• Nenhum resultado encontrado

As práticas de gestão do conhecimento pessoal dos docentes UC

No documento Download/Open (páginas 134-138)

5. ANÁLISE DOS DADOS

5.3. Análise de dados: Universidade Corporativa

5.3.2. Descrição das categorias analíticas UC

5.3.2.4. As práticas de gestão do conhecimento pessoal dos docentes UC

A partir dos relatos das entrevistas buscou-se identificar as principais práticas de gestão do conhecimento pessoal utilizadas pelos docentes, a fim de responder ao objetivo específico “a) Levantar as práticas de gestão do conhecimento pessoal dos grupos estudados”.

Em relação às práticas de gestão do conhecimento pessoal foram identificados 03 tipos a partir dos resultados da pesquisa: relação com outros indivíduos; processos e uso de ferramentas tecnológicas.

A relação com outros indivíduos acontece a partir da interação dos sujeitos com seus pares através da observação e troca de experiências entres estes. Esta relação se constitui na networking que os indivíduos estabelecem ao longo do tempo, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. Esta interação também acontece em seminários, congressos e fóruns que o indivíduo participa, além dos meios virtuais

como fóruns temáticos e grupos de debate online e páginas pessoais (blogs) que os entrevistados acompanham.

“Eu já vi que tudo o que eu preciso não está ou nos livros ou não está nos cursos está às vezes em bater papo, no bate papo com o pessoal. [...] Então no contato, na interação você aprende muita coisa. [...] Eu sempre achei que eu aprendia mais quando eu conversava.” (EUC002, l.448-450, p.13)

“E eu participo também de alguns fóruns acadêmicos na, na, nas faculdades de geologia no Brasil, né, que tem fóruns que explicam como é que esta sendo o ensino de geologia nas universidades brasileiras, né.” (EUC001, l.314-317, p.10)

“Ah, acho que como quase todo mundo. Através de Internet, buscando novas palestras, eventos. Semana que vem mesmo vou participar de um evento sobre segurança e eletricidade. [...] vou fazer um evento externo, uma viagem externa sobre segurança.” (EUC007, l. 184-187, p. 7)

Os processos são desenvolvidos de forma individual pelos entrevistados para gerir o conhecimento pessoal destacando-se atitudes como: manter um repositório de informações, procurar manter-se atualizado, sair do escritório e ir a campo vivenciar e aplicar na prática os conhecimentos, converter o conhecimento e torna-lo acessível aos outros, compartilhar experiências com os pares, observar o contexto que se está inserido e se antecipar buscando conhecimentos que possam ser úteis no futuro, sendo estas práticas próprias de cada indivíduo.

“Então hoje eu faço muito, muita da minha gestão desse processo de gestão pessoal do conhecimento é através de mapas conceituais, né. Procuro construir hoje as estruturas conceituais, os mapas conceituais sobre as áreas, né. Mesmo de uma maneira tácita, né. Eu estou ouvindo uma palestra. Eu estou é ... seja na minha área técnica ou sobre uma área de gestão. E estou procurando já alinhavar como que os conceitos se relacionam, quais são os principais links, quais são pelo menos os principais conceitos daquela área. E depois já construir algumas estruturas conceituais, alguns mapas conceituais daquela área.” (EUC001, l. 280-288, p.9-10)

“A cada desafio novo eu tenho que fazer o ciclo do conhecimento, eu tenho que procurar. Organizar um curso. Eu já vou ver tudo que tem pronto, tudo que tem de melhor. Vou tentar conversar com as pessoas, procurar livros. Vou na biblioteca, peço a pesquisa formal. [...] Então por exemplo , livros, eu sei

mais ou menos as editoras da minha área. Então eu passeio pelas editoras, passeio pelo site das editoras. Campus , Qualitymark. Eu vejo que que está lançando na minha área. Quando eu faço essa coleta de conteúdo eu trago muito conteúdo e meio que eu faço a minha documentação. Olha, sobre isso eu achei isso , isso e isso. No google eu achei isso e isso de vídeos. Livros, papers, exercícios, não sei o que. E eu construo ali uma coletânea de objetos de aprendizagem daquele assunto, e guardo aquilo. Volta e meia eu leio alguma coisa, aprendo alguma coisa e vou acrescentando ali.” (EUC002, l.755-769, p.20)

