• Nenhum resultado encontrado

4.2 Ações dos aprendizes durante o projeto em colaboração em rede

4.2.2 Ações realizadas em sala de aula

4.2.2.1 Atividades sobre a temática da fome

Essa primeira atividade realizada no CILT (14/09/18) foi pensada como uma sensibilização dos alunos sobre a temática da fome. Além disso, para saber o que eles já conheciam sobre o tema como sugerido por Ausubel (1968), primeiro tratar daquilo que o aluno já sabe. Inicialmente, perguntamos o que os aprendizes sabiam sobre a fome e pedimos para que conversassem em pares ou trio por 2 minutos. Farelo, Leo e Luan (pseudônimos) disseram ser um problema (It’s a problem)23. Depois de ouvir as respostas de Farelo, Leo e Luan, Jugr complementa: (It’s a problem (incompreensível) solution because we produce more than we need. But, because of the locations some people don’t have the access of food, ou seja, acrescenta ser um problema passível de solução porque a produção de alimentos no mundo é maior que a quantidade necessária. Acrescentamos com a pergunta se haveria fome no DF, se eles sabiam alguma informação sobre a fome em Brasília. Uma das aprendizes, Anna (pseudônimo) responde e relata algo sobre sua vizinhança. Entretanto, não foi possível transcrever sua resposta porque ficou incompreensível devido ao barulho. Acrescentamos que fizemos uma apresentação com powerpoint como forma de sensibilização sobre a problemática da fome. Depois, esclarecemos que nossa ideia era trabalhar com a fome mundial e também refletir sobre esse tema no Brasil e no DF, ou seja, começaríamos de uma perspectiva global para depois refletirmos sobre a temática da fome no que concerne o DF, o que Harth (2010) denomina de glocal.

Em seguida, por meio de ilustrações de powerpoint, esclarecemos que há 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) sugeridos pela ONU e que Fome Zero é o objetivo de nº 2. Esclarecemos que na última quarta-feira a professora Marília havia registrado os aprendizes na plataforma. Primeiramente, ilustramos o projeto Encontrando Soluções para a

