• Nenhum resultado encontrado

Grupo 3 - Respondentes (EPS 06) – representante prestador de serviços

5.3 Avaliação do PTDRS e PTC nos aspectos, econômicos, políticos, social e infraestrutura – 4ª parte do questionário infraestrutura – 4ª parte do questionário

5.3.2 Resultados da primeira fase da pesquisa

Os primeiros ofícios foram entregues em março de (2011) e reiterados em setembro de (2011), a tentativa de obtenção das respostas aos ofícios por meio formal, foi frustrada. Várias foram às idas às repartições públicas para conseguir respostas aos ofícios, da disponibilização de material teórico com dados e/ou a

indicação de fontes bibliográficas, como também as entrevistas com os técnicos e/ou representantes (secretários) dos órgãos públicos.

Diante da insegurança em poder, ou não, disponibilizar material de resultados e dos projetos implementados pelo governo, não foram disponibilizados, com a promessa de entregar depois e/ou já publicados, com exceção da EMATER/RO, da CEPLAC e da Delegacia do MDA em Rondônia.

Ante do objetivo da pesquisa e na evidência dos constrangimentos e transtornos na obtenção dos materiais editados, como também nas entrevistas, e da negação por meios formais, como desafio, iniciou-se a busca de dados através das seguintes fontes:

 Contribuição da Superintendência Regional do INCRA/RO: o ofício foi encaminhado ao superintendente Regional de Rondônia, que autorizou dois setores a contribuírem com a pesquisa: setor de projetos e gestão, não se obteve êxito – o acesso ao setor, por três vezes, foi bloqueado e a autora impedida de falar com a chefa da seção pela secretaria/recepcionista por não ter recebido nenhum documento de autorização pelo superintendente; que iria adiantar o assunto para a chefa; não tinha as informações solicitadas.

Segundo outros contatos, este setor gerencia todos os projetos de desenvolvimento implementados pelo INCRA no estado; e do setor “projetos fundiários” recebeu-se a contribuição do Sr. Jose Lopes, que indicou uma fonte bibliográfica – de sua autoria -, sob o título “Rondônia Geopolítica e Estrutura Fundiária”. Falou com entusiasmo dos projetos implementados e gerenciados por ele no período de colonização e início de desenvolvimento do estado, ou seja, no período de 1970 a 2000. Colocou-se, ainda, à disposição para contribuir com outros dados informativos.

 Contribuição da CEPLAC/RO – o ofício foi encaminhado ao Superintendente, que o encaminhou ao Centro de Extensão Rural e de Pesquisa. Os engenheiros, Caio Márcio Almeida, Paulo Gil Matos e Wilson Destro, atenderam à solicitação e se colocaram à disposição para a entrevista. Na oportunidade foi publicando um livro sobre “Contribuição da CEPLAC para o Processo de Colonização de Rondônia: 40 Anos de História e Prospectiva”, que traz um desfecho dos projetos de desenvolvimento implementados pela CEPLAC no ano de 1971, com a criação do Programa de Integração Nacional

(PIN) pelo governo federal a 2011, com o Fortalecimento da Agricultura Familiar.

 Contribuição da EMATER/RO – o ofício também foi encaminhado ao secretário, que concedeu a entrevista e orientou o departamento de projetos para o atendimento por técnicos que se colocaram à disposição. Várias foram as idas a este departamento, não conseguindo nenhum material. Os técnicos alegavam que tudo que tinham já estava publicado. Não informaram sequer uma fonte para pesquisa. Na insistência e por entender que esta unidade poderia contribuir, foram procurados outros setores. No setor de comunicação, os técnicos foram receptivos e disponibilizaram materiais editados e informatizados;

 Contribuição da SEPLAN/RO – ofício encaminhado ao secretário, o qual foi protocolado na recepção da secretaria. O ofício foi extraviado. Novamente foi entregue outro ofício, sem êxito. A secretaria estava em uma nova gestão, com a administração de início de governo, com nomeação de outra equipe de trabalho que, infelizmente, ainda estavam se adaptando aos procedimentos da secretaria. Em setembro de 2011 houve reiteração de ofício, sem êxito.

 Contribuição da DMDA - o ofício foi encaminhado ao Delegado em exercício.

O delegado atendeu à solicitação juntamente com a articuladora dos TCs/RO.

Os dois representantes concederam uma entrevista em que foi falado dos projetos implementados pelo governo federal pelo PTC, de 2003 a 2010.

Nenhum material foi fornecido, além dos já disponibilizados e publicados pela internet, no site do MDA. Em outro momento, o delegado fez a indicação do livro de Echeverr, Rafael e Ribeiro, Maria Pilar, sob o título: Ruralidade, Territorialidade e Desenvolvimento Sustentável, com a disponibilização ainda de CDs com os filmes: “Territórios Rurais” e “Territórios da Cidadania.”

 Contribuição SEAD – o ofício foi encaminhado ao secretário. O secretário em exercício atendeu à solicitação e falou ter participado da coordenação e representação do TCC/RO, e que acompanhou vários projetos

implementados no território, mas que infelizmente não teria como disponibilizar este material.

 Contribuição da SEAGRI - o ofício foi encaminhado ao secretário, que possuía um vasto conteúdo informativo e participativo e falou dos projetos implementados pelo governo. O secretário também acompanhou vários projetos de desenvolvimento do estado. Era um dos articuladores do TC/RO.

Colocou-se à disposição e falou de alguns projetos de desenvolvimento do estado, mas que, também não teria como disponibilizar estes materiais.

 Contribuição SEMAGRI - o ofício foi encaminhado ao secretário, que concedeu a entrevista informando sobre os projetos da prefeitura no PTC, acompanhava o programa, mas era muito cedo para se falar dos resultados.

Indicou a Delegacia do MDA como Banco de Dados.

 Contribuição do Centro de Estudo Rioterra – O ofício foi entregue ao coordenador do Centro de Estudos, que concedeu a entrevista e falou da implantação do PTDRS no PTC do estado. Acompanha a implementação dessas políticas públicas com a coordenação das oficinas dos mesmos.

As dificuldades para realização desta fase, em alguns momentos pediam a desistência deste processo, mas, diante do desafio proposto e intermediação dos contatos para entrevistas, obteve-se o êxito do trabalho.

Diante dos debates contemporâneos sobre as políticas territoriais no Brasil, tendo como objetivo dinamizar a participação da sociedade civil nas políticas de desenvolvimento rural, a pesquisa deu continuidade com as entrevistas da sociedade civil de cada representação (Associações, Sindicato e Federação) dos dois Territórios - Central de Rondônia e Madeira Mamoré.