• Nenhum resultado encontrado

Funções de mentoria sob a ótica dos Stakeholders (pais e alunos)

4. ANÁLISE E DISCUSSÃO

4.3 Quarta e quinta questões norteadoras

4.3.1 Funções de mentoria sob a ótica dos Stakeholders (pais e alunos)

oficineiros:

Nesta seção apresentam-se os dados coletados para analisar as funções de mentoria sob a ótica dos Stakeholders (pais e alunos) em relação aos educadores musicais do caso em estudo, denominados oficineiros.

4.3.1.1 Apresentação, análise de dados e discussão dos achados:

Foram entrevistados 12 alunos das oficinas de música. Cinco respondentes da Escola 1 e sete respondentes da escola 2. As entrevistas foram realizadas seguidas de um roteiro contendo a fundamentação teórica em forma de perguntas. Foram sete perguntas (APÊNDICE B). Os alunos de forma geral são adolescentes. Todos estudam ou já estudaram em escolas públicas. Nenhum deles estuda ou estudaram em escola especifica de música.

Os alunos moram próximos da escola. Percebe-se que os alunos têm relacionamentos profundos com os seus oficineiros. Uns de pai e outros de amigos. O fenômeno de mentoria mais uma vez é muito forte nesses relacionamentos. Os alunos têm um bom relacionamento uns com os outros. Convivem fora do espaço da sala de aula (oficina).

Os pais entrevistados foram três mães da Escola 1 e duas mães das Escola 2. As mães da Escola 1, levam seus filhos aos ensaios da Banda. Foram sete perguntas no roteiro de entrevista ( APÊNDICE A). As mães da escola 2 não levam os seus filhos aos ensaios. As mães concordaram que as oficinas fazem bem aos seus filhos e reconhecem que os oficineiros são boas influências para os seus filhos, pois complementam na educação deles.

A seguir destacam-se algumas falas retiradas dos roteiros de entrevista dos alunos e pais identificando as funções de mentoria. Tanto funções de carreira como psicossociais. As falas dos alunos da Escola 1 e Escola 2 estarão sendo analisadas juntas, pois se percebeu que são as mesmas respostas. Em seguida, se analisará a respostas dos

pais (de acordo com o roteiro de entrevista no APÊNDICE A), no mesmo intuito de se discutir as funções de mentoria e seus benefícios.

Nessas entrevistas observa-se que os alunos ficaram muito inquietos, por estar sendo gravada a conversa. O que se percebe na entrevista é que todos tinham a mesma resposta. Pareceu que o oficineiro havia feito uma prévia de entrevista com eles. Analisar-se-á neste momento, as percepções que os alunos e pais têm em relação ao oficineiro à luz da mentoria.

Para identificação de algumas funções de mentoria, as respostas dos alunos e pais foram às seguintes:

Tarefas desafiadoras

Essa função destaca-se por pelo fato do mentor dar desafios ao mentorado viáveis para aumentar as habilidades do mesmo. Observam-se os depoimentos a seguir.

(...) Muito importante para a educação dos meus filhos, porque antigamente eles ficavam sem fazer nada, e sempre quiseram fazer parte desta banda, pois adoram música. É melhor aqui do que na rua. De manha na escola, a tarde aqui ensaiando e a noite em casa. Eles passam o dia na escola e isso é bom, fico despreocupada (...). (Mãe 1 escola 1)

(...)É ótimo... sou suspeita de falar.... é muito boa... tem me ajudado muito... de vez enquando a gente passa o dia todo aqui na escola... pintando os instrumentos, ajudando a diretora quando ela precisa da gente...eu gosto de ajudar(...) mãe 2 escola 2).

