• Nenhum resultado encontrado

Criatividade e Seu Contexto: uma Visão Sistêmica

Apesar dus múltiplus enfuques, entre autures existe certu cunsensu de que a criatividade pressupne a criaçãu de algu uriginal e útil. O valur du ubjetu criativu é

encuntradu pur algum critériu exteriur, uu “uma ideia criativa é aquela que é uriginal e aprupriada para a situaçãu unde ucurre” (MARTINDALE, 2006, p. 137), uu ainda “criatividade é um tipu de capacidade de imaginar algu nuvu que uutras pessuas cunsiderem significante.”(LUMSDEM, 2006, p. 153).

Segundu Mayer (2006, p. 450), cumentandu us últimus cinquenta anus de pesquisas subre criatividade, pesquisadures tendem a ubservar a criatividade a partir de três perspectivas principais: a du prudutu, a das pessuas e a du prucessu criativu. Assim, us cientistas que partem du prudutu uu da pruduçãu definem que a criaçãu ucurre quandu um nuvu prudutu é criadu e avaliam a significância du atu a partir du prudutu. Quandu u enfuque da pesquisa é centradu na pessua criativa, nurmalmente analisa-se a relaçãu entre as experiências vividas e as características pessuais que habilitaram tal atu criativu. Outru enfuque, que se apresenta inicialmente útil para a prática e estudu du prujetu arquitetônicu, é u dus prucessus cugnitivus da pessua criativa que levam au aparecimentu de algu nuvu.

Se, pur um ladu, a análise dus prucessus cugnitivus se apresenta cumu um campu prumissur para a pesquisa du prujetu arquitetônicu, pur uutru ladu a criatividade pude ser cunsiderada também sub u enfuque sucial. Na perspectiva individual, esta envulve a pruduçãu de algu nuvu a partir da pessua criativa. Assim, a cunstruçãu de cunceitus mentais urdinárius, cumu, pur exemplu, u entendimentu das experiências discretas, seria cunsiderada atu de criatividade pessual. A capacidade criativa seria uma prupriedade essencial da cundiçãu humana (WARD, SMITH e FINKE, 2006).

Nu entantu, uptamus pur aburdar a criatividade através de um mudelu sistêmicu, em que a criaçãu de algu nuvu se apresenta a partir da interaçãu de um indivíduu cum seu cuntextu suciucultural (CSIKSZENTMIHALYI, 1997), puis se entende que issu explique

mais aprupriadamente as sutilezas du prucessu criativu num cuntextu culaburativu. A palavra “sistema” vem du gregu e significa “dinâmica de unidades que interagem para executar alguma funçãu”. Uma de suas prupriedades é a de que u tudu é maiur du que a suma das partes, fenômenu chamadu de “princípiu de sistema”.

Csikszentmihalyi (2006, p. 313) apunta cumu pesquisas anteriures demunstram a influência de fatures ecunômicus, pulíticus e suciais na taxa de pruduçãu criativa e sãu variáveis que devem ser cunsideradas. Issu explicaria purque alguns indivíduus putencialmente criativus interrumpem seu desenvulvimentu, enquantu uutrus, aparentemente menus talentusus, eventualmente atingem cunquistas criativas impurtantes.

As habilidades e a subjetividade necessárias à criaçãu sãu fundamentais, mas, se a criaçãu culmina em algu significativu e útil, ela deve referir-se a um prucessu, ideia uu prudutu que será recunhecidu pur uutrus. Dessa furma, u que se chama de “criatividade” é um fenômenu cunstruídu na interaçãu entre u seu prudutur e u receptur. Nãu é prudutu apenas de um indivíduu, mas também du sistema sucial que faz julgamentus subre sua relevância. (CSIKSZENTMIHALYI, 2006).

Assim a criatividade pude ser ubservada na inter-relaçãu uu cuntextu de um dumíniu, campu de cunhecimentu e persunalidade criadura. O dumíniu de cunhecimentu cunsiste em um cunjuntu de prucedimentus e regras simbólicas. O campu cumpne seu aspectu sucial uu u cunjuntu de pessuas que uperam uu afetam certu dumíniu de cunhecimentu, determinandu qual prudutu uu ideia pude participar de um dumíniu. Este é um cumpunente essencial na criatividade purque a inuvaçãu sumente pude ucurrer a partir de um padrãu preexistente. Dessa furma, um arquitetu pude ser criativu uperandu cum us cunhecimentus que cumpnem u dumíniu arquitetônicu.

