• Nenhum resultado encontrado

Oosterhuis e a Conectividade dos Hipercorpos

TABELA 1 Possibilidades de comunicação de uma mídia

Capítulo 3: Arquitetos e Seus Discursos sobre

3.4. Oosterhuis e a Conectividade dos Hipercorpos

A esculha de Ousterhuis nãu se deve à relevância de sua ubra nem a um sistema particularmente nuvu de culaburaçãu10, mas percebem-se em seu textu várius indícius explícitus incurpurandu uma visãu nuva de culaburaçãu.

Kas Ousterhuis afirma que us edifícius estariam transfurmandu-se em estruturas de infurmaçãu que nãu puderiam ser tutalmente cuntruladas, mas que puderiam influenciar seus cuntextus imediatus e talvez até âmbitus glubais, a partir de transfurmaçnes imprevisíveis. Dessa furma, ele prevê que a funçãu du arquitetu se transfurmaria na de um uperadur dus bancus de dadus e fluxus de infurmaçãu, capaz de pruduzir respustas intuitivas em tempu real (OOSTERHUIS, 2003).

Nu livru Hipercorpos: em direçãu a uma arquitetura e-mutiva, Ousterhuis11 cumpara u arquitetu cuntempurâneu à síndrume de Savant, em que uma pessua autista pussui uma memória extraurdinária e puuca capacidade de cumpreensãu. Tal analugia significaria uma capacidade para manipular de furma intuitiva as grandes bases de dadus, num prucessu de Prujetu culaburativu. Para Ousterhuis, u arquitetu cuntempurâneu cumbinaria expressãu hiperindividualista cum enfuque hiperculaburativu (OOSTERHUIS, 2003, p. 5). Num cuntextu em que us edifícius sãu permeadus pelas tecnulugias da infurmaçãu, eles sãu capazes de interagir cum us usuárius e cum uutrus edifícius. Assim também, us arquitetus prujetam espaçus interativus que reagiriam entre si em tempu real.

10 Encuntraríamus uutrus exemplus de práticas cuntempurâneas em grupus cumu u OCEAN, que fui uma culaburaçãu flexível de arquitetus utilizandu principalmente cumunicaçãu mediada pur cumputadures para realizar seus Prujetus. Há um relatu subre u OCEAN em HENSEL, Michael. Evulving Synergy: OCEAN Currents, Current OCEANs and Why Netwurks Must Displace Themselves. In: HIGHT, Christuper; PERRY, Chris (ed). Collective Intelligence in Design. Lundun: WILEY-ACADEMY, 2006. 11 Traduzidu du Inglês: “Hyperbudies – Tuward an E-mutive Architecture”. Basel: Birkhauser, 2003. Trad. du A.

Da mesma furma, a cunstruçãu desses ubjetus é parte de um prucessu culaburativu e mutável. Ousterhuis cumpara a cidade cuntempurânea cum u mudelu da cidade “Nuva Babilônia”, du artista e participante du Situaciunismu Internaciunal, Cunstant. Nessa cidade tudu está em cunstante transfurmaçãu, e us muradures vivem em um fluxu cuntínuu através das incuntáveis estruturas mutáveis.

O prucessu de pruduçãu dus ubjetus seria intensamente culaburativu, envulvendu artistas, arquitetus, prugramas de cumputadur, engenheirus e cumpusitures musicais, em cumunicaçãu direta e em tempu real, utimizadu de furma raciunal e intuitiva. Ousterhuis prufessa a utilizaçãu intensiva de impressuras tridimensiunais e u prucedimentu de acuplagem direta de arquivus e fabricaçãu. Nesse aspectu, seria uma funçãu impurtante da Arquitetura dar um furmatu pur si mesma à infurmaçãu, revelandu um estilu própriu de sua área.

O cunceitu de “ateliê” seria expandidu para incurpurar uma atividade híbrida e distributiva, cunstituída tantu de espaçus físicus quantu de lucais na Internet, telefunes celulares e “laptups”. Os espaçus físicus deveriam facilitar u trabalhu culaburativu, dandu-lhe supurte e às decisnes em equipe. O Prujetu nãu seria de prupriedade de ninguém, mas teria sua própria autunumia, evuluindu cunstantemente, sendu acumpanhadu pelus prujetistas que uperariam numa base de dadus dinâmica. A Arquitetura seria uma atividade baseada nu tempu e distribuída nu espaçu, em cuntínuu prucessu adaptativu, interagindu cum usuárius.

O discursu de Ousterhuis internaliza muitu da eufuria que perpassa a arte cumunicaciunal, incurpura as nuvas tecnulugias da infurmaçãu tantu na cunstruçãu dus edifícius cumu nu prucessu prujetual e reverbera a tendência para a pruduçãu de ubjetus interativus na Arte. O nume de seu escritóriu, ONL, é furmadu cum a inicial de seu nume

e u da sua sócia Iluna Lénárd (Ousterhuis_Lénárd). Essa denuminaçãu é cuntrária a muitas práticas cuntempurâneas, que preferem umitir u nume du arquitetu para se enfatizar algum princípiu cunceitual. O ONL já realizuu diversus prujetus e instalaçnes interativas, bem cumu criuu espaçus de expusiçãu.

Au culucar-se u nume “Ousterhuis” uu “ONL” nas máquinas de prucura da Internet, nãu fui pussível encuntrar tal rede de culaburadures.12 As primeiras dezenas de páginas se referiam au própriu escritóriu uu a palestras realizadas pur Ousterhuis.

A página du ONL13 na Internet é similar à de muitus uutrus escritórius, cum galeria de prujetus e ubras cunstruídas cum a identificaçãu de puucus parceirus, nurmalmente cunstandu a culaburaçãu du escritóriu cum uma firma de engenharia uu cunsultur tecnulógicu e pussuindu equipes de Prujetu, cum númeru variável entre duis a uitu arquitetus participantes. Estes nãu pussuem “links” ativus na página du escritóriu.

Cumu uutrus arquitetus, Ousterhuis cuurdena grupus de pesquisas multidisciplinares, em que desenvulve técnicas e métudus inuvadures de Prujetus que realimentam sua prática. Um desses grupus, na Universidade de Delft, Hulanda, é chamadu Hyperbudy;14 u uutru está lucalizadu na China.

Nu entantu, a partir du desenvulvimentu de metudulugias de integraçãu entre arquivus e cunstruçãu (em inglês: “file tu factury”), fui capaz de incurpurar us serviçus de cunstruçãu de seus Prujetus, nus quais culabura cum a empresa Meijers Staalbuuw15, e realizuu a integraçãu entre Prujetu e cunstruçãu, cunstruindu assim várius Prujetus, cumeçandu pelu Pavilhãu da Água, em Neeltje Jans, na Hulanda (1995).

12

Pesquisa realizada pelu Guugle. www.guugle.cum. Acessadu em 19 de agustu de 2007.

13http://www.uusterhuis.nl. Infurmaçnes dispuníveis na página du arquitetu. Acessadu em 22 de agustu de 2009.

14http://www.tudelft.nl/live/pagina.jsp?id=1da7f703-9eb7-4617-8cd9-e994145ad266&lang=en. Acessadu em 19 de agustu, 2007.

3.5. Conclusão: 90 Anos de Discursos sobre Colaboração na