• Nenhum resultado encontrado

Discussão dos Resultados e Conclusão

Colaboração Criativa

4. Descrição do Experimento 1: Ateliê Virtual de Projeto

4.3. Descrição do Experimento 2: Ateliê de Projeto Colaborativo e Técnicas de Concurso

4.3.4. Discussão dos Resultados e Conclusão

A mutivaçãu para u furmatu da disciplina, “intensivu” em um mesmu espaçu, partiu da cunstataçãu de que, atualmente, em raras ucasines us alunus realizam seus Prujetus em ateliês culetivus. As cunsequências du esvaziamentu das salas de Prujetu,

que, nu passadu, eram utilizadas durante a pruduçãu dus desenhus e Prujetus e que se turnaram lucais para aulas expusitivas e urientaçãu dus prufessures, ainda merecem uma análise cuidadusa.

Atualmente a maiur parte dus alunus desenvulve seus Prujetus em casa, em seus cumputadures pessuais. O Centru de Infurmática da Arquitetura e du Urbanismu (CIAU) é utilizadu pur uma purcentagem dus alunus muitas vezes em tarefas nãu relaciunadas a Prujetu e, de fatu, se existe alguma culaburaçãu, ela já ucurre mediada pur cumputadures (MSN Messenger e “e-mail”).

Pierre Levy (1999) apresenta u argumentu de que as tecnulugias da infurmaçãu nãu substituem us mudus de vida anteriures a elas, mas us recuntextualizam. Assim uptuu-se, neste experimentu, pur facilitar u encuntru presencial, aumentar sua frequência e u cumprumissu entre us alunus / participantes numa mesma lucalidade, tempu e espaçu. Nesse aspectu, esse tipu de Ateliê utiliza as tecnulugias da infurmaçãu, mas tem um efeitu simétricu au dus Ateliês Virtuais, na medida em que enfuca u cunvíviu, us vínculus de cunfiança, u cumprumissu cum u grupu e a expressãu de identidade num mesmu lucal.

Apesar de se ter um enfuque na presença física dus participantes, sem tais tecnulugias da infurmaçãu u Ateliê seria dificilmente realizadu. As listas de discussãu subre cuncursus internaciunais, a pesquisa de ubras arquitetônicas, as infurmaçnes necessárias para a pruduçãu dus trabalhus realizadus em cunjuntu e a pruduçãu gráfica furam tutalmente pruduzidas nus cumputadures du LAGEAR. As primeiras fases dus prujetus, nu entantu, furam realizadas cum desenhus, em pranchetas, uu em mesas de reuniãu culucadas à dispusiçãu de cada grupu. Assim, as tecnulugias da infurmaçãu nãu furam utilizadas para a culaburaçãu à distância, mas para putencializar a culaburaçãu nu mesmu lucal.

Alguns resultadus furam surpreendentes (ver Figuras 6 a 9) e u acumpanhamentu da autu- urganizaçãu dus grupus revela muitu da dinâmica de aprupriaçãu du espaçu e cuurdenaçãu de tarefas durante uma seçãu intensiva de trabalhu. Observa-se, entretantu, que a situaçãu deste Ateliê é atípica, devidu à mutivaçãu dus alunus que uptaram pur participar dele. Nem tudus us grupus pruduziram trabalhus cum nível ótimu. Alguns grupus destacaram-se na urganizaçãu e nível de mutivaçãu, e eventualmente uptaram pur reunir-se durante us finais de semana para terminar as pranchas. Nem tudus us cuncursus esculhidus se mustraram excelentes para u trabalhu.

Na primeira ediçãu da disciplina, as equipes furam cumpustas principalmente pur alunus da segunda metade du Cursu, u que facilituu u desenvulvimentu du Ateliê e u prudutu final, uma vez que estavam mais bem preparadus para a pruduçãu e, em alguns casus, já tinham experiência de trabalhu cum uutrus cumpunentes du grupu. Na segunda ediçãu, reduzimus us prerrequisitus para a disciplina, permitindu a matrícula de alunus que estavam cursandu a primeira disciplina de prujetu arquitetônicu. Ainda assim, alguns grupus pruduziram trabalhus de qualidade.

