• Nenhum resultado encontrado

Análise Interna e Externa

No documento José Maria Gomes da Silva ESTRATÉGIA (páginas 85-89)

Parte II - Estudo de Caso

3. Análise e Discussão dos Resultados

3.2 Análise Interna e Externa

O grupo B do guião de entrevista (anexo A) tem como objetivo fazer um breve diagnóstico organizacional e compreender a perceção dos entrevistados sobre pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da empresa (SWOT). Adicionalmente verificar quais os fatores externos (políticos, económicos, sociais e tecnológicos) que os entrevistados consideram influenciar significativamente a organização. Assim as questões B1 e B2 são relativas à análise SWOT e a questão B3 ao conhecimento dos fatores macro ambientais que os entrevistados consideram ter maior impacto no funcionamento da empresa. Os pontos fortes referem-se a qualquer aspeto positivo que uma organização dispõe quando comparada com a sua concorrência e que a coloca numa posição vantajosa de mercado. Quando analisamos os principais pontos fortes, de uma forma geral todos se pronunciaram e referiram aspetos relacionados com a capacidade técnica da empresa, recursos humanos e liderança. Para melhor esclarecimento foi criada uma tabela com as frases mais ilustres:

Tabela 21 - Pontos Fortes das Empresas.

Empresa Frases Ilustrativas

EC1

“…capacidade técnica dos recursos humanos...”

“…experiência e reconhecimento na execução de grandes infraestruturas…”

“…modelo de negócio centrado no desenvolvimento de projetos chave na mão…”

“…portefólio diversificado de serviços e equipamentos construtivos…”

“…capacidade produtiva dos equipamentos da empresa…”

“…parcerias estabelecidas com entidades de referência…”

EC2

“O corpo técnico por todo o know how que tem…”

“…o facto de termos alguns clientes de muitos anos.”

EC3

“A empresa tenta oferecer aos colaboradores… um projeto de vida.”

“…temos internamente muitas empresas…ter todas as especialidades dentro de casa…”

“…temos tentado acompanhar os mercados, em termos de mercados externos…”

“…diversificação em termos de negócio dispersa por todas essas empresas e por todos esses países…”

EC4

“…ter um grande líder…uma pessoa que sabe ir para além do risco…”

“…termos uma equipa bastante agressiva e um líder bastante centrado muito razoável…”

“…temos uma criatividade muito grande dentro das equipas…”

Os pontos fracos referem-se a competências que faltam nas organizações e que estas fazem de forma menos eficiente – algo que as coloca numa situação de desvantagem quando comparadas com a sua concorrência.

Quando analisamos os pontos fracos indicados verificam-se várias perspetivas. O EC1 faz referência à reduzida capacidade financeira para projetos de grande dimensão e a falta de autonomia e capacidade nos mercados internacionais. O entrevistado da EC2 faz referência às instalações e à falta de experiência do corpo técnico. Referir que tanto os entrevistados da EC3 e EC4 fizeram confusão entre aquilo que é um ponto fraco e uma ameaça.

Tabela 22 - Pontos Fracos das Empresas.

Empresa Frases Ilustrativas

EC1 “…reduzida capacidade financeira para projetos de grande envergadura e para promoção nos mercados externos…”

Falta de autonomia ou capacidade decisória local nos diversos mercados internacionais.”

EC2 “Como ponto fracos, eu penso que neste momento sejam as instalações…”

“…metade do corpo técnico ser muito jovem, alguma falta de experiência…”

EC3 “…a falta de mão de obra…”

EC4 “… o ponto fraco que temos é estar em Portugal…”

Fonte: Elaboração Própria.

Na sua globalidade, cada um dos responsáveis das empresas analisadas conseguiram de uma forma destacar alguns pontos fortes e pontos fracos das suas organizações.

As tabelas seguintes (tabelas 23 e 24) indicam as principais oportunidades e ameaças referidas pelos entrevistados:

Tabela 23 - Oportunidades das Empresas.

Empresa Frases Ilustrativas

EC1

“...ausência de concorrência no mercado nacional no fabrico e comercialização de carros de avanço…”

“…mercados emergentes com necessidades muito específicas de investimento estruturais…”

“…qualquer projeto de grande dimensão a nível global…”

EC2 “…a conjuntura atual favorável para o setor da construção civil em Portugal.”

EC3 “…desde cedo viramo-nos para o mercado externo, porque o mercado português por si só achamos que não seria suficiente…”

EC4

“…temos um mercado estabilizado que é a França e Portugal, um mercado mais sólido e tradicional, e temos economias menos tradicionais, mas com maior riqueza…”

.

Tabela 24 – Ameaças às Empresas.

Empresas Frases Ilustrativas

EC1 “…atividade dependente de investimento público e de opções políticas…”

“…contexto económico nacional e internacional instável…”

“…volatilidade das políticas fiscais e dos preços das matérias primas, nomeadamente do aço…”

“…a dificuldade na constatação de técnicos especializados poderá a vir a ser um fator limitativo ao crescimento da empresa…”

“…dispersão geográfica e diversificação da atividade traduz-se em problemas em termos de controlo de gestão…”

EC2 “Em termos de ameaças, o mercado está muito aberto…”

“essas empresas que fazem as casas que se vêm no Porto são empresas de pequena dimensão, empresas familiares. Não existe qualidade”.

