• Nenhum resultado encontrado

CONCLUSÕES

5

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. ANÁLISE DOCUMENTAL EM DUAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO

5. CONCLUSÕES

O conhecimento sobre o desenvolvimento integral da criança se evidencia como uma busca constante de pesquisadores, pais e mestres. Um dos profissionais mais presentes no processo de formação deste ser integral é o profissional de educação física. Os profissionais que terminam a licenciatura tornam-se aptos a trabalharem na educação básica e por isso estarão diretamente ou indiretamente ligados ao desenvolvimento das crianças que passam por estas instituições de ensino, tornando esta temática algo indispensável no currículo da sua formação.

Fizemos o estudo em duas universidades cearenses para verificar se na formação de professores licenciados em educação física são, de acordo coms os projetos politico-pedagógicos das universidades e planos curriculares e ementas das disciplinas, trabalhados conhecimentos sobre desenvolvimento integral da criança. E verificamos que este conhecimento é disseminado nos cursos de licenciatura em educação física das duas universidades, seguindo as orientações da Resolução número 01/2002 do CNE, a qual cita que devem ser ofertadas durante a formação de professores disciplinas que garantam o conhecimento sobre o desenvolvimento humano nos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e emocionais do desenvolvimento do ser humano em diferentes períodos (infância, adolescência, juventude e vida adulta). Esta resolução também menciona que este conhecimento sobre desenvolvimento humano deve ser abordado tanto de forma científica, quanto relativa às representações culturais e às práticas sociais de diferentes grupos e classes (CNE, 2001, 2002).

Fazendo uma análise dos projetos político pedagógico verificamos que estes sempre relatam sobre a importância destes profissionais, que atuarão na educação básica, dominarem os conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança para que possam garantir às crianças que passam pela escola o seu desenvolvimento como um ser integral. Os projetos pedagógicos das duas universidades também atendem a todas as normas e leis educacionais do Estado e da República para o desenvolvimento de cursos de graduação em

Verificamos também que são repassados a estes futuros profissionais conhecimentos, para que saiam destas instituições de ensino superior aptos a trabalharem de forma a proporcionar à criança um desenvolvimento integral. Estes conhecimentos são repassados através de aulas teóricas e práticas, e por vivências em todas as etapas da educação básica brasileira através dos estágios obrigatórios. Esta distribuição do conhecimento de forma diversificada atende as orientações da LDBEN, em seu Artigo 61, o qual estabelece que durante a formação de professores deverá ser ofertado o conhecimento de forma a associar metodologicamente a teoria à pratica, e que este conhecimento possa atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades da educação básica e às características de cada fase do desenvolvimento do educando.

Os currículos dos cursos seguem uma padronização básica exigida pelas leis e órgãos educacionais, mas apresentam um currículo flexível e em constante avaliação por órgãos colegiados das próprias universidades para que se tenha sempre o melhoramento da formação destes professores de educação física. Esta padronização curricular atende às orientações da Resolução número 02 do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno, de 19 de fevereiro de 2002, que estabelece que a carga horária para cursos de licenciatura deve ser de mínimo de 2.800 horas; e que estabelece que devam ser obrigatoriamente executadas 400 horas de práticas durante a formação de professores (CNE, 2002; Projeto pedagógico da universidade pública 1, 2010). A flexibilidade do currículo encontrada nos dois projetos dos cursos estudados também esta garantida através do Artigo 14 da Resolução de número 01/2002 do CNE, o qual cita que as instituições de ensino superior poderão ter flexibilidade para construir seus projetos, desde que proporcionem atividades que desenvolvam: as dimensões teóricas e práticas do conhecimento; a interdisciplinaridade; a fundamentação da ação pedagógica; o desenvolvimento da formação comum e específica; e garantam o conhecimento diversificado da autonomia intelectual e profissional (CNE, 2001).

Esta organização do currículo também atende as orientações do Artigo 12, da Resolução número 01/2002 do Conselho Nacional de Educação, o qual

relata que as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura não podem: se restringir ao estágio; que a prática deve estar presente desde as primeiras disciplinas do curso; e que as disciplinas que representam os componentes curriculares de formação e as disciplinas pedagógicas também desenvolverão dimensões práticas do conhecimento (CNE, 2002).

Segundo a Resolução número 7/2004 do CNE a organização do currículo para garantir a formação de um bom professor de educação física deve articular as unidades de conhecimento de formação específica (culturais do movimento humano; técnico-instrumental e didático pedagógico) e ampliada (relação ser humano-sociedade; biologia do corpo humano; produção do conhecimento científico e tecnológico), ambas encontradas nas disciplinas do currículo dos dois cursos de licenciatura em educação física estudados.

