• Nenhum resultado encontrado

Apresentação, análise de dados e discussão dos achados

4. ANÁLISE E DISCUSSÃO

4.1.2 Apresentação, análise de dados e discussão dos achados

Obtiveram-se os resultados sobre os professores de música citados em relação às funções de mentoria, através de análise de questões abertas. Nas respostas abertas obtiveram-se os resultados de 165 (ver no quadro 2- questões abertas).

Analisou-se que motivos os educadores musicais brasileiros consideram os seus professores de música com características das funções de mentoria.

A pesquisadora percebeu que nas falas dos respondentes, percebe-se a presença da mentoria de forma intensa, pois todos disseram que tiveram professores-mentores.

Nas palavras dos entrevistados está uma concepção para o ensino de música apoiada na importância da experiência musical imediata, na preocupação em despertar no aluno o prazer pela exploração, através de experiências relevantes que possam favorecer o seu desenvolvimento cognitivo e aumentar a sua suscetibilidade musical e a mentoria presente em todos os momentos.

Serão apresentados, a seguir os motivos, agrupados em categorias que levam os educadores musicais a considerarem a existência das funções de mentoria. Dividiu-se cada item por funções. Sempre que se fala das funções a mentoria, considera-se nesta análise o mentor como professor e o mentorado como aluno.

Observam-se características pessoas do mentor, que serão analisadas e discutidas a seguir:

a)Funções de Carreira:

Patrocínio ou apadrinhamento:

Obteve o resultado de 13 respostas das 165. Considerando assim, que nessa função o professor apóia e confia no aluno, não duvidando da sua competência e caráter. Pode-se observar essa característica dos depoimentos a seguir:

“... A força e o apoio moral durante os anos de estudo do meu bacharelado em piano e ainda hoje, sempre acreditando em mim e na minha capacidade... -o incentivo constante. -a sua indicação variada de repertório e que impulsiona no desenvolvimento do aluno.... -as aulas em grupo com todos os seus alunos de piano, regularmente todas as semanas, criando uma atmosfera saudável e de respeito dos alunos uns pelos outros...”(entrevistado 1)

“meu orientador no mestrado, tenho certeza que se tivesse conhecido antes minha base teria sido muitíssimo mais sólida. detentor de grande conhecimento sobre música erudita ou popular, compositor e pianista, grande improvisador. ajudou a fazer com que acreditasse mais em mim, me orientou sobre aspectos técnicos musicais e de carreira, sobre ética profissional, sobre saber construir carreira e manter a respeitabilidade, sempre disponível. de olhar extremamente agudo, visão sistemática e dinâmica extremamente organizada de trabalho, sempre transparecendo calma e equilíbrio em suas posturas e atitudes junto a tudo isso, simplicidade extrema, um guru!” (entrevistado 2)

Percebe-se que os respondentes consideram seus professores como pessoas altamente confiáveis e que ajudam e o apóiam em todos os momentos. Vêem seus mestres como verdadeiros orientadores e ajudadores.

Exposição e visibilidade:

O resultado dessa função nas análises foram nove respostas. Assegurando que nessa função, o professor cria oportunidades para que o aluno demonstre suas

habilidades, responsabilidades e competências. A seguir, as frases que demonstram essa característica:

“Sempre estimulou à descobrir meu próprio caminho artístico. Me abriu portas em relação à diferentes estilos e conceitos musicais. Era muito dinâmico e suas frases me levaram sempre para a reflexão...” (entrevistado 3)

“... durante todo tempo que o conheci, sempre acompanhei a sua luta pelos seus ideais, foi a pessoa que me deu a oportunidade de por em prática tudo o que aprendi...”(entrevistado 4)

Nesta função, percebe-se que os respondentes observam seus professores e desejam serem guiados por eles. Fazendo assim que criem respeito mutuo e colaboração.

