• Nenhum resultado encontrado

1 FACTOS RELEVANTES DO ANO

APOIOS CONTINUADOS Nome da

Instituição Área de Actividade

Início do Apoio Jerónimo

Martins Tipo de Apoio

Apoio à Orquestra

Sinfónica Juvenil

Formação de Jovens Músicos 2002 Patrocínio do Concerto de Fim de Ano

Fundação de

Serralves Centro de Exposições 2004 Apoio como sócio fundador Biblioteca da

Faculdade de Direito de

Coimbra

Biblioteca 2005 Apoio ao projecto de arquitectura da nova Biblioteca, entregue ao Arq. Siza Vieira.

CIVITAS - Centro de Recursos de Literatura e Literacia Promoção de contacto de educadores de infância, professores e encarregados de educação com obras de literatura

para crianças. Formação a docentes.

2005 regular funcionamento do centro. Apoio financeiro que permite o

Aprender a Empreender

Associação de jovens empreendedores de Portugal, associação portuguesa sem fins

lucrativos que resulta da iniciativa da YA-YE Europe junto

de algumas empresas a operar em Portugal.

2005

Como Associado Sénior, contribui com apoio anual de verbas.

Angariação de mais de 50 voluntários nos quadros da empresa para darem aulas.

Museu Sem

Fronteiras Museu virtual 2006 Divulgação do Barroco em Portugal. EIS-

Empresários para a Inclusão

Social

Combate ao insucesso escolar e promoção do

empreendedorismo. 2006

Como sócio fundador, contribui com apoio financeiro anual.

7.2.2. Distribuição - Portugal Pingo Doce

Desde Março de 2003, o Pingo Doce é o patrocinador oficial do Oceanário de Lisboa, uma obra portuguesa notável, de carácter científico, pedagógico e cultural dedicado aos Oceanos, esse património mundial tão importante.

Com a assinatura “Pingo Doce Pela Preservação dos Oceanos”, o apoio da Companhia permite o aprofundamento do conhecimento sobre os mares, a protecção da vida dos oceanos e a sensibilização da comunidade em geral para o futuro destes e do ambiente.

No âmbito deste patrocínio, foram realizadas várias acções para crianças, visando a divulgação do projecto do Oceanário. Destaca-se a realizada aquando da exposição “Bastidores do Oceanário”, tendo o Pingo Doce apoiado esta iniciativa através da oferta de vales de entrada às crianças que visitaram as suas lojas.

Feira Nova

No domínio do Mecenato Cultural, também o Feira Nova assume um papel activo, estando as suas acções concentradas em duas épocas específicas: no Verão, com espectáculos de animação e diversão ao ar livre, e no Natal, com participações de circos, proporcionando tardes inesquecíveis aos filhos dos clientes Feira Nova.

Inseridas em campanhas de incentivo à leitura, realizaram-se inúmeras sessões de autógrafos, com autores de livros que marcaram 2006.

7.2.3. Indústria

As actividades de âmbito cultural realizadas pelas Companhias FimaVG-LeverElida- IgloOlá são organizadas através do CPFLI – Clube de Pessoal FimaVG-LeverElida- IgloOlá, uma entidade autónoma por estas financiada, mediante as quotizações dos seus associados e outras actividades. Regularmente, ao longo do ano, são organizadas acções de ocupação de tempos livres nas áreas da cultura, desporto e lazer.

Na área cultural, o Clube de Pessoal convidou os seus colaboradores para 15 peças de teatro, 11 espectáculos variados e 13 visitas culturais, num total de 1.160 participações de colaboradores.

Em 2006, organizaram-se um total de 13 actividades desportivas / recreativas (viagens, passeios, visitas culturais, desportos radicais, ténis, passeios pedestres, Futsal e rally papper), que envolveram cerca de 375 participações de colaboradores e familiares.

Ao longo do ano, as instalações das diversas fábricas da área da Indústria foram visitadas por mais de 10.000 alunos de escolas e universidades.

8. PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

Para uma informação rápida sobre as práticas de Jerónimo Martins na área da Responsabilidade Social, listam-se neste ponto as perguntas mais frequentemente colocadas ao Grupo e as respectivas respostas.

Para informações mais detalhadas, poderá consultar-se o presente capítulo relativo a Responsabilidade Social neste Relatório e o site institucional de Jerónimo Martins, em www.jeronimomartins.com.

Ética Empresarial

1. Jerónimo Martins dispõe de um Código de Conduta?

Sim Não

1. 1. Se sim, que áreas abrange e como foi divulgado?

Áreas abrangidas:

Responsabilidade social Respeito pela Lei

Cooperação com entidades oficiais

Independência em relação a partidos políticos Integridade

Medidas de combate ao suborno Mecenato

Protecção Ambiental

Informação completa e transparente Qualidade

Práticas leais de comércio

Selecção de Parceiros/Fornecedores Colaboradores

Igualdade de oportunidades

Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho

Foi realizada divulgação interna, a todos os colaboradores em Portugal e na Polónia, e externa, através do web-site do Grupo.

2. Existe algum órgão que coordene a aplicação do Código de Conduta e a quem os colaboradores se possam dirigir?

Sim, a Comissão de Ética, órgão a quem cabe a divulgação, o esclarecimento de questões e a monitorização do cumprimento do Código. Qualquer colaborador pode aceder a esta Comissão. Todas as chefias estão também preparadas para esclarecer dúvidas e orientar procedimentos, por forma a assegurar o cumprimento integral dos princípios estipulados. É da responsabilidade de todos os colaboradores o estrito cumprimento do Código de Conduta.

Desempenho Social

3. Jerónimo Martins reporta externamente sobre a sua política e desempenho sociais?

Sim. Anualmente, é publicado no Relatório e Contas de Jerónimo Martins um capítulo sobre a actuação do Grupo em matéria de Responsabilidade Social. O web-site institucional tem também uma área dedicada a esta temática.

4. O Grupo possui uma política escrita, contendo medidas específicas de defesa e promoção dos direitos humanos?

Sim, Jerónimo Martins respeita os Direitos Humanos, no quadro da Declaração Universal dos Direitos do Homem, assumindo a sua responsabilidade nesta área e procurando promover a melhoria da qualidade de vida de todos aqueles com quem se relaciona, entendendo que esta é uma missão que cabe a todos e, em particular, aos agentes económicos. Estes princípios encontram-se firmados no Código de Conduta e na política de Recursos Humanos do Grupo.

5. Jerónimo Martins estabelece políticas ou toma medidas destinadas a garantir...

...a não discriminação? Sim Não ...a não existência de práticas de escravatura? Sim Não ...a liberdade de associação e o direito à

negociação colectiva? Sim Não

... a não utilização de trabalho infantil? Sim Não ... a saúde e segurança dos trabalhadores? Sim Não

6. O Grupo possui um Código de Conduta de Fornecedores?

Sim Não Quais os principais temas focados no Código?

Jerónimo Martins procura, de forma activa, relacionar-se com entidades que partilhem o mesmo quadro de princípios éticos por si seguidos, designadamente, ao nível laboral, ambiental e da qualidade e segurança dos produtos.

A selecção de fornecedores é, assim, realizada de forma imparcial, de acordo com critérios que se baseiam na qualidade e segurança dos produtos fornecidos ou serviços prestados, nas capacidades de inovação, de abastecimento, de performance, de confiança, de continuidade e de sustentabilidade ao longo do tempo.

7. Jerónimo Martins dispõe de uma Política de Recursos Humanos escrita?

Sim Não

(Vide, por favor, referência na área de Recursos Humanos, no capítulo de Responsabilidade Social do presente Relatório).

8. O Grupo possui programas/instrumentos de desenvolvimento profissional?

(Sistemas de promoção interna, discussões de avaliação, rotação de tarefas, planos individuais de carreira, formação)

Sim, existem instrumentos de desenvolvimento profissional e pessoal no Grupo. Para mais informação, vide, por favor, a área de Recursos Humanos, do capítulo de Responsabilidade Social do presente Relatório e o web-site institucional do Grupo, na área de Recursos Humanos.

9. Existe na empresa alguma forma de representação dos colaboradores?

Os colaboradores do Grupo são representados pelos sindicatos, com os quais o Grupo mantém uma relação de grande diálogo e abertura visando a manutenção do clima de entendimento e de paz social.

10. Na área de Saúde, Higiene & Segurança no Trabalho, Jerónimo Martins...

...tem uma política formalizada? Sim Não

Se sim, especifique princípios. Esta política baseia-se no princípio de

“Tolerância Zero”.

...tem Técnicos específicos nesta área? Sim Não

...tem Manuais? Sim Não

...realiza acções de formação? Sim Não ...são efectuados auditorias e relatórios de reporte? Sim Não

11. A empresa está envolvida em programas de desenvolvimento da comunidade local?

Jerónimo Martins há muito que apoia projectos com uma forte envolvente comunitária quer a nível institucional, quer a nível das suas Companhias, contando ainda com a contribuição voluntária dos seus colaboradores.

Todas estas actividades estão enquadradas numa política de Mecenato clara e estruturada. No quadro desta política, foram definidas duas áreas estratégicas de apoio – a social e a cultural -, implementando-se anualmente actividades no âmbito dos dois grandes programas em vigor:

- “Jerónimo Martins Alimenta Futuros Risonhos”: um programa de carácter social, dirigido essencialmente ao apoio às crianças e jovens;

- “Jerónimo Martins Apoia a Cultura Nacional”: um programa vocacionado para a área cultural, com enfoque na preservação e divulgação do património histórico e cultural português.

12. O Grupo é membro de alguma Organização neste âmbito?

Em matéria de Responsabilidade Social, Jerónimo Martins é membro da RSE Portugal e do capítulo português do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Subscreveu a Carta de Compromisso das Empresas com os objectivos do Milénio, iniciativa promovida pela Grace (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial). Jerónimo Martins é participante na

iniciativa do Global Compact, proposta pelo ex-Secretário Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, e submete-se aos 10 Princípios Universais da mesma.

Qualidade e Segurança alimentar

13. Jerónimo Martins dispõe de uma política escrita de Qualidade e Segurança Alimentar?

Sim Não

(Vide, por favor, a área de Qualidade e Segurança Alimentar, no capítulo de Responsabilidade Social do presente Relatório).

14. O Grupo tem implementados sistemas preventivos de Segurança Alimentar?

Sim Não

Estão implementados sistemas de HACCP e de autocontrolo em todas as unidades de produção e de comercialização de alimentos.

15. De que forma é garantida a adequação dos sistemas?

Permanente avaliação de riscos

Manutenção de sistemas de análise dos perigos e controlo dos pontos críticos

Instalações e equipamentos adequados Formação e treino dos colaboradores Qualificação de fornecedores

Gestão das reclamações dos clientes

Utilização de modelos adequados e cientificamente comprovados

Informação ao consumidor/cliente

16. Como é garantida a Qualidade e Segurança Alimentar dos produtos, ao longo da cadeia de abastecimento?

Cadernos de encargos e especificações técnicas rigorosas Auditorias a fornecedores

Inspecção de produtos na origem (nos fornecedores) Inspecção de produtos nos armazéns (*)

Existência de Sistema HACCP implementado nos armazéns

Inspecção de produtos nas lojas (*)

Existência de Sistema HACCP/autocontrolo implementado nas lojas(*)

Certificação do Sistema de Segurança Alimentar HACCP das lojas Recheio Cash & Carry

Certificação em Gestão da Segurança Alimentar e Ambiental, segundo as Normas DS3027:2002 e NP EN ISO 14001:2004, às actividades dos armazéns dos centros de distribuição de Gestiretalho em Azambuja, Vila do Conde e Guardeiras.

17. Como são medidas a performance e a implementação dos Sistemas de Qualidade e Segurança Alimentar?

Realização de auditorias internas aos sistemas

Realização de auditorias às lojas em matéria de boas práticas, conservação, infra-estruturas, higiene, entre outras.

18. Jerónimo Martins subscreve algum protocolo/acordo

nacional/internacional de Segurança Alimentar ?

Sim, o Grupo participa activamente na Global Food Safety Initiative, uma iniciativa desenvolvida no seio da CIES (Comité International d’Entreprises a Succursales), que estabeleceu um modelo de benchmarking para avaliação de Normas e Certificação de fornecedores segundo o princípio de “certificado por um, aceite por todos”.

19. Existe uma política relativamente à venda de produtos contendo Organismos Geneticamente Modificados (OGM’s)?

Sim, existe uma política definida. Jerónimo Martins, por princípio, não utiliza OGM’s nos produtos das suas Marcas Próprias, na área da Distribuição, e nos seus produtos da área da Indústria. Quando a substituição não for possível, é compromisso do Grupo informar os consumidores através da rotulagem, de acordo com as regras estabelecidas pela Comunidade Europeia.

20. São realizados testes em animais no desenvolvimento de alguns produtos do Grupo?

Jerónimo Martins compreende e partilha a preocupação dos consumidores relativamente a este importante e complexo assunto. Os consumidores são a primeira prioridade das Companhias do Grupo. Testes em animais só são permitidos por razões de saúde ou de segurança dos consumidores e apenas se não existir nenhuma outra opção, seja através de testes alternativos, seja pelo recurso a informação disponível sobre segurança. Hoje, a vasta maioria dos produtos chega e continuará a chegar aos consumidores, sem que tenha sido efectuado qualquer teste em animais.

Ambiente

21. Jerónimo Martins dispõe de uma política ambiental escrita?

Sim Não

(Vide, por favor, a área de Gestão Ambiental, no capítulo de Responsabilidade Social do presente Relatório).

22. O Grupo possui programas destinados a implementar a sua política ambiental?

Sim, existem programas de Gestão Ambiental, revistos anualmente, com vista a materializar os princípios da política ambiental corporativa, assegurando a adopção de boas práticas ambientais por parte de fornecedores, colaboradores e mesmo consumidores.

(Vide, por favor, a área de Gestão Ambiental, no capítulo de Responsabilidade Social do presente Relatório).

23. Jerónimo Martins assinou algum protocolo ambiental ou é membro de algum protocolo/conselho ambiental e/ou utiliza algum Sistema de Gestão Ambiental?

O Grupo é membro do capítulo português do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). No que respeita a sistemas de gestão, a área de Indústria possui as suas unidades certificadas pelas normas ISO 14001 e a área da Distribuição obteve a certificação segundo o mesmo referencial. Jerónimo Martins possui, igualmente, Certificação em Gestão da Segurança Alimentar e Ambiental, segundo as Normas DS3027:2002 e NP EN ISO 14001:2004, relativa às actividades dos armazéns dos centros de distribuição de Gestiretalho em Azambuja, Vila do Conde e Guardeiras.

24. Em termos de Gestão Ambiental, o Grupo...

...tem normas em termos ambientais no que se refere

à escolha de fornecedores? Sim Não

...efectua avaliação de aspectos ambientais e inclui critérios ambientais em projectos de novas instalações ou remodelações? Sim Não

25. Jerónimo Martins procura sensibilizar o consumidor para a área do Ambiente?

Sim, têm vindo a ser desenvolvidas campanhas dirigidas ao consumidor, nomeadamente as subordinadas aos temas: Energia, Água e Resíduos. Mais recentemente, foi lançada a campanha “Calendário de Ambiente para 2006”.

Outras informações

26. Está o Grupo envolvido na venda de produtos que estejam abrangidos nas seguintes áreas:

Bebidas Alcoólicas Sim Não Percentagem das Vendas: 7,5% Tabaco Sim Não Percentagem das Vendas: 1,5%

Peles Sim Não

Jogos de Azar Sim Não

Armas Sim Não

179

DEMONSTRAÇÃO CONSOLIDADA DOS RESULTADOS POR FUNÇÕES