“Que eu faço é uma coisa que eu faço porque quero ter o hábito de materializar praticamente tudo aquilo que eu estou trabalhando. Por exemplo, eu estou trabalhando na confecção de um curso, alguma coisa assim e todo aquele passo a passo do que eu estou fazendo eu procuro fundamentar tudo e documentar pra que qualquer outra pessoa possa dar continuidade aquilo.” (EUC005, l.300-304, p.10)

E por último o uso de ferramentas tecnológicas na prática de gestão do conhecimento pessoal também é bastante evidenciado pelos participantes sendo citados: o uso da internet, utilização de ferramentas de busca online, dispositivos de armazenamento de dados físicos e virtuais, backup de informação, manutenção de banco de dados, e utilização de diversas mídias como internet, tv, rádio para manterem- se informados.

“Então, basicamente é as mídias convencionais, jornais, sites. É, pesquisas na internet. [...]. Basicamente hoje é jornal e pesquisa na internet, né.” (EUC003, l.395-399, p.12)

“Acho que é importante ouvir notícias no rádio também que a maneira como o rádio veicula é diferente da televisão. Eu assisto noticiário na tv, no rádio também, CBN, né. E a gente vai atrás das informações assim.”(EUC001, l. 256-259, p.9)

Como forma de se manterem atualizados em relação aos seus conhecimentos os entrevistados recorrem às mesmas práticas de PKM já listadas como interação pessoal, processos e ferramentas tecnológicas. Como destaca o entrevistado EUC001:

Como que a gente se mantem atualizado? Artigos, né, revistas, contatos com os colegas, seminários conjuntos. Esta participando disso, né. E tá

equilibrando esta participação. Congressos nacionais, congressos internacionais, né. (EUC001, l.401-404, p.12)

Os principais achados sobre as práticas de PKM é representado no Quadro 16 :

Quadro 16 - As práticas de gestão do conhecimento pessoal dos docentes UC Código Rótulo da

categoria

Descrição da categoria

Texto ou dados associados à categoria Links Cat_45 As práticas de gestão do conhecimento pessoal dos docentes UC Forma como os docentes UC praticam PKM

Os trechos das categorias de 2ª ordem exemplificam esta categoria

sub_cat5.1; sub_cat5.2; sub_cat5.3;

Sub_cat4.1 Relação com outros indivíduos Os docentes UC realizam PKM ao se relacionarem em seu networking

“[...] contato com outros colegas de trabalho que trabalham também em áreas afim ou até mesmo com as mesmas disciplinas.”( EUC004, l.173- 175, p.7)

“A gente tem que fazer isso. É uma parceria com as áreas. Isso tanto com as áreas corporativas quanto com as áreas operacionais. Que trazem, que dão subsídios pras aulas. A parte corporativa a gente tem reuniões, tem comitês, grupos de trabalho. A gente está sempre discutindo as mudanças que esta acontecendo na empresa, as tendências.” (EUC006, l. 159-163, p.7) Cat4.1 Sub_cat4.2 Processos PKM é praticada a partir de processos pessoais realizados pelos docentes UC

“Então, eu lembro especificamente assim de uma, de um período que eu estava lá no (nome) trabalhando no laboratório, mas queria fazer um doutorado numa certa área, né. Eu não tinha ainda o cenário aonde que seria e quando que seria isso. Mas, eu já comecei a pesquisar os temas nas revistas especializadas na biblioteca do (nome) [...] Então isso é uma coisa que eu faço, né, perante qualquer coisa que esta se apresentando pra um futuro próximo, né. Se antecipar um pouco em torno das temáticas que envolve aqueles conceitos, os principais conceitos e digamos assim e dificuldade

Cat4.1

5

Código Rótulo da categoria

Descrição da categoria

Texto ou dados associados à categoria

Links

que podem aparecer em torno daquele tema, ne.” (EUC001, l. 22-232, p.8)

Sub_cat4.3 Uso de ferramentas tecnológicas Os docentes UC utilizam ferramentas tecnológicas para realizar PKM

“[...] porque a maioria das informações que eu tenho hoje são informações digitais. Eu diria que 55% hoje das informações que eu tenho estão em meio digital, 45 % estão em meios físicos, livros ou apostilas. E saber onde está isso, né, e quais são importantes pro que eu vou fazer. Essa é a gestão que eu faço.”(EUC007, l.99- 103, p.5)

Cat4.1

Fonte: Dados da pesquisa

5.3.2.5. A gestão do conhecimento pessoal aplicada à atividade

No documento Download/Open (páginas 134-138)