• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL NO DISTRITO FEDERAL

4.1. CARATER GERAL

A atividade de EA na Polícia Militar do Distrito Federal é desenvolvida por um órgão de Estado que promove a segurança pública ambiental, onde sua natureza jurídica é governamental. Sua área geográfica de desenvolvimento é o centro-oeste, com foco no Distrito Federal que é caracterizada pelo Bioma Cerrado. As atividades de EA na PMDF são de natureza não-formal. Dada a natureza jurídica institucional, os seus projetos, programas e atividades contemplam problemas de realidade local de conservação da biodiversidade, e suas atividades possuem temáticas características peculiares protecionistas do ambiente natural, com foco na filosofia e cotidiano de trabalho policial militar ambiental.

Os meios de sensibilização utilizados nas atividades de EA da PMDF que são: as exposições de diversos materiais como animais taxdermizados, armadilhas, petrechos proibidos de caça e pesca; o teatro infantil; as palestras; o vídeo ecológico e a pintura. E suas atividades têm por principal objetivo priorizar a atenção do público infantil e escolar de ensino fundamental até a 4ª série por meio dessas atividades ambientais extracurriculares com abordagens pedagógicas e ainda, por metodologias voltadas para a ecológica preservacionista e a socioambiental onde o Estado, Polícia Militar Ambiental, se faz presente.

As atividades aqui descritas seguem o Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), pois de acordo com a lei no 9.795 de 27 de abril de 1999, que

dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providencias, nos apresenta em seu artigo primeiro informa , que:

“Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do

povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

A mesma lei, em seu artigo 2o, informa que: “A educação ambiental é um

componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.

O caráter da não-formalidade empresta formas e características peculiares à sua promoção, ainda mais uma educação ambiental realizada pela Instituição Polícia Militar. Nesse contexto, dividir a responsabilidade com outros órgãos ambientais e com a sociedade civil torna-se uma obrigação de todos os setores governamentais e não governamentais responsáveis pela proteção do meio ambiente, sendo assim:

Art. 13. Entendem-se por educação ambiental não-formal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

Segundo Isabel de Carvalho, tais práticas educativas não-formais envolvem ações

em comunidades e são chamadas de EA comutaria ou, ainda, EA popular.

(CARVALHO, 2004, p. 157). Como já dito anteriormente trataremos a EA levada a efeito pela instituição Polícia Militar Ambiental de não-formal, ficando a presente citação como mais um conhecimento no que se refere à nomenclatura aplicada.

Ainda segundo Isabel de Carvalho, no que se refere à EA comunitária verifica-se o seguinte:

As práticas de EA comunitárias ou populares estão, geralmente, muito implicadas nos processos de desenvolvimento social local, gerando maior capacidade de perceber problemas, pensar as conseqüências ambientais das escolhas coletivas e decidir sobre

a qualidade de vida das populações. (CARVALHO, 2004, p.

157)

A Educação Ambiental é parte de um processo educativo que deve envolver e levar o indivíduo a uma mudança positiva de postura frente ao meio ambiente, na qual a

criança seja capaz de dividir, de partilhar o ambiente com todos os seres vivos e se sentir parte de todo um sistema vivo.

4.2. HISTÓRICO

As atividades preventivas educativas desenvolvidas pela Polícia Militar Ambiental no início eram bem incipientes em relação às que existem atualmente. Em sua origem as atividades educativas eram desenvolvidas por meio de ações diversas que apenas se diferenciavam das atividades policiais operacionais pelo seu caráter não repressivo, mas depois de algum tempo foram tomando forma cada vez mais preventiva ambiental e sendo desenvolvidas cada vez mais e melhor pelos policias militares ambientais.

Dentre as ações a serem realizadas pela PMA existe, inserida no contexto de assessoramento do Comandante da Unidade Policial Militar que se chama Estado Maior, a Seção de Comunicação Social que tem por atribuição a execução de Relações Públicas em todos os aspectos. O responsável por tal função é o Oficial de Comunicação Social100 ou Oficial de Relações Públicas (P/5), que ainda tem por atribuição ou competência observar o grau de satisfação do público interno e externo, ouvir opiniões, identificar principais anseios e preocupação do público interno e externo, dentre outras.

As atividades preventivas ou atividades educativas no âmbito da Polícia Militar do Distrito Federal estão diretamente ligadas às atribuições de Comunicação Social ou de Relações Públicas, sendo que tais ações, desde seu início, eram mais conhecidas como Ações Sociais, Ações Cívicas ou ainda, como Ações Cívico Sociais (ACISo) em geral,

100

De acordo com o Regulamento Interno de Serviços Gerais do Exército Brasileiro – RISG – R-1, aplicado na PMDF, que estabelece as atribuições do Oficial de Comunicação Social, onde artigo 36.

Oficial de Comunicação Social é o assessor do Comandante da Unidade nos assuntos referentes às atividades de comunicação social. O artigo 37, do mesmo regulamento, apresenta as competências do

referido Oficial e de sua Seção de Relações Públicas. Existe também em vigor na PMDF a Diretriz de Comunicação Social, publicada em Boletim do Comando Geral de nº 28, de 10 de fevereiro de 1998, página 783. Todos estes aparatos normativos são utilizados para subsidiar as Relações Públicas da Polícia Militar em geral.

pois tal termo foi emprestado pelo Exército Brasileiro101. Tais ações podem ser compreendidas como sendo um híbrido entre a ação preventiva e a de Educação Ambiental, no sentido de se tentar aproximar o Estado Polícia Militar prestador do serviço de Segurança Pública Ambiental à Comunidade a qual recebe seus serviços.

PMDF/CPEsp/CPMA