• Nenhum resultado encontrado

5 O CASO DA FAZENDA CERRO DO TIGRE (FCT)

5.3 Por que a PML está sendo adotada na FCT?

5.3.1 As motivações

Relativamente às motivações dos gestores para adotarem a PML, aplicou-se, primeiramente, um teste chamado “Motivos em Jogo” (ver Anexo C, p.141), com o fim de identificar quais eram os tipos de necessidades dos gestores, conforme a Teoria das Necessidades de McClelland (Anexo C, p. 141).

Os gestores testados estão assim divididos, em termos de tipos de necessidades: dois possuem alta necessidade de realização; dois, alta necessidade de afiliação e um é ambivalente, tendendo para uma alta necessidade de poder. Conforme os resultados encontrados, os gestores dividem-se em três categorias (Quadro 12, a seguir), de acordo com a referida teoria:

Características Motivacionais Características de Conduta Alta necessidade de Realização

Regular necessidade de Poder Baixa necessidade de Afiliação

INOVADORAS, EMPREENDEDORAS 2 gestores apresentam estas características

Alta necessidade de Afiliação Regular necessidade de Realização Baixa necessidade de Poder

INTEGRADORAS, CAPACIDADE DE COORDENAÇÃO DO TRABALHO DOS OUTROS

2 gestores apresentam estas características Alta necessidade de Poder e Afiliação AMBIVALÊNCIA

1 gestor apresenta esta característica Quadro 12. Características motivacionais e características de conduta dos gestores.

Fonte: Pesquisa de campo (teste aplicado nos entrevistados).

Pode-se dizer que a empresa encontra-se bem respaldada quanto às características motivacionais e de conduta de seus gestores, devido ao fato de dois deles possuírem alta necessidade de Realização. São estes dois gestores que têm contribuído para que a PML esteja sendo adotada na empresa (Ivo Mello é responsável pela produção de arroz e Júnior pelo cultivo direto na coxilha, além da produção de morangos ecológicos). Com a atuação dos mesmos é que tem ocorrido o desenvolvimento de atividades inovadoras e empreendedoras neste sentido.

Faz-se importante ressaltar, também, o equilíbrio existente entre os gestores e suas características. Entende-se que ocorre uma complementaridade entre eles. Isto pode ser um fator-chave que contribui para uma constatada harmonia entre os gestores da empresa. Esta harmonia, inclusive, foi ressaltada pelos terceiros.

Tomando-se por base as características de conduta das pessoas que movimentam-se pelo motivo de realização, mencionadas na Teoria das Necessidades de McClelland (Anexo C, p. 141), constatou-se que os gestores têm o desejo de (i) “fazer melhor”; (ii) de alcançar ou ultrapassar um padrão de excelência auto-imposto; (iii) de fazer algo singular, único; (iv) de estar envolvidos no aperfeiçoamento da própria carreira profissional. Isto pode ser observado nas citações a seguir:

2. É, nós estamos aprimorando. Estamos buscando qualidade sempre. É uma coisa que tu tens que buscar. (i, ii)

3. Eu acho também que é uma certa quebra de paradigma. Quando eu fui visitar uns produtores em (...) tu fala em não usar produtos químicos para o pessoal de lá e é a mesma coisa que dizer para eles pararem de plantar, porque não têm condições. (iii)

4. ...muitas coisas que a gente olhava e ia enxergando que estava errada na empresa. A maneira de conduzir, entendeu. Então tu ias identificando isso, e eu dizia: não, espera aí, vamos fazer diferente! (i)

5. A gente assiste palestras, faz viagens, vê coisas que estão sendo feitas em outros lugares, vai vendo exemplos e tudo e daí tu vai vendo o que é certo ou errado e vai tirando as tuas conclusões e aí, vai trazendo para a empresa. (iv)

6. Não é porque tu está ganhando dinheiro que tu não vê que têm alguns probleminhas que estão acontecendo e que tu tem que ir vendo como é que tu pode melhorar. (i, ii)

Nas atitudes das pessoas que estão voltadas para o motivo de realização, tem-se que, (i) assumem responsabilidade pessoal por sua ações; (ii) assumem riscos moderados; (iii) procuram feedback de suas ações; (iv) procuram fazer as coisas de maneira criativa e inovadora. Eis o que foi dito pelos gestores:

7. Eu tinha uma meta, tinha um objetivo... mas eu não estava achando a maneira... Mas, no ano passado, - eu agora achei a maneira - e o Sr. Eurico sentiu segurança em mim e apostou em mim, dizendo que ele acha que eu estou certo. (i, iii)

8. Mas é que tu tens um risco calculado. Então, tu pega uma informação de um lado, pega de outro, acaba somando, juntando, e tu corre um risco. É claro que tu corre um risco! Mas esse risco tem um embasamento em alguma coisa, a informação. Então, tu sempre tem algo para te espelhar. Em cima daquilo ali, tu

apropria para a tua propriedade, para a tua cultura, e acaba fazendo. Então tu corre um risco, mas ele é uma coisa assim... calculada. (i, ii)

