• Nenhum resultado encontrado

3.3 Reconhecimento da divisão territorial do Estado pelo Zoneamento Socioeconômico e Ecológico/RO

3.3.2 Aprovação do Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Rondônia

Em 1995, o Estado de Rondônia inicia um novo diagnóstico da situação socioeconômica-ambiental com envio de relatórios ao BIRD na necessidade de análise do meio físico e biótico, apresentando outra proposta técnica da 2ª aproximação do Zoneamento.

A síntese dos trabalhos para a 2ª aproximação do ZSEE/RO foi desenvolvida pelo Consórcio TECNOSOLO-DHV-EPTISA. Tinha como objetivo realizar, por meio do levantamento e integração de informação primária e secundária, um diagnóstico da situação socioeconômica-ambiental do estado para, a seguir, propor um novo zoneamento que refletissem os resultados do diagnóstico. Para alcançar esse objetivo foi realizado um levantamento situacional do meio Físico e Biótico, como também o meio Antrópico (o homem) e Aspectos jurídicos e institucionais (SEPLAN, 2006).

Para efetivação do ZSEE, e de acordo com o art. 9o, inciso II, da Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, o qual reconhece os ZEE estaduais “para fins de uniformidade e compatibilização com as políticas públicas federais” desde que tenham sido aprovados pelas Comissões Estaduais do ZEE e pelas Assembleias Legislativas, um novo diagnóstico foi realizado pelos administradores e técnicos do estado, introduzindo modificações na lei de zoneamento referentes às novas delimitações e especificidades dos habitantes de Rondônia, com os seguintes passos publicados pela SEPLAN, (2006):

 levantamento situacional - conhecer as peças;

 o diagnóstico - integrar as peças para visualizar o todo;

 a proposta de zoneamento - reordenar o todo;

 discussão com a sociedade - a participação de todos;

 a lei de zoneamento; e monitoramento - a obrigação de todos.

O principal objetivo do ZSEE/RO é orientar a implementação de medidas e elevação do padrão socioeconômico das populações, por meio de ações que levem em conta as potencialidades, as restrições de uso e a proteção dos recursos naturais, permitindo que se realize o pleno desenvolvimento das funções sociais e do bem estar de todos, de forma sustentável (SEDAM, 2009).

O ZSEE/RO foi o primeiro no Brasil aprovado e reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Agricultura e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, validando em todas as estâncias, culminando com a manifestação da Casa Civil da Presidência da Republica, através do DECRETO Nº.

5.875, DE 15 DE AGOSTO DE 2006, onde “Fica adotada a Recomendação nº 003, de 22 de fevereiro de 2006, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA”

Concluídos os trabalhos técnicos, as audiências públicas e doze oficinas de discussão, a proposta foi encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado e aprovada por unanimidade de seus membros. Aprovado a divisão territorial pelo ZSEE/RO, conforme mapa da Figura 03.

Figura 03 – Divisão territorial da 2ª aproximação do ZSEE/RO

Fonte: 21 anos de ZSEE/RO, Mapa e dados SEDAM/RO (2009)

As definições da divisão do ZSEE/RO, das respectivas zonas 1, 2 e 3 podem ser visualizadas no mapa da Figura 03, publicado pelo governo do Estado de Rondônia em 2000, tendo como base a 2ª aproximação do zoneamento. Este facilitou a visualização das divisões das zonas e subzonas do Estado de Rondônia, que por sua vez apresenta outros três mapas com as seguintes divisões do zoneamento do estado: zona 1, identificada para uso da terra; zona 2, conservação dos recursos naturais, passiveis de uso de uso sob manejo; e zona 3, unidades de conservação ambiental e reservas indígenas.

O mapa da Figura 04, expõe a zona 1 subdividida em 4 subzonas, com características específicas nas cores: vermelha (1.1), laranja (1.2), amarelo (1.3) e bege (1.4), são áreas destinadas à exploração agropecuária, agroflorestal e florestal, com grau variável de ocupação, vulnerabilidade ambiental e aptidão de uso da terra.

Esta área abrange 120.310,48 Km², equivalem aproximadamente 50,45% da área total do estado.

