• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ENSINO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ENSINO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL"

Copied!
163
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Direito

Departamento de Direito Privado e Processo Civil

PLANO DE ENSINO – ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Dados de identificação

Disciplina: Contratos em Espécie Período Letivo: 2020/1

Período de Início de Validade: 2020/1 (Excepcionalmente para este semestre, ou enquanto viger o Ensino Remoto Emergencial).

Professor Responsável: Luis Renato Ferreira da Silva Sigla: DIR2025 Créditos: 04

Carga Horária: 60h Currículos

Currículos Etapa

Aconselhada Pré-Requisitos CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS - DIURNO - (260.00) 6 (DIR02023) TEORIA GERAL DOS

CONTRATOS

CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS - NOTURNO - (158.00) 6 (DIR02023) TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Súmula

Estudo particularizado dos contratos nominados e alguns inominados.

Objetivos

1. Permitir ao aluno apreender o fenômeno da variedade contratual, em seus aspectos mais importantes, de maneira a propiciar a compreensão desse importante instrumento de trocas.

2. Durante o curso, serão oferecidas oportunidades para discussão, em aula, sobre alguns dos temas mais importantes da matéria constante do programa, para que o estudante possa desenvolver uma visão crítica do tema, cotejando, inclusive, posiçoes doutrinárias e jurisprudenciais opostas.

3. O objetivo principal da disciplina contratos em espécie, é o de proporcionar ao estudante um instrumental teórico e prático capaz de fazê-lo suportar o desafio de ingressar, futuramente,bem preparado no mercaod de trabalho, eis que ninguém pode prescindir da prática do contrato.

Conteúdo Programático

Semana Título Conteúdo 1 - 6 Estudo dos

contratos típicos

1. compra e venda e suas modalidades; 2. troca ou permuta; 3 .contrato estimatório; 4. doação; 5. locação de coisas; 6. empréstimo; 7. comodato; 8. mútuo;

7 1ª Avaliação Verificação parcial sobre a aprendizagem dos conteúdos da disciplina. 8 – 14 Estudo dos

(2)

típicos 11. depósito; 12. depósito voluntário; 13. depósito necessário; 14. mandato; 15. mandato judicial; 16. comissão; 17. agência e distribuição; 18. corretagem; 19. transporte.

15 2ª Avaliação Verificação parcial sobre a aprendizagem dos conteúdos da disciplina.

16 Recuperação Verificação total para quem eventualmente não pode fazer alguma das avaliações pelos motivos regimentais.

Metodologia

As aulas abarcarão o uso de métodos compatíveis com o ensino remoto emergencial, sendo o conteúdo disponibilizado em diversos formatos, tais como texto, áudio vídeo, etc., buscando a promoção da autonomia dos estudos. A interação entre os alunos e o professor se dará por meio dos fóruns de dúvidas e mensagens encaminhadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional indicado pelo(a) professor(a) e da sala de aula virtual.

Obrigatoriamente será utilizado, pelo menos, um dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) institucionais, indicado pelo professor no plano de atividades de aula. No AVA escolhido, serão disponibilizados: o plano de ensino adaptado, as atividades previstas para o desenvolvimento da Atividade de Ensino no período de ERE, as instruções para realização dessas atividades, bem como os links para acesso às atividades, especialmente aquelas hospedadas fora do AVA.

O(a) professor(a) da disciplina poderá utilizar atividades síncronas e assíncronas, que deverão ser previamente detalhadas no plano de atividades de aula. As atívidades síncronas necessariamente serão gravadas e permanecerão disponíveis para acompanhamento assíncrono até o final do semestre. Atividades síncronas de atendimento para dúvidas, ou outros atendimentos individualizados não precisam ter seu teor salvo/gravado. Será dada prioridade às ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que estejam adaptadas a dispositivos móveis.

Os planos de ensino adaptados para o período de ERE, poderão prever a atuação de alunos de mestrado e doutorado nas atividades de graduação, de acordo com a Resolução nº 02/2009 do CEPE, e de Pós-Doutorandos que submeterem seu plano de atividades às instâncias competentes, de acordo com o Art. 8°, da Resolução n° 26/2011 do CEPE e atendendo ao disposto na Resolução nº 02/2009 do CEPE, sempre com a devida aprovação departamental e supervisão do orientador e/ou professor da disciplina.

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem:

Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.

Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio.

A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas;

(3)

Somente poderão ser gravadas as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.

É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida.

Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

Carga Horária Teórica: 60 horas Prática: 00 horas

Experiências de Aprendizagem

A dinâmica de aprendizagem pressupõe, em qualquer formato ou ambiente, o comprometimento e a participação ativa do(a) discente . No ensino remoto, esse engajamento discente tende a se intensificar, com a visualização dos vídeos disponibilizados, o acompanhamento das atividades síncronas, a leitura dos textos disponibilizados e/ou indicados, a participação nos fóruns e chats e a realização das demais atividades solicitadas e/ou recomendadas. As atividades discentes serão definidas em plano atividades de aula elaborado pelo(a) professor(a) ministrante e disponibilizado aos discentes no AVA institucional.

Critérios de Avaliação

Os procedimentos de avaliação do aproveitamento dos alunos obedecerão a critérios próprios de cada professor, observados o calendário oficial e as orientações gerais da Universidade, especialmente a Resolução 11/2013 do CEPE. O aproveitamento será expresso através dos seguintes conceitos:

a) conceito A - aproveitamento ótimo; b) conceito B - aproveitamento bom;

c) conceito C - aproveitamento regular (com aprovação na disciplina); d) conceito D - aproveitamento insatisfatório (sem aprovação na disciplina);

A definição de percentuais objetivos de aproveitamento, ou a correspondência numérica dos conceitos, será estabelecida pelo(a) professor(a) e indicada no plano de atividade de aulas disponibilizado.

Durante o período de realização das atividades de Ensino Remoto Emergencial, as avaliações serão realizadas prioritariamente de forma remota e assíncrona.

No caso de atividades avaliativas assíncronas, o professor deve elaborar orientação específica sobre como a atividade deve ser realizada assincronamente, prevendo prazo adequado para as entregas, quando necessário. No caso de atividades avaliativas síncronas, deve haver previsão de reposição específica da atividade avaliativa para os estudantes impedidos de realizar a atividade em razão de problemas de ordem técnica ou pessoal, a qual não será considerada como atividade de recuperação prevista no plano de ensino adaptado. O discente terá um prazo de 72 (setenta e duas) horas, a contar da data estipulada para o início da atividade avaliativa, para informar ao professor a necessidade de realização da reposição.

As estratégias avaliativas devem ser propostas ao longo de todo o período letivo. O(a) professor(a) deve oportunizar aos discentes o acompanhamento de seu rendimento avaliativo ao longo do período letivo, bem como, manter os registros do acompanhamento do desempenho discente.

De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no Parágrafo 2º, do Artigo 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE.

Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico.

(4)

período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.

O professor ministrante deverá elaborar e disponibilizar aos alunos, inclusive no AVA utilizado para as aulas, Plano de atividades de aula, onde constarão em detalhes os procedimentos, períodos e critérios de avaliação.

Atividades de Recuperação Previstas

O(a) discente que não obtiver a média mínima de aprovação poderá realizar atividade de recuperação, detalhado no plano atividades de aula disponibilizado pelo(a) professor(a) ministrante e observada a Resolução 11/2013 CEPE.