Esta organização torna-se muito importante, pois atuar com profissionalismo e garantir o desenvolvimento integral da criança exige do professor, não só o domínio dos conhecimentos específicos, mas, exige também, compreensão das questões envolvidas em seu trabalho, sua identificação e resolução, com autonomia e responsabilidade para tomar decisões. Esta atuação profissional exige também que o professor saiba avaliar criticamente a própria atuação e o contexto no qual atua e também que este consiga interagir cooperativamente com a comunidade profissional e com a sociedade.

Verificamos também que os dois cursos estudados também disponibilizam à seus discentes disciplinas que abordam o conhecimento sobre o desenvolvimento humano nos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e emocionais do desenvolvimento individual em diferentes períodos (infância, adolescência, juventude e vida adulta), garantidos pela Resolução número 01/2002 do CNE.

Na primeira universidade estudada podemos observar que nenhuma das 41 disciplinas obrigatórias deste curso tem enfoque exclusivo no desenvolvimento da criança. Contudo, a disciplina de motricidade humana, que representa 4 créditos e corresponde 68 horas/aulas, apresenta em sua ementa conteúdos que caracterizam o estudo sobre o desenvolvimento da criança:

fatores psicomotores, cognitivos e afetivos; noções básicas de psicomotricidade; tipos de movimentos; análise do desenvolvimento motor.

Também importante para a compreensão e vivência das fases de desenvolvimento da criança na escola é o conhecimento sobre as várias etapas da educação básica do País. Seguindo a orientação da Resolução número 01/2002 do CNE a qual cita que os cursos devem preparar os futuros professores com conhecimento de conteúdos definidos nos currículos da educação básica, e que devem estar associados à perspectiva de sua atuação profissional (CNE, 2001, 2002).

Verificamos nas ementas deste segundo curso estudado que também existem disciplinas que contemplam o conhecimento sobre o desenvolvimento psicomotor, o conhecimento sócio-afetivo, e o conhecimento do desenvolvimento cognitivo. Encontramos também as disciplinas contempla o conhecimento da educação básica, assegurado pela Resolução número 01/2002 do CNE.

Estas disciplinas representam um total de 42 créditos, que equivalem a 672 horas/aulas de formação profissional, também cumprindo as orientações do Artigo 11 da Resolução de número 01/2002 do CNE. Em nossos estudos identificamos também que o conhecimento sobre a situação escolar, os conteúdos das áreas do conhecimento que serão objeto de sua atuação didática, os contextos em que se inscrevem e as temáticas transversais ao currículo escolar são importante para a formação do futuro profissional que atuará na educação básica para que este possa promover situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos.

Após analisarmos as ementas dos cursos de educação física das duas universidades estudadas verificamos que a quantidade de disciplinas que repassam conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança é expressiva na formação dos futuros profissionais que atuarão na educação básica. Entretanto, nem sempre há clareza sobre os detalhes dos conteúdos que o professor em formação deve aprender para executar com esmero a sua atuação profissional.

As práticas de estágio realizadas nos dois cursos das duas universidades estudadas seguem a regulamentação do Parecer do CNE/CP 028/2001, o qual dispõe que a carga horária de estágio deverá totalizar um total de 400 horas. Esta organização do estágio curricular nas duas universidades também atende as normas do Artigo 13 da Resolução número 01/2002 do CNE, na qual cita que durante o estágio a prática deverá ser realizada nas escolas de educação básica possibilitando ao futuro profissional uma atuação contextualizada (CNE, 2002, 2004; Presidência da República do Brasil, 2008). Os dois cursos também seguem as normas do Conselho Nacional de Educação que orienta, em seu Artigo 13, que os dicentes desta licenciatura devem ser avaliados conjuntamente pela instituição formadora e pela escola campo de estágio (Resoluções número 01/2002 do CNE, de 18 de janeiro de 2002).

Ao seguir todas estas legislações sobre o estágio estes cursos de formação de professores de educação física garantem aos seus dicentes conhecimento e a vivência, in loco, sobre o desenvolvimento da criança em seu ambiente escolar. Esta vivência em ambiente escolar somadas às disciplinas que difundem o conhecimento sobre a licenciatura na educação básica e às disciplinas que tratam sobre o desenvolvimento da criança qualificam o futuro professor de educação física para atuar de forma a promover o desenvolvimento integral da criança em todas as fases da educação básica (ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio).