• Nenhum resultado encontrado

APÊNDICE I Resultado Geral da Maturidade das Práticas na UFC

2.7 Considerações Finais

3.3.3 Coleta de Dados

3.3.3.3 Aplicação do eSurvey

O primeiro passo foi o envio de uma comunicação, no dia 20 de agosto de 2009, aos 208 gestores estratégicos da UFC, constantes do cadastro de pessoal em 10 de agosto de 2009 na situação de Ativo e cujo email pode ser obtido pelos pesquisadores; ou seja, dos 229 gestores da população, 21 foram eliminados por não possuírem um endereço eletrônico cadastrado.

6 MSAccess é um sistema de gerenciamento de banco de dados da Microsoft que permite o desenvolvimento rápido de aplicações que envolvem tanto a modelagem e estrutura de dados como também a interface a ser utilizada pelos usuários.

7

HTML é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores

8 ASP é uma tecnologia de programação que gera conteúdo dinâmico para Web através de scripts processados em um servidor Web, geralmente o IIS (Internet Information Service)

Esse contato inicial foi realizado utilizando-se uma lista dos gestores mantida pelo Correio da UFC. O texto do comunicado (APÊNDICE E) informava sobre a realização da pesquisa, e a data de envio da segunda mensagem, contendo o link individual de acesso ao questionário. Ela continha também um alerta aos gestores para o título da mensagem a ser recebida, evitando que ela pudesse ser confundida com SPAM9. Essa comunicação inicial foi assinada pelo orientador da pesquisa.

Como previsto, no dia 24 de agosto, um mecanismo automático gerou e enviou 208 emails convites aos gestores registrados na base de dados. O conteúdo do email convite (APÊNDICE E) já havia passado por uma validação de face e um pré-teste. Mesmo assim, alguns respondentes reportaram um problema na exibição do link de acesso. Foi verificado que alguns navegadores de emails não estavam adequadamente configurados para receber o conteúdo de mensagens do tipo ‘HTML’ e por isso não habilitavam o link de acesso contido no corpo da mensagem. O problema foi corrigido e motivou o reenvio de convites no dia 25/08/2009.

O questionário eletrônico ficou disponível exclusivamente aos gestores convidados no período de 24 de agosto a 8 de setembro de 2009.

O respondente podia preencher o questionário acionando um link individualizado no corpo do seu email-convite. É interessante que cada respondente possuía no sistema eletrônico uma identificação única que fazia parte do link de acesso, como destacado na figura 3.5.

Figura 3.5 – Link Individual de acesso ao questionário Fonte: Da autora

Dessa forma, ao clicar no link do seu email-convite, o sistema consultava o banco de dados, identificava o gestor respondente e recuperava as respostas eventualmente armazenadas no banco de dados. O recurso de recuperação é particularmente interessante porque flexibiliza o procedimento de preenchimento, ao permitir que o respondente retorne ao seu questionário para alterar dados anteriormente informados. Os pesquisadores puderam comprovar a utilidade desse mecanismo em algumas situações de esclarecimento de dúvidas, como no exemplo seguinte.

9 Spam é o termo usado para referir-se mensagens não solicitadas, que geralmente são enviadas para um grande número de pessoas. O spam é utilizado principalmente para fazer propagandas e, em casos mais graves, enviar vírus ou capturar informações pessoais.

Dúvida Enviada pelo Respondente Mensagem enviada após Explicação Eu respondi ontem ao questionário. Pareceu-me,

contudo, haver algo de errado com a última parte [...] por sinal, pareceu-me obscura: não entendi a questão dos -10 -1 e +10 e +1.

Obrigado pela explicação. Agora entendi como funciona. Voltei ao questionário e fiz as alterações que queria.

Quadro 3.6 – Exemplo de dúvida respondente Fonte: Da autora

Outra vantagem da utilização de links individuais é o fato de esse mecanismo restringir o controle de acesso ao grupo previamente determinado e garantir uma só participação para cada respondente (SCORNAVACCA; BECKER; BARNES, 2004).

Após clicar no link de individual de acesso, o respondente visualizava da janela do navegador uma tela contendo os quatro segmentos que compõem a estrutura do questionário, descritos anteriormente. Primeiramente, um link para exibir as instruções de preenchimento, e, em seguida, utilizando a barra de rolagem, acessava os três blocos de questões a serem respondidas.

No APÊNDICE F, estão apresentados como exemplo a página inicial com instruções e o preenchimento do Bloco I e Bloco II, onde podem ser observados os recursos utilizados na feitura do questionário (recursos hipertexto, a distribuição das questões e os tipos de controles) para facilitar o correto preenchimento pelos respondentes. No APÊNDICE G está o questionário completo, elaborado de acordo com o modelo de pesquisa proposto para estabelecer o diagnóstico do AE na UFC.

Ao terminar o preenchimento on-line, o respondente clicava no botão “Enviar” e realizava-se uma verificação da completude dos dados. Em caso de erro, o sistema apresentava um quadro com a relação de questões pendentes, e que deveriam ser completadas pelo respondente. Quando todas as questões estavam preenchidas corretamente, apresentava-se uma mensagem de agradecimento que destacava a possibilidade de retorno ao questionário durante todo o período da coleta.

Ressalta-se que, durante a coleta on-line, foi disponibilizado aos respondentes um email como suporte em caso de dúvida quanto ao preenchimento. Os respondentes, porém, preferiram entrar em contato por meio do email pessoal que aparecia na mensagem-convite. Também foi disponibilizado um telefone, em horário comercial, para atender as possíveis dúvidas quanto ao preenchimento do formulário, bem como para atestar a autenticidade da mensagem e a segurança do link de acesso.

Durante a coleta, 105 sujeitos solicitaram esclarecimentos: 36 por email e o restante por telefone. A maioria das solicitações por email estava relacionada à

dificuldade de compreensão das questões propostas, pela pouca familiaridade com a área de TI e à dificuldade de trazer para o contexto da Universidade os conceitos e as práticas envolvidas na gestão de negócio. Outros 69 sujeitos entraram em contato por telefone para checar a autenticidade da pesquisa e a segurança do formulário eletrônico.

Desde o início da coleta, a participação dos gestores foi sendo monitorada mediante consultas ao sistema. Por exemplo, até o dia 26 de agosto, 28 gestores haviam preenchido o questionário e outros 12 haviam acessado o link mas não respondido por estarem com dúvidas. Esse monitoramento é importante para tomar medidas corretivas durante a recolha.

Como observado por Scornavacca, Becker e Barnes (2004), a tendência dos esurveys é haver uma diminuição da taxa de resposta à medida que se distância o prazo do primeiro email. Por isso o autor sugere o envio de email de reforço para os não- respondentes ao longo do período da coleta de dados. Esse procedimento foi efetuado três vezes pelos pesquisadores conforme o quadro 3.7.

Email de Reforço

Data Envio

Observações

A 27/08 O texto mais direto reforçando a importância da participação do gestor e a segurança do procedimento de preenchimento pela Internet.

Envio automático, formando pequenos grupos dos gestores para minimizar o risco de a mensagem ser considerada SPAM pelos serviços de correios.

B 01/09 A taxa de retorno no dia 01/09 (25%) e a solicitação de alguns gestores de mais tempo para responder o questionário levaram à prorrogação do prazo.

A mensagem enviada justificava a prorrogação e comunicava o novo prazo, dia 04/09. C 04/09 Em razão do feriado prolongado, optou-se pelo envio de uma nova comunicação,

prorrogando o prazo final para o dia 08/09. A mensagem destacava a última oportunidade de participação na pesquisa.

Quadro 3.7 – Esquema de Envio de Reforço Fonte: Da autora

A estratégia dos emails de reforço alcançou o resultado esperado, aumentando significativamente o nível de respostas. Ao final dos 14 dias de coleta eletrônica de dados, tem-se que, do total de 208 gestores selecionados como amostra inicial e que receberam o convite de participação, 82 preencheram o formulário, sendo considerados como a amostra obtida.

Embora esse percentual de participação, de 39,4%, tenha ficado abaixo da expectativa inicial dos pesquisadores, de alcançar pelo menos a metade dos gestores, foi avaliado como satisfatório, haja vista que os participantes da pesquisa ficaram proporcionalmente distribuídos nas áreas estratégicas, de forma bem semelhante à distribuição da amostra inicial. Além disso, como essa taxa está bem acima da média de

10% constatada por outros estudos (SCORNAVACCA; BECKER; BARNES, 2004), foram descartadas outras opções de aplicação de questionários (face a face ou por telefone). Desse modo, a etapa de coleta de dados primários foi considerada concluída, sendo os seus principais aspectos mapeados na figura 3.6.

Figura 3.6 – Fluxo da Coleta de Dados pela Web Fonte: Da autora

Dando prosseguimento ao desenvolvimento da pesquisa, no próximo capítulo será detalhada a estratégia de análise dos dados, e, em seguida apresentados e discutidos os resultados, dentro de uma abordagem qualiquantitativa.

4 ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

A análise dos dados combinará técnicas estatísticas e a análise de conteúdo. Os recursos de análise empregados se baseiam no método original aplicado por Luftman (2000) e nos procedimentos adotados em Rigoni (2006), Sledgianowski (2004) em estudos de natureza semelhante.

As análises quantitativas foram consolidadas utilizando os softwares SPSS v18.0 (Statistical Package for the Social Science) e MS Excel 2007. A análise qualitativa esteve presente em dois momentos:

na análise documental dos dados secundários obtidos de documentos institucionais, identificando informações que pudessem fornecer elementos do contexto institucional que justificassem ou esclarecessem as relações verificadas nas variáveis quantitativas obtidas no questionário; e

nas considerações qualitativas sobre as variáveis relacionadas ao fenômeno do AE, estabelecendo relações entre elas e o contexto institucional, ou o perfil dos sujeitos da pesquisa.

Pretende-se com essa combinação de abordagens descobrir mais relações entre os dados primários e secundários coletados, que, fundamentadas na literatura e em pesquisas recentes que utilizaram o modelo SAMM de Luftman (GUTIERREZ; OROZCO; SERRANO, 2009; LUFTMAN et al., 2008; SLEDGIANOWSKI; LUFTMAN; REILLY, 2006), aprofundem o diagnóstico do processo de Alinhamento Estratégico (AE) entre as áreas de negócio e de TI na Universidade Federal do Ceará (UFC).

O procedimento de análise será dividido em três etapas: (i) definição do contexto pesquisado, (ii) organização dos dados coletados e (iii) análises e discussão dos resultados.