“…existe uma discrepância entre aquilo que é uma empresa organizada e uma empesa de outro ponto…”

“…neste momento em Portugal o que existe é uma fala de mão de obra enorme, e de qualidade.”

EC3 “…o setor da construção é visto de uma forma depreciativa…”

EC4 “…a ameaça política e da intervenção política sobre as empresas.”

“…Portugal tem uma falta de capital enorme…as empresas de construção civil e promoção própria são de capital muito intensivo.”

Fonte: Elaboração Própria.

As oportunidades e ameaças são fatores positivos e negativos, respetivamente, externos às organizações e que a podem influenciar. Em termos de oportunidades os entrevistados referiram fatores relacionados com o mercado onde estão a laborar e com a conjuntura favorável atual do mercado português. Em termos de ameaças referiram essencialmente a ameaça do poder político sobre as empresas, volatilidade das políticas fiscais e a falta de mão-de-obra (técnicos qualificados) atualmente sentida em Portugal. De uma forma geral, os entrevistados conseguiram indicar de uma forma correta quais as principais oportunidades e ameaças para a organização. A tabela seguinte apresenta quais os fatores macro ambientais referidos pelos entrevistados e que influenciam a empresa.

Tabela 25 - Fatores Macro Ambientais.

Empresa Frases Ilustrativas

EC1

“…estamos dependentes de ciclos políticos e económicos…”

“…grande volatilidade das políticas fiscais entre países…”

“A existência de obras fora do espaço europeu sujeito a grande volatilidade a nível das políticas cambiais…”

“Assistimos a um nível geral ao envelhecimento da população portuguesa, e muito mais na área da construção, as pessoas querem pouco vir para a área da construção, sendo certo que, volto a dizer a nossa área é uma área tecnológica…”

EC2

“Portanto, quando se fala que vai haver investimento em Portugal na construção civil é falso! Neste momento onde é que há uma obra pública no Porto? Uma cidade como o Porto com tanto trabalho, qual é a obra pública que está a ser feita? Nenhuma! Portanto, é tudo uma falsa questão! Eles lançam concursos, mas já sabem o que é que vai acontecer! Eles não querem gastar dinheiro! Eles lançam concursos por motivos políticos, só!”

“Tivemos um hotel em Évora que foi construído através do Portugal 2020 e tivemos sucesso com isso!”

EC3

“A empresa quando define um mercado, um país, faz uma análise dos riscos políticos, religiosos, riscos de câmbio de moeda, portanto tudo isto é analisado.”

EC4

“A questão de todo o crescimento que o país irá ter, ou não, que está sujeito a uma política consistente, que não tem, está muito dependente da criatividade e da riqueza humana que nós temos dentro de nós próprios, dentro das nossas estruturas, e aí é a grande vantagem nessa área…”

“É importante termos sustentabilidade económica, é importante ter sustentabilidade social, é importante ter sustentabilidade ambiental, é importante ter sustentabilidade financeira, tudo isso é importante…”

Fonte: Elaboração Própria.

Tendo presente a missão da empresa, há que analisar o ambiente que rodeia a empresa, ou seja, o conjunto de forças externas que condicionam a atuação em termos de estratégia. Como é evidente, nem todas as variáveis condicionam da mesma maneira a vida de uma empresa. De uma forma geral todos os entrevistados conseguiram indicar os fatores macro ambientais a que a empresa prestava mais atenção. De realçar que este tema será também abordado no capítulo E (internacionalização e cooperação), onde são questionados aspetos a que as empresas prestam mais atenção quando estudam um novo mercado.

Tendo em conta as respostas obtidas, todas as empresas de uma forma mais ou menos rigorosa analisam os fatores políticos, económicos, sociais e ambientais nos mercados onde estão presentes. Conforme é possível verificar na tabela 25, maioritariamente os entrevistados referiram fatores políticos e económicos. Para além desses dois fatores considerados comuns a todas as empresas, a EC1 também referiu a variável social quando abordou o tema do envelhecimento da população e consequente falta de mão de obra para o setor. A EC3 que referiu que presta atenção aos riscos religiosos, e a EC4, ainda que muito superficialmente, abordou o tema da sustentabilidade ambiental. Face ao exposto, e em resposta à questão de investigação “Os responsáveis das empresas do Setor da Construção Civil dominam a ferramenta de análise SWOT e PEST? Quais os fatores destacados?” Concluímos que “sim”. Contudo, e tal como indicado anteriormente, dois dos entrevistados confundiram pontos fracos com ameaças, o que demonstra alguma confusão entre estes dois conceitos. Relativamente à análise PEST é possível constatar que na sua maioria os entrevistados quando analisam os fatores macroeconómicos referem essencialmente fatores políticos-legais e económicos e sociais.

No documento José Maria Gomes da Silva ESTRATÉGIA (páginas 85-89)

Documentos relacionados