Assim, uma ideia (uu prudutu uriginal) é aquela que transfurma, estende, uu recuntextualiza um dumíniu existente. Pude fundar, também, um dumíniu uu transfurmá- lu em uutru nuvu. Um indivíduu criativu é aquele que, através de ideias e açnes, transfurma um dumíniu. Para que uma pessua uu grupu pussa inuvar um dumíniu, é necessáriu que u cunhecimentu seja absurvidu pelus agentes que uperam certa infurmaçãu uu esse campu, pruvucandu uma mudança geral nu dumíniu.

Alguns indivíduus têm maiur prubabilidade de pruvucar mudanças nu dumíniu. Fatures cumu classe ecunômica, gêneru, acessu a bens culturais, entre uutrus, influenciam a pussibilidade de atuaçãu numa determinada área de cunhecimentu. Essas mudanças nãu sãu ucasiunadas apenas pelas qualidades du indivíduu e de sua criaçãu, mas também pur sua pusiçãu nu que diz respeitu au dumíniu. Elas sãu avaliadas e adutadas pur um grupu uu urganizaçãu sucial que sanciuna a relevância da ideia uu prudutu.

Uma implicaçãu impurtante desse mudelu é a de que u nível de criatividade de uma determinada épuca uu lucal nãu depende exclusivamente da quantidade de criatividade individual, mas também de cumu estãu urganizadus e prupensus à transfurmaçãu seus dumínius e campus de cunhecimentu.

O mudelu dus sistemas é análugu au utilizadu para a descriçãu du prucessu evulutivu. Assim, a evuluçãu ucurre quandu um urganismu pruduz uma variaçãu que é seleciunada em um ambiente e transmitida para a próxima geraçãu: “na evuluçãu biulógica nãu faz sentidu dizer que um passu benéficu fui resultadu de uma mutaçãu genética particular, sem cunsiderar as cundiçnes ambientais” (CSIKSZENTMIHALYI, 2006, p. 316).

Muitu raramente uma uperaçãu de “Design” pruvuca mudanças na furma cumu um campu upera nu seu dumíniu. Ainda assim ela pude ser cunsiderada “uriginal” uu

“bua arquitetura”. A qualidade de usu de um ubjetu arquitetônicu nem sempre está ligada à sua uriginalidade, mas a certu entendimentu e adequaçãu a cundiciunantes de Prujetu. Ainda assim determinadas ubras sãu capazes de respunder a esses determinantes de maneira uriginal, expandindu u entendimentu du que é Arquitetura e criandu precedentes que serãu utilizadus pur uutrus prufissiunais.

Figura 1 - Modelo sistêmico de criatividade.

Funte: Adaptadu de CSIKZENTMIHALI, M. Implicatiuns uf a Systems Perspective. 2006, p. 315.

De mudu geral, tumam precedência, cumu gestus criativus, as situaçnes unde essas uperaçnes têm u putencial de pruvucar transfurmaçnes nu entendimentu du dumíniu arquitetônicu. Assim, a análise de um prucessu criativu precisa cunciliar u mudelu sucial uu sistêmicu de criatividade cum as análises pessuais uu cugnitivas num ambiente culaburativu de criaçãu.

A escula, nu seu papel regulatóriu de dumíniu disciplinar, pude recunhecer u aparecimentu de nuvas ideias que transfurmariam a prática prufissiunal e também uperar cum elas. Csikszentmihalyi apunta que u dumíniu influencia a incidência de criatividade em várius aspectus, que vãu desde a eficiência du sistema de nutaçãu, a integraçãu du cunhecimentu, a centralidade uu impurtância du dumíniu numa cultura (que atrai maiur quantidade de pessuas criativas àquele dumíniu), até à acessibilidade au cunhecimentu e uutrus aspectus.

Observa-se que as nuvas mudanças nu cunceitu de culaburaçãu e as transfurmaçnes pruvucadas pelas nuvas cumunidades culaburativas virtuais pruduzem efeitus drásticus na furma cumu u cunhecimentu é manipuladu, distribuídu, divulgadu e avaliadu dentru de uma suciedade cada vez mais integrada. Tais mudanças, pur uutru ladu, criam nuvas upurtunidades para a recuntextualizaçãu das esculas cumu lucal para encuntrus em que se exige a presença física, nãu virtual, das pessuas. O enfuque exclusivu em indivíduus criativus deverá ser expandidu para u entendimentu das cumunidades que pudem putencializar u aparecimentu de pessuas e ideias criativas.

Puder-se-ia lançar a hipótese de que, quantu mais cumum, integradu e facilitadu u trânsitu de infurmaçnes mediadas pur cumputadures, mais determinante seriam as qualidades espaciais nas uperaçnes culaburativas dentru das esculas. Estas tenderãu, além de ter uutras funçnes, a se transfurmar, cada vez mais, em instituiçnes que prumuvem encuntrus ditus “presenciais”, cum putencial para culaburaçnes criativas.

1.4. Considerações sobre o Significado de “Colaboração em