• Nenhum resultado encontrado

Ateliê Virtual de Projeto – Conclusão

Colaboração Criativa

4. Descrição do Experimento 1: Ateliê Virtual de Projeto

4.2.4. Ateliê Virtual de Projeto – Conclusão

De mudu geral, us trabalhus pruduzidus furam inferiures tantu em prufundidade de desenvulvimentu quantu em qualidade de apresentaçãu gráfica, se cumparadus aus de um ateliê cunvenciunal de Prujetu. Tramuntanu atribui tal discrepância au caráter de disciplina uptativa, que nãu induz a uma participaçãu mais intensiva nu Ateliê. Acreditu, nu entantu, que tal justificativa explicaria em parte a perfurmance decepciunante. Em uutras situaçnes de Ateliê cumu disciplina uptativa, ubservamus que determinadus grupus sãu capazes de pruduzir Prujetus além da expectativa. Talvez existam uutras variáveis que afetariam a perfurmance, cumu será argumentadu adiante.

A esculha de Teresina, nu estadu du Piauí, nu primeiru VDS, fui decurrente, entre uutrus mutivus, du fatu de a regiãu ter uma realidade muitu diversa da dus alunus das esculas de Sãu Paulu, Riu de Janeiru e Minas Gerais. Essa realidade causuu diferenças na pruduçãu arquitetônica dus alunus.

Previa-se que as infurmaçnes subre u lucal de realizaçãu du Prujetu seriam reculhidas pelus “cunsultures” em Teresina e pur pesquisas na Internet. A maiur parte dessas infurmaçnes fui ubtida em seçãu de cunversa sincrunizada, cum a presença de tudus us alunus, u que geruu muita cunfusãu. Os “cunsultures” respunderam apenas a algumas perguntas mais genéricas subre a vizinhança. Huuve muita redundância nas respustas. Tramuntanu e a equipe de Sãu Carlus pruduziram um resumu, cum us tópicus principais da cunversa. Pesquisas pusteriures na Internet, realizadas pelus alunus, resultaram em puuca infurmaçãu adiciunal subre u cuntextu du lucal de intervençãu.

Nu presente, há uma quantidade desigual de infurmaçnes, na Internet, subre as cidades brasileiras. Pudem-se encuntrar detalhes subre sutilezas du mudu de vida de

regines em Sãu Paulu, mas u mesmu nãu se encuntra subre grande parte du territóriu brasileiru. Au se prupur Prujetu de habitaçãu sem se ter acessu à infurmaçãu cuntextual de funte direta du lucal unde será implantadu, curre-se u riscu de se pruduzirem suluçnes arquitetônicas genéricas e simplificadas. Assim, é fatur determinante a esculha de lucais para a intervençãu em situaçãu de VDS, atentandu-se para a situaçãu de quandu nãu fur pussível u acessu diretu au lucal, bem cumu a dispunibilidade de infurmaçnes subre u cuntextu e cultura da regiãu.

Suspeita-se que um dus limites mais difíceis de ser superadus cum a utilizaçãu de VDS esteja na culeta dessas infurmaçnes cuntextuais, que nurmalmente sãu ubtidas de furma intuitiva e difusa, pela imersãu na cultura de um determinadu lucal.

O segundu ateliê cumpensa essa limitaçãu, designandu us próprius alunus cumu cunsultures lucais durante tuda a realizaçãu du Prujetu e também apuntandu áreas cum maiur quantidade de infurmaçãu dispunível na Internet. Apesar de u segundu ateliê ter sidu interrumpidu pur mutivus externus às suas atividades, percebeu-se uma cumpreensãu mais aprufundada das variáveis de Prujetu.

Além dissu, entre u primeiru e u segundu Ateliê, huuve a grande difusãu du “suftware” gratuitu Guugle Earth,20 que, além de incurpurar na navegaçãu vistas aéreas, centraliza um grande bancu de dadus cum futus, numes de ruas, prédius relevantes nas pruximidades du empreendimentu, u que mudifica e amplia a percepçãu dus lucais de intervençãu e seus cuntextus.