Figura 04 – Divisão territorial da zona 1 e as respectivas subzonas

Fonte: 21 anos de ZSEE/RO, Mapa e dados SEDAM/RO (2009)

Na sequência, a Figura 05 do segundo mapa, a zona 2, com as cores cinza e azul claro, são áreas destinadas à conservação dos recursos naturais, passíveis de uso sob manejo sustentável. Sua abrangência era de 34.834,42 km², equivalentes a 14,6% da área total do Estado. Com as alterações pré-estabelecidas, esta zona teve sua área reduzida para 25.611,05 Km², equivale aproximadamente a 10,78% da área total do estado, esta diferença de área foi agregada à zona 3;

Figura 05 – Divisão territorial da zona 2 e as respectivas subzonas

Fonte: 21 anos de ZSEE/RO, Mapa e dados SEDAM/RO (2009)

A zona 3 representada na Figura 06, com as cores Verde claro, verde natural e verde escuro são áreas especiais destinadas à preservação. As Subzonas da Zona 3 são áreas institucionais, constituídas pelas Unidades de Conservação de uso restrito e controlado, previstas e instituídas pela União, Estado e Municípios. Na primeira versão da 2ª aproximação do Zoneamento, abrangia 83.032,86 km², equivalentes a 34,95%, finalizando com uma área de 93.344,11 Km², aproximadamente 39,29% da área total do estado.

Figura 06 – Divisão territorial da zona 3 e as respectivas subzonas

Fonte: 21 anos de ZSEE/RO, Mapa e dados SEDAM/RO (2009)

Com as alterações ocorridas desde a criação da 2º Aproximação do Zoneamento, esta zona teve um acréscimo de áreas, oriundas das criações de novas Unidades de Conservação.

Vale salientar o Acordo de Cooperação entre a União, por Meio do Ministério do Meio Ambiente e o governo do Estado de Rondônia, com interveniência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEMA), para a adequação do ZSEE do Estado de Rondônia, através do qual fica estabelecido que, a título de reserva legal, deve ser observado o mínimo de 80% da propriedade rural, e para fins de recomposição florestal da reserva legal deve-se averbar, observando no mínimo de 50% da propriedade, excluídas, em qualquer caso, as Áreas de Preservação Permanente, os ecótonos, os sítios ecossistemas especialmente protegidos, os locais de expressiva biodiversidade e os corredores ecológicos (SEDAM, 2010).

Nessa definição o zoneamento ficou dividido em três zonas, e estas, subdivididas em nove subzonas, caracterizadas pelo grau de ocupação, vulnerabilidade ambiental e aptidão de uso, bem como pelas Unidades de Conservação, compreendidas segundo apresenta-se no Quadro 01 a seguir:

Quadro 01 - Composição do Zoneamento Socioeconômico de Rondônia

Zonas Ações a serem desenvolvidas Área-Km² Área/total

% Tipo/Cobertura

Subzona 1 áreas utilizadas, principalmente, para exploração agropecuária, com grau variável de ocupação, vulnerabilidade ambiental e aptidão de uso a seguir definidas:

1.1 Infraestrutura p/ atividade

agropecuária, agrícola e urbana 61.417,35 25,75

Composta de áreas que

34.834,42 14,60 Composta de áreas de uso especial.

Subzona 2 são áreas destinadas à conservação dos recursos naturais, passíveis de uso sob manejo sustentável, a seguir definidas:

Subzona 3 são áreas institucionais, constituídas pelas Unidades de Conservação de uso restrito e controlado, previstas e instituídas pela União, Estados e Municípios, a seguir definidas:

3.1

Fonte: Elaborado pela autora, dados publicados pela SEPLAN, 2006.

O Quadro 01 mostra com mais detalhes a composição do ZSEE/RO, bem como os processos a serem desenvolvidos, o total de área (Km²) por cada zona e, consequentemente por suas subzonas, e o total em percentual da área territorial do estado, demarcando, assim, o tipo de cobertura composta pelo ecossistema de cada área.

Vale salientar, que foi diante das caracterizações definidas nas zonas 1, 2 e 3 e suas subzonas respectivas do ZSEE/RO, que o Programa da Cidadania teve a base para o estudo e definição dos territórios rurais.

No entanto, diante do crescimento acelerado no estado de Rondônia, nova aproximação de zoneamento está sendo proposta pelo governo do estado, conforme Decreto nº. 16.694, de 26 de abril de 2012, que cria o Grupo Ocupacional Transitório (GOT), para execução e acompanhamento das atividades inerentes à atualização do ZSEE/RO.