• Nenhum resultado encontrado

Parte II - Estudo de Caso

1. Metodologia

O presente capítulo relativo à metodologia de investigação passa pela definição dos objetivos que se pretendem alcançar, bem como dos princípios que orientam o caminho a percorrer, sendo necessário estabelecer os procedimentos metodológicos que servirão de guia de investigação para que a mesma possa ser replicada. Dessa forma, serão abordadas inicialmente as considerações sobre a metodologia de investigação adotada no presente estudo e por fim serão apresentados os objetivos da investigação.

Na literatura são conhecidos dois grandes paradigmas – paradigma qualitativo e paradigma quantitativo. Na realização de um processo tão rigoroso e exigente como é o de uma investigação científica, afigura-se condição básica do investigador refletir sobre certas questões, em particular, como este perceciona a realidade, sobre a relação entre o investigador e a realidade e de que forma é que se pretende observar e descobrir essa realidade. Assim, a ontologia (qual a forma e natureza da realidade e o que dela podemos ou queremos conhecer), epistemologia (qual a natureza da relação entre o investigador e o investigado) e a metodologia (como pode o

investigador encontrar o que pode ou quer conhecer) representam o quadro conceptual em que o investigador desenvolve a sua atividade (Guba & Lincoln, 1994). É essencial que o investigador, numa fase inicial, faça uma reflexão para compreender de que forma pretende orientar a sua pesquisa (Sobh & Perry, 2006). A metodologia orienta o investigador e é a aplicação teórica que fundamenta o método (Wahyuni, 2012).

A presente investigação é baseada no paradigma do realismo, pois a realidade existe de forma independente, externa, imperfeita e apreensível, sendo que as perceções das pessoas são como janelas para essa mesma realidade externa e complexa (Sobh & Perry, 2006). Relativamente aos indivíduos existe uma realidade autónoma, e estes têm a sua própria perceção. Assim, o investigador tenta construir várias visões dessa realidade, presumindo que os resultados são verdadeiros. Tenta triangular as diversas fontes para aferir dos dados recolhidos e obter uma visão holística dessa mesma realidade (Sobh & Perry, 2006). Recorrendo a uma pesquisa qualitativa pretende-se ganhar conhecimento sobre quais as razões implícitas a um determinado fenómeno (Malhotra & Birks, 2006). De uma forma resumida, a análise quantitativa é caracterizada por ser um processo indutivo que tem como foco a fidelidade ao universo de vida quotidiana dos sujeitos. Parte da premissa de que a ação humana tem sempre um significado subjetivo, e que não pode ser percecionado apenas do ponto de vista quantitativo e objetivo. Essa subjetividade está relacionada com o que se passa na mente (consciente ou inconsciente) do ser humano. Se o pesquisador/investigador concorda com os princípios da abordagem, incluindo a escolha e uso de técnicas, serão concordantes com a crença de que os fenómenos psicológicos e os fenómenos físicos devem ser estudados da mesma forma e devem ter repercussões para o procedimento de pesquisa a adotar – padronização, controle de variáveis e grau de distanciamento do pesquisador/investigador do seu objeto de estudo. A análise qualitativa será efetivada através da realização de entrevistas que estarão sujeitas a um roteiro estruturado. Dará voz ao entrevistado para que ele expresse o que está acessível na sua mente no momento da entrevista, num processo de influência mútuo e que produz um discurso partilhado pelos dois (Fraser & Gondim, 2004).

A fim de perceber se os responsáveis do setor de construção civil em Portugal estão familiarizados com conceitos básicos de gestão e de gestão estratégica, e se os aplicam no seu negócio, foi realizado um estudo de conveniência com recurso a entrevistas semiestruturadas em profundidade realizado a quatro responsáveis de empresas do setor. A escolha dos entrevistados/empresas tinha de respeitar os seguintes critérios: ser empresas do setor da construção civil com sede no norte de Portugal e estarem presentes em mercados externos. Para a realização da entrevista foi elaborado um guião (Anexo A) com algumas questões consideradas pertinentes para estudo. A entrevista está dividida em sete capítulos. No primeiro capítulo (A) é feita a apresentação da empresa e das linhas orientadoras da estratégia. Pretende-se que o entrevistado faça uma breve aprePretende-sentação e contextualização da empresa, bem como perceber se este reconhece conceitos básicos como a missão, visão e valores da empresa. No segundo capítulo (B) procura-se fazer um autodiagnóstico à empresa com vista a perceber se os

responsáveis dominam as ferramentas de análise estratégica SWOT (análise interna e externa) e PEST (análise externa) e perceber quais os fatores que consideram mais importantes. O terceiro capítulo (C) procura analisar quais o determinante que os entrevistados consideram que mais influencia a rivalidade da indústria recorrendo ao modelo das cinco forças de Porter. O objetivo é perceber quais as variáveis que os responsáveis prestam mais atenção na sua análise. O quarto capítulo (D) é relativo à formulação da estratégia, em particular ao modelo das estratégias genéricas de Porter. Procura perceber se a empresa considera que possuí uma maior vantagem competitiva por via da liderança de custos, por via da diferenciação, ou por ambas, e no caso de existir uma conjugação, se essa vantagem é comum em todos os mercados ou tem nichos específicos. O quinto capítulo (E) procura identificar porque consideram a internacionalização, quais as estratégias de internacionalização e cooperação utilizadas para abordarem um novo mercado e principais dificuldades sentidas durante o processo. O sexto capítulo (F) pretende perceber quais as ferramentas de análise qualitativa e quantitativa que a empresa utiliza (e se utiliza) para controlo da estratégia. Por fim, o sexto capítulo (G) identificar eventuais comentários que os responsáveis considerem pertinentes.

Para tratar os dados da dissertação foi efetuada uma análise a todas as entrevistas realizadas, e foi feita uma síntese com as várias temáticas, apresentando as principais conclusões para as respostas obtidas.

No documento José Maria Gomes da Silva ESTRATÉGIA (páginas 71-75)

Documentos relacionados