• Nenhum resultado encontrado

ANEXO III – RESPOSTAS LIVRES DO QUESTIONÁRIO

As respostas do item 5 do questionário foram transcritas e são apresentadas a seguir, em ordem alfabética:

1. A preocupação com o meio ambiente sempre é bem vinda, neste caso do aproveitamento da água da chuva nas grandes cidades acredito que haverá o problema de espaço.

2. A utilização de água da chuva não é divulgada, nem incentivada.

3. Acho que seria bem útil a disponibilização de um manual básico de como utilizar (inclusive projeto básico do reservatório e captação) a água das chuvas.

4. Acredito que água de chuva para ser utilizada e justificar os custos de implantação e manutenção, devem armazenar um volume de água que seja suficiente para atender à demanda fora do período de chuva, se considerarmos a utilização da água para irrigação.

5. Acredito que seria interessante a existência de uma lei que obrigasse todos os novos prédios a utilizarem água de chuva.

6. Adorei a idéia... vamos economizar a água do planeta.

7. Apesar de ter respondido que acredito que a utilização de água de chuva nas residências, contribui para a conservação dos recursos hídricos, não entendo o porquê. O ciclo normal para a água das chuvas é a infiltração no solo, abastecimento do lençol freático e manutenção dos níveis dos rios e lagos. Qual seria a contribuição de captar essa água e sujá-la em nossas atividades domésticas, sendo que esta água já é captada para nosso uso nos rios e lagos?

8. Aproveitamento de água de chuvas em edifícios – difícil, mas possível 9. Caro Engº Stefan, meus parabéns por abordar esse tema em seu trabalho

de Mestrado, a sociedade caminha para esse tipo de alternativa a degradação já se encontra e grande avanço. Sucesso no seu trabalho! 10. Da mesma forma que em casas, as novas edificações tanto de

apartamentos como de indústria e comércio, deveriam contemplar a captação e uso da água de chuva.

11. Dengue

12. Deveria ser considerada a educação "ambiental" sobre o correto uso do sistema de reutilização de águas de chuvas, para evitar uso indevido e possíveis contaminações com o sistema de abastecimento de água potável, por interligações e retrossifonagem.

13. E quando chover gelo ou granizo? Existe algum tratamento? A sugestão é armazenar os blocos de gelo para utilizar em bebidas em geral.

14. É um tema muito importante, pois verifica-se um desperdício muito grande, enquanto Israel e outros países do oriente processam água do mar para consumo humano. Seria uma grande iniciativa das autoridades governamentais a gerência de programas de aproveitamento das águas das chuvas, até considerando a ameaça de escassez desse recurso natural num período próximo, como já é preocupação de alguns especialistas da área.

15. Em minha residência, costumamos aproveitar a água da chuva, acumulada em baldes, para lavar o chão.

16. Entendo que a idéia da utilização da água pluvial deva ser estudada, levando-se em consideração a sazonalidade das estações de chuvas (verão) e seca (inverno) na região Centro-oeste, ou seja, quando mais se necessita de água é o período que não ocorrerá abundância. Além disso, a manutenção destes reservatórios e a higienização necessária também deveriam ser levadas em consideração. Instalações independentes para esta utilização também deverão ser previstas na construção de novas edificações.

17. Espero realmente, que muito em breve a utilização de água de chuva seja uma realidade na nossa sociedade.

18. Eu acho que deveríamos abordar também a captação de água vinda de outras finalidades, por exemplo: água da máquina de lavar, entre outros. 19. Eu conheço a utilização de água de chuva no sertão nordestino e acredito

que já está na hora de se implantar a sua utilização em novas edificações a começar por prédios e condomínios residenciais.

21. Faço a coleta de água de chuva em baldes e caixas de foram improvisada e a minha conta de água cai mais de 60%.

22. Faço uso de suprimento alternativo de água (tenho mina). O valor pago na utilização de água da Caesb é o valor mínimo.

23. Falta informação às pessoas sobre o uso de água da chuva. Creio que se tivessem informações e até algum tipo de assessoria simples as pessoas não se recusariam a utilizar a água da chuva.

24. Ficou muito bom!

25. Gostaria de uma ideia para qual melhor forma de captação da água da chuva.

26. Gostaria de saber quais os exemplos práticos já existentes em Brasília. 27. Imagino que há várias formas de armazenar água da chuva. Sem

tratamento, com tratamento. Sendo tratada também deve existir “n” formas de tratá-la. Caso eu venha a instalar um sistema seria o mais simples, sem tratamento.

28. Já existem técnicas para aproveitamento das águas pluviais, no entanto falta a popularização do seu uso.

29. Maior divulgação da utilização das águas de chuva para a preservação dos recursos hídricos.

30. Minha casa tem 300 m² mas, em 3 pavimentos e ocupa todo o lote, restando apenas 3 X 3m de área livre com cerâmica.

31. Moro em uma casa de aluguel, logo, não tenho disponibilidade de fazer captação da água da chuva e, por ser também casa de vila, não há espaço físico suficiente. Contudo, está nos meus projetos, assim que tiver casa própria, fazer captação da água de chuva sim.

32. Muito interessante o estudo. Fazer mestrado não é fácil não ainda mais numa área dessas onde se necessita de pesquisa de opinião. Poucas pessoas estão dispostas a ajudar porque não sabem o qual difícil é fazer este tipo de estudo. Continue no caminho.

33. Muito interessante! Precisamos de mais pesquisa desse tipo! Pesquisa que pode ser aplicada!

34. Na minha opinião, este tipo de "obra" já deveria estar em uso em todos os tipos de construção: casas, prédios, estabelecimentos comerciais, etc. 35. Não

36. Não considero difícil.

37. Não tenho gasto com água, pois utilizo água de mina e da chuva. 38. Não teria motivos para não fazer.

39. Não vejo nenhuma dificuldade na utilização da água de chuva.

40. Não! Acredito que foi muito bem abordado. Com perguntas simples e fácil de responder.

41. Não, está de parabéns o tema do questionário: água da chuva, por que não aproveitá-la? O único fato que posso mencionar é a frequência de chuvas, na minha região, quase não chove. Aqui no Nordeste há tempos de muita seca prejudicando o agricultor, e quando chove, chove que castiga as cidades e a população. Tendo assim um certo desequilíbrio da chuvas.

42. Não, sucesso na pesquisa e no mestrado. 43. Não.

44. O aproveitamento das águas das chuvas já é um tema de certa difusão na sociedade, porém não se vê de forma extensiva nenhuma discussão acerca do impacto nos lençóis freáticos, decorrente da não-infiltração das águas da chuva. Acho que toda solução ou método de otimização dos recursos naturais deve, obrigatoriamente, esgotar os esforços no sentido de que, este novo método não crie outros novos problemas ambientais no futuro.

45. O assunto apesar de interessante é pouco divulgado ou comentado, por que, talvez, a maioria das respostas seja "NUNCA PENSEI NISSO". 46. O questionário não pergunta se na residência toda a área é pavimentada.

Caso não seja, qual a metragem de área verde?

47. O sistema de captação de água da chuva em minha residência é muito simples, consiste apenas em uma calha e 2 tambores. A retirada da água é feita através de baldes. Faço também a reutilização da água do enxágue de roupas da máquina de lavar para limpeza do piso.

48. O sistema de coleta de água de chuva é muito caro, leva alguns anos para recuperar o que foi gasto na instalação e por isso o custo beneficio não compensa. Mas será muito importante nas próximas décadas caso a

49. O uso da água de chuva em uma residência, obviamente, reduz o consumo de água potável da CAESB. Entretanto, não há qualquer incentivo financeiro para isso, por meio da CAESB ou ADASA. Uma sugestão é criar um critério de diminuição do custo da tarifa de consumo de água da CAESB, com o uso de água de chuva em uma residência. 50. Para avaliar a área de captação é necessário conhecer a projeção do

telhado, pois no caso de dois pavimentos, a área construída é bem superior.

51. Para pensar: faturamento das concessionárias repensado e Responsável Técnico para garantia da qualidade da água pluvial.

52. Para uso em vaso sanitário, seria necessária a instalação de reservatório superior, exigindo a instalação de derivações para as canalizações da descarga existentes, além da necessária bomba de elevação. Mesmo sendo usada somente nos outros itens abordados, é necessária a instalação de um sistema de bombeamento, pois, certamente o reservatório seria uma cisterna. Como manter a qualidade da água? Certamente, como já mencionei, é imprescindível a orientação técnica. 53. Parabéns pela iniciativa, meu pai usa o método de captação pelo telhado

com calhas lá na chácara, mas precisa de apoio de um especialista para melhor adequá-la. Gostaria de receber mais informações sobre o assunto. 54. Penso ser relevante fomentar este assunto nas escolas, universidades, instituições religiosas e em todo e qualquer grupo social, de modo a formar opinião crítica sobre o tema e que reflexões percucientes sejam feitas para o alcance da sustentabilidade.

55. Poderia perguntar se já teve ou tem conhecimento sobre a instalação para poder saber o que a pessoa acha, se ela já conhece ou sabe como funciona. Geralmente as pessoas (de um modo geral) desconhecem desse assunto. Acho que é por isso que torna de não termos o costume de nos preocuparmos com isso por causa da falta de informação e interesse. Também o processo de instalação é difícil e caro: um outro fator para as pessoas não quererem utilizá-lo. Se ele se popularizasse, acho que seria mais utilizado e consumido, com certeza.

56. Quais os riscos envolvidos. Seria interessante se junto ao questionário tivesse um informativo para dirimir dúvidas.

57. Que profundidade poderia ser este reservatório?

58. Quem sabe um dia possamos ter como exemplo o sistema de reúso da Califórnia.

59. Se chover, o máximo que vai acontecer é molhar.

60. Se eu fosse construir uma casa, estudaria mais aprofundadamente sobre o assunto: questões técnicas, preços, especialistas, etc. De qualquer forma, teria um grande interesse em utilizar a água de chuva para uso não-potável. O assunto tem que ser bastante disseminado

61. Se você inicia a construção da edificação com a estrutura para recolher e armazenar água de chuva, é viável. Agora, montar uma estrutura depois da edificação pronta é caro e os espaços geralmente não suportam os locais de armazenamento.

62. Sim. Moro em casa, mas é aluguel e não há captação de água da chuva. Então dificulta um pouco. Além disso, tem que ter interesse para instalação por parte do proprietário.

63. Sucesso em seu trabalho. Parabéns.

64. Talvez fosse interessante saber por que as pessoas que moram em casa, como eu, não utilizam água de chuva.

65. Moro em uma casa que já está pronta onde o espaço para instalação do sistema é pequeno e, além de tudo, não é própria. Mas com o advento da nova moradia, que pretendo construir em breve, será possível fazer uso da água da chuva para todos os usos possíveis da residência.

66. Na nossa região o uso útil de água da chuva deve ficar restrito a no máximo 4 meses por ano, salvo melhor juízo; acredito também que poderíamos utilizar essa água da chuva no meio rural também.

67. Toda e qualquer quebra de paradigma é passível de críticas e resistências para sua operacionalização. A necessidade de conscientização, orientação sustentável do público para a sua aceitação é o grande propulsor ao sucesso de qualquer projeto. Assim, o projeto precisa ser de fácil entendimento e convincente. Existe algum plano de divulgação e orientação?

IV. ANEXO IV – RESULTADO DA ANÁLISE MULTICRITÉRIO