• Nenhum resultado encontrado

Atividade de recuperação

No documento PLANO DE ENSINO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (páginas 94-99)

PLANO DE ENSINO – ENSINO REMOTO EMERGENCIAL Dados de identificação

16 Atividade de recuperação

Conteúdo Programático

Semana Título Conteúdo

1 a 2

Apresentação e introdução.

a) Apresentação do plano de aula b) Noções Gerais

c) Características;

2 a 15 Direito Comparado 1a. etapa: o estudo dos sistemas de Direito (breve apresentação dos grandes sistemas);

2a. etapa: o estudo da instituição que se quer comparar encontrar um exemplo em comum acordo com os estudantes)

3a. etapa: o jogo da comparação.

Métodos utilizados em Direito Comparado: principais: funcional, factual e método contextualizado.

A) Funcional: preconizado por E. RABEL, desenvolvido em razão dos trabalhos sobre a Convenção de Viena. Idéia principal: no direito, as únicas coisas comparáveis são aquelas que preenchem as mesmas funções; assim, deve-se analisar a função ou funções que preenche uma regra jurídica e buscar aquilo que preenche as mesma funções nos direitos estrangeiros. O pano de fundo deste método é a sociologia. B) Método factual: P. Schlesinger, em Cornell; e Basil Markesinis; em

Cambridge. Trata-se de fundar a comparação não sobre regras e/ou institutos, sim a partir de situações concretas e considerar como elas são reguladas pelos diferentes direitos em exame.

C) Método contextualizado ou cultural: se opõe aos métodos textuais, de apego ao texto, busca apreender o direito em ação, coloca a ênfase sobre o contexto da regra de direito, afirmando que ela deve em termos de fatores ambientais, como a sociedade, a economia a política...

16 Atividade de recuperação

Atividade de recuperação

Metodologia

As aulas abarcarão o uso de métodos compatíveis com o ensino remoto emergencial, sendo o conteúdo disponibilizado em diversos formatos, tais como texto, áudio vídeo, etc., buscando a promoção da autonomia dos estudos. A interação entre os alunos e o professor se dará por meio dos fóruns de dúvidas e mensagens encaminhadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional indicado pelo(a) professor(a), como o Moodle, por exemplo, e/ou da sala de aula virtual.

O AVA adotado pelo professor será indicado no plano de atividades de aula e nele serão disponibilizados: o plano de ensino adaptado, as atividades previstas para o desenvolvimento da disciplina no período de ERE, as instruções para realização dessas atividades, bem como os links para acesso às atividades, especialmente daquelas eventualmente hospedadas fora do AVA. Será dada prioridade às ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que estejam adaptadas a dispositivos móveis.

O(a) professor(a) da disciplina poderá utilizar atividades síncronas e assíncronas, que deverão ser previamente detalhadas no plano de atividades de aula. As atividades síncronas, isto é, realizadas no horário designado originalmente para a disciplina, serão, necessariamente, gravadas e permanecerão disponíveis para acompanhamento assíncrono até o final do semestre. Atividades síncronas de atendimento para dúvidas, ou outros atendimentos individualizados não precisam ter seu teor salvo/gravado.

É possível a realização de estágio docente durante o ERE, mediante atuação de alunos de mestrado e doutorado nas atividades de graduação, de acordo com a Resolução nº 02/2009 do CEPE, assim como de Pós-Doutorandos que submeterem seu plano de atividades às instâncias competentes, de acordo com o Art. 8°, da Resolução n° 26/2011 do CEPE e atendendo ao disposto na Resolução nº 02/2009 do CEPE, sempre que houver a devida aprovação departamental e supervisão do orientador e/ou professor da disciplina.

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem:

Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais. Materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, sob pena de plágio. A liberdade de escolha quanto à exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou as alternativamente designadas.

Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores. Somente poderão ser gravadas as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.

É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do(s) professor(a), sem autorização específica para a finalidade pretendida.

Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material fora das hipóteses expressamente admitidas, ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

Carga Horária Teórica: 30 horas Prática: 0 horas Experiências de Aprendizagem

A dinâmica de aprendizagem pressupõe, em qualquer formato ou ambiente, o comprometimento e a participação ativa do(a) discente . No ensino remoto, esse engajamento discente tende a se intensificar, com a visualização dos vídeos disponibilizados, o acompanhamento das atividades síncronas, a leitura dos textos disponibilizados e/ou indicados, a participação nos fóruns e chats e a realização das demais atividades solicitadas e/ou recomendadas.

As atividades discentes serão definidas em plano atividades de aula elaborado pelo(a) professor(a) ministrante e disponibilizado aos discentes no AVA institucional por ele(a) adotado.

Critérios de Avaliação

Os procedimentos de avaliação do aproveitamento dos alunos obedecerão a critérios próprios de cada professor, observados o calendário oficial e as orientações gerais da Universidade, especialmente a Resolução 11/2013 do CEPE. O aproveitamento será expresso através dos seguintes conceitos: a) conceito A - aproveitamento ótimo;

b) conceito B - aproveitamento bom;

c) conceito C - aproveitamento regular (com aprovação na disciplina); d) conceito D - aproveitamento insatisfatório (sem aprovação na disciplina);

A definição de percentuais objetivos de aproveitamento, ou a correspondência numérica dos conceitos, será estabelecida pelo(a) professor(a) e indicada no plano de atividade de aulas por ele(a) divulgado.