9. Porque até uma determinada época eu era assim meio .... as minhas idéias eram... muito... talvez arrojadas! (iv)

10. Com alternativas, tu consegue produzir e ter os ganhos que eles têm.

Num primeiro momento, não é te impossibilitar de ganhar. É tu ter que pensar que alternativas tu podes utilizar para ter aqueles mesmos ganhos, sem prejudicar. (iv)

Com base na teoria expressa no Anexo C, p. 141, e salientando-se que, embora os seres humanos sejam seres complexos, pode-se reduzir as teorias comportamentais e motivacionais a uma fórmula, apresentada por Culligan et al. (1988, p. 77, 78), qual seja: M + N + P = PP. A seguir, faz-se o desmembramento dos termos desta fórmula:

1) M = Meta (empresarial ou comportamental):

Esta meta foi identificada como a vontade de utilizar dentro da FCT, cada vez mais, os princípios da PML. Isto foi assim exposto pelo gestor Ivo Mello, que doravante será o alvo principal desta identificação:

11. Nós queremos ter uma produção ISO 14000, ISO 18000, ISO sei o que lá! Então nós queremos produzir dentro destas normas. Mas elas são dinâmicas, elas não são fechadas. Isso vai modificar a tecnologia. A modificação tecnológica é muito grande. Então esse vai ser nosso objetivo de produção. É ter uma qualidade de produto, qualidade de ambiente e qualidade social.

É certo e admitido que grande parte da produção atual ainda não pode ser considerada como totalmente limpa, pois ainda são utilizados alguns tipos de agroquímicos, tais como fertilizantes e herbicidas (ver Anexo J, p. 162, recente pesquisa sobre o impacto ambiental de herbicidas).

Contudo, faz-se preciso ressaltar que sem a utilização de herbicidas não há plantio direto com cultivo mínimo de arroz irrigado. Na FCT, são utilizados apenas os herbicidas que possuem tarja azul e/ou verde, ou seja, os menos tóxicos (ver Anexo L, p. 163, classificação dos herbicidas). Entretanto, comparativamente com o sistema convencional, esta forma de implantar a lavoura é considerada como uma tecnologia de baixo impacto. Ou seja, ela é considerada como menos agressiva ao meio ambiente, pois é edificante do solo, além de poupadora de energia, como poderá ser visto mais adiante, na parte relativa aos resultados.

É no sentido de chegar a meta de ter uma produção cada vez mais limpa que estão sendo feitas experiências e tentativas na FCT. Na safra de 1997/98, duas experiências foram testadas pela primeira vez - o transplante de mudas e a rizipiscicultura - como pôde ser observado no Quadro 10, p. 63. Com estas inovações, espera-se que ocorra a redução ou, até mesmo, a eliminação do uso de herbicidas.

2) N = Necessidades (tangíveis e intangíveis):

Estas necessidades dizem respeito à vontade de realizar alguma coisa. Identificou-se no gestor Ivo Mello, que é o responsável pela produção orizícola da FCT, uma vontade de provar para si mesmo e para a comunidade onde ele tem influência, que é possível adotar uma PML e, com isto, obter resultados financeiros, além de resultados ambientais.

12. ...porque eu acho que alguém tem que ajudar a construir o processo. A gente, então, tem que dar a nossa parcela. Mas nós estamos fazendo tudo. Nós estamos fazendo esse mercado, investindo nisso.

Pode-se dizer que esta é uma das lutas de Ivo Mello. Ou seja, fazer com que os outros produtores também incorporem este novo paradigma produtivo. Neste sentido, ele tem realizado diversas palestras, tanto no RS como em outros Estados do Brasil, e, inclusive, no exterior (ver Anexo M, p. 164), relação das palestras proferidas por Ivo Mello), além de ter escrito artigos para revistas especializadas (ver em “Mello”, na Bibliografia).

3) P = Prêmios (o que há nisso para mim?):

No caso do gestor Ivo Mello, seu prêmio será conseguir obter o reconhecimento de cada vez mais produtores rurais, bem como da comunidade onde ele atua33, a fim de que estes também engajem-se neste novo paradigma produtivo. Isto pode ser depreendido através das seguintes afirmações, obtidas tanto com o Ivo Mello (G) quanto com os terceiros (T).

13. (G) Eu fui parar em Cuba por causa da Coolméia. O conhecimento, as pessoas, o horizonte que abriu lá em Cuba para mim foi por causa da Coolméia. Se eles não confiassem em mim, eles nunca iam me indicar para ir.