Proteção:

As respostas das análises a essa função foram totalizadas em 13 respondentes. Essa função se caracteriza pela proteção que o professor oferece ao aluno, pois ele evita que o aluno seja exposto, desnecessariamente, a experiências e contatos potencialmente prejudiciais ao seu desenvolvimento. Percebe-se que é uma das características mais interessantes que um professor pode ter por seus alunos. A proteção. Vontade de defendê- los em quaisquer circunstâncias e horas. A seguir as frases que identificam essa característica:

“esta professora sempre se mostrou interessada em mim como um ser humano, e também agia assim com seus outros alunos. Cuidava da técnica, mas também da parte emocional de todos...”(entrevistado 4)

“ foi meu 2º pai que me mostrou o caminho certo a seguir na vida, que a música é a fórmula para fazer cidadãos de bem. “(entrevistado 5)

“... a música transformou minha vida,vi meu pai ser assassinado em minha frente , quando eu tinha apenas 6 anos de idade. meu professor de música o

considero como meu segundo pai, e a música sempre foi o meu consolo...”(entrevistado 6)

Coaching (treinamento):

Obteve o resultado das análises de 114 respostas. Essa função tem como característica o treinamento. O professor treina o aluno em atividades ou desafios específicos do seu momento profissional. Nessa função foi onde se obteve o maior número de respostas, pois, por se tratar de respondentes no campo musical, supõe que todos, ou a sua maioria, passou em algum momento por aulas de instrumentos musicais, que é onde justamente se destaca pelo treinamento do instrumento. A seguir as frases que identificam essa função:

“a forma intensa como ela vivia a música e o piano, muitos aspectos técnicos novos e instigantes que abriram, para mim, uma porta para desenvolver dificuldades apresentadas pelo

instrumento...” (entrevistado 7)

“me ensinou na pratica musica na banda.” (entrevistado 5)

“ele sempre nos ensinou melodia, ritmo e harmonia.” (entrevistado 9)

.

“maior cuidado ao se ouvir, priorizando sempre a perfeição na execução musical.” (entrevistado 11)

Os respondentes percebem também nos seus professores a disciplina e dedicação. Querem imitá-lo de forma precisa e necessária. Principalmente quando se fala de instrumentistas, pois tem que ter muita dedicação e disciplina para se tocar um instrumento musical. De acordo com os respondentes, encarar a música como uma linguagem tão importante quanta outra qualquer, capaz de contribuir para o

desenvolvimento amplo do indivíduo, é um problema que envolve conhecimento, compreensão musical. É ter a consciência de que a especificidade da música está no seu entendimento como linguagem, como um sistema de sinais que pode ser vivenciado e compartilhado.

Tarefas desafiadoras:

Obteve 31 respostas na análise desta característica. Essa função se destaca pelo fato do professor dar ao aluno desafios viáveis para aumentar as habilidades do mesmo. Razões as quais os respondentes consideram um professor como mentor são as tarefas desafiadoras. Em alguns casos observa-se tal característica é de fundamental importância para o individuo. Essa função é percebida pelos respondentes, segundo depoimentos abaixo, quando esses professores se dispõem em ajudar, dando tarefas, influenciando e colaborando com eles. Eis as frases seguintes:

“a responsabilidade com as tarefas executadas, e a criatividade para aplica-las, não deixando perde o domínio com o programa “(entrevistado 20)

“conhecimento musical, eficiência no ensino, capacidade de levar o aluno a refletir sobre características da música, formando pensadores.”(entrevistado 35)

“dedicação ao ensino, profundidade dos conhecimentos, estímulo à pesquisa do ouvir, criar e fazer.”(entrevistado 21)

b) Funções Psicossociais:

Papel modelo:

As respostas analisadas para essa função foram de 46 respondentes. Essa característica é importante por se tratar de exemplos de vida. O papel modelo é quando consciente ou inconscientemente, o aluno vê no professor um exemplo a ser seguido. Diz-se respeito a um processo de aprendizagem baseado no respeito e na admiração. Vale salientar que nem sempre o professor tem consciência de ser modelo. As seguintes frases demonstrarão isso:

“com sua simplicidade, rapidez, generosidade, fantástica humildade, me mostrava o porque de cada detalhe na musica, junto com a técnica. mais que um professor na verdade pelo menos ao que relacionamos aos deveres de professores desta cidade e as vezes desse país.”(entrevistado 20)

“dedicação, paciência, simpatia, persistência, esforço, compromisso com o aluno, valoriza o aluno, calma que acalma um exemplo vivo de educadora.” (entrevistado 41)

“simplicidade ao transmitir a disciplina, seriedade com seu trabalho e amor, esse terceiro foi o que mais me motivou a está hoje atuando como educadora musical.” (entrevistado 30)

Para alguns respondentes, observa-se que o professor é mentor porque possui algumas características pessoais que fazem com que o aluno se espelhe nele e use como exemplo a ser seguido. Diante das razões citadas acima, pode-se perceber que o professor é visto pelos respondentes como um modelo, um espelho, ou seja, além de ser um profissional dedicado ao bom desempenho de suas atividades e tarefas como professor, demonstra excelentes atributos pessoais.