Durante o período de realização das atividades de Ensino Remoto Emergencial, as avaliações serão

realizadas prioritariamente de forma remota e assíncrona, caso em que o professor deve elaborar orientação específica sobre como a atividade deve ser realizada assincronamente, prevendo prazo adequado para as entregas, quando necessário.

No caso de haver atividades avaliativas síncronas, deve haver previsão de reposição específica da atividade avaliativa para os estudantes impedidos de realizar a atividade em razão de problemas de ordem técnica ou pessoal, a qual não será considerada como atividade de recuperação prevista no plano de ensino adaptado. O discente terá um prazo de 72 (setenta e duas) horas, a contar da data estipulada para o início da atividade avaliativa, para informar ao professor a necessidade de realização da reposição.

As estratégias avaliativas devem ser propostas ao longo de todo o período letivo. O(a) professor(a) deve oportunizar aos discentes o acompanhamento de seu rendimento avaliativo ao longo do período letivo, bem como, manter os registros do acompanhamento do desempenho discente.

De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica

inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no Parágrafo 2º, do Artigo 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE. Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico. Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.

O professor ministrante deverá elaborar e disponibilizar aos alunos, inclusive no AVA utilizado para as aulas, Plano de atividades de aula, onde constarão em detalhes os procedimentos, períodos e critérios de avaliação.

Atividades de Recuperação Previstas

O(a) discente que não obtiver a média mínima de aprovação poderá realizar atividade de recuperação, detalhado no plano atividades de aula disponibilizado pelo(a) professor(a) ministrante e observada a Resolução 11/2013 CEPE.

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações

Os resultados das avaliações serão divulgados aos alunos em prazo estabelecido pelo(a) professor(a)

ministrante e previamente informado aos alunos no plano atividades de aula disponibilizado, devendo respeitar a antecedência mínima de três dias da data da avaliação subsequente ou atividade recuperação (art. 47, parágrafo único, Resolução 11/2013 CEPE).

Bibliografia

Básica Essencial

CASTRO, José Roberto Wanderley de. O direito comparado como ciência e método de aperfeiçoamento da efetivação dos direitos fundamentais. Revista de Processo Comparado. São Paulo, v. 8, p. 195-210, Jul-Dez.

2018. Link:

https://revistadostribunais.com.br/maf/app/resultList/document?&src=rl&srguid=i0ad82d9a000001735ea2 ec8ffe289f63&docguid=I40af3c90f78411e883c0010000000000&hitguid=I40af3c90f78411e883c0010000

000000&spos=22&epos=22&td=137&context=12&crumb-action=append&crumb-label=Documento&isDocFG=false&isFromMultiSumm=&startChunk=1&endChunk=1

LEME, Ernesto. Direito Civil Comparado. Doutrinas Essenciais Obrigações e Contratos. São Paulo, v. 1, p. 63-72, Jun. 2011. Link:

https://revistadostribunais.com.br/maf/app/resultList/document?&src=rl&srguid=i0ad82d9a000001735ea2 ec8ffe289f63&docguid=I6c108fa06dad11e1bee400008517971a&hitguid=I6c108fa06dad11e1bee4000085

17971a&spos=8&epos=8&td=137&context=12&crumb-action=append&crumb-label=Documento&isDocFG=false&isFromMultiSumm=&startChunk=1&endChunk=1

FACCHINI NETO &, HAEBERLIN. O “Estilo” Jurídico Alemão/Breves Considerações sobre Alguns dos seus Fatores Determinantes. Revista da AJURIS (2014). Link:

http://ajuris.kinghost.net/OJS2/index.php/REVAJURIS/article/view/227/163 Básica

PARGENDLER, Mariana. O direito contratual comparado em nova perspectiva: revisitando as diferenças entre os sistemas romano-germânico e de common law. Rev. direito GV [online]. 2017, vol.13, n.3. Link:

http://dx.doi.org/10.1590/2317-6172201732

FACCHINI NETO - A Proteção Aquiliana do Direito à Imagem no Direito Comparado. Revista da AJURIS (2018). Link:

http://ajuris.kinghost.net/OJS2/index.php/REVAJURIS/article/view/915/Ajuris-144-DT%209.pdf Complementar

FACCHINI NETO. Code civil francês, gênese e difusão de um modelo. Revista de Informação Legislativa (2013). Link: https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/50/198/ril_v50_n198_p59.pdf

FACCHINI NETO. Filtros e Barreiras no Acesso à Justiça Norte-Americana: as Doctrines of Justiciability. Quaestio Iuris (2016). Link:

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiuris/article/view/18790/15779

Outras Referências

Observações

O(a) professor(a) ministrante disponibilizará aos discentes, no início do semestre letivo, plano de atividades complementando e detalhando aspectos relacionados às aulas em ERE, de acordo com o estabelecido neste plano de ensino na Res. 25 CEPE.

Casos omissões serão resolvidos de acordo com as normas da Universidade, em especial, a referida resolução, datada de 27 de julho de 2020.

Faculdade de Direito

Departamento de Direito Privado e Processo Civil

No documento PLANO DE ENSINO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (páginas 94-99)