Eu acho que é uma via de duas mãos. Assim como eles têm dificuldades, eu também estou tentando prestar aquilo que eu sei de gerenciamento, de

33 Neste sentido, cabe mencionar que em 01 de junho de 1998 Ivo Mello foi agraciado com o título de “Cidadão Alegretense”

concedido pela Câmara de Vereadores de Alegrete, RS. Esta é uma prova contundente do reconhecimento de suas atividades.

beneficiamento, de industrialização de arroz. Eu estou tentando aportar para eles para que eles deslanchem. (Ivo Mello)

14. (T) Eles sempre participam de cursos da qualidade e isso é outra questão importantíssima. Uma empresa rural estar preocupada em implementar um programa de qualidade total... e quando ele pensa em implementar um programa de qualidade total, eu tenho certeza que ele está pensando, principalmente, é em mostrar para todas as pessoas a importância que tem esse programa. É quando ele envolve todas as pessoas, todos os níveis, e mostra a importância do comprometimento que cada um de nós tem que ter consigo, com o outro e com a própria comunidade. Então, eu vejo que esse é outro fator de relevância na FCT, é essa preocupação com programas de qualidade. É a participação deles dentro da comunidade. Por ex., no Comitê Regional da Fronteira Oeste nós fazemos um trabalho de dedicação e de cidadania para a comunidade, quando a gente trabalha nos nossos intervalos de final de tarde, quando se trabalha de manhãzinha cedo, quando tu faz as coisas que não te impedem de desenvolver o teu trabalho na tua instituição, no teu local de trabalho. É um trabalho voluntário! Tu está trabalhando para a comunidade e pensando no sucesso de todos. O próprio Conselho de Agropecuária também, que ele preside, é outro trabalho de dedicação voluntária. As pessoas estão ali para pensar melhorias, para pensar possibilidades de reverter determinados quadros. Isso aí acho que é uma coisa importante.

15. (T) Então, o Ivo Mello não é alguém assim que esteja se lançando sozinho. Ele está mostrando para todos os agricultores. Aqueles que querem enxergar, enxergam. Se vão fazer, não se sabe. Mas eles têm a oportunidade de ver, através da FCT.

16. (T) Nós temos áreas aqui na nossa região que não têm um maior aproveitamento por falta de interesse, porque as informações são transmitidas.

Tanto através da FCT e seus diretores como pelo pessoal técnico, que trabalha com eles, e que também difunde isso. Mas hoje nós não temos ainda nem 10%

dos agricultores voltados para esse objetivo.

4) PP = Procedimento produtivo (procedimento altamente motivado, entusiástico, esforçado, determinado, vigoroso, firme e produtivo):

A motivação e o entusiasmo em adotar uma PML, principalmente por parte do gestor Ivo Mello, foi claramente identificada através de entrevistas realizadas com os terceiros. A estas pessoas pediu-se que emitissem sua opinião sobre “a motivação dos gestores da FCT em praticar uma PML”. Eis alguns depoimentos:

17. Eu colocaria assim, mais na pessoa do Dr. Ivo Mello, que é uma pessoa que a gente tem feito trabalhos dentro da comunidade e dentro do Comitê Regional da Fronteira Oeste da Qualidade e da Produtividade34 e outras ações, como o Conselho de Agropecuária. Eu tenho tido ele como uma pessoa extremamente motivada. Ele é entusiasmado, nós poderíamos dizer. Ele é

34 A FCT assinou o Termo de Adesão ao PGQP (Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade) nº 1363, em 17-01-1996.

entusiasmado! É uma pessoa que passa aquela vontade de fazer as coisas e mostra o quanto é possível fazer.

18. A motivação do pessoal da administração é 100%. A motivação está sempre se buscando. Eles estão sempre buscando lugares para ir, congressos, buscando opiniões e pessoas que nos ajudem, para produzir um produto com qualidade, mas sem ter, vamos dizer, agrotóxicos. A motivação deles é excelente.

Eles estão sempre buscando.

19. ...especialmente com a presença do Ivo... que tem uma mentalidade, assim como toda a equipe... - a filosofia da propriedade é uma filosofia totalmente avançada - e avançada no bom sentido! É bom que se diga isto! E nas questões ambientais, então, nem se fala. Eu acho que a filosofia de trabalho da FCT é um diferencial enorme entre o que eles pensam e a grande maioria pensa. Então eles hoje, para mim, na questão ambiental, eles são modelo, eles são parâmetro, de como deve ser conduzida a produção primária com a proteção natural, a ecologia, e o meio ambiente.

20. A questão motivacional você pode ter certeza, é a melhor, comparando com o agricultor tradicional e o agricultor de vanguarda. No meu ponto de vista eu considero eles como agricultores de vanguarda. Introduzindo a tecnologia e se voltando para a parte da produção mais limpa. E a motivação deles é superior. Tanto na parte dos dirigentes como na parte do pessoal, do operacional. E permite que exista uma integração entre fornecedores e isso elevou bastante o nosso relacionamento comercial.