• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ENSINO – ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

No documento PLANO DE ENSINO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (páginas 25-47)

Dados de identificação

Disciplina: Direito de Família Período Letivo: 2020/1

Período de Início de Validade: 2020/1 (Excepcionalmente para este semestre, ou enquanto viger o Ensino Remoto Emergencial).

Professor Responsável: JAMIL ANDRAUS HANNA BANNURA

Sigla: DIR 02030 Créditos: 04 Carga Horária: 60h

Currículos

Currículos Etapa

Aconselhada Pré-Requisitos

CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS -

DIURNO 9 (DIR02029) DIREITO DAS COISAS II

CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS -

NOTURNO 9 (DIR02029) DIREITO DAS COISAS II

Súmula

Gênese e evolução histórica da família e do casamento em suas repercussões sociais, morais, políticas e jurídicas, quanto às pessoas dos cônjuges e dos filhos. Constituição e extinção da sociedade conjugal, regime de bens, parentesco e filiação. Institutos de direito protetivo. Alimentos e Uniões afetivas.

Objetivos

Permitir que o aluno tenha compreensão doutrinária, jurisprudencial e legislativa sobre o direito de família.

Conteúdo Programático

Semana Título Conteúdo

1 Relações de

Parentesco

1. Relações de Parentesco 2. Parentesco natural ou civil

3. Parentesco em linha reta, colateral e por afinidade

2 Casamento -

Impedimentos e Causas

Suspensivas

1. Disposições gerais

2. Casamento Civil e Religioso

3. Casamento existente, válido e eficaz 4. Espécies de casamento

5. Capacidade para casar 6. Impedimentos

7. Causas suspensivas

9. Efeitos do casamento 3 Casamento - Validade e Eficácia e União Estável 1. Invalidade do Casamento 2. Casamento Nulo 3. Casamento anulável 4. Legitimidade

5. Causas excludentes de anulabilidade 6. Erro essencial no casamento

7. União Estável

8. Formação e requisitos da união estável 9. Efeitos jurídicos da união estável

4 União Estável 1. Direitos e deveres

2. Contrato escrito 3. Concubinato 4. Dissolução

5 Regime de

Bens

1. Regime de bens no casamento 2. Pacto antenupcial

3. Comunhão Parcial

4. Administração dos bens comuns 5. Dívidas do casal

6. Separação obrigatória de bens 7. Separação total pactuada 8. Comunhão universal

9. Participação final nos aquestos 10. Regimes mistos 6 Separação de corpos, separação judicial e divórcio 1. Separação de corpos 2. Separação judicial 3. Divórcio

4. Outros efeitos da separação

7 Filiação, guarda e direito de visitas 1. Filiação 2. Guarda 3. Família substituta 4. Visitação

5. Ações judiciais correspondentes

8 Avaliação Avaliação

9 Filiação e

reconhecimento de filhos

1. Presunção de paternidade

2. Reconhecimento fora do casamento 3. Reconhecimento espontâneo

4. Investigatória 5. Negatória

6. Métodos e provas 7. Procedimento judicial

10 Poder Familiar 1. Exercício

2. Suspensão 3. Extinção

11 Usufruto e

Administração dos bens dos filhos menores 1. Usufruto 2. Administração 3. Exceções 12 Adoção 1. Adoção 2. Procedimento judicial 3. Requisitos legais

4. Adoção por estrangeiros 13 Alimentos 1. Características 2. Sujeitos da relação 3. Fixação do valor 4. Espécies de pensionamento 5. Alteração do valor 6. Extinção 14 Tutela e Curatela 1. Tutela 2. Aplicação e requisitos 3. Curatela 4. Aplicação e requisitos 5. Procedimento judicial 15 Avaliação Avaliação 16 Recuperação Recuperação Metodologia

As aulas abarcarão o uso de métodos compatíveis com o ensino remoto emergencial, sendo o conteúdo disponibilizado em diversos formatos, tais como texto, áudio vídeo, etc, buscando a promoção da autonomia dos estudos. A interação entre os alunos e o professor se dará por meio dos fóruns de dúvidas e mensagens encaminhadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional indicado pelo professor e da sala de aula virtual.

Obrigatoriamente será utilizado, pelo menos, um dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) institucionais, indicado pelo professor no plano de atividades de aula. No AVA escolhido, serão disponibilizados: o plano de ensino adaptado, as atividades previstas para o desenvolvimento da Atividade de Ensino no período de ERE, as instruções para realização dessas atividades, bem como os links para acesso às atividades, especialmente aquelas hospedadas fora do AVA.

O professor da disciplina poderá utilizar atividades síncronas e assíncronas, que deverão ser previamente detalhadas no plano de atividades de aula. As atívidades síncronas necessariamente serão gravadas e permanecerão disponíveis para acompanhamento assíncrono até o final do semestre. Atividades síncronas de atendimento para dúvidas, ou outros atendimentos individualizados não precisam ter seu teor salvo/gravado.

Será dada prioridade às ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que estejam adaptadas a dispositivos móveis.

Os planos de ensino adaptados para o período de ERE, poderão prever a atuação de alunos de mestrado e doutorado nas atividades de graduação, de acordo com a Resolução nº 02/2009 do CEPE, e de Pós-Doutorandos que submeterem seu plano de atividades às instâncias competentes, de acordo com o Art. 8°, da Resolução n° 26/2011 do CEPE e atendendo ao disposto na Resolução nº 02/2009 do CEPE, sempre com a devida aprovação departamental e supervisão do orientador e/ou professor da disciplina.

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem:

Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.

Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio.

A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas;

Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores.

Somente poderão ser gravadas as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.

É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida.

Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

Carga Horária

Teórica: 60 horas Prática: 00 horas

Experiências de Aprendizagem

A dinâmica de aprendizagem pressupõe, em qualquer formato ou ambiente, o comprometimento e a participação ativa do(a) discente. No ensino remoto, esse engajamento discente tende a se intensificar, com a visualização dos vídeos disponibilizados, o acompanhamento das atividades síncronas, a leitura dos textos disponibilizados e/ou indicados, a participação nos fóruns e chats e a realização das demais atividades solicitadas e/ou recomendadas. As atividades discentes serão definidas em plano atividades de aula elaborado pelo(a) professor(a) ministrante e disponibilizado aos discentes no AVA institucional.

Critérios de Avaliação

Os procedimentos de avaliação do aproveitamento dos alunos obedecerão a critérios próprios de cada professor, observados o calendário oficial e as orientações gerais da Universidade, especialmente a Resolução 11/2013 do CEPE. O aproveitamento será expresso através dos seguintes conceitos:

a) conceito A - aproveitamento ótimo; b) conceito B - aproveitamento bom;

c) conceito C - aproveitamento regular (com aprovação na disciplina); d) conceito D - aproveitamento insatisfatório (sem aprovação na disciplina);

A definição de percentuais objetivos de aproveitamento, ou a correspondência numérica dos conceitos, será estabelecida pelo(a) professor(a) e indicada no plano de atividade de aulas disponibilizado.

Durante o período de realização das atividades de Ensino Remoto Emergencial, as avaliações serão realizadas prioritariamente de forma remota e assíncrona.

No caso de atividades avaliativas assíncronas, o professor deve elaborar orientação específica sobre como a atividade deve ser realizada assincronamente, prevendo prazo adequado para as entregas, quando necessário.

No caso de atividades avaliativas síncronas, deve haver previsão de reposição específica da atividade avaliativa para os estudantes impedidos de realizar a atividade em razão de problemas de ordem técnica ou pessoal, a qual não será considerada como atividade de recuperação prevista no plano de ensino adaptado. O discente terá um prazo de 72 (setenta e duas) horas, a contar da data estipulada para o início da atividade avaliativa, para informar ao professor a

necessidade de realização da reposição.

As estratégias avaliativas devem ser propostas ao longo de todo o período letivo. O(a) professor(a) deve oportunizar aos discentes o acompanhamento de seu rendimento avaliativo ao longo do período letivo, bem como, manter os registros do acompanhamento do desempenho discente.

De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no Parágrafo 2º, do Artigo 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE.

Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico.

Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.

O professor ministrante deverá elaborar e disponibilizar aos alunos, inclusive no AVA utilizado para as aulas, Plano de atividades de aula, onde constarão em detalhes os procedimentos, períodos e critérios de avaliação.

Atividades de Recuperação Previstas

O(A) discente que não obtiver a média mínima de aprovação poderá realizar atividade de recuperação, detalhado no plano atividades de aula disponibilizado pelo(a) professor(a) ministrante e observada a Resolução 11/2013 CEPE.

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações

Os resultados das avaliações serão divulgados aos alunos em prazo estabelecido pelo(a) professor(a) ministrante e previamente informado aos alunos no plano atividades de aula disponibilizado, devendo respeitar a antecedência mínima de três dias da data da avaliação subsequente ou atividade recuperação (art. 47, parágrafo único, Resolução 11/2013 CEPE).

Bibliografia

Básica Essencial

MADALENO, Rolf. Manual de direito de família. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530990183

TEPEDINO, Gustavo. Fundamentos de direito civil: direito de família. Rio de Janeiro: Forense, 2020. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530989965

VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito civil: família e sucessões. 19 ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788597019681

Básica

ALMEIDA, Renata Barbosa de. Direito civil: famílias. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2012. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788522489916

ARAÚJO JÚNIOR, Gediel Claudino de. Prática no direito de família. 12 ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788597023169

ARCOVERDE, Ricardo. Bem de família: teoria e prática. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2009. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788502143067

AZEVEDO, Álvaro Villaça. Direito de Família. São Paulo: Atlas, 2013. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788522480739

CALDERÓN, Ricardo. Princípio da afetividade no direito de família. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2017. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530977153

CARVALHO, Dimas Messias de. Direito das famílias. 7 ed. São Paulo: Saraiva, 2018. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788553610389

efeitos no direito de família e das sucessões. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2014. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788502224339

LISBOA, Roberto Senise. Manual de direito civil: direito de família e sucessões. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788502218819

MADALENO, Rolf. Direito de família. 10 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530987961

MALUF, Adriana Caldas do Rego Freitas Dabus. Novas modalidades de família na pós-modernidade. São Paulo: Atlas, 2010. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788522472895

NADER, Paulo. Curso de Direito Civil: direito de família. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530968687

PIVA, Rui Carvalho. Famílias e tutela dos direitos difusos. São Paulo: Atlas, 2014. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788522489688

PRADO, Roberta Nioac. Litígios societários: divórcios. São Paulo: Saraiva, 2012. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788502182417

PRADO, Roberta Nioac. Litígios societários: inventários. São Paulo: Saraiva, 2012. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788502171398

RANGEL, Rafael Calmon. Direito das famílias e processo civil: interação, técnicas e procedimentos sob o enfoque do novo CPC. São Paulo: Saraiva, 2017. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788547223571

TARTUCE, Fernanda. Processo civil no direito de família: teoria e prática. 4 ed. Rio de Janeiro: Método, 2019. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530985646

TEPEDINO, Gustavo. Fundamentos de direito civil: direito de família. Rio de Janeiro: Forense, 2020. https://ufrgs.vstbridge.com/#/book-details/9788530989965

Complementar

O professor ministrante poderá indicar obras ou textos complementares, sendo encargo do(a) aluno(a) o acesso às obras.

Outras Referências

O professor ministrante poderá indicar outras bibliografias pertinentes, a seu critério, no plano de atividades de aula disponibilizado.

Observações

O professor ministrante não poderá se valer exclusivamente de obras que não sejam livremente acessíveis para realizar atividades de avaliação ou recuperação.

O professor ministrante encaminhará aos discentes, no início do semestre letivo, plano de atividades complementando e detalhando aspectos relacionados às aulas, tais como metodologia, regime de estágio de docência, experiências de aprendizagem, critérios de avaliação, atividade de

recuperação e bibliografia complementar.

No caso de avaliação expressa por notas numéricas, o(a) professor(a) ministrante informará por escrito no plano de atividades de aula as informações sobre o cálculo da nota, bem como a nota final mínima correspondente a cada conceito.

Casos omissões serão resolvidos de acordo com as normas da Universidade, em especial, a Resolução nº 25, de 27 de julho de 2020.

Faculdade de Direito

Departamento de Direito Privado e Processo Civil

PLANO DE ENSINO – ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Dados de identificação

Disciplina: Direito das Sucessões Período Letivo: 2020/1

Período de Início de Validade: 2020/1 (Excepcionalmente para este semestre, ou enquanto viger o Ensino Remoto Emergencial).

Professor Responsável: SIMONE TASSINARI CARDOSO FLEISCHMANN

Sigla: DIR 02031 Créditos: 04 Carga Horária: 60h

Currículos

Currículos Etapa

Aconselhada Pré-Requisitos

CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS -

DIURNO 10 (DIR02030) DIREITO DE FAMÍLIA

CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS -

NOTURNO 10 (DIR02030) DIREITO DE FAMÍLIA

Súmula

Direito das sucessões. Sucessão legítima. Herança, espólio, transmissão da herança, pessoas que podem ou não suceder. Sucessão testamentária. Legados. Inventário, arrolamento e partilha dos bens do espólio.

Objetivos

Permitir ao aluno o conhecimento teórico e prático dos inventários, partilhas e demais direitos sucessórios.

Conteúdo Programático

Semana Título Conteúdo

1 Sucessão Legítima - aceitação e renúncia da herança 1. Disposições gerais 2. Aceitação 3. Renúncia 4. Cessão 2 Direito de Representação 1. Direito de representação 2. Hipóteses aplicadas 3. Exceções 3 Indignidade 1. Causas 2. Ação judicial 3. Perdão

4 Ordem de Vocação Hereditária 1. Capacidade sucessória 2. Princípios aplicados 3. Sucessão do cônjuge 4. Sucessão do descendente 5. Sucessão do Ascendente 6. Sucessão do colateral 7. Sucessão do companheiro 8. Herança Jacente 5 Sucessão Testamentária 1. Testamento 2. Registro 3. Requisitos de validade 4. Capacidade 5. Formas ordinárias 6. Revogação e alterações 6 Disposições

Testamentárias 1. Disposições testamentárias 2. Cláusulas restritivas 3. Interpretação testamentária 4. Disposições nulas 5. Testemunhas 7 Vocação Testamentária 1. Pessoas físicas 2. Pessoas jurídicas 3. Fundações 4. Prole eventual 5. Deserdação 8 Avaliação Avaliação

9 Legados 1. Legado em dinheiro

2. Legado de coisa 3. Extinção do legado 4. Legado de usufruto 10 Direito de Acrescer e Substituições 1. Direito de acrescer 2. Hipóteses aplicadas 3. Encargos 4. Substituição simples 5. Substituição fideicomissária 11 Reduções e Testamenteiro 1. Reduções 2. Hipóteses aplicadas 3. Testamenteiro 4. Nomeação 5. Função 6. Pagamento 12 Sonegados 1. Sonegados 2. Caracterização 3. Efeitos 4. Ação judicial 13 Pagamento das dívidas e Colações

1. Pagamento das dívidas

2. Princípio da limitação da herança 3. Habilitação no inventário

4. Colações 5. Dispensa

6. Cálculo da parte disponível

14 Inventários e

Partilhas

1. Inventário 2. Arrolamento

3. Partilha judicial 4. Partilha extrajudicial

15 Avaliação Avaliação

16 Recuperação Recuperação

Metodologia

As aulas abarcarão o uso de métodos compatíveis com o ensino remoto emergencial, sendo o conteúdo disponibilizado em diversos formatos, tais como texto, áudio vídeo, etc, buscando a promoção da autonomia dos estudos. A interação entre os alunos e o professor se dará por meio dos fóruns de dúvidas e mensagens encaminhadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional indicado pelo professor e da sala de aula virtual.

Obrigatoriamente será utilizado, pelo menos, um dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) institucionais, indicado pelo professor no plano de atividades de aula. No AVA escolhido, serão disponibilizados: o plano de ensino adaptado, as atividades previstas para o desenvolvimento da Atividade de Ensino no período de ERE, as instruções para realização dessas atividades, bem como os links para acesso às atividades, especialmente aquelas hospedadas fora do AVA.

O professor da disciplina poderá utilizar atividades síncronas e assíncronas, que deverão ser previamente detalhadas no plano de atividades de aula. As atívidades síncronas necessariamente serão gravadas e permanecerão disponíveis para acompanhamento assíncrono até o final do semestre. Atividades síncronas de atendimento para dúvidas, ou outros atendimentos individualizados não precisam ter seu teor salvo/gravado.

Será dada prioridade às ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que estejam adaptadas a dispositivos móveis.

Os planos de ensino adaptados para o período de ERE, poderão prever a atuação de alunos de mestrado e doutorado nas atividades de graduação, de acordo com a Resolução nº 02/2009 do CEPE, e de Pós-Doutorandos que submeterem seu plano de atividades às instâncias competentes, de acordo com o Art. 8°, da Resolução n° 26/2011 do CEPE e atendendo ao disposto na Resolução nº 02/2009 do CEPE, sempre com a devida aprovação departamental e supervisão do orientador e/ou professor da disciplina.

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem:

Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.

Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio.

A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas;

Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores.

Somente poderão ser gravadas as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.

É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida.

Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

Carga Horária

Teórica: 60 horas Prática: 00 horas

Experiências de Aprendizagem

A dinâmica de aprendizagem pressupõe, em qualquer formato ou ambiente, o comprometimento e a participação ativa do(a) discente. No ensino remoto, esse engajamento discente tende a se intensificar, com a visualização dos vídeos disponibilizados, o acompanhamento das atividades síncronas, a leitura dos textos disponibilizados e/ou indicados, a participação nos fóruns e chats e a realização das demais atividades solicitadas e/ou recomendadas. As atividades discentes serão definidas em plano atividades de aula elaborado pelo(a) professor(a) ministrante e disponibilizado aos discentes no AVA institucional.

Critérios de Avaliação

Os procedimentos de avaliação do aproveitamento dos alunos obedecerão a critérios próprios de cada professor, observados o calendário oficial e as orientações gerais da Universidade, especialmente a Resolução 11/2013 do CEPE. O aproveitamento será expresso através dos seguintes conceitos:

a) conceito A - aproveitamento ótimo; b) conceito B - aproveitamento bom;

c) conceito C - aproveitamento regular (com aprovação na disciplina); d) conceito D - aproveitamento insatisfatório (sem aprovação na disciplina);

A definição de percentuais objetivos de aproveitamento, ou a correspondência numérica dos conceitos, será estabelecida pelo(a) professor(a) e indicada no plano de atividade de aulas disponibilizado.

Durante o período de realização das atividades de Ensino Remoto Emergencial, as avaliações serão realizadas prioritariamente de forma remota e assíncrona.

No caso de atividades avaliativas assíncronas, o professor deve elaborar orientação específica sobre como a atividade deve ser realizada assincronamente, prevendo prazo adequado para as entregas, quando necessário.

No caso de atividades avaliativas síncronas, deve haver previsão de reposição específica da atividade avaliativa para os estudantes impedidos de realizar a atividade em razão de problemas de ordem técnica ou pessoal, a qual não será considerada como atividade de recuperação prevista no plano de ensino adaptado. O discente terá um prazo de 72 (setenta e duas) horas, a contar da data estipulada para o início da atividade avaliativa, para informar ao professor a necessidade de realização da reposição.

As estratégias avaliativas devem ser propostas ao longo de todo o período letivo. O(a) professor(a) deve oportunizar aos discentes o acompanhamento de seu rendimento avaliativo ao longo do período letivo, bem como, manter os registros do acompanhamento do desempenho discente.

De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no Parágrafo 2º, do Artigo 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE.

Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico.

Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim

No documento PLANO DE ENSINO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (páginas 25-47)