Aceitação e confirmação:

As respostas para essa função foram de sete educadores musicais. Essa característica tem a função do professor demonstrar conhecer, respeitar e aceitar a individualidade do aluno como digna de desenvolvimento, pois um professor com essa característica não cria clones de si próprio e sim indivíduos fortes e autônomos. Os respondentes classificaram algumas razões que demonstram a satisfação dos mesmos em relação aos comportamentos dos professores. A seguir, as frases com essa característica:

“muito respeito a cada aluno, visando o futuro de cada aluno e transmitindo muita tranquilidade aos...” (entrevistado 1)

“conhecimento vastíssimo, delicadeza no convívio diário, respeito pelas opiniões do aluno, capacidade de transformar a produção do aluno em material consistente, dedicação e seriedade.” (entrevistado 25)

Aconselhamento:

Obteve 19 respostas nessa característica. O aconselhamento se destaca por causa do auxilio que o professor da ao aluno a explorar questões pessoais e profissionais que podem interferir na sua auto-estima e no seu sucesso pessoal. Eis as frases seguintes:

“este professor é o que mais me estimulou, ele é que me faz seguir nos estudos. além de professor, ele ensina várias coisas sobre a vida e a música, que nenhum professor jamais falou, nem se quer chegou perto...” (entrevistado 4) “foi uma pessoa muito importante na minha vida por saber me orientar sobre a vida em todos os aspectos, além de me preparar antes que eu ingressasse na escola. Ela era a minha mãe.” (entrevistado 24)

“não só um professor mais também foi um paizão, me educou na vida e na música, hoje tenho o maior orgulho dele, pois conseguiu implantar na minha pessoa que a vida é um obstáculo que devemos passar de cabeça erguida, esse homem duro, de didática dura mais por trás da dureza uma grande compaixão e desejo de ver todos os seus alunos bem na vida.” (entrevistado 11)

O aconselhamento é uma forma de o professor colaborar no desenvolvimento do aluno. Esse ato externado pelo professor, indica que ele quer que o aluno cresça e não cometa os mesmo erros que eles comenteram.

Amizade:

As respostas em relação à amizade foram de 46. Essa função acontece quando o professor desenvolve uma interação social com o aluno que resulta em afetividade e compreensão mútua e trocas informais agradáveis sobre o trabalho e fora dele.

Foi comum perceber a amizade que os alunos têm para com os seus professores e vice versa, pois no campo da educação musical, acontece que os alunos ficam amigos dos seus professores, por se tratar de aulas individuais ou aulas com poucas pessoas. Esse ambiente favorece a manter laços fortes de amizade. Na verdade, o professor precisa reconhecer as características e as necessidades de cada aluno, de maneira que possa contribuir para o seu desenvolvimento emocional e pessoal. Ao agir assim, está desempenhando o papel do mentor, que por sua vez, se preocupa também com o lado psicossocial do mentorado. A seguir as frases com essa característica:

“entusiasmo, positividade, prazer no que faz, não apresenta qualquer tipo de preconceito, bom humor, amigo, sabe ouvir, dedicado, um visionário na arte de ensinar; o cara.” (entrevistado 12)

“... excelente músico e um grande amigo.” (entrevistado 1)

“dinâmico, didático, competente, de ótima formação, procura oferecer o seu melhor, educador, humilde e amigo.” (entrevistado 100)

No total de 135 educadores musicais respondentes ao questionário, foram apresentados 315 professores de música com características de função de mentoria na sua trajetória de ensino. O pesquisador apresentou no questionário, a opção de indicar três professores que apresentavam as características das funções de mentoria. Na resposta para o primeiro professor, obteve-se o resultado de 120 respostas; para o segundo, 105 respostas e para o terceiro foram respondidos 90. Analisou que nem todos os respondentes tiveram três professores que marcaram a sua vida de forma impactante. Do total de questões respondidas no questionário, para o primeiro professor obtivemos 100% das respostas. Para o segundo, 87,5%, e para o terceiro 75%. A maioria dos respondentes teve professores que marcaram as suas vidas e assim, a existência de funções de mentoria (ver quadro 1).

Percebe-se que, quando alguns dos respondentes falam dos seus professores de música, e observa-se a paixão entusiasmo.

(...) Minha professora de piano me ensinou a sonhar... Isso estará presente durante toda a minha vida, em todas as conquistas que eu alcançar. (...)(entrevistado 6)

(...) este professor é o que mais me estimulou, ele é que me faz seguir nos estudos. Além de professor, ele ensina várias coisas sobre a vida e a música, que nenhum professor jamais falou, nem se quer chegou perto. Uma característica peculiar que me faz vê-lo como um pai é que ele é muito duro mesmo, ele não

se importa que eu chore após as aulas, mas que eu siga meu caminho e após

uma leve caída, que siga os estudos com mais entusiasmo e dedicação. este professor ainda toca muito bem, o que me faz querer ser como ele, me traz uma referência. Infelizmente só tenho aula com ele uma vez por ano.(...)(entrevistado 18)

Neste exemplo acima, percebe-se que o respondente lembra com muito vigor do seu professor, se refere a ele como um pai que é duro, mas o respondente prefere assim, pois é assim que ele se mantém mais perto dele.

Percebe que o perfil dos educadores musicais é, na sua maioria, do ensino formal, diferentemente dos educadores musicais oficineiros que não tem a formação específica em música. Eles tiveram professores de escolas de música, conservatórios e universidade de Musica. 45,5% possui graduação 10% mestres e 3,6% doutores. Isso revela o alto nível de conhecimento musical. Muitos tiveram sua formação musical na universidade. A maioria dos respondentes trabalha na área de musica, sendo em ensino formal (conservatórios, escolas específicas de música, escolas particulares ou públicas do ensino regular) em aulas particulares, em outros locais da educação não formal. A maioria dos respondentes era do sexo masculino.

Essa pesquisa trouxe algumas reflexões sobre os educadores da área de educação musical, e se percebeu através dos depoimentos que, na maioria das vezes, eles tiveram profeesores que os influenciaram na sua trajetória de ensino de uma forma positiva. È onde entra o fenômeno da mentoria, pois tiveram pessoas que estiveram com eles, incentivando-os, encorajando-os, e ensinando uma melhor forma de viver.

Percebe-se que muitos dos educadores musicais brasileiros quando falam dos seus professores de música, lembram muitas vezes da sua técnica no instrumento ou a sua forma de ensinar, mas sempre de uma forma muito carinhosa de amizade.

(...) trata o curso de fato, como um curso de nível superior. está sempre querendo mais de nós, o que é excelente para o desenvolvimento acadêmico.(...)

(...) as aulas mesmo sendo de assuntos maçantes tornavam-se agradáveis pelas brincadeiras, pela contextualização. avaliação inteligente. hoje ao dar aulas muitas vezes me pego sem querer brincando com meus educandos e me lembro das aulas dele. pra mim foi inevitável a influencia dele no comportamento em sala de aula como professor.(...)(entrevistado 22)

Foi analisado também que os respondentes gostam de lembrar-se dos professores que passaram por suas vidas de forma positiva e aproveitam para fazer uma retrospectiva sobre suas próprias vidas.

(...) Gostei demais de poder contribuir na sua pesquisa, Raquel! Você não imagina o quanto foi importante pra mim fazer essa avaliação sobre mim mesma, sobre os professores que mais influenciaram a minha vida e sobre a importância que a música e o piano tem na minha vida!! Foi extremamente gostoso e confortante lembrar os motivos que me levaram a seguir esse caminho! Fica aqui o meu agradecimento à você por me proporcionar tudo isso(...)(entrevistado 8)

Outros lamentam por não ter o estudo formal de música.

(...) Quando vocês perguntaram qual minha formação na musica, confesso que fiquei sem jeito, porque eu gosto de musica e não tive como estudar e aprofundar meus conhecimentos nessa área. Quando eu tiver mais tempo em minha vida (trabalho), eu irei me especializar na área que, mas gosto que é a música. (...) (entrevistado 19)

De modo geral, os respondentes do subgrupo 1 - educadores musicais brasileiros tiveram respostas bem diversificadas, pois demonstraram a presença da mentoria na maioria delas. Percebe-se que os respondentes tiveram professores de música que se podem considerar mentores.