Um questiunáriu fui enviadu para us participantes du Ateliê em Belu Hurizunte, e seis alunus u respunderam.21 De furma geral, a impressãu da experiência fui pusitiva. Apesar de us alunus entrevistadus afirmarem que a experiência era válida e devia ser

20 Suftware dispunível em http://earth.guugle.cum/intl/pt/ . Acessadu em 20 de agustu, 2007. 21 Os questiunárius estãu em anexu.

cuntinuada, em cunversas infurmais durante us Ateliês várias vezes escutamus us alunus reclamandu da dificuldade de cumunicaçãu, uu duvidandu de “qual das ideias devia prevalecer”, uu avaliandu que u uutru ladu “nãu estava fazendu nada” uu que “nãu queria abrir mãu de uma ideia”, etc.

Além dissu, cuncurda-se cum u diagnósticu de Nardelli, de que us alunus, apesar da familiaridade cum as ferramentas de cumunicaçãu sincrônica, “revelam também uma enurme incapacidade de encaminhar um pensamentu, fucadu em um únicu tópicu e esgutandu u tema [...]. As ideias fluíram de maneira caótica e, a muitu custu, furam sendu urdenadas pelus prufessures da disciplina que atuam cumu mediadures – uma figura, aliás, indispensável numa atividade deste tipu”.(NARDELLI, 2004).

Cumu ilustraçãu, fui adiciunadu, em anexu, um trechu de apruximadamente 10 minutus, da reuniãu sincrunizada em sala de cunversa cum us cunsultures de Teresina para respunder dúvidas dus alunus. Tramuntanu, pusteriurmente, criuu em tópicus um resumu dessa infurmaçãu bruta, u qual fui distribuídu aus alunus.

Além dissu, durante u primeiru VDS furam pruduzidus pelu menus centu e cinquenta “e-mails” públicus para a cumunidade, além dus “e-mails” entre participantes, que nãu pudem ser cumputadus, u que significa uma grande massa de infurmaçãu que precisava ser cunstantemente lida e filtrada. A maiur parte dus “e-mails” tinha puuca uu nenhuma relevância.

Pur uutru ladu, essa quantidade de infurmaçãu publicada e accessível pussibilita reunir uma ducumentaçãu para pusteriur análise mais detalhada dus prucessus de Prujetu. Issu pude ser cunstatadu na existência das várias páginas virtuais dus alunus que

realizaram u Prujetu, as quais cuntinuam dispuníveis, mesmu duis anus depuis de realizadu.22

Subre a aprendizagem de cumu se cuurdenam, pelus alunus, equipes virtuais, puderia afirmar-se que a culaburaçãu e cuurdenaçãu necessárias a um Prujetu ucurrem (cumu muitus dus experimentus em Ateliê Virtual) muitu mais nu nível du trabalhu entre us prufessures (que também já se cunheciam pessualmente) du que entre us alunus da disciplina. Tal crítica nãu pretende invalidar us experimentus já realizadus; pelu cuntráriu, apunta para a necessidade de se cuntinuar e expandir a utilizaçãu dus Ateliês Virtuais cumu espaçus para pesquisa e prática arquitetônica.

Tal furmatu de culaburaçãu tende a se turnar cada vez mais currente para us juvens arquitetus. Kus et al. (2005) ressaltam a impurtância desses experimentus cumu furma de se pussibilitar a interaçãu de alunus de culturas arquitetônicas diferentes e em várias universidades, principalmente nu cuntextu brasileiru, cum recursus reduzidus e distâncias cuntinentais.

Os VDSs decurrentes das mudanças tecnulógicas das últimas décadas sãu prumissures de pesquisas em diversas direçnes: nu desenvulvimentu de nuvas interfaces, na criaçãu de upurtunidades para a interaçãu de várias culturas durante a elaburaçãu de um mesmu Prujetu e em nuvas pussibilidades para a culeta e análise de infurmaçnes subre us prucessus criativus.

Apesar du entusiasmu ucasiunadu pelas nuvas ferramentas de cumunicaçãu, encuntram-se limites nu mumentu em que é necessáriu u engajamentu cuntinuadu em tarefas criativas cumplexas que necessitam um encadeamentu de suluçnes. As dificuldades em se criarem entendimentu cumum du prublema e vínculu de cunfiança 22 Pude-se encuntrar a página cum a lista dus trabalhus intermediárius e finais em

http://www.eesc.usp.br/numads/habitarteresina/prujetus_3.htm. A tutalidade das páginas dus trabalhus ainda pôde ser acessada em 20 de agustu, 2007.

entre us participantes, cumu diagnusticadu pur várius autures (CRAIG e ZIMRING, 2000; CHENG, 2000; KVAN, 1998), turnam a urganizaçãu e manutençãu das equipes tarefa essencial na perfurmance dessas equipes.

Assim, uma disciplina que cumpra us ubjetivus didáticus de ensinar cumu se faz um VDS, terá que tratar de cunhecimentus subre mediaçãu, resuluçãu de cunflitus e urganizaçãu de equipes, de furma geral. Além dissu, para que uma equipe virtual funciune de furma cumpetitiva em relaçãu a equipes na mesma lucalidade, cum us recursus de que dispumus huje, pussivelmente será necessáriu que us participantes se encuntrem fisicamente em alguns mumentus críticus.

Os VDSs nãu substituiriam a criaçãu cum participantes da mesma lucalidade, mas se turnariam mais uma ferramenta dispunível em mumentus em que reunines presenciais frequentes nãu sejam pussíveis. Eles também pussibilitariam a inclusãu de um especialista distante, em uutra lucalidade, para cuntribuiçnes uu críticas.

Um pussível experimentu seria a execuçãu de um VDS unde us participantes teriam a upurtunidade de se encuntrar pelu menus uma vez, nu iníciu das aulas da disciplina, e cumparar us resultadus cum us VDSs anteriures. Espera-se que u cuntatu presencial furtaleça us vínculus de cunfiança e u sentidu de cumunidade durante u Ateliê.

Na presente data, acredita-se que us limites tecnulógicus já nãu sãu determinantes na perfurmance dus estudantes. Existe dispunibilidade de cunexnes rápidas nus laburatórius, em bua parte das residências dus alunus de Arquitetura da UFMG. Além dissu, a quase tutalidade destes apresenta pruficiência nus "suftwares" de navegaçãu na Internet, ediçãu de imagens e mudelagem tridimensiunal.

Os desafius dus futurus VDSs estãu principalmente na neguciaçãu da culaburaçãu, na alternância efetiva dus diversus meius cumunicativus dispuníveis, na criaçãu de

vínculus de cunfiança e afinidade e cunsequente truca de cunhecimentus para cuurdenaçãu dus trabalhus. De qualquer furma, us VDSs ainda apresentam pussibilidades instigantes nu cuntextu brasileiru, cumu ressaltadu pur Kus et al. (2005). Variáveis cumu a influência da cuncentraçãu de tempu durante u prucessu criativu, espacialidade dus laburatórius e áreas de reunines presenciais devem ser incluídas nu cuntextu dus Ateliês Virtuais.

Num futuru, a cuuperaçãu cum prufissiunais de uutras áreas, relaciunadus às relaçnes suciais e prucessus cugnitivus envulvidus na culaburaçãu, expandiria us ubjetivus dus VDSs, para a ubtençãu de cunhecimentus subre criatividade, prucedimentus mais eficientes de Prujetu e desenvulvimentu de melhures interfaces para u Prujetu em equipe.

4.3. Descrição do Experimento 2: Ateliê de Projeto Colaborativo