outubro de 1993. Fixa os mínimos de conteúdo e duração do curso de graduação em administração. Diário Oficial da União, Brasília, 14 dez.93, Seção 1,p.15

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parecer no. 776, de 3 de dezembro de 1997. Orientações para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Conselho Nacional de Educação. Brasília, 1997.

BRASIL. Resolução CES/CNE nº 1 de 02 de fevereiro de 2004. Institui as diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Administração, Bacharelado, e dá outras providências. Conselho Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de mar.2004.Seção 1, nº. 143, p.11.

BRASIL. Resolução CES/CNE nº 4 de 13 de julho de 2005. Institui as diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Administração, Bacharelado, e dá outras providências. Conselho Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de jul.2005 .Ed. No. 137, pg.26/27.

BRASIL. Conselho Federal de Administração. Pesquisa Nacional sobre o Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador - 2006. Rio de Janeiro: 2006. Disponível em: <http://www.cfa.org.br> Acesso em: 26 mai. 2011.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. 13 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

BURLE, A. A.; MEANS, G.C. The modern corporation and private property. Nova York: MACMILLAN, 1932. IN: BERTERO, Carlos Osmar. Ensino e Pesquisa em Administração. São Paulo: Thomson Learning, Coleção Debates em Administração, 2006. CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e

potencialidades. Disponível em:

<http:://www.unb.br/ppgec/dissertacoes/proposicoes/proposicao_jairocarlos.pdf.> Acesso em: 15 set. 2012.

CARVALHO, M.Cecília M. de Carvalho (Org.) Construindo o saber – metodologia científica: fundamentos e técnicas. 19. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação. ANPED - v.11 n.31- 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a02v11n31.pdf>

Acesso em: 27 jul. 2009.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

CRUZ, Breno C; DUTT-ROSS, Steven; ZOUAIN, Deborah Moraes. Permanência do Modelo Instrumental do Ensino em Administração. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Editora UFF, 2VI Fevereiro, 2008.

DELLAGNELO, Eloise; SILVA, Rosimeri. Análise de conteúdo e sua aplicação na pesquisa em administração. In: VIEIRA, Marcelo; ZOUAIN, Déborah. Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. DEMO, Pedro. Educar para a pesquisa. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 1998. _________. Desafios modernos da educação. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2003. DIAS, Tânia Maria da C. Inovações no processo de ensino aprendizagem da

Administração: interdisciplinaridade x interdisciplinaridade. ANGRAD, 2008. Disponível em:

<htttp://ww.angrad.org.br/...processo_de_ensino_aprendizagem_da_administracao_interdiscip linaridade_x_interdisciplinaridade/744> Acesso: 18 nov. 2012

FAYOL, H. Administração industrial e geral. 10. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

FAZENDA, Ivani Catarina A. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979.

________.Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. 2 ed. São Paulo: Loyola, 1992

________. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994. _______.Didática e interdisciplinaridade. Coleção Práxis. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998.

_______. (org.) A virtude da força nas práticas interdisciplinares. Coleção Pràxis. Campinas, São Paulo: Papirus, 1999

________. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 2002. ________.Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2005.

FERREIRA, Maria Elisa de M. Ciência e interdisciplinaridade. In:FAZENDA, Ivani (org).Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo; Cortez, 1993.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2004 FRANCO, Maria Laura P. B. Análise do conteúdo. 3 ed. Brasília: Liber Livro, 2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia do oprimido. 32ª.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FRIGOTTO, Galdêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, Ari P; BIANCHETTI, Lucídio (org.) Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis - RJ : Vozes, 2004.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. – 5 ed. – SP: Atlas, 1999 ________Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001. GODOY, Arilda. Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, v.35, n.2, p.57-63, abr./mar. 1995.

GOULART, Sueli; CARVALHO, Cristina Amélia. O pesquisador e o design da pesquisa qualitativa em administração. In: VIEIRA, Marcelo M. F; ZOUAIN, Deborah M. Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática

. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1976.

________. A revolução científica moderna: de Galileu a Newton. São Paulo: Editora Letra & Letras, 1997.

_________. O espírito interdisciplinar. Cadernos EBAPE. BR. São Paulo: Volume IV – Número 3 – Outubro, 2006. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/cebape/v4n3/v4n3a06.pdf> Acesso: 15 nov. 2012

KLEIN, Julie Thompson. Ensino interdisciplinar: didática e teoria. In: FAZENDA, Ivani C. Didática e interdisciplinaridade. Coleção Práxis. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998. LÜCK, Heloisa Pedagogia Interdisciplinar: Fundamentos Teórico-Metodológicos. 14 ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

LIMA, Manolita Correa. Uma contribuição para a prática da pesquisa configura-se instrumento eficaz de apoio e estímulo ao processo de aprendizagem no 1º. Ano dos cursos de administração. ANGRAD, 2008. Disponível em:

<http://www.angrad.org.br/area_cientifica/artigos/uma_contribuicao_para_a_pratica_da_pesq uisa_configurarse_instrumento_eficaz_de_apoio_e_estimulo_ao_processo_aprendizagem_no _1_ano_dos_cursos_de_administracao/561/.> Acesso: 26 jun. 2011.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MARTINS, Joel. Um enfoque fenomenológico do currículo: educação como poiésis. São Paulo: Cortez, 1992.

MASETTO, Marcos Tarciso. Professor universitário: Um Profissional da Educação na Atividade Docente. In: MASETTO, Marcos Tarciso (Org.). Docência na universidade. Campinas, SP: Papirus, 1998.

________.Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003. MORIN, Edgar (org). O problema epistemológico da complexidade. Lisboa: Publicações Europa-América, 1996.

__________. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez/UNESCO, 1999/2002A.

MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Dória. –Edição Revista e modificada pelo autor. 11a.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

________ Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, Francisco M; SILVA, Juremir Machado da (Orgs). Para navegar no século XXI - tecnologias do

imaginário e cibercultura. Porto alegre: EDIPUCRS e Sulina, 1999. Disponível em: <http://geccom.incubadora.fapesp.br/portal/tarefas/projetos-em-multimeios-i-e-ii-puc- sp/textos-uteis/pensamentocomplexo.pdf.> Acesso: 25 mai. 2010

NICOLINI, A. Qual será o futuro das fábricas de administradores? Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 2, p. 44-54, 2003.

OLIVEIRA, Fátima Bayma.SAUERBRONN, Fernanda Filgueiras. Trajetória, desafios e tendências no ensino superior de administração e administração pública no Brasil: uma breve contribuição. Rio de Janeiro: Revista de Administração Pública. Edição Especial Comemorativa, 2007, p.149-170

OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer pesquisa qualitativa. 2ª. Ed. – Petropolis, RJ: Vozes, 2008.

PAULA, Ana Paula P. de. RODRIGUES, Marco Aurélio. Pedagogia crítica no ensino da administração: desafios e possibilidades. Revista de Administração de Empresas. Vol.46. Ed. Especial, p.10-20, novembro-dezembro 2006

PAULA, Ana Paula Paes de. Teoria crítica nas organizações. São Paulo: Thomson Learning, 2008.

PEREIRA, Maria Clara Infante et. al. A interdisciplinaridade no fazer pedagógico. In: Educação e Sociedade. Campinas, SP: Papirus, agosto, 2001.

PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.