Patrocínio ou apadrinhamento

Nesta função, o mentor apóia o mentorado e confia nele, não duvidando da sua competência e caráter. È o que se percebe no depoimento do aluno logo em seguida:

(...)Qui tirou mai eu da rua.-

Entrevistadora: que tirou o que? Aluno:- Que tirou a gente da rua . –

Entrevistadora: e o que você acha dessa ideia de ``tirar´´ da rua? – pra gente não se envolver em dogas ,dogas... (...) (aluno 2 escola 1)

Proteção

Esta característica de mentoria se destaca pela proteção que o mentor oferece para o mentorado,evitando, assim , que o mentorado seja exposto desnecessariamente, podendo não passar por experiências e contatos, potencialmente prejudiciais ao seu desenvolvimento. Observa-se a seguir:

(...)que influencia os jovens que estão se drogando por ai. e tira da rua que não estão fazendo nada nas ruas, vadeando por ai sem fazer nada ai vem fazer alguma coisa aqui.(...) (aluno 1 escola 1)

(...)Acho uma coisa boa para tirar as crianças da rua,em vez das crianças ficarem perdendo tempo, fazendo o que não deve,tá aprendendo música, sabe ?(...)(aluno 3 escola 1)

“ Eu penso que essa oficina é uma forma mais fácil de pessoas das ruas, drogas, da prostituição.”(aluno 2 escola 2)

Coaching (treinamento):

Essa função tem como característica o treinamento. O mentor treina o mentorado em atividades ou desafios específicos do seu momento profissional. Foi muito comum ver nas falas dos respondentes essa função. A seguir observa-se nos depoimentos:

“Sim, sim. Por eu ficar tocando mais, porque assim que eu entrei que eu aprendi meu instrumento, eu continuo sempre tocando ele. E até hoje, música pra mim, eu não deixo... ( aluno 3 escola 1)

(...)Muito boa, faz muito bem pra minha vida.. não consigo faltar aos ensaios(...) Aluno 1 escola 2

(...)Incentiva e estimula a gastar nossa energia para a percussão que é algo muito interessante e gostoso de tocar.(...) (Aluno 3 escola 2)

(...)Melhora na musicalidade e modo de viver(...). (aluno 6 escola 2)

Exposição e visibilidade

Assegurando-se que nessa função o mentor cria oportunidades para que o mentorado demonstre suas habilidades, responsabilidade e competências.

“Sim. Percebo que a responsabilidade em minha vida hoje é maior. Essa oficina me fez despertar o desejo de estudar mais e até me formar em um ensino superior”. ( Aluno 4 escola 2)

Amizade

Essa característica acontece quando o mentor desenvolve uma interação social com o mentorado que tem como resultado afetividade e compreensão mútua e trocas informais agradáveis sobre o trabalho e fora dele.

Sim. As vezes Nininho leva eles pra praia pra jogar futebol e passeia com eles.(mãe 1escola 1) (...)Amizade... eles são muito amigos(...)

(...)Sim. é ter respeito com as pessoas ter amizade.(aluno 1 escola 1)

“A gente sai pa passear. -Que tipo de passeio? - aluno : a gente vai pa casa dos amigos –entrev: e vocês se divertem muito? –aluno: sim, se diverte”. (aluno 2 escola 1)

“Convivência de amizade como se fosse família. Fazemos parte da mesma igreja. Ela conhece meus pais e minha família”. (Aluno 1 escola 2)

“Convivência de irmãs... gosto muito dela”. (Aluno 5 escola 2)

Aconselhamento

O aconselhamento destaca-se por causa do auxilio que o mentor oferece ao mentorado a levantar questões pessoais e profissionais que podem interferir na sua auto- estima e no seu sucesso pessoal.

“Por minha oficineira ser também minha líder espiritual. É uma convivência bastante forte é tipo uma segunda mãe para mim”. (Aluno 2 escola 2)

Análise mostrou que as funções de mentoria estão muito fortes nos relacionamentos dos alunos com os seus oficineiros. Eles demonstram as características de funções de carreira e psicossocial, como por exemplo: amizade, proteção, aconselhamento e coaching.

Os resultados obtidos quanto a existência de professores com características de mentoria na vida desses alunos e pais entrevistados, vem confirmar os achados de Kram(1985), quando afirma que a mentoria é uma relação que acontece de um mentor mais velho e um mais novo e menos experiente, denominado mentorado, com o propósito de auxiliar no desenvolvimento de sua carreira. Na relação professor- aluno encontra-se bem definido o papel do mentor e do mentorado quando dessa relação pode- se observar o interesse por parte do professor, não só no desenvolvimento profissional do aluno, mas também no seu desenvolvimento pessoal.