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações

Os resultados das avaliações serão divulgados aos alunos em prazo estabelecido pelo(a) professor(a) ministrante e previamente informado aos alunos no plano atividades de aula disponibilizado, devendo respeitar a antecedência mínima de três dias da data da avaliação subsequente ou atividade recuperação (art. 47, parágrafo único, Resolução 11/2013 CEPE).

Bibliografia Básica Essencial

GOMES, Orlando. Contratos. 27 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530986735

LÔBO, Paulo. Direito civil: contratos. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2016. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788547215491

TEPEDINO, Gustavo. Fundamentos do direito civil: contratos. Rio de Janeiro: Forense, 2020. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530989927

Básica

O(a) professor(a) ministrante disponibilizará no AVA textos básicos essenciais para acompanhamento da disciplina. A finalidade dos textos disponibilizados é exclusivamente para o acompanhamento da disciplina e está protegida por aspectos ligados aos direitos autorais, estando vedada a cessão a terceiros (vide item Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem).

Complementar

O(a) professor(a) ministrante indicará obras ou textos complementares, sendo encargo do(a) aluno(a) o acesso aos mesmos.

Outras Referências

O(a) professor(a) ministrante indicará outras bibliografias pertinentes, a seu critério, no plano de atividades de aula disponibilizado.

Observações

O(a) professor(a) ministrante não poderá se valer exclusivamente de obras que não sejam livremente acessíveis para realizar atividades de avaliação ou recuperação.

O(a) professor(a) ministrante encaminhará aos discentes, no início do semestre letivo, plano de atividades complementando e detalhando aspectos relacionados às aulas, tais como metodologia, regime de estágio de docência, experiências de aprendizagem, critérios de avaliação, atividade de recuperação e bibliografia complementar. No caso de avaliação expressa por notas numéricas, o(a) professor(a) ministrante informará por escrito no plano de atividades de aula as informações sobre o cálculo da nota, bem como a nota final mínima correspondente a cada conceito.

Casos omissos serão resolvidos de acordo com as normas da Universidade, em especial, a RESOLUÇÃO Nº 025, DE 27 DE JULHO DE 2020.

(5)

Faculdade de Direito

Departamento de Direito Privado e Processo Civil

PLANO DE ENSINO – ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Dados de identificação

Disciplina: DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Período Letivo: 2020/1

Período de Início de Validade: 2020/1 (Excepcionalmente para este semestre, ou enquanto viger o Ensino Remoto Emergencial).

Professor Responsável: CESAR VITERBO MATOS SANTOLIM Sigla: DIR02019 Créditos: 04

Carga Horária: 60h Súmula

Direito das obrigações. Origem, evolução histórica e fontes da obrigação. Elementos constituitivos essenciais e acidentais. A obrigação natural e a civil. Modalidades das obrigações e sua classificação. Cláusula penal. Extinção das obrigações. Inadimplemento das obrigações. Transmissão das obrigações.

Currículos

Currículos Etapa

Aconselhada Pré-Requisitos CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS - DIURNO - (260.00) 3 (DIR02017) PARTE GERAL DO

DIREITO CIVIL

CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS - NOTURNO - (158.00) 3 (DIR02017) PARTE GERAL DO DIREITO CIVIL

Objetivos

Análise dos conceitos fundamentais concernentes à Teoria Geral do Direito das Obrigações, com ênfase para as disposições do Código Civil Brasileiro, atinentes à matéria.

Conteúdo Programático

Semana Título Conteúdo 1 Apresentação

Situação da matéria

Apresentação do Plano de atividades de aula.

Definição dos critérios, procedimentos e datas de avaliação e recuperação.

Apresentação e orientações sobre a utilização do AVA e sobre a o funcionamento da disciplina na modalidade de Ensino Remoto Emergencial.

Situação da matéria. Direitos obrigacionais e direitos reais.

2 Noções Gerais Conceito e noções gerais de obrigação. Elementos das Obrigações.

3 Fontes.

Classificação e modalidades.

Fontes das Obrigações. Classificação das Obrigações. Modalidades das Obrigações.

(6)

Dar, Fazer e Não- Fazer. 5 Obrigações Alternativas

Obrigações Alternativas. Artigos 252 a 256 do Código Civil. 6 Indivisibilidade

e Solidariedade. Obrigações Divisíveis e Indivisíveis. Artigos 257 a 263 do Código Civil. 7 Indivisibilidade

e Solidariedade. Obrigações Solidárias. Artigos 264 a 285 do Código Civil. 8 Avaliação Atividade de avaliação

9 Transmissão das

Obrigações Cessão de Crédito e Assunção de Dívida. Artigos 286 a 303 do Código Civil. 10 Teoria do

Pagamento. Noções Gerais. Pagamento Direto.

Adimplemento e Extinção das Obrigações. Teoria do Pagamento. Pagamento Direto. Artigos 304 a 333 do Código Civil.

11 Pagamento

Indireto e extinção da obrigação sem pagamento.

Pagamento em Consignação. Pagamento com Sub-Rogação, Imputação do Pagamento. Dação em Pagamento. Novação. Compensação. Confusão. Remissão. Artigos 334 a 388 do Código Civil.

12 Inadimplemento

das Obrigações. Inadimplemento das Obrigações. Mora. Perdas e Danos. Artigos 389 a 407 do Código Civil. 13 Inadimplemento

das Obrigações (cont.)

Cláusula Penal e Arras. Artigos 408 a 420 do Código Civil.

14 Pagamento

Indevido e Enriquecimento sem Causa.

Pagamento Indevido e Enriquecimento sem Causa. Artigos 876 a 886 do Código Civil.

15 Avaliação Atividade de avaliação 16 Recuperação RECUPERAÇÃO Metodologia

As aulas abarcarão o uso de métodos compatíveis com o ensino remoto emergencial, sendo o conteúdo disponibilizado em diversos formatos, tais como texto, áudio e vídeo, buscando a promoção da autonomia dos estudos. A interação entre os alunos e o professor se dará por meio dos fóruns de dúvidas e mensagens encaminhadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional indicado pelo(a) professor(a) e da sala de aula virtual.

Obrigatoriamente será utilizado, pelo menos, um dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) institucionais, indicado pelo professor no plano de atividades de aula. No AVA escolhido, serão disponibilizados: o plano de ensino adaptado, as atividades previstas para o desenvolvimento da Atividade de Ensino no período de ERE, as instruções para realização dessas atividades, bem como os links para acesso às atividades, especialmente aquelas hospedadas fora do AVA.

O(a) professor(a) da disciplina poderá utilizar atividades síncronas e assíncronas, que deverão ser previamente detalhadas no plano de atividades de aula. As atividades síncronas serão gravadas e permanecerão disponíveis para acompanhamento assíncrono até o final do semestre. Atividades síncronas de atendimento para dúvidas,

(7)

ou outros atendimentos individualizados não precisam ter seu teor salvo/gravado.

Será dada prioridade às ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que estejam adaptadas a dispositivos móveis.

Os planos de ensino adaptados para o período de ERE, poderão prever a atuação de alunos de mestrado e doutorado nas atividades de graduação, de acordo com a Resolução nº 02/2009 do CEPE, e de Pós-Doutorandos que submeterem seu plano de atividades às instâncias competentes, de acordo com o Art. 8°, da Resolução n° 26/2011 do CEPE e atendendo ao disposto na Resolução nº 02/2009 do CEPE, sempre com a devida aprovação departamental e supervisão do orientador e/ou professor da disciplina.

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem:

Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.

Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio.

A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas;

Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores.

Somente poderão ser gravadas as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.

É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida.

Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja licença não o permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

Carga Horária Teórica: 60 horas Prática: 00 horas

Experiências de Aprendizagem

A dinâmica de aprendizagem pressupõe, em qualquer formato ou ambiente, o comprometimento e a participação ativa do(a) discente . No ensino remoto, esse engajamento discente tende a se intensificar, com a visualização dos vídeos disponibilizados, o acompanhamento das atividades síncronas, a leitura dos textos disponibilizados e/ou indicados, a participação nos fóruns e chats e a realização das demais atividades solicitadas e/ou recomendadas. As atividades discentes serão definidas em plano atividades de aula elaborado pelo(a) professor(a) ministrante e disponibilizado aos discentes no AVA institucional.

Critérios de Avaliação

Os procedimentos de avaliação do aproveitamento dos alunos obedecerão a critérios próprios de cada professor, observados o calendário oficial e as orientações gerais da Universidade, especialmente a Resolução nº 11/2013 do CEPE. O aproveitamento será expresso através dos seguintes conceitos:

a) conceito A - aproveitamento ótimo; b) conceito B - aproveitamento bom;

c) conceito C - aproveitamento regular (com aprovação na disciplina); d) conceito D - aproveitamento insatisfatório (sem aprovação na disciplina);

(8)

A definição de percentuais objetivos de aproveitamento, ou a correspondência numérica dos conceitos, será estabelecida pelo(a) professor(a) e indicada no plano de atividade de aulas disponibilizado.

Durante o período de realização das atividades de Ensino Remoto Emergencial, as avaliações serão realizadas prioritariamente de forma remota e assíncrona.

No caso de atividades avaliativas assíncronas, o professor deve elaborar orientação específica sobre como a atividade deve ser realizada assincronamente, prevendo prazo adequado para as entregas, quando necessário. No caso de atividades avaliativas síncronas, deve haver previsão de reposição específica da atividade avaliativa para os estudantes impedidos de realizar a atividade em razão de problemas de ordem técnica ou pessoal, a qual não será considerada como atividade de recuperação prevista no plano de ensino adaptado. O discente terá um prazo de 72 (setenta e duas) horas, a contar da data estipulada para o início da atividade avaliativa, para informar ao professor a necessidade de realização da reposição.

As estratégias avaliativas devem ser propostas ao longo de todo o período letivo. O(a) professor(a) deve oportunizar aos discentes o acompanhamento de seu rendimento avaliativo ao longo do período letivo, bem como, manter os registros do acompanhamento do desempenho discente.

De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no Parágrafo 2º, do Artigo 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE.

Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico.

Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.

O professor ministrante deverá elaborar e disponibilizar aos alunos, inclusive no AVA utilizado para as aulas, plano de atividades de aula, onde constarão em detalhes os procedimentos, períodos e critérios de avaliação.

Atividades de Recuperação Previstas

O(a) discente que não obtiver a média mínima de aprovação poderá realizar atividade de recuperação, detalhado no plano atividades de aula disponibilizado pelo(a) professor(a) ministrante e observada a Resolução nº 11/2013 CEPE.

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações

Os resultados das avaliações serão divulgados aos alunos em prazo estabelecido pelo(a) professor(a) ministrante e previamente informado aos alunos no plano atividades de aula disponibilizado, devendo respeitar a antecedência mínima de três dias da data da avaliação subsequente ou atividade recuperação (art. 47, parágrafo único, Resolução nº 11/2013 CEPE).

Bibliografia Básica Essencial

MIRAGEM, Bruno Nubens Barbosa. Direito civil: direito das obrigações. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788553600106

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: teoria geral das obrigações. 16ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788553608256

TARTUCE, Flávio. Direito civil: direito das obrigações e responsabilidade civil. 15ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530989323

Básica

(9)

https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788553607907

NADER, Paulo. Curso de direito civil: obrigações. 9ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530986650

VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito civil: obrigações e responsabilidade civil. 20ª ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2020. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788597024678

Complementar

ALMEIDA, Washington Carlos de. Direito Civil: obrigações. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2015. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788522495696

AZEVEDO, Álvaro Villaça. Teoria geral das obrigações e responsabilidade civil. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788553609697

GAGLIANO, Pablo Stolze. Novo curso de direito civil: obrigações. 20ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788553609512

GOMES, Orlando. Obrigações. 19ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530986025

MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil: direito das obrigações. 40ª ed. São Paulo: Saraiva, 2015. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788502634121

PEREIRA, Caio Mario da Silva. Instituições de direito civil: teoria geral das obrigações. 32ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530990619

PEREIRA, Caio Mario da Silva. Obrigações e contratos: pareceres. Rio de Janeiro: Forense, 2010. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/978-85-309-5608-0

RIZZARDO, Arnaldo. Direito das obrigações. 9ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530980825

Observações

O(a) professor(a) ministrante não poderá se valer exclusivamente de obras que não sejam livremente acessíveis para realizar atividades de avaliação ou recuperação.

O(a) professor(a) ministrante encaminhará aos discentes, no início do semestre letivo, plano de atividades complementando e detalhando aspectos relacionados às aulas, tais como metodologia, regime de estágio de docência, experiências de aprendizagem, critérios de avaliação, atividade de recuperação e bibliografia complementar. No caso de avaliação expressa por notas numéricas, o(a) professor(a) ministrante informará por escrito no plano de atividades de aula as informações sobre o cálculo da nota, bem como a nota final mínima correspondente a cada conceito.

Casos omissões serão resolvidos de acordo com as normas da Universidade, em especial, a Resolução nº 025, de 27 de julho de 2020

(10)

Faculdade de Direito

Departamento de Direito Privado e Processo Civil

PLANO DE ENSINO – ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Dados de identificação

Disciplina: DIREITO DAS COISAS I

Período Letivo: 2020/1

Período de Início de Validade: 2020/1 (Excepcionalmente para este semestre, ou enquanto viger o Ensino Remoto Emergencial).

Professor Responsável: CESAR VITERBO MATOS SANTOLIM Sigla: DIR02027 Créditos: 04

Carga Horária: 60h Súmula

Posse: natureza, aquisição, efeitos e extinção. Direito de propriedade: "jus in repropria"; propriedade imobiliária e mobiliária: faculdades, limitações e perdas

Currículos

Currículos Etapa

Aconselhada Pré-Requisitos CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS - DIURNO - (260.00) 7 (DIR02025) CONTRATOS EM

ESPÉCIE

CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS - NOTURNO - (158.00) 7 (DIR02025) CONTRATOS EM ESPÉCIE

Objetivos

Desenvolver as noções básicas acerca dos direitos reais, com o exame da posse e da propriedade em contexto teórico e prático.

Conteúdo Programático

Semana Título Conteúdo 1 Introdução.

Noções Gerais. Situação da matéria. Direitos obrigacionais e direitos reais. Características dos Direitos Reais.

2 Noções Gerais

(cont.) Modelos de tratamento dos direitos reais. Artigos 1225 a 1227 do Código Civil. 3 Posse. Noções gerais. Teorias sobre a posse. Classificação da posse. Artigos 1196 a 1203

do Código Civil.

4 Posse (cont.) Aquisição e perda. Efeitos. Ações possessórias. Artigos 1204 a 1224 do Código Civil.

5 Propriedade Noções gerais. Limitações de ordem pública e de ordem privada. Função social da propriedade. Artigos 1228 a 1237 do Código Civil.

(11)

6 Propriedade

(cont.) Modos de aquisição da propriedade imóvel. Artigos 1238 a 1259 do Código Civil. 7 Propriedade

(cont.) Modos de aquisição da propriedade móvel. Artigos 1260 a 1274 do Código Civil. 8 Avaliação Atividade de avaliação

9 Propriedade

(cont.) Perda da propriedade. Artigos 1275 e 1276 do Código Civil. 10 Direitos de

Vizinhança. Direitos de Vizinhança. Artigos 1277 a 1313 do Código Civil. 11 Condomínio Condomínio Geral. Artigos 1314 a 1330 do Código Civil. 12 Condomínio

(cont.) Condomínio edilício. Artigos 1331 a 1358-A do Código Civil. 13 Condomínio em

multipropriedade. Artigos 1358-B a 1358-U do Código Civil. 14 Propriedade resolúvel, propriedade fiduciária e fundos de investimento.

Propriedade resolúvel e propriedade fiduciária. Fundos de investimento. Artigos 1359 a 1368-F do Código Civil.

15 Avaliação Atividade de avaliação

16 Recuperação RECUPERAÇÃO

Metodologia

As aulas abarcarão o uso de métodos compatíveis com o ensino remoto emergencial, sendo o conteúdo disponibilizado em diversos formatos, tais como texto, áudio e vídeo, buscando a promoção da autonomia dos estudos. A interação entre os alunos e o professor se dará por meio dos fóruns de dúvidas e mensagens encaminhadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional indicado pelo(a) professor(a) e da sala de aula virtual.

Obrigatoriamente será utilizado, pelo menos, um dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) institucionais, indicado pelo professor no plano de atividades de aula. No AVA escolhido, serão disponibilizados: o plano de ensino adaptado, as atividades previstas para o desenvolvimento da Atividade de Ensino no período de ERE, as instruções para realização dessas atividades, bem como os links para acesso às atividades, especialmente aquelas hospedadas fora do AVA.

O(a) professor(a) da disciplina poderá utilizar atividades síncronas e assíncronas, que deverão ser previamente detalhadas no plano de atividades de aula. As atividades síncronas serão gravadas e permanecerão disponíveis para acompanhamento assíncrono até o final do semestre. Atividades síncronas de atendimento para dúvidas, ou outros atendimentos individualizados não precisam ter seu teor salvo/gravado.

Será dada prioridade às ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que estejam adaptadas a dispositivos móveis.

Os planos de ensino adaptados para o período de ERE, poderão prever a atuação de alunos de mestrado e doutorado nas atividades de graduação, de acordo com a Resolução nº 02/2009 do CEPE, e de Pós-Doutorandos que submeterem seu plano de atividades às instâncias competentes, de acordo com o Art. 8°, da Resolução n° 26/2011 do CEPE e atendendo ao disposto na Resolução nº 02/2009 do CEPE, sempre com a devida aprovação departamental e supervisão do orientador e/ou professor da disciplina.

(12)

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem:

Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.

Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio.

A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas;

Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores.

Somente poderão ser gravadas as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.

É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida.

Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja licença não o permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

Carga Horária Teórica: 60 horas Prática: 00 horas

Experiências de Aprendizagem

A dinâmica de aprendizagem pressupõe, em qualquer formato ou ambiente, o comprometimento e a participação ativa do(a) discente . No ensino remoto, esse engajamento discente tende a se intensificar, com a visualização dos vídeos disponibilizados, o acompanhamento das atividades síncronas, a leitura dos textos disponibilizados e/ou indicados, a participação nos fóruns e chats e a realização das demais atividades solicitadas e/ou recomendadas. As atividades discentes serão definidas em plano atividades de aula elaborado pelo(a) professor(a) ministrante e disponibilizado aos discentes no AVA institucional.

Critérios de Avaliação

Os procedimentos de avaliação do aproveitamento dos alunos obedecerão a critérios próprios de cada professor, observados o calendário oficial e as orientações gerais da Universidade, especialmente a Resolução nº 11/2013 do CEPE. O aproveitamento será expresso através dos seguintes conceitos:

a) conceito A - aproveitamento ótimo; b) conceito B - aproveitamento bom;

c) conceito C - aproveitamento regular (com aprovação na disciplina); d) conceito D - aproveitamento insatisfatório (sem aprovação na disciplina);

A definição de percentuais objetivos de aproveitamento, ou a correspondência numérica dos conceitos, será estabelecida pelo(a) professor(a) e indicada no plano de atividade de aulas disponibilizado.

Durante o período de realização das atividades de Ensino Remoto Emergencial, as avaliações serão realizadas prioritariamente de forma remota e assíncrona.

No caso de atividades avaliativas assíncronas, o professor deve elaborar orientação específica sobre como a atividade deve ser realizada assincronamente, prevendo prazo adequado para as entregas, quando necessário. No caso de atividades avaliativas síncronas, deve haver previsão de reposição específica da atividade avaliativa para os estudantes impedidos de realizar a atividade em razão de problemas de ordem técnica ou pessoal, a qual não

(13)

será considerada como atividade de recuperação prevista no plano de ensino adaptado. O discente terá um prazo de 72 (setenta e duas) horas, a contar da data estipulada para o início da atividade avaliativa, para informar ao professor a necessidade de realização da reposição.

As estratégias avaliativas devem ser propostas ao longo de todo o período letivo. O(a) professor(a) deve oportunizar aos discentes o acompanhamento de seu rendimento avaliativo ao longo do período letivo, bem como, manter os registros do acompanhamento do desempenho discente.

De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no Parágrafo 2º, do Artigo 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE.

Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico.

Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.

O professor ministrante deverá elaborar e disponibilizar aos alunos, inclusive no AVA utilizado para as aulas, plano de atividades de aula, onde constarão em detalhes os procedimentos, períodos e critérios de avaliação.

Atividades de Recuperação Previstas

O(a) discente que não obtiver a média mínima de aprovação poderá realizar atividade de recuperação, detalhado no plano atividades de aula disponibilizado pelo(a) professor(a) ministrante e observada a Resolução nº 11/2013 CEPE.

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações

Os resultados das avaliações serão divulgados aos alunos em prazo estabelecido pelo(a) professor(a) ministrante e previamente informado aos alunos no plano atividades de aula disponibilizado, devendo respeitar a antecedência mínima de três dias da data da avaliação subsequente ou atividade recuperação (art. 47, parágrafo único, Resolução nº 11/2013 CEPE).

Bibliografia Básica Essencial

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: direito das coisas. 14ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788553608782

NADER, Paulo. Curso de direito civil: direito das coisas. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530968700

TARTUCE, Flávio. Direito civil: direito das coisas. 12ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530989361

VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito Civil: direitos reais. 19ª ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788597020854

Básica

AZEVEDO, Álvaro Villaça. Curso de direito civil: direito das coisas. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2018. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788553610525

GOMES, Orlando. Direitos Reais. 21 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2012. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/978-85-309-4392-9

LISBOA, Roberto Senise, Manual de direito civil: direitos reais e direitos intelectuais. 7 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788502201231

LÔBO, Paulo. Direito civil: coisas. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2018. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788553607938

(14)

https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788502627130

PEREIRA, Caio Mario da Silva. Instituições de direito civil: direitos reais, posse, propriedade, direitos reais de fruição, garantia e aquisição. 27 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019.

https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530985424

RIZZARDO, Arnaldo. Direito das coisas. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530972837

VENOSA, Sílvio de Salvo. Código Civil comentado: direito das coisas, posse, direitos reais, propriedade, artigos 1.196 a 1.368. São Paulo: Atlas, 2003. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788522477036

Complementar

AQUINO, Álvaro A. S. B. de. A posse e seus efeitos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2013. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788522482047

ARAUJO, Barbara Almeida. A posse dos bens públicos. Rio de Janeiro: Forense, 2010. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/978-85-309-5601-1

BRANDELLI, Leonardo. Usucapião administrativa: de acordo com o novo Código de Processo Civil. São Paulo: Saraiva, 2015. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788502637009

FULGÊNCIO, Tito. Da posse e das ações possessórias: teoria legal e prática. 12 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/978-85-309-6677-5

Observações

O(a) professor(a) ministrante não poderá se valer exclusivamente de obras que não sejam livremente acessíveis para realizar atividades de avaliação ou recuperação.

O(a) professor(a) ministrante encaminhará aos discentes, no início do semestre letivo, plano de atividades complementando e detalhando aspectos relacionados às aulas, tais como metodologia, regime de estágio de docência, experiências de aprendizagem, critérios de avaliação, atividade de recuperação e bibliografia complementar. No caso de avaliação expressa por notas numéricas, o(a) professor(a) ministrante informará por escrito no plano de atividades de aula as informações sobre o cálculo da nota, bem como a nota final mínima correspondente a cada conceito.

Casos omissões serão resolvidos de acordo com as normas da Universidade, em especial, a Resolução nº 025, de 27 de julho de 2020

(15)

Faculdade de Direito

Departamento de Direito Privado e Processo Civil

PLANO DE ENSINO – ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Dados de identificação

Disciplina: Teoria Geral dos Contratos Período Letivo: 2020/1

Período de Início de Validade: 2020/1 (Excepcionalmente para este semestre, ou enquanto viger o Ensino Remoto Emergencial).

Professor Responsável: Luis Renato Ferreira da Silva Sigla: DIR2023 Créditos: 04

Carga Horária: 60h Currículos

Currículos Etapa

Aconselhada Pré-Requisitos CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS - DIURNO - (260.00) 5 (DIR02021) RESPONSABILIDADE

CIVIL

CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS - NOTURNO - (158.00) 5 (DIR02021) RESPONSABILIDADE CIVIL

Súmula

Teoria geral dos contratos: Visa oferecer aos estudantes instrumental teórico e prático da formação, evolução e extinção dos contratos. Nesta disciplina é dada ênfase aos aspectos das vicissitudes da vida dos contratos, decorrentes de fatores de ordem econômica, ou eventos cuja fonte seja a força maior ou caso fortuito impondo a extinção do contrato pelos meios previstos no Código Civil.

Objetivos

A Teoria Geral dos Contratos desenvolve os conceitos fundamentais para a compreensão desta categoria jurídica, considerando seu papel central de veículo para a circulação de bens e serviços entre os sujeitos de direito. Conteúdo Programático

Semana Título Conteúdo 1 Conceito de

Contrato

Conceito funcional e estrutural de contrato. O contrato como negócio jurídico. A função econômica do ContratoConceito funcional e estrutural de contrato. O contrato como negócio jurídico. A função econômica do Contrato..

2 Princípios fundamentais do Direito Contratual

Princípios fundamentais do Direito Contratual: liberdade contratual, função social e boa-fé objetiva.

3 - 5 Formação do

contrato O contrato como processo. Fase pré-contratual. Formação: oferta e aceitação. Lugar e momento do contrato. Incidentes da fase de formação: arras, contrato com pessoa a declarar, promessa de fato de terceiro, contrato preliminar

6 - 8 Classificação

(16)

Contratos onerosos e gratuitos (evicção)

Contratos comutativos e aleatórios (vícios redibitórios) Contratos puramente consensuais, formais e reais. Contratos principais e acessórios.

Contratos de execução imediata, de execução diferida e de execução continuada. Contratos paritários e de adesão.

Contratos mistos, coligados e conexos. União de contratos.

9 1ª avaliação Verificação parcial sobre a aprendizagem dos conteúdos da disciplina 10 Interpretação

dos contratos

Interpretação dos contratos 11 -12 Revisão de

Contratos Causas para revisão. Cláusulas abusivas. Lesão. Imprevisão Excessiva. Quebra da base 13 Cessão de

posição contratual

Cessão de posição contratual

14 Extinção dos contratos

Distrato. Resilição. Revogação. Resolução.

15 2ª avaliação Verificação parcial sobre a aprendizagem dos conteúdos da disciplina

16 Recuperação Verificação total para quem eventualmente não pode fazer alguma das avaliações pelos motivos regimentais.

Metodologia

As aulas abarcarão o uso de métodos compatíveis com o ensino remoto emergencial, sendo o conteúdo disponibilizado em diversos formatos, tais como texto, áudio vídeo, etc., buscando a promoção da autonomia dos estudos. A interação entre os alunos e o professor se dará por meio dos fóruns de dúvidas e mensagens encaminhadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional indicado pelo(a) professor(a) e da sala de aula virtual.

Obrigatoriamente será utilizado, pelo menos, um dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) institucionais, indicado pelo professor no plano de atividades de aula. No AVA escolhido, serão disponibilizados: o plano de ensino adaptado, as atividades previstas para o desenvolvimento da Atividade de Ensino no período de ERE, as instruções para realização dessas atividades, bem como os links para acesso às atividades, especialmente aquelas hospedadas fora do AVA.

O(a) professor(a) da disciplina poderá utilizar atividades síncronas e assíncronas, que deverão ser previamente detalhadas no plano de atividades de aula. As atívidades síncronas necessariamente serão gravadas e permanecerão disponíveis para acompanhamento assíncrono até o final do semestre. Atividades síncronas de atendimento para dúvidas, ou outros atendimentos individualizados não precisam ter seu teor salvo/gravado. Será dada prioridade às ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que estejam adaptadas a dispositivos móveis.

Os planos de ensino adaptados para o período de ERE, poderão prever a atuação de alunos de mestrado e doutorado nas atividades de graduação, de acordo com a Resolução nº 02/2009 do CEPE, e de Pós-Doutorandos que submeterem seu plano de atividades às instâncias competentes, de acordo com o Art. 8°, da Resolução n° 26/2011 do CEPE e atendendo ao disposto na Resolução nº 02/2009 do CEPE, sempre com a devida aprovação departamental e supervisão do orientador e/ou professor da disciplina.

(17)

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem:

Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.

Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio.

A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas;

Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores.

Somente poderão ser gravadas as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.

É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida.

Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

Carga Horária Teórica: 60 horas Prática: 00 horas

Experiências de Aprendizagem

A dinâmica de aprendizagem pressupõe, em qualquer formato ou ambiente, o comprometimento e a participação ativa do(a) discente . No ensino remoto, esse engajamento discente tende a se intensificar, com a visualização dos vídeos disponibilizados, o acompanhamento das atividades síncronas, a leitura dos textos disponibilizados e/ou indicados, a participação nos fóruns e chats e a realização das demais atividades solicitadas e/ou recomendadas. As atividades discentes serão definidas em plano atividades de aula elaborado pelo(a) professor(a) ministrante e disponibilizado aos discentes no AVA institucional.

Critérios de Avaliação

Os procedimentos de avaliação do aproveitamento dos alunos obedecerão a critérios próprios de cada professor, observados o calendário oficial e as orientações gerais da Universidade, especialmente a Resolução 11/2013 do CEPE. O aproveitamento será expresso através dos seguintes conceitos:

a) conceito A - aproveitamento ótimo; b) conceito B - aproveitamento bom;

c) conceito C - aproveitamento regular (com aprovação na disciplina); d) conceito D - aproveitamento insatisfatório (sem aprovação na disciplina);

A definição de percentuais objetivos de aproveitamento, ou a correspondência numérica dos conceitos, será estabelecida pelo(a) professor(a) e indicada no plano de atividade de aulas disponibilizado.

Durante o período de realização das atividades de Ensino Remoto Emergencial, as avaliações serão realizadas prioritariamente de forma remota e assíncrona.

No caso de atividades avaliativas assíncronas, o professor deve elaborar orientação específica sobre como a atividade deve ser realizada assincronamente, prevendo prazo adequado para as entregas, quando necessário. No caso de atividades avaliativas síncronas, deve haver previsão de reposição específica da atividade avaliativa para os estudantes impedidos de realizar a atividade em razão de problemas de ordem técnica ou pessoal, a qual não será considerada como atividade de recuperação prevista no plano de ensino adaptado. O discente terá um prazo de 72 (setenta e duas) horas, a contar da data estipulada para o início da atividade avaliativa, para informar ao

(18)

professor a necessidade de realização da reposição.

As estratégias avaliativas devem ser propostas ao longo de todo o período letivo. O(a) professor(a) deve oportunizar aos discentes o acompanhamento de seu rendimento avaliativo ao longo do período letivo, bem como, manter os registros do acompanhamento do desempenho discente.

De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no Parágrafo 2º, do Artigo 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE.

Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico.

Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.

O professor ministrante deverá elaborar e disponibilizar aos alunos, inclusive no AVA utilizado para as aulas, Plano de atividades de aula, onde constarão em detalhes os procedimentos, períodos e critérios de avaliação.

Atividades de Recuperação Previstas

O(a) discente que não obtiver a média mínima de aprovação poderá realizar atividade de recuperação, detalhado no plano atividades de aula disponibilizado pelo(a) professor(a) ministrante e observada a Resolução 11/2013 CEPE.

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações

Os resultados das avaliações serão divulgados aos alunos em prazo estabelecido pelo(a) professor(a) ministrante e previamente informado aos alunos no plano atividades de aula disponibilizado, devendo respeitar a antecedência mínima de três dias da data da avaliação subsequente ou atividade recuperação (art. 47, parágrafo único, Resolução 11/2013 CEPE).

Bibliografia Básica Essencial

GOMES, Orlando. Contratos. 27 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530986735

LÔBO, Paulo. Direito civil: contratos. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2016. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788547215491

TEPEDINO, Gustavo. Fundamentos do direito civil: contratos. Rio de Janeiro: Forense, 2020. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530989927

Básica

O(a) professor(a) ministrante disponibilizará no AVA textos básicos essenciais para acompanhamento da disciplina. A finalidade dos textos disponibilizados é exclusivamente para o acompanhamento da disciplina e está protegida por aspectos ligados aos direitos autorais, estando vedada a cessão a terceiros (vide item Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem).

Complementar

O(a) professor(a) ministrante indicará obras ou textos complementares, sendo encargo do(a) aluno(a) o acesso aos mesmos.

Outras Referências

O(a) professor(a) ministrante indicará outras bibliografias pertinentes, a seu critério, no plano de atividades de aula disponibilizado.

Observações

O(a) professor(a) ministrante não poderá se valer exclusivamente de obras que não sejam livremente acessíveis para realizar atividades de avaliação ou recuperação.

(19)

O(a) professor(a) ministrante encaminhará aos discentes, no início do semestre letivo, plano de atividades complementando e detalhando aspectos relacionados às aulas, tais como metodologia, regime de estágio de docência, experiências de aprendizagem, critérios de avaliação, atividade de recuperação e bibliografia complementar. No caso de avaliação expressa por notas numéricas, o(a) professor(a) ministrante informará por escrito no plano de atividades de aula as informações sobre o cálculo da nota, bem como a nota final mínima correspondente a cada conceito.

Casos omissos serão resolvidos de acordo com as normas da Universidade, em especial, a RESOLUÇÃO Nº 025, DE 27 DE JULHO DE 2020.

(20)

Faculdade de Direito

Departamento de Direito Privado e Processo Civil

PLANO DE ENSINO – ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Dados de identificação

Disciplina: DIREITO DAS COISAS II Período Letivo: 2020/1

Período de Início de Validade:período letivo 2020/1, ou enquanto for adotado o Ensino Remoto Emergencial para o Ensino de Graduação, nos termos da Resolução n° 025/2020, do CEPE/UFRGS

Professor Responsável: Lisiane Feiten Wingert Ody Sigla: DIR02029 Créditos: 4

Carga Horária: 60h CH Autônoma: 40h CH Coletiva: 20h CH Individual: 0h

Súmula

Direitos reais sobre coisas alheias de uso e fruição e os de garantia. Análise da propriedade e material, alienação, fiduciária; loteamento e direito real de aquisição por suas vinculações ao "Jus in re".

Currículos

Currículos Etapa

Aconselhada

Pré-Requisitos Natureza

CIÊNCIAS JURÍDICAS E

SOCIAIS - DIURNO 8 (DIR02027) DIREITO DAS COISAS I Obrigatória

CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS - NOTURNO 8 (DIR02027) DIREITO DAS COISAS I Obrigatória Objetivos

A disciplina tem como objetivos centrais: a) Examinar o tratamento dos direitos reais sob a perspectiva das transformações do tratamento jurídico da matéria no direito brasileiro, analisando o tema em confrontação com o tratamento nos ordenamentos jurídicos estrangeiros, com especial ênfase para as inovações estabelecidas pelo Código Civil vigente; b) Atribuir, a partir do exame de questões práticas, a conjugação dos conhecimentos teóricos com a realidade observada no direito brasileiro.

Conteúdo Programático

Seman

(21)

1 a 2

Apresentação e introdução.

a) Noções Gerais dos Direitos Reais; b) Características;

c) Apresentação dos temas de Propriedade resolúvel, propriedade fiduciária, direitos reais sobre coisas alheias e direitos reais de garantia.

3 a 7 I - DIREITOS REAIS LIMITADOS DE GOZO E FRUIÇÃO E DIREITO REAL DE AQUISIÇÃO

1) Integralidade do Conteúdo da Propriedade (iusutendi, iusfruendi, ius abutendi e rei vindicatio) e Direitos Reais de Gozo e Fruição.

2) Enfiteuse e o Código Civil, Art. 2.038 do CC, e outros aspectos 3) Direito de Superfície

4) Servidões

5) Parcela do Conteúdo da Propriedade (ius utendi e ius fruendi, com influência indireta sobre os demais poderes).

6) Usufruto; 7) Uso; 8) Habitação;

9) Concessão de Uso Especial para Fins de Moradia (cf. L. 11.481, de 31 de maio de 2007, inc. XI do art. 1.225, CC);

10) Concessão de Direito Real de Uso (cf. L. 11.481, de 31 de maio de 2007, inc. XII do art. 1.225 do CC)

11) Promessa de Compra e Venda

8 a 15 II - DIREITOS REAIS

DE GARANTIA 7.2) Direitos Reais de Garantia a) Penhor b) Hipoteca

c) Anticrese

d) Alienação Fiduciária em Garantia sobre Bens Móveis e Imóveis; 7.3) Outros Temas*

a) Responsabilidade e Direitos Reais

b) Propriedade Intelectual: Direitos autorais, propriedade industrial e proteção sui generis.

16 Atividade de recuperação

Atividade de recuperação

Metodologia

As aulas abarcarão o uso de métodos compatíveis com o ensino remoto emergencial, sendo o conteúdo disponibilizado em diversos formatos, tais como texto, áudio vídeo, etc., buscando a promoção da autonomia dos estudos. A interação entre os alunos e o professor se dará por meio dos fóruns de dúvidas e mensagens encaminhadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional indicado pelo(a) professor(a), como o Moodle, por exemplo, e/ou da sala de aula virtual.

O AVA adotado pelo professor será indicado no plano de atividades de aula e nele serão disponibilizados: o plano de ensino adaptado, as atividades previstas para o desenvolvimento da disciplina no período de ERE, as instruções para realização dessas atividades, bem como os links para acesso às atividades, especialmente daquelas eventualmente hospedadas fora do AVA. Será dada prioridade às ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que estejam adaptadas a dispositivos móveis.

O(a) professor(a) da disciplina poderá utilizar atividades síncronas e assíncronas, que deverão ser previamente detalhadas no plano de atividades de aula. As atividades síncronas, isto é, realizadas no horário designado originalmente para a disciplina, serão, necessariamente, gravadas e permanecerão disponíveis para acompanhamento assíncrono até o final do semestre. Atividades síncronas de atendimento para dúvidas, ou outros atendimentos individualizados não precisam ter seu teor salvo/gravado.

(22)

É possível a realização de estágio docente durante o ERE, mediante atuação de alunos de mestrado e doutorado nas atividades de graduação, de acordo com a Resolução nº 02/2009 do CEPE, assim como de Pós-Doutorandos que submeterem seu plano de atividades às instâncias competentes, de acordo com o Art. 8°, da Resolução n° 26/2011 do CEPE e atendendo ao disposto na Resolução nº 02/2009 do CEPE, sempre que houver a devida aprovação departamental e supervisão do orientador e/ou professor da disciplina.

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem:

Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais. Materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, sob pena de plágio. A liberdade de escolha quanto à exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou as alternativamente designadas. Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores. Somente poderão ser gravadas as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.

É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do(s) professor(a), sem autorização específica para a finalidade pretendida.

Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material fora das hipóteses expressamente admitidas, ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

Carga Horária

Teórica: 40 horas Prática: 20 horas

Experiências de Aprendizagem

A dinâmica de aprendizagem pressupõe, em qualquer formato ou ambiente, o comprometimento e a participação ativa do(a) discente . No ensino remoto, esse engajamento discente tende a se intensificar, com a visualização dos vídeos disponibilizados, o acompanhamento das atividades síncronas, a leitura dos textos disponibilizados e/ou indicados, a participação nos fóruns e chats e a realização das demais atividades solicitadas e/ou recomendadas.

As atividades discentes serão definidas em plano atividades de aula elaborado pelo(a) professor(a) ministrante e disponibilizado aos discentes no AVA institucional por ele(a) adotado.

Critérios de Avaliação

Os procedimentos de avaliação do aproveitamento dos alunos obedecerão a critérios próprios de cada professor, observados o calendário oficial e as orientações gerais da Universidade, especialmente a Resolução 11/2013 do CEPE. O aproveitamento será expresso através dos seguintes conceitos: a) conceito A - aproveitamento ótimo;

b) conceito B - aproveitamento bom;

c) conceito C - aproveitamento regular (com aprovação na disciplina); d) conceito D - aproveitamento insatisfatório (sem aprovação na disciplina);

A definição de percentuais objetivos de aproveitamento, ou a correspondência numérica dos conceitos, será estabelecida pelo(a) professor(a) e indicada no plano de atividade de aulas por ele(a) divulgado. Durante o período de realização das atividades de Ensino Remoto Emergencial, as avaliações serão realizadas prioritariamente de forma remota e assíncrona, caso em que o professor deve elaborar

(23)

orientação específica sobre como a atividade deve ser realizada assincronamente, prevendo prazo adequado para as entregas, quando necessário.

No caso de haver atividades avaliativas síncronas, deve haver previsão de reposição específica da

atividade avaliativa para os estudantes impedidos de realizar a atividade em razão de problemas de ordem técnica ou pessoal, a qual não será considerada como atividade de recuperação prevista no plano de ensino adaptado. O discente terá um prazo de 72 (setenta e duas) horas, a contar da data estipulada para o início da atividade avaliativa, para informar ao professor a necessidade de realização da reposição.

As estratégias avaliativas devem ser propostas ao longo de todo o período letivo. O(a) professor(a) deve oportunizar aos discentes o acompanhamento de seu rendimento avaliativo ao longo do período letivo, bem como, manter os registros do acompanhamento do desempenho discente.

De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no Parágrafo 2º, do Artigo 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE. Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema

acadêmico. Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.

O professor ministrante deverá elaborar e disponibilizar aos alunos, inclusive no AVA utilizado para as aulas, Plano de atividades de aula, onde constarão em detalhes os procedimentos, períodos e critérios de avaliação.

Atividades de Recuperação Previstas

O(a) discente que não obtiver a média mínima de aprovação poderá realizar atividade de recuperação, detalhado no plano atividades de aula disponibilizado pelo(a) professor(a) ministrante e observada a Resolução 11/2013 CEPE.

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações

Os resultados das avaliações serão divulgados aos alunos em prazo estabelecido pelo(a) professor(a) ministrante e previamente informado aos alunos no plano atividades de aula disponibilizado, devendo respeitar a antecedência mínima de três dias da data da avaliação subsequente ou atividade recuperação (art. 47, parágrafo único, Resolução 11/2013 CEPE).

Bibliografia

Básica Essencial

GOMES, Orlando. Direitos Reais. 21 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2012.

(24)

LÔBO, Paulo. Direito civil: coisas. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2018. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788553607938

LISBOA, Roberto Senise, Manual de direito civil: direitos reais e direitos intelectuais. 7 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788502201231

Básica

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: direito das coisas. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2018. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788553608782

SILVA, Fábio Rocha Pinto e. Garantias imobiliárias em contratos empresariais: hipoteca e alienação fiduciária. São Paulo: Grupo Almedina, 2014. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788584930104

PEREIRA, Caio Mario da Silva. Instituições de direito civil: direitos reais, posse, propriedade, direitos reais de fruição, garantia e aquisição. 27 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019.

https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530985424 Complementar

TARTUCE, Flávio. Direito civil: direito das coisas. 12 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020.

https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530989361

MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil: direito das coisas. 44 ed. São Paulo: Saraiva, 2015. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788502627130

NADER, Paulo. Curso de direito civil: direito das coisas. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015.

https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530968700 Outras Referências

* Como acessar o minha biblioteca: https://www.ufrgs.br/bibdir/inicio/pesquisa/minha-biblioteca/ Observações

O(a) professor(a) ministrante disponibilizará aos discentes, no início do semestre letivo, plano de atividades complementando e detalhando aspectos relacionados às aulas em ERE, de acordo com o estabelecido neste plano de ensino na Res. 25 CEPE.

Casos omissões serão resolvidos de acordo com as normas da Universidade, em especial, a referida resolução, datada de 27 de julho de 2020.

(25)

Faculdade de Direito

Departamento de Direito Privado e Processo Civil

PLANO DE ENSINO – ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Dados de identificação

Disciplina: Direito de Família Período Letivo: 2020/1

Período de Início de Validade: 2020/1 (Excepcionalmente para este semestre, ou enquanto viger o Ensino Remoto Emergencial).

Professor Responsável: JAMIL ANDRAUS HANNA BANNURA

Sigla: DIR 02030 Créditos: 04 Carga Horária: 60h

Currículos

Currículos Etapa

Aconselhada Pré-Requisitos

CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS -

DIURNO 9 (DIR02029) DIREITO DAS COISAS II

CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS -

NOTURNO 9 (DIR02029) DIREITO DAS COISAS II

Súmula

Gênese e evolução histórica da família e do casamento em suas repercussões sociais, morais, políticas e jurídicas, quanto às pessoas dos cônjuges e dos filhos. Constituição e extinção da sociedade conjugal, regime de bens, parentesco e filiação. Institutos de direito protetivo. Alimentos e Uniões afetivas.

Objetivos

Permitir que o aluno tenha compreensão doutrinária, jurisprudencial e legislativa sobre o direito de família.

Conteúdo Programático

Semana Título Conteúdo

1 Relações de

Parentesco

1. Relações de Parentesco 2. Parentesco natural ou civil

3. Parentesco em linha reta, colateral e por afinidade

2 Casamento -

Impedimentos e Causas

Suspensivas

1. Disposições gerais

2. Casamento Civil e Religioso

3. Casamento existente, válido e eficaz 4. Espécies de casamento

5. Capacidade para casar 6. Impedimentos

7. Causas suspensivas

(26)

9. Efeitos do casamento 3 Casamento - Validade e Eficácia e União Estável 1. Invalidade do Casamento 2. Casamento Nulo 3. Casamento anulável 4. Legitimidade

5. Causas excludentes de anulabilidade 6. Erro essencial no casamento

7. União Estável

8. Formação e requisitos da união estável 9. Efeitos jurídicos da união estável

4 União Estável 1. Direitos e deveres

2. Contrato escrito 3. Concubinato 4. Dissolução

5 Regime de

Bens

1. Regime de bens no casamento 2. Pacto antenupcial

3. Comunhão Parcial

4. Administração dos bens comuns 5. Dívidas do casal

6. Separação obrigatória de bens 7. Separação total pactuada 8. Comunhão universal

9. Participação final nos aquestos 10. Regimes mistos 6 Separação de corpos, separação judicial e divórcio 1. Separação de corpos 2. Separação judicial 3. Divórcio

4. Outros efeitos da separação

7 Filiação, guarda e direito de visitas 1. Filiação 2. Guarda 3. Família substituta 4. Visitação

5. Ações judiciais correspondentes

8 Avaliação Avaliação

9 Filiação e

reconhecimento de filhos

1. Presunção de paternidade

2. Reconhecimento fora do casamento 3. Reconhecimento espontâneo

4. Investigatória 5. Negatória

6. Métodos e provas 7. Procedimento judicial

10 Poder Familiar 1. Exercício

2. Suspensão 3. Extinção

11 Usufruto e

Administração dos bens dos filhos menores 1. Usufruto 2. Administração 3. Exceções 12 Adoção 1. Adoção 2. Procedimento judicial 3. Requisitos legais

(27)

4. Adoção por estrangeiros 13 Alimentos 1. Características 2. Sujeitos da relação 3. Fixação do valor 4. Espécies de pensionamento 5. Alteração do valor 6. Extinção 14 Tutela e Curatela 1. Tutela 2. Aplicação e requisitos 3. Curatela 4. Aplicação e requisitos 5. Procedimento judicial 15 Avaliação Avaliação 16 Recuperação Recuperação Metodologia

As aulas abarcarão o uso de métodos compatíveis com o ensino remoto emergencial, sendo o conteúdo disponibilizado em diversos formatos, tais como texto, áudio vídeo, etc, buscando a promoção da autonomia dos estudos. A interação entre os alunos e o professor se dará por meio dos fóruns de dúvidas e mensagens encaminhadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional indicado pelo professor e da sala de aula virtual.

Obrigatoriamente será utilizado, pelo menos, um dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) institucionais, indicado pelo professor no plano de atividades de aula. No AVA escolhido, serão disponibilizados: o plano de ensino adaptado, as atividades previstas para o desenvolvimento da Atividade de Ensino no período de ERE, as instruções para realização dessas atividades, bem como os links para acesso às atividades, especialmente aquelas hospedadas fora do AVA.

O professor da disciplina poderá utilizar atividades síncronas e assíncronas, que deverão ser previamente detalhadas no plano de atividades de aula. As atívidades síncronas necessariamente serão gravadas e permanecerão disponíveis para acompanhamento assíncrono até o final do semestre. Atividades síncronas de atendimento para dúvidas, ou outros atendimentos individualizados não precisam ter seu teor salvo/gravado.

Será dada prioridade às ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que estejam adaptadas a dispositivos móveis.

Os planos de ensino adaptados para o período de ERE, poderão prever a atuação de alunos de mestrado e doutorado nas atividades de graduação, de acordo com a Resolução nº 02/2009 do CEPE, e de Pós-Doutorandos que submeterem seu plano de atividades às instâncias competentes, de acordo com o Art. 8°, da Resolução n° 26/2011 do CEPE e atendendo ao disposto na Resolução nº 02/2009 do CEPE, sempre com a devida aprovação departamental e supervisão do orientador e/ou professor da disciplina.

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem:

Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.

Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio.

A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas;

Referências

Documentos relacionados

 Condições insalubres no ambiente de trabalho  Superexploração do trabalho feminino e infantil  Ausência completa de qualquer assistência

Esse sistema permite a obtenção de um composto orgânico com qualidades físicas, químicas e biológicas comprovadas, sendo o produto certificado pelo

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

Considerada uma zoonose com ampla distribuição geográfica, presente em nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil, além de diversos países

Little e Amyra El Khalili; também foi dissertado sobre a Agroecologia, entendida como um caminho para uma agricultura mais sustentável; sobre a ciência homeopatia e sua aplicação

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

2.1 Energia e Transferência de Energia; Carga, Força Elétrica e Campos Elétricos; Condutores e Isolantes Elétricos; Corrente Elétrica; Energia, Trabalho e Potência;

Table 2 – Mean ± SD of the values of the Shannon diversity indices calculated from denaturing-gradient gel electrophoresis (DGGE) profiles of bacterial 16S rDNA