• Nenhum resultado encontrado

DIREITOS AUTORAIS 1. Introdução

No documento PLANO DE ENSINO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (páginas 134-163)

PLANO DE ENSINO QUE SUBSTITUI AQUELE QUE FOI APROVADO PARA 2020/1, EXCEPCIONALMENTE

1- DIREITOS AUTORAIS 1. Introdução

1.1.1- Contextualização 1.1.2- Aplicação (coisificação) 1.1.3- Bens móveis 1.2- Sistemas

1.2.1- Sistema individual - Convenção de Berna 1.2.2- Sistema comercial - Copyright

1.3- Classificação 1.3.1- Direitos morais 1.3.2- Direitos patrimoniais

1.4- Direitos autorais protegidos - art. 7º 1.5- Direitos autorais não protegidos - art. 8º 1.6- Prazos

1.6.1- Domínio público 1.7- Direito de seqüência

1.8- Limitações aos direitos autorais 1.8.1- Considerações iniciais

1.8.2- Art. 46 da Lei

1.8.2.1- Reprodução - art. 46, I 1.8.2.2- Reprografia -art. 46, II 1.8.2.3- Citação - art. 46, III

1.8.2.4- Polígrafos e anotações de aula - art. 46, IV

1.8.2.5- Reprodução para demonstração do funcionamento - art. 46, V 1.8.2.6 Representação teatral e execução musical com fins didáticos

-art. 46, VI

1.8.2.7- Produção de prova judicial e administrativa - art. 46, VII 1.8.2.8- Reprodução de trechos ou da integralidade da obra - art. 46,

VIII

1.8.3- Art. 47 da Lei 1.8.4- Art. 48 da Lei

1.8.5- Alteração legislativa ? Lei 10.695/03

1.9- Utilização de obras intelectuais e de fonogramas 1.9.1- Edição ?- arts. 53 a 67

1.9.2- Comunicação ao público (divulgação sonora) - arts. 68 a 76 1.9.3- Utilização de obra de arte plástica - arts. 77 e 78

1.9.4- Utilização de obra fotográfica - art. 79 1.9.5- Utilização de fonograma? art. 80

1.9.6- Utilização de obra audiovisual ? arts. 81 a 86 1.9.7- Utilização de bases de dados - art. 87

1.9.8- Utilização de obra coletiva - art. 88

1.10- Questões específicas discutidas em jurisprudência do STJ 2- PROPRIEDADE INDUSTRIAL

2.1- Introdução

2.2- Patentes e registros 2.3- Patentes

2.3.1- Objeto do direito de propriedade industrial

2.3.2- Limitações: o que não pode ser objeto de propriedade industrial? 2.3.3- Elementos necessário para a caracterização da propriedade

industrial

2.3.3.1- Novidade

2.3.3.2- Atividade inventiva 2.3.3.3- Aplicação industrial

2.3.4- Prazo de duração da propriedade industrial 2.3.5- Direitos do proprietário

2.3.5.1- Quantificação da indenização pela exploração indevida 2.3.6- Função social da propriedade industrial

2.3.6.1- Determinações constitucional e legal

2.3.6.1- Princípio da continuidade das atividades empresariais 2.3.6.3- Licença compulsória

2.3.6.4- Exceções à função social 2.3.7- Patente de interesse nacional 2.3.8- Extinção da propriedade industrial

2.3.9- Possibilidade de renovação do direito de propriedade - registros 2.3.10- Invenções sob dependência

2.4- Conclusão

16 Atividade de recuperação

Atividade de recuperação

Metodologia

As aulas abarcarão o uso de métodos compatíveis com o ensino remoto emergencial, sendo o conteúdo disponibilizado em diversos formatos, tais como texto, áudio vídeo, etc., buscando a promoção da autonomia dos estudos. A interação entre os alunos e o professor se dará por meio dos fóruns de dúvidas e mensagens encaminhadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional indicado pelo(a) professor(a), como o Moodle, por exemplo, e/ou da sala de aula virtual.

O AVA adotado pelo professor será indicado no plano de atividades de aula e nele serão disponibilizados: o plano de ensino adaptado, as atividades previstas para o desenvolvimento da disciplina no período de ERE, as instruções para realização dessas atividades, bem como os links para acesso às atividades, especialmente daquelas eventualmente hospedadas fora do AVA. Será dada prioridade às ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que estejam adaptadas a dispositivos móveis.

O(a) professor(a) da disciplina poderá utilizar atividades síncronas e assíncronas, que deverão ser previamente detalhadas no plano de atividades de aula. As atividades síncronas, isto é, realizadas no horário designado originalmente para a disciplina, serão, necessariamente, gravadas e permanecerão disponíveis para acompanhamento assíncrono até o final do semestre. Atividades síncronas de

atendimento para dúvidas, ou outros atendimentos individualizados não precisam ter seu teor salvo/gravado.

É possível a realização de estágio docente durante o ERE, mediante atuação de alunos de mestrado e doutorado nas atividades de graduação, de acordo com a Resolução nº 02/2009 do CEPE, assim como de Pós-Doutorandos que submeterem seu plano de atividades às instâncias competentes, de acordo com o Art. 8°, da Resolução n° 26/2011 do CEPE e atendendo ao disposto na Resolução nº 02/2009 do CEPE, sempre que houver a devida aprovação departamental e supervisão do orientador e/ou professor da disciplina.

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem:

Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais. Materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, sob pena de plágio. A liberdade de escolha quanto à exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou as alternativamente designadas. Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores. Somente poderão ser gravadas as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.

É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do(s) professor(a), sem autorização específica para a finalidade pretendida.

Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material fora das hipóteses expressamente admitidas, ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

Carga Horária

Teórica: 60 horas Prática: 00 horas

Experiências de Aprendizagem

A dinâmica de aprendizagem pressupõe, em qualquer formato ou ambiente, o comprometimento e a participação ativa do(a) discente . No ensino remoto, esse engajamento discente tende a se intensificar, com a visualização dos vídeos disponibilizados, o acompanhamento das atividades síncronas, a leitura dos textos disponibilizados e/ou indicados, a participação nos fóruns e chats e a realização das demais atividades solicitadas e/ou recomendadas.

As atividades discentes serão definidas em plano atividades de aula elaborado pelo(a) professor(a) ministrante e disponibilizado aos discentes no AVA institucional por ele(a) adotado.

Critérios de Avaliação

Os procedimentos de avaliação do aproveitamento dos alunos obedecerão a critérios próprios de cada professor, observados o calendário oficial e as orientações gerais da Universidade, especialmente a Resolução 11/2013 do CEPE. O aproveitamento será expresso através dos seguintes conceitos: a) conceito A - aproveitamento ótimo;

b) conceito B - aproveitamento bom;

c) conceito C - aproveitamento regular (com aprovação na disciplina); d) conceito D - aproveitamento insatisfatório (sem aprovação na disciplina);

A definição de percentuais objetivos de aproveitamento, ou a correspondência numérica dos conceitos, será estabelecida pelo(a) professor(a) e indicada no plano de atividade de aulas por ele(a) divulgado. Durante o período de realização das atividades de Ensino Remoto Emergencial, as avaliações serão realizadas prioritariamente de forma remota e assíncrona, caso em que o professor deve elaborar orientação específica sobre como a atividade deve ser realizada assincronamente, prevendo prazo adequado para as entregas, quando necessário.

No caso de haver atividades avaliativas síncronas, deve haver previsão de reposição específica da

atividade avaliativa para os estudantes impedidos de realizar a atividade em razão de problemas de ordem técnica ou pessoal, a qual não será considerada como atividade de recuperação prevista no plano de ensino adaptado. O discente terá um prazo de 72 (setenta e duas) horas, a contar da data estipulada para o início da atividade avaliativa, para informar ao professor a necessidade de realização da reposição.

As estratégias avaliativas devem ser propostas ao longo de todo o período letivo. O(a) professor(a) deve oportunizar aos discentes o acompanhamento de seu rendimento avaliativo ao longo do período letivo, bem como, manter os registros do acompanhamento do desempenho discente.

De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no Parágrafo 2º, do Artigo 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE. Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema

acadêmico. Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.

O professor ministrante deverá elaborar e disponibilizar aos alunos, inclusive no AVA utilizado para as aulas, Plano de atividades de aula, onde constarão em detalhes os procedimentos, períodos e critérios de avaliação.

Atividades de Recuperação Previstas

O(a) discente que não obtiver a média mínima de aprovação poderá realizar atividade de recuperação, detalhado no plano atividades de aula disponibilizado pelo(a) professor(a) ministrante e observada a Resolução 11/2013 CEPE.

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações

Os resultados das avaliações serão divulgados aos alunos em prazo estabelecido pelo(a) professor(a)

ministrante e previamente informado aos alunos no plano atividades de aula disponibilizado, devendo respeitar a antecedência mínima de três dias da data da avaliação subsequente ou atividade recuperação (art. 47, parágrafo único, Resolução 11/2013 CEPE).

Bibliografia Básica Essencial

NUCCI, Guilherme de Souza. Instituições de Direito Público e Privado.

SILVEIRA, Newton. Propriedade Intelectual, 6ª Ed.. São Paulo: Manole, 2018

https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788520457535?lastPageName=Resultados%20de%20pesquisa

LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 2019 https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788553611171

Básica

MEDINA, José Miguel Garcia; ARAÚJO, Fábio Caldas de. Código Civil Comentado: com jurisprudência selecionada e enunciados das Jornadas do STJ sobre o Código Civil. 2ª Ed. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2020.

https://proview.thomsonreuters.com/title.html?redirect=true&titleKey=rt%2Fcodigos

%2F148837240%2Fv3.4&titleStage=F&titleAcct=ia744d7790000015830600eb40975c341#sl=p&eid=7b8 eb6ffc426763963e61c02e1a49809&eat=a-239566709&pg=III&psl=&nvgS=false

SCHREIBER, Anderson (coord). Direito e Mídia. São Paulo: Atlas, 2013.

https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788522477494?lastPageName=Resultados%20de%20pesquisa

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil esquematizado: parte geral, obrigações e contratos. 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2018. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788553608751

Complementar

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo, 32ª edição. 2019

https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530984830

MENDES, CANOTILHO, SARLET & STRECK. Comentários à Constituição do Brasil. 2018

https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788553602377

MAMEDE, Gladston. Direito empresarial brasileiro: empresa e atuação empresarial. 12 ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2020. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788597024173

Outras Referências

Observações

O(a) professor(a) ministrante disponibilizará aos discentes, no início do semestre letivo, plano de atividades complementando e detalhando aspectos relacionados às aulas em ERE, de acordo com o estabelecido neste plano de ensino na Res. 25 CEPE.

Casos omissões serão resolvidos de acordo com as normas da Universidade, em especial, a referida resolução, datada de 27 de julho de 2020.

Faculdade de Direito

Departamento de Direito Privado e Processo Civil

PLANO DE ENSINO – ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Dados de identificação

Disciplina: INSTITUIÇÕES DE DIREITO Período Letivo: 2020/1

Período de Início de Validade:período letivo 2020/1, ou enquanto for adotado o Ensino Remoto Emergencial para o Ensino de Graduação, nos termos da Resolução n° 025/2020, do CEPE/UFRGS

Professor Responsável: Lisiane Feiten Wingert Ody Sigla: DIR02204 Créditos: 4

Carga Horária: 60h CH Autônoma: 0h CH Coletiva: 60h CH Individual: 0h

Súmula

Desenvolvimento em três unidades onde serão abordadas: introdução ao estudo do Direito, Direito Civil-parte geral-e Direito Constitucional e Administrativo.

Currículos Currículos Etapa Aconselhada Pré-Requisitos Natureza

CIÊNCIAS ATUARIAIS - (117.00) 2 Nenhum

pré-requisito

Obrigatória

CIÊNCIAS CONTÁBEIS - (116.00) 2 Nenhum

pré-requisito Obrigatória

LICENCIATURA EM FILOSOFIA - (161.02) Nenhum

pré-requisito

Eletiva

BIBLIOTECONOMIA Nenhum

pré-requisito

Eletiva BACHARELADO EM LETRAS - HAB. TRADUTOR -

PORTUGUÊS E ALEMÃO Nenhum pré-requisito Eletiva

BACHARELADO EM LETRAS - HAB. TRADUTOR - PORTUGUÊS E ESPANHOL

Nenhum pré-requisito

Eletiva BACHARELADO EM LETRAS - HAB. TRADUTOR -

PORTUGUÊS E FRANCÊS

Nenhum pré-requisito

Eletiva BACHARELADO EM LETRAS - HAB. TRADUTOR -

PORTUGUÊS E INGLÊS Nenhum pré-requisito Eletiva

BACHARELADO EM LETRAS - HAB. TRADUTOR - PORTUGUÊS E ITALIANO

Nenhum pré-requisito

Eletiva BACHARELADO EM LETRAS - HAB. TRADUTOR -

PORTUGUÊS E JAPONÊS

Nenhum pré-requisito

CIÊNCIAS ECONÔMICAS - V 2 3 Nenhum pré-requisito

Obrigatória

LICENCIATURA EM FILOSOFIA - NOTURNO Nenhum

pré-requisito Eletiva

RELAÇÕES INTERNACIONAIS Nenhum

pré-requisito

Eletiva

BACHARELADO EM MUSEOLOGIA Nenhum

pré-requisito

Eletiva

ARQUIVOLOGIA 2 Nenhum

pré-requisito

Obrigatória

CIÊNCIAS ECONÔMICAS - V3 Nenhum

pré-requisito

Eletiva

CIÊNCIAS ECONÔMICAS - NOTURNO Nenhum

pré-requisito

Eletiva

CIÊNCIAS ECONÔMICAS Nenhum

pré-requisito Eletiva BACHARELADO EM LETRAS - TRADUTOR

PORTUGUÊS E ALEMÃO Nenhum pré-requisito Eletiva

BACHARELADO EM LETRAS - TRADUTOR PORTUGUÊS E ESPANHOL

Nenhum pré-requisito

Eletiva BACHARELADO EM LETRAS - TRADUTOR

PORTUGUÊS E FRANCÊS

Nenhum pré-requisito

Eletiva BACHARELADO EM LETRAS - TRADUTOR

PORTUGUÊS E INGLÊS

Nenhum pré-requisito

Eletiva BACHARELADO EM LETRAS - TRADUTOR

PORTUGUÊS E ITALIANO

Nenhum pré-requisito

Eletiva BACHARELADO EM LETRAS - TRADUTOR

PORTUGUÊS E JAPONÊS

Nenhum pré-requisito

Eletiva

CIÊNCIAS ATUARIAIS - NOTURNO 1 Nenhum

pré-requisito Obrigatória BACHARELADO EM LETRAS - TRADUTOR E

INTÉRPRETE DE LIBRAS (LIBRAS-PORTUGUÊS E PORTUGUÊS-LIBRAS

Nenhum pré-requisito

Eletiva

CIÊNCIAS CONTÁBEIS - NOTURNO 1 Nenhum

pré-requisito Obrigatória

BACHARELADO EM FILOSOFIA Nenhum

pré-requisito

Eletiva

Objetivos

Proporcionar conhecimento nas áreas que compõem a súmula da matéria, ou seja, em Direito como ciência, e às partes gerais de Direito Civil, Constitucional e Administrativo, buscando conectar o ensino com as respectivas formações intelectuais dos alunos na universidade e, ainda, individuais para uso nas suas futuras atividades profissionais.

Conteúdo Programático

Seman

a Título Conteúdo

2 a 4 Unidade I - Introdução ao Estudo do Direito

Conceito de Direito.

Direito Objetivo e Direito Subjetivo.

Divisão geral do Direito - Direito Público e Privado: conteúdo e distinções.

Ramos do Direito Público: Direitos constitucional, administrativo, eleitoral, tributário, penal, internacional público e privado e processual.

Ramos do Direito Privado: direitos civil, empresarial, comercial, trabalho.

Fontes do Direito: diretas e indiretas. Vigência da Lei.

Código Civil Brasileiro 5 a 8 Unidade II - Direito

Civil

Sujeitos de Direito.

Pesssoa Natural: início da pessoa natural, capacidade - tipos, emancipação, estado da personalidade, nome, ausência, domicílio e fim da personalidade civil.

Pessoa Jurídica: conceito e classificação - pessoas jurídicas de direito público e privado.

Atos e fatos jurídicos - elementos essenciais e nulidades dos atos jurídicos.

Atis ilícitos.

Contrato - conceito, elementos, princípios e classificação. Prescrição.

9 a 12 Unidade III - Direito

Constitucional Estado: conceito, elementos, formas - simples e compostos. Governo: formas e sistemas. Constituição: conceito e espécies.

Poder Legislativo: Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Senado Federal - composição e atribuições.

Processo Legislativo.

Poder Executivo: atribuições do Presidente e Vice-Presidente da República, Conselhos e Ministros de Estado.

Poder Judiciário: órgãos e competências. Garantias da magistratura. Ordem Econômica e Social: finalidade, princípios econômicos constitucionais e intervenção do Estado no domínio econômico. 13 a 15 Unidade IV - Direito

Administrativo

Conceito e objeto. Pessoas Administrativas. Administração direta e indireta. Atos e contratos administrativos. Serviços públicos.

Poder de polícia e responsabilidade civil do Estado. Noções de licitação: Lei N. 8.666/93

16 Atividade de

recuperação

Atividade de recuperação

Metodologia

As aulas abarcarão o uso de métodos compatíveis com o ensino remoto emergencial, sendo o conteúdo disponibilizado em diversos formatos, tais como texto, áudio vídeo, etc., buscando a promoção da autonomia dos estudos. A interação entre os alunos e o professor se dará por meio dos fóruns de dúvidas e mensagens encaminhadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional indicado pelo(a) professor(a), como o Moodle, por exemplo, e/ou da sala de aula virtual.

O AVA adotado pelo professor será indicado no plano de atividades de aula e nele serão disponibilizados: o plano de ensino adaptado, as atividades previstas para o desenvolvimento da disciplina no período de ERE, as instruções para realização dessas atividades, bem como os links para acesso às atividades, especialmente daquelas eventualmente hospedadas fora do AVA. Será dada prioridade às ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que estejam adaptadas a dispositivos móveis.

O(a) professor(a) da disciplina poderá utilizar atividades síncronas e assíncronas, que deverão ser previamente detalhadas no plano de atividades de aula. As atividades síncronas, isto é, realizadas no horário designado originalmente para a disciplina, serão, necessariamente, gravadas e permanecerão disponíveis para acompanhamento assíncrono até o final do semestre. Atividades síncronas de atendimento para dúvidas, ou outros atendimentos individualizados não precisam ter seu teor salvo/gravado.

É possível a realização de estágio docente durante o ERE, mediante atuação de alunos de mestrado e doutorado nas atividades de graduação, de acordo com a Resolução nº 02/2009 do CEPE, assim como de Pós-Doutorandos que submeterem seu plano de atividades às instâncias competentes, de acordo com o Art. 8°, da Resolução n° 26/2011 do CEPE e atendendo ao disposto na Resolução nº 02/2009 do CEPE, sempre que houver a devida aprovação departamental e supervisão do orientador e/ou professor da disciplina.

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem:

Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais. Materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, sob pena de plágio. A liberdade de escolha quanto à exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou as alternativamente designadas. Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores. Somente poderão ser gravadas as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.

É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do(s) professor(a), sem autorização específica para a finalidade pretendida.

Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material fora das hipóteses expressamente admitidas, ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

Carga Horária

Teórica: 60 horas Prática: 00 horas

Experiências de Aprendizagem

A dinâmica de aprendizagem pressupõe, em qualquer formato ou ambiente, o comprometimento e a participação ativa do(a) discente . No ensino remoto, esse engajamento discente tende a se intensificar, com a visualização dos vídeos disponibilizados, o acompanhamento das atividades síncronas, a leitura dos textos disponibilizados e/ou indicados, a participação nos fóruns e chats e a realização das demais atividades solicitadas e/ou recomendadas.

As atividades discentes serão definidas em plano atividades de aula elaborado pelo(a) professor(a) ministrante e disponibilizado aos discentes no AVA institucional por ele(a) adotado.

Critérios de Avaliação

Os procedimentos de avaliação do aproveitamento dos alunos obedecerão a critérios próprios de cada professor, observados o calendário oficial e as orientações gerais da Universidade, especialmente a Resolução 11/2013 do CEPE. O aproveitamento será expresso através dos seguintes conceitos: a) conceito A - aproveitamento ótimo;

b) conceito B - aproveitamento bom;

c) conceito C - aproveitamento regular (com aprovação na disciplina); d) conceito D - aproveitamento insatisfatório (sem aprovação na disciplina);

A definição de percentuais objetivos de aproveitamento, ou a correspondência numérica dos conceitos, será estabelecida pelo(a) professor(a) e indicada no plano de atividade de aulas por ele(a) divulgado. Durante o período de realização das atividades de Ensino Remoto Emergencial, as avaliações serão realizadas prioritariamente de forma remota e assíncrona, caso em que o professor deve elaborar orientação específica sobre como a atividade deve ser realizada assincronamente, prevendo prazo adequado para as entregas, quando necessário.

No caso de haver atividades avaliativas síncronas, deve haver previsão de reposição específica da

atividade avaliativa para os estudantes impedidos de realizar a atividade em razão de problemas de ordem técnica ou pessoal, a qual não será considerada como atividade de recuperação prevista no plano de ensino adaptado. O discente terá um prazo de 72 (setenta e duas) horas, a contar da data estipulada para o início da atividade avaliativa, para informar ao professor a necessidade de realização da reposição.

As estratégias avaliativas devem ser propostas ao longo de todo o período letivo. O(a) professor(a) deve oportunizar aos discentes o acompanhamento de seu rendimento avaliativo ao longo do período letivo, bem como, manter os registros do acompanhamento do desempenho discente.

De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no Parágrafo 2º, do Artigo 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE. Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema

acadêmico. Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.

O professor ministrante deverá elaborar e disponibilizar aos alunos, inclusive no AVA utilizado para as aulas, Plano de atividades de aula, onde constarão em detalhes os procedimentos, períodos e critérios de avaliação.

Atividades de Recuperação Previstas

O(a) discente que não obtiver a média mínima de aprovação poderá realizar atividade de recuperação, detalhado no plano atividades de aula disponibilizado pelo(a) professor(a) ministrante e observada a Resolução 11/2013 CEPE.

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações

Os resultados das avaliações serão divulgados aos alunos em prazo estabelecido pelo(a) professor(a)

ministrante e previamente informado aos alunos no plano atividades de aula disponibilizado, devendo respeitar a antecedência mínima de três dias da data da avaliação subsequente ou atividade recuperação (art. 47, parágrafo único, Resolução 11/2013 CEPE).

Bibliografia

Básica Essencial

NUCCI, Guilherme de Souza. Instituições de Direito Público e Privado.

https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530984830

LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 2019.

No documento PLANO DE ENSINO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (páginas 134-163)