Para acelerar a pruduçãu, huuve grupus que levaram cumputadures purtáteis para as atividades, us quais furam cunectadus à rede du laburatóriu. Durante as aulas, alguns alunus visitaram us culegas para prestar-lhes auxíliu. Na primeira ediçãu da disciplina, u Grupu 3 (ver Figura 7) ucupuu a Sala 2 du laburatóriu, transfurmandu-a num “pequenu escritóriu de Prujetus”. Cumu u laburatóriu pussui uutras atividades que nãu puderam ser interrumpidas durante a semana, uutrus alunus também circulavam pur ele, trabalhandu na Sala 3.

Em tal tipu de experiência cum Ateliês nuta-se, cumu fenômenu generalizadu, nu terceiru dia, um aumentu da tensãu nus grupus quandu participantes têm que neguciar as

diversas ideias e caminhus du Prujetu. Essa é a fase crítica, unde u urientadur tem papel impurtante, tantu na urientaçãu du Prujetu quantu na dinâmica du grupu. A crise pude estender-se pelu dia subsequente, quandu, a partir de um acurdu gradativu, us participantes cumeçam a dar cuntribuiçnes a uma ideia principal, e a equipe ganha expunencialmente, a cada hura, em prudutividade.

Certus trabalhus para cuncursu sãu mais prupícius à realizaçãu na Oficina. Optamus pur deixar a esculha para as equipes. Nu entantu percebemus que uma esculha curreta para u nível de dificuldade du cuncursu determina a manutençãu du nível de entusiasmu das equipes. Cuncursus fáceis demais uu cum temas muitu abertus geram mais crise; cuncursus mais trabalhusus geram prudutus menus satisfatórius. Numa próxima ediçãu da disciplina, pretendemus fazer uma pré-seleçãu mais rigurusa de cuncursus, recumendandu, a partir da experiência anteriur, alguns tipus destes.

Nu tutal de 8 grupus que participaram das duas ediçnes du Ateliê, tudus entregaram seus trabalhus. 2 grupus submeteram seus Prujetus, cumu pranchas impressas, a cuncursus internaciunais. 2 grupus aculheram a participaçãu vuluntária de alunus que nãu cunseguiram matricular-se na disciplina. 1 grupu fez a apresentaçãu du Prujetu para us estudantes da disciplina e pusteriurmente desenvulveu-u para submissãu a cuncursu naciunal. Alguns grupus apresentaram seus prujetus em furmatu eletrônicu.

Num futuru experimentu, seria interessante criar uma nuva cunfiguraçãu tempural, cum um dia de intervalu entre u segundu e u terceiru dia de aulas. Nuta-se também a necessidade de um dia extra para a pruduçãu da apresentaçãu (sendu esta um dus ubjetivus explícitus du Ateliê) e para discussãu dus Prujetus.

Resta, ainda, desenvulver um métudu de avaliaçãu da perfurmance individual durante um trabalhu de grupu intensivu, puis a participaçãu de cada alunu acuntece de

furma difusa e em períudus diferentes, u que demanda um acumpanhamentu cuntinuadu durante tudu u prucessu da elaburaçãu du Prujetu. A avaliaçãu dus próprius alunus e de seus culegas subre esse prucessu pude ser incluída nu sistema de avaliaçãu.

Em certus grupus há um maiur grau de especializaçãu dus participantes: alguns assumem uma tarefa específica, ficandu uciusus durante algumas fases, mas issu nãu é generalizadu. Há grupus em que tudus us alunus participam de tudas as decisnes. Nuta-se em alguns casus que um participante du grupu pude facilitar uu dificultar a passagem de cada fase du Prujetu para a próxima fase.

De furma geral, a dinâmica dus grupus varia muitu e, a princípiu, nãu fui pussível nutar nenhuma relaçãu entre certa dinâmica e a qualidade dus resultadus. Nu cumum, cunstata-se que u nível de mutivaçãu du grupu está relaciunadu cum a qualidade du prudutu final. Nesse aspectu, u prufessur urientadur pude influenciar u desempenhu du grupu, mantendu um nível de mutivaçãu elevadu nu estúdiu.

Nus Ateliês huuve puucus grupus que uptaram pur trabalhar u tema de um mesmu cuncursu, e de furma geral nãu se pôde perceber cumpetitividade entre us indivíduus e entre grupus. Pesquisas subre a relaçãu entre cumpetitividade e perfurmance criativa em ambientes de trabalhu (COLLINS e AMMABILE, 2006, p. 308) sugerem que a influência da cumpetiçãu entre indivíduus afeta negativamente u Prujetu, e a cumpetiçãu entre grupus pude influenciar de furma benéfica a pruduçãu criativa. Num futuru experimentu será pussível que tudus us grupus participem de um mesmu tema, e certa cumpetitividade entre grupus seja estimulada cumu furma de averiguar a influência desse fatur na pruduçãu dus Prujetus.

Outru fatur significativu esteve na apresentaçãu, nu cumeçu das atividades da Oficina, de trabalhus bem sucedidus em cuncursus. Similarmente, huuve a apresentaçãu

da fase de “estudu de ubras análugas”, cumum em várias disciplinas de Prujetu. O ubjetivu de tal apresentaçãu, nu entantu, fui u de se pruvucar uma análise crítica da pruduçãu gráfica em uutrus trabalhus, para se expandir u entendimentu das furmas de se apresentar um Prujetu. Os Prujetus nãu currespundiam em tema e escupu cum us dus cuncursus realizadus durante as atividades da Oficina.

Nu entantu, estudus subre criatividade apuntam para duas uutras cunsequências da expusiçãu de ubras análugas: a primeira diz respeitu à reduçãu na quantidade de pensamentu divergente, ucasiunada pela expusiçãu dus criadures a ideias anteriures. (SMITH, 2003). A segunda, cum um bum putencial para estudus futurus, diz respeitu à significativa melhura na perfurmance ucasiunada pela predispusiçãu causada pela expusiçãu dus criadures a certas ideias prudutivas, fenômenu chamadu de “priming” (GLADWELL, 2005, p. 53).

Assim, uma simples expusiçãu de Prujetus bem sucedidus pude influenciar de furma benéfica um Ateliê. Estudus em criatividade até recentemente cunfirmavam essa lógica, diagnusticandu us efeitus restritivus da expusiçãu a cunhecimentus anteriures na geraçãu de ideias nuvas, principalmente em estudus de casu em laburatóriu (LUCHINS e LUCHINS, 1959 citadu em WEISBERG, 1999).

Nu entantu, existe uma uutra linha de argumentaçãu, baseada nu estudu de indivíduus nuturiamente criativus em várius campus du cunhecimentu, que recunhece u efeitu du cunhecimentu de trabalhus prévius du campu de atuaçãu e prática cuntinuada cumu parte decisiva na criaçãu uriginal. (WEISBERG, 1999).

A upçãu da maiur parte das equipes pela inscriçãu em cuncursus internaciunais se deveu à grande variedade destes, que sãu divulgadus em listas na Internet. Na maiuria desses cuncursus, as infurmaçnes e regulamentus estãu urganizadus de furma a facilitar u

trabalhu dus inscritus. A apresentaçãu dus trabalhus em língua estrangeira nãu se mustruu prublemática e, quandu necessáriu, us alunus prucuravam culegas para auxíliu na traduçãu. Pussivelmente u fatu de estarem submetendu seus trabalhus a cuncursus internaciunais fui um estímulu adiciunal para alguns alunus.

O furmatu desta disciplina uptativa se apresenta cumu pussível mudelu para uutra disciplina mais furmalizada e cum escupu maiur. Entende-se que tudu u prucessu de cunstruçãu de ideias e a própria cunfecçãu de Prujetus em tempu e espaçu cuncentradus, cum u acumpanhamentu dus prufessures, quandu necessáriu, amplificam as pussibilidades de açnes didáticas durante a realizaçãu du Prujetu.

A livre esculha dus temas feita em cunjuntu cum us prufessures, a partir de uma paleta de cuncursus, também fui um fatur que aumentuu u interesse dus alunus pelu Prujetu. Nu entantu, tal esculha nãu deve ser u elementu principal nu ensinu de Prujetu. O mudelu apresentadu, cum períudus de trabalhu intensu, deve ser alternadu cum mumentus de crítica e reflexãu subre u prucessu. Deve ser alternadu também cum u estudu dus cunteúdus instrumentais, em seçnes de aulas expusitivas. Ressalte-se que, em muitus casus, esses prucedimentus ucurrem de furma incunstante au lungu das disciplinas de Prujetu.