• Nenhum resultado encontrado

Caracterização da Unidade Escolar Zona Centro de Teresina

No documento Tese Doutoramento Petronilia Teixeira (páginas 131-136)

CAPÍTULO IV – POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA SECRETARIA

4.2 Caracterização do campo de estudo

4.2.2 Caracterização das escolas do Ensino Médio de Teresina: Unidade Escolar Zona

4.2.2.2 Caracterização da Unidade Escolar Zona Centro de Teresina

Prossegue-se com o trabalho apresentando a pesquisa realizada na Unidade Escolar Zona Centro de Teresina.

Como se abordou anteriormente, antes de apresentar os resultados da entrevista realizada com os atores da escola envolvidos na pesquisa, se fará uma caracterização de forma sucinta da estrutura física e funcional da escola em foco.

A Unidade Escolar Zona Centro de Teresina fica situada na zona urbana da capital e foi construída com recursos do Plano Nacional de Educação, e inaugurada em setembro de 1969, naquele momento apenas com o ensino fundamental. No dia 20 de dezembro de 1983, atendendo a reivindicação da sociedade civil organizada foi oficializada pelo Decreto n° 5.669 de dezembro de 1983. Em 2005, foi extinto o ensino fundamental, passando a funcionar somente com o ensino médio, tendo como entidade mantenedora a Secretaria Estadual de Educação e Cultura - SEDUC.

A Unidade Escolar Zona Centro de Teresina tem uma estrutura física privilegiada pelo fato de possuir quatorze salas de aulas amplas e arejadas, uma sala de leitura uma sala para funcionamento de xérox, um laboratório de informática, uma sala para professores, uma diretoria, uma secretaria, uma sala para coordenação, uma cantina, um depósito para merenda e seis banheiros.

Para as atividades físicas e recreativas a escola conta com uma quadra de esporte e um pátio interno. Com referência aos recursos materiais disponíveis, encontram-se totalmente sucateados, portanto, inadequados para o uso. O material didático é disponibilizado para uso do corpo docente em quantidade suficiente para as realizações das atividades. Quanto ao funcionamento da sala de leitura, sala de recurso audiovisual e laboratório de informática possuem funcionários trabalhando durante todo período das atividades escolares.

Atualmente, a escola enfrenta problemas de desgaste em sua estrutura física que precisam ser melhorados, tais como: o setor de educação física encontra-se em condições precárias; e a quadra de esporte que não oferece condições necessárias para realizações das atividades físicas importantes para o desenvolvimento físico e psicológico dos alunos. Por não ser coberta, torna-se totalmente inadequada para a realização das atividades físicas; as instalações elétricas e hidráulicas, mesmo havendo manutenção constante, não apresentam condições de uso satisfatório, necessitando de uma revisão geral em todas as redes; é preciso melhorar o aspecto físico das salas de aula, no que se refere aos equipamentos básicos necessários para o bom andamento dos trabalhos.

A equipe funcional da escola é composta por duas diretoras (uma titular e uma adjunta); dois coordenadores pedagógicos; uma orientadora educacional; um secretário; sessenta e quatro professores; doze auxiliares de secretaria; uma merendeira; nove zeladoras; e três vigias; totalizando noventa e cinco funcionários. A escola possui um corpo discente de 1.026 (um mil e vinte e seis alunos) distribuídos nos turnos manhã e tarde.

A organização do trabalho pedagógico é feita buscando preservar a visão da totalidade, ou seja, ver além da dinâmica da sala de aula, tendo sempre como foco principal o ensino aprendizagem. O trabalho pedagógico se organiza levando em conta três perspectivas: a primeira é a preventiva, consiste em constatar possíveis falhas no fazer pedagógico da escola, a fim de preveni-las antes que venham a produzir resultados negativos; a segunda é a construtiva, cuja finalidade é auxiliar o professor a superar suas

dificuldades ou deficiências de maneira positiva, cooperativa, não punitiva avaliadora; a terceira é a criativa, a qual visa estimular a iniciativa do professor a buscar novos caminhos, a pesquisar e a criar novos recursos de ensino, visando sempre à melhoria do desempenho dos docentes.

São utilizados todos os espaços disponíveis na escola com a finalidade de complementar a prática pedagógica dos docentes, a distribuição do tempo é prevista no calendário escolar expedido pela SEDUC. A coordenação pedagógica faz uma adequação de acordo com as necessidades da escola. Nesse calendário anual são previstos os dias destinados às avaliações, planejamentos didáticos, quantidade de dias letivos, sábados letivos, sábados de reposição, festividades, reunião de pais e mestres e atividades extraclasse.

Algumas condições são de fundamental importância para desenvolver e fortalecer o trabalho coletivo. Como no calendário anual não existe esta previsão, a escola precisa tomar a iniciativa de planejar momentos de encontros com os professores e organizar espaços e horários que favoreçam sua realização sem prejuízo para a carga horária dos alunos.

Reconhecendo para isso a importância de que haja condições adequadas para o trabalho, a LDB assegura ao professor um período reservado para estudo, planejamento e avaliação, incluído na carga horária de trabalho. Uma resolução do Conselho Nacional de Educação n° 3, de 8/10/97 define melhor os termos em que essas condições são asseguradas.

Com referência às pessoas com necessidades especiais, mesmo não existindo demanda, o Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar obedecerá ao conjunto de princípios que refletem as novas políticas educativas. Um destes refere-se ao direito a educação que é independente das diferenças individuais. A Lei de Diretrizes e Bases, nº 9.394/96 se ajusta à legislação federal e aponta que a educação dos portadores de necessidades especiais deve dar-se preferencialmente na rede regular de ensino.

Entretanto, a Unidade Escolar Zona Centro de Teresina ainda não é uma escola totalmente acessível, o que seria um grande passo para promover a inclusão.

Os projetos existentes na escola têm objetivos de melhorar a qualidade do ensino. O Projeto Xadrez na escola voltada para incentivar o raciocínio lógico matemático; o Projeto Passo a Passo direciona a preparação de alunos para o ENEM; o Plano de Atividade para os Horários Vagos, com o objetivo de manter o aluno ocupado na sala de aula no caso de ausência do professor; o Projeto de Utilização do Laboratório de Ciências, no sentido de permitir que o aluno possa unir a teoria à prática, através de experimentos de física e química; o Projeto Intervalo Produtivo, com caráter interdisciplinar, direcionado a parte recreativa composto de jogos e brincadeiras durante o intervalo.

Quanto aos programas do MEC, a escola tem PDE, Plano de Desenvolvimento da Educação, no qual são priorizadas várias ações a serem desenvolvidas, em médio prazo, por terem vigência apenas de um ano, voltado para a melhoria da educação; o Programa Mais Educação, com a finalidade de contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, articulando diferentes ações em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola, ampliando o tempo, espaços e oportunidades, possibilitando a todos o direito de aprender.

Os recursos financeiros envolvem o orçamento, no qual são previstas as despesas da escola. A Secretaria Estadual de Educação e Cultura através da qual a escola está vinculada, dispõe de orientações específicas sobre o orçamento, sobre as despesas, sobre a escrituração das prestações de contas feitas pela gestão da escola. No âmbito interno, a gestão prioriza todas as necessidades para efetuar os gastos.

Atualmente, as fontes de recursos são do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, oriundo do governo federal, onde estão previstos 70% para custeio e 30% para capitais, destinados para a compra de material de consumo e permanente. O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, recurso federal, destinado à merenda escolar, onde a compra dos produtos segue a orientação de uma nutricionista; o PACTUE –

Programa Autonomia, Corresponsabilidade e Transparência Nas Unidades Escolares, recurso estadual destinado à manutenção dos bens materiais bem como dos espaços físicos da escola.

As condições de trabalhos precisam ser melhores tanto para o corpo docente, como para os funcionários administrativos. Torna-se necessária uma melhoria nas condições dos espaços físicos da escola, bem como na aquisição de novos equipamentos, possibilitando um atendimento de qualidade tanto para a clientela da escola, como para as pessoas da comunidade que necessitam da prestação de serviços da escola. Outro problema refere-se às condições de limpeza e higiene da escola. Ela é ineficiente, o que torna as condições de trabalho ainda mais difíceis.

Para que a escola crie um clima acolhedor para os alunos e funcionários, faz-se necessário um olhar mais sensível direcionado para esses problemas, que na maioria das vezes podem afetar a saúde e aprendizagem, pois se sabe que os funcionários representam os meios que possibilitam os fins, ou seja, a aprendizagem dos alunos.

Com referência às condições de estudo dos docentes e do pessoal administrativo, a escola não dispõe de uma organização voltada para momentos de estudo no âmbito interno da escola, existindo a necessidade de uma adequação no calendário escolar, com a finalidade de organizar um cronograma para realizar momentos de capacitação para a comunidade escolar.

A Unidade Escolar Zona Centro de Teresina encontra-se inserida na zona central da cidade de Teresina, em uma rua bastante movimentada por ser uma das principais vias de acesso ao centro comercial. Ao seu redor encontram-se várias casas comerciais, empresas, clínicas, bancos, praças, igrejas, casas residenciais bem edificadas, demonstrando o bom nível sócio-econômico e cultural da comunidade do entorno da escola.

Apesar de bem localizada, verifica-se no local um alto índice de violência e uso de drogas que atinge os adolescentes, o que dificulta o bom desenvolvimento das

atividades escolares. Os programas: Mais Educação e o de Educação em Tempo Integral trabalhados na escola procuram afastar os alunos das situações de riscos que estão expostos, evitando assim as ameaças de violência e de uso de drogas, uma vez que os alunos ficam o dia todo na escola.

Os mecanismos institucionais existentes na escola capazes de viabilizar a implementação da prática de uma gestão democrática pelo envolvimento participativo e coletivo da comunidade escolar são: projeto político pedagógico – PPP; plano anual de trabalho; programas e projetos; conselho escolar; conselho de classe e grêmio estudantil. Segundo os diretores da escola, o grêmio estudantil não funciona. Existe de direito, mas não existe de fato, já que não é um grêmio atuante.

Considerando as informações obtidas e a observação realizada na escola durante o período da entrevista com (diretores, coordenador, professores, secretários(as), auxiliar de secretaria, vigia, zeladora e merendeira), percebeu-se que a escola é muito grande, está muito deteriorada, necessitando de reparos e de uma limpeza geral.

Necessita, também, aumentar o quadro de pessoal, pois são poucos funcionários para darem conta da limpeza, preparação e distribuição da merenda escolar. No momento da realização da pesquisa, a escola estava sem merendeira. Ás vezes, a merenda escolar era preparada por uma das diretoras da escola, isto devido à falta de merendeira na escola (UNIDADE ESCOLAR ZONA CENTRO DE TERESINA, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, OUTUBRO/2010).

No documento Tese Doutoramento Petronilia Teixeira (páginas 131-136)