• Nenhum resultado encontrado

Apresentação dos resultados da análise e interpretação dos dados colhidos na

No documento Tese Doutoramento Petronilia Teixeira (páginas 142-148)

CAPÍTULO IV – POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA SECRETARIA

4.3 Análise e interpretação dos dados colhidos na pesquisa de campo realizada na

4.3.1 Apresentação dos resultados da análise e interpretação dos dados colhidos na

Na sequência deste trabalho, apresentam-se os resultados da análise e interpretação dos dados obtidos na pesquisa realizada na Gerência do Ensino Médio/SEDUC.

A pesquisa realizada no nível macro, ou seja, de Sistema (Gerência do Ensino Médio – SEDUC) no tocante a questão sobre quais as políticas da Secretaria Estadual de Educação e Cultura – SEDUC utilizadas na perspectiva de implementar uma gestão democrática no ensino médio, 100% dos entrevistados responderam: política de educação em tempo integral; 81%: melhoria do padrão de qualidade das escolas públicas estaduais; 90%: formação continuada dos técnicos; 100%: implementação dos centros de jornada ampliada; 90%: qualificação do núcleo gestor das escolas; 100%: política de provimento para o cargo de diretor das escolas estaduais; 90%: qualificação profissional dos trabalhadores em educação; 100%: expansão do ensino médio regular; 100%: expansão do ensino médio na modalidade educação de jovens e adultos; 81%: formação continuada dos docentes; 72%: apoio e incentivo à organização ou revitalização dos órgãos colegiados nas escolas.

Os dados obtidos demonstram que o ensino médio dispõe de várias políticas que podem viabilizar a implementação da prática de uma gestão democrática nos dois níveis (macro - sistema e micro – escolas). O que se pôde observar durante o período de realização das entrevistas no ensino médio (SEDUC) e de acordo com os resultados obtidos, é que se percebe a necessidade de mais divulgação das políticas junto a todos os profissionais do setor para que elas sejam efetivadas com mais dinamicidade e significância.

Quanto à implementação de programas, projetos e cursos que contribuem para a melhoria da qualidade do ensino médio, os sujeitos entrevistados (gestor (a) e técnicos) responderam: 100%: tempo integral; 81%: mais educação; 100%: jornada ampliada; 72%: implementação dos referenciais curriculares (Diretrizes Curriculares Nacionais e Parâmetros Curriculares Nacionais); 90%: reforço para alunos concludentes (pré- vestibular ou cursinhos populares); 100%: capacitação dos professores em língua espanhola; 90%: cursos de qualificação para os professores; 9%: outros cursos (Ensino Médio Inovador). Apenas um entrevistado fez referência ao Ensino Médio Inovador.

Percebe-se que nem todos os técnicos têm conhecimento da existência desse curso. As políticas de cada setor devem ser divulgadas para conhecimento de todos, para que delas possam participar de forma coletiva e efetiva.

Referentes ao papel da gerência do ensino médio foram obtidos os resultados seguintes: planejar as ações do ensino médio; orientar as escolas para a execução das diretrizes e metas do ensino médio; participar da elaboração do plano anual de trabalho – PAT- SEDUC; executar as ações do ensino médio contido no PAT – SEDUC; monitorar e avaliar a execução das ações do PAT – SEDUC; coordenar, executar, monitorar e avaliar programas, projetos e ações; divulgar, assessorar, executar e monitorar ações propostas pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC; cumprir normas estabelecidas pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura – SEDUC e outras ações.

Quanto ao papel dos dez técnico/especialistas do ensino médio da SEDUC na implementação das políticas públicas educacionais do ensino médio em Teresina, os sujeitos entrevistados responderam: 03 planejam as ações do ensino médio; 05 participam da elaboração do plano anual de trabalho – PAT- SEDUC; 08 executam as ações do ensino médio contido no PAT – SEDUC; 07 monitoram e avaliam a execução das ações do PAT – SEDUC; 07 elaboram os referenciais curriculares; 05 elaboram proposta curricular; 09 cumprem normas estabelecidas pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC; 09 cumprem normas estabelecidas pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura – SEDUC; 08 prestam assistência técnica às Gerências Regionais de

Educação – GREs; 06 articulam as políticas do ensino médio com as Gerências Regionais de Educação – GRE’s.

Pode-se visualizar que os resultados obtidos sobre o papel dos técnicos do ensino médio mostram a radiografia da participação pontuada dos técnicos na dinâmica da maioria das ações da gerência do ensino médio.

Durante o período de realização da pesquisa, observou-se a dinâmica da gerência do ensino médio, momento em que alguns técnicos demonstraram sua insatisfação por conta da não dinamicidade dos trabalhos no setor.

Quanto aos critérios adotados pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura – SEDUC para instituir ou ampliar a representatividade dos órgãos colegiados nas escolas, os 11 entrevistados da gerência do ensino médio (SEDUC) apresentaram: 07 apoio à instituição e implementação dos órgãos colegiados nas escolas; 10 maior participação da comunidade escolar nas decisões da escola; 09 participação da comunidade local na escola; 09 participação dos pais nas tomadas de decisões da escola; 06 socialização e conscientização política dos alunos; 05 maior interação das instâncias escolares; 10 melhoria dos indicadores educacionais.

De acordo com os critérios apresentados pela gerência (gestor e técnicos) do ensino médio, visualiza-se que os menores resultados obtidos foram em socialização e conscientização política dos alunos e na maior interação das instâncias escolares.

A leitura que se faz do cenário acima é que os grêmios estudantis não estão fazendo a sua parte, como deveriam fazer. Precisam ter maior consciência da função política que tem em relação à participação nas tomadas de decisões das escolas. Os conselhos escolares precisam contribuir para uma maior interação entre as várias instâncias da escola, uma vez que estes envolvem a participação de funcionários de todos os seguimentos da escola.

Quanto à questão se a Secretaria de Educação e Cultura – SEDUC disponibiliza recursos financeiros às escolas, para elaboração e execução dos programas, projetos e ações, os atores do ensino médio responderam: 09 os recursos vão diretamente para a conta da escola; 08 os recursos são claramente definidos; 03 os recursos são suficientes para as demandas das escolas; 08 os recursos são insuficientes.

Quando se diz que os recursos são claramente definidos é porque quando são enviados recursos para a escola, estes vão atender a metas estabelecidas pelo programa, não podendo a escola utilizar os recursos em outras ações.

Os resultados acima mostram que os recursos destinados às escolas são insuficientes para atender às demandas destas. Pode-se confirmar essa informação nos dados obtidos na entrevista realizada com os atores das quatro escolas pesquisadas.

A questão sobre os mecanismos institucionais existentes nas escolas, apoiados pela SEDUC que incentivam a participação coletiva da comunidade escolar dos 11 (onze) sujeitos entrevistados, apontou para o seguinte resultado: 10 (dez) responderam programa de desenvolvimento da escola – PDE/Escola; 10 (dez) 90%: projeto político pedagógico – PPP; 10 (dez) conselho escolar; 10 (dez) conselho de classe; 07 (sete) associação de pais e mestres; 06 (seis) associação de pais e comunitários; 02 (dois) associação de docentes e funcionários da escola; 08 (oito) grêmio estudantil.

Dos mecanismos apresentados pelos técnicos da Gerência de Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação e Cultura – SEDUC do Piauí, alguns mecanismos como associação de pais e mestres, associação de pais e comunitários e associação de docentes e funcionários da escola, podem existir em outras escolas de ensino médio de Teresina, mas os resultados obtidos nas escolas pesquisadas não apresentaram esses mecanismos.

No tocante aos mecanismos que a Secretaria Estadual de Educação e Cultura utiliza para envolver seus onze técnico-especialistas do ensino médio na implementação de uma gestão democrática, os resultados obtidos foram os seguintes: 08 participam da

elaboração do plano anual de trabalho; 10 participam da execução do plano anual de trabalho - PAT; 08 participam do monitoramento e avaliação do PAT; 07 participam da capacitação do núcleo gestor; 09 prestam assistência técnica às Gerências Regionais de Educação – GRES; 05 participam da elaboração da proposta curricular para o ensino médio.

A Gerência do Ensino Médio é composta de 22 (vinte e dois) técnicos; dos 11 (onze) técnicos entrevistados, apenas 05 (cinco) responderam que participam da elaboração da proposta curricular para o ensino médio. Foi o mecanismo apresentado pela SEDUC para envolver seus técnicos na implementação de uma gestão democrática que apresentou menor número de participação.

Percebe-se que menos da metade dos técnicos do ensino médio da SEDUC não participa da elaboração da proposta curricular para o referido nível de ensino.

Os dados colhidos durante a pesquisa mostram que a participação dos técnicos é apenas pontual em quase todos os mecanismos propostos. Apesar da existência dos mecanismos que viabilizam a participação coletiva, percebe-se a ausência de uma cultura voltada para a participação coletiva e efetiva dos técnicos na implementação das políticas na Gerência do Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí.

A gestão e os técnicos do ensino médio da SEDUC necessitam refletir sobre uma participação mais coletiva e efetiva na elaboração, articulação e implementação das políticas educacionais desse nível de ensino, para que as políticas disponibilizadas nas escolas sejam mais articuladas.

Quanto aos mecanismos utilizados para o provimento do cargo de diretor das escolas estaduais, todos os entrevistados responderam que é a eleição direta.

Das características básicas das formas de gestão de maior predominância observadas na articulação interna da Secretaria Estadual de Educação e Cultura – SEDUC: 04 dos entrevistados responderam que é a forma democrática e 07 responderam que é a forma burocrática.

Os resultados visualizados, quanto à predominância das formas de gestão observadas na articulação interna da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, retratam uma gestão voltada mais para o modelo antigo que é o burocrático.

Quanto à forma de gestão que predomina nas relações que se estabelecem entre as várias instâncias do ensino médio: gerência do ensino médio com as Gerências Regionais de Educação – GRES, os entrevistados responderam: 03 democrática e 08 burocrática; Gerências Regionais de Educação – GRES com a Gerência do Ensino Médio: 03 responderam democrática e 08 responderam burocrática; Gerência do Ensino Médio com os técnicos/especialistas do ensino médio: 05 responderam democrática e 06 responderam burocrática; Técnicos/especialistas do ensino médio com a Gerência do Ensino Médio; 05 responderam democrática e 06 burocrática.

Observa-se que os resultados apontados, com predominância nas relações que se estabelecem entre as várias instâncias do ensino médio foram os de gestão burocrática. Estes resultados chamam a atenção da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, no sentido de repensar suas práticas de gestão, procurando melhorar suas relações internas e externas, a fim de viabilizar e de efetivar um processo de gestão democrática de fato, como preconiza o discurso das disposições legais do país.

O resultado sobre a existência de coerência entre a prática de gestão da Secretaria Estadual de Educação e Cultura – SEDUC com o que determina o discurso dos documentos oficiais (Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, Legislação do Sistema Estadual de Ensino), mostrou: 02 responderam que existe coerência e 09 responderam que existe coerência em parte.

Visualiza-se nos resultados apresentados acima uma distância considerável entre a existência de coerência da prática de gestão da Gerência do Ensino Médio da SEDUC com o discurso mais amplo da sociedade brasileira, como também das discussões dos estudiosos da temática (Gestão Democrática) (GERÊNCIA DO ENSINO MÉDIO (SEDUC), OUTUBRO/2010).

4.3.2 Parâmetros entre os resultados da análise e interpretação dos dados obtidos

No documento Tese Doutoramento Petronilia Teixeira (páginas 142-148)