• Nenhum resultado encontrado

3. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

3.1. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA DE UMA

3.1.5. ATIVIDADES COMPLEMENTARES DISPONIBILIZADAS DURANTE

Esta Universidade disponibiliza aos seus alunos um conjunto de atividades que proporcionam uma formação complementar, visando envolver, motivar e incentivar estes na construção de sua carreira durante o período de graduação. O aluno participa destas atividades como ouvinte ou como organizador, tendo como exemplo de atividades: programa de iniciação científica, programas de monitoria, eventos e projetos de extensão (Projeto pedagógico da universidade pública 1, 2010).

Na iniciação científica o aluno estará em contato com o ambiente de pesquisa vivenciando a produção científica, intelectual e pedagógica de sua formação, concedendo a este a facilitação e a eficiência de estudos futuros que esse possa vir a realizar em sua atuação profissional. Este aluno será integrado a uma linha de pesquisa desenvolvida por algum professor desta instituição, professor do curso, que será também seu professor orientador. Durante este período o jovem estudante receberá uma bolsa de incentivo a pesquisa devendo apresentar a comunidade universitária o resultado de seu trabalho de pesquisa através de apresentação oral, painel e/ou artigo cientifico (Projeto pedagógico da universidade pública 1, 2010).

Linhas e projetos de pesquisa oferecidas pelo curso de educação física em andamento: Saúde em Ambientes Escolares; Estudos proteômicos e

eletrofisiológicos na intervenção exercício físico X Diabetes mellitus experimental; Investigação da formação profissional e produtividade científica na área de Saúde Pública/ Saúde Coletiva do graduado em educação física; e parâmetros relacionados à prática física e sua relação com alterações nos índices de risco cardiovascular, qualidade de vida e aptidão física em portadores de doenças crônico-degenerativas em Fortaleza (Projeto pedagógico da universidade pública 1, 2010).

O projeto pedagógico desta instituição de ensino cita também algumas linhas de pesquisa que serão elaboradas: Efeitos ergogênicos da aminofilina em testes aeróbico e de força em camundongos; Psicomotricidade; Educação Física Escolar; Políticas Públicas em Educação Física; Recreação e Lazer; e Farmacologia e Exercício Físico (Projeto pedagógico da universidade pública 1, 2010).

No programa de monitoria o aluno será um auxiliar dos docentes durante as aulas a serem ministradas, neste o aluno não desenvolverá um trabalho científico. Esta atividade tem como objetivo contribuir para a formação do aluno e despertar neste o interesse por atividades docentes. As vagas para monitores serão ofertadas desde que sejam solicitadas pelo colegiado do curso (Projeto pedagógico da universidade pública 1, 2010).

Nos eventos os futuros profissionais podem participar como ouvintes, organizadores e expositores, podemos citar como exemplos: cursos de extensão, seminários, jornadas acadêmicas, exposições artísticas, mesas redondas, conferências, congressos, oficinas e similares (Projeto pedagógico da universidade pública 1, 2010

Os projetos de extensão proporcionam aos futuros profissionais de educação física a interação com ambientes escolares, viabiliza a interdisciplinaridade e a inclusão social. Nestes projetos fornecidos pelo curso de educação física serão desenvolvidas atividades de prática de esportes, recreação, lazer, atividades culturais, e seminários sobre aspectos relacionados à atividade física/saúde e a cultura corporal de movimento. Os projetos poderão ser criados pelos professores do curso e somente terão funcionamento quando forem aprovados por o colegiado do curso, o Centro de

Ciências da Saúde e a Pró-reitoria de Extensão (Projeto pedagógico da universidade pública 1, 2010).

Os projetos de extensão citados no projeto pedagógico do curso de educação física desta Universidade são: Núcleo de Danças e Lutas (NUDAL); Promoção da Saúde Vida Ativa e Saudável para o Idoso: intervenção da educação física; e o projeto Corrida de Rua da Universidade (Projeto pedagógico da universidade pública 1, 2010).

3.2. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA SEGUNDA UNIVERSIDADE PÚBLICA CEARENSE

O Projeto pedagógico da segunda universidade estudada foi elaborado por uma equipe colegiada do corpo docente e discente, seguindo às exigências legais da LDB de 1996 (Lei 9.394/96) e diretrizes específicas que tratam da formação do educador e do profissional da Educação Física.

Este projeto pedagógico possibilita a construção de estratégias utilizadas visando à organização das atividades acadêmicas na construção de um profissional crítico, atento ao seu papel de cidadão ativo e participativo nas transformações sociais desejáveis. Trata-se de uma proposta para garantir aos educandos a flexibilidade, a inter/transdisciplinaridade, a transversalidade e a qualidade na sua formação de profissional (Projeto político pedagógico da univerisdade pública 2, 2006).

As diretrizes curriculares do curso de educação física desta universidade visam a formação pela práxis com destaque nas atividades para a obtenção de competências e habilidades profissionais. Sendo assim, professores e estudantes assumem o dever de seguir o presente projeto político pedagógico como um desafio e um dever a se concretizar para obter-se, deste ambiente de reflexão e crítica, frutos gerados de uma discussão sobre preparação profissional e campo de conhecimento em educação física e sua inter-relação.

O projeto pedagógico do curso de licenciatura em educação física desta universidade foi construído idealizando o educando como sujeito da constituição de seus saberes com uma fundamentação teórica apoiada na

interdisciplinaridade, e no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão como base da formação profissional. Importante salientar que neste projeto tem-se o entendimento de que a formação profissional deverá ser realizada através da junção do campo de conhecimento integrativo (vivências e experiências) entre as várias disciplinas.

Este curso de licenciatura em educação física tem como atenção principal a formação humanista, amparada numa visão interdisciplinar voltada para a formação do cidadão crítico e reflexivo para atuar e transformar a realidade social em que estiver inserido. Para atingir esta formação a seleção dos conhecimentos básicos voltados para a formação do profissional é realizada de acordo com a relevância para os diversos tipos de campos de atuação(Projeto político pedagógico da univerisdade pública 2, 2006).

Quanto à formação do futuro profissional, na sua concepção de totalidade, ensino, pesquisa e extensão, este curso de educação física busca trabalhar a unidade entre teoria vivida e prática refletida, com a intenção de despertar nos educandos o compromisso sócio-político e cultural assim como para os desafios de sua realidade em permanente transformação. Esta formação passa por uma base pedagógica que proporciona aos estudantes uma reflexão-ação que ocorre no contexto educativo / profissional, objetivando a constituição de uma sociedade mais justa, equânime, democrática e solidária (Projeto político pedagógico da univerisdade pública 2, 2006).

O compromisso com a transformação da sociedade também é uma tarefa do curso de educação física, o qual deve colaborar para a implantação e sustentação de uma relação horizontal entre os seres humanos. Este projeto político pedagógico defende o “[...] fenômeno educativo em sua pluridimensionalidade e como uma prática social complexa, interativa, multifacetada, dinâmica, sempre inédita, singular e imprevisível e a práxis social como estrutura articuladora entre trabalho docente, prática pedagógica, produção de conhecimento e compartilhamento de saber” (Projeto político pedagógico da univerisdade pública 2, 2006).

Desse modo, os princípios norteadores deste projeto buscam a operacionalização e implementação de ações dos professores e alunos com a

sociais, os valores, os elementos culturais, a individualidade, a coletividade etc. Todos estes requisitos deverão ser trabalhados respeitando a área de atuação de cada disciplina (conceitos, conteúdos e técnicas), respeitando as características dos futuros profissionais de educação física e as concepções e formações dos professores desta instituição.

Os pressupostos filosófico-sociais apresentados no projeto político pedagógico deste curso de educação física têm como base o entendimento de ser humano como um ser histórico-social inacabado, capaz de construir seu próprio conhecimento, contribuindo assim para a construção da sociedade.

Em resumo o projeto político pedagógico da universidade 2 (2006), do curso de licenciatura em educação física se propunha a oferecer:

• Contribuir para a formação de novos profissionais de educação física licenciados, habilitados para atuarem nos sistemas de ensino formal e não-formal.

• Desenvolver pesquisa e extensão nas comunidades, através de implementação de um núcleo de educação física.

• Contribuir para a história da educação física no Brasil, em especial na região nordeste, através da formação de educadores conscientes e engajados numa nova perspectiva profissional.

• Integrar a educação física no processo educativo, em toda sua totalidade, superando a visão mecanicista e buscando efetivar uma abordagem crítica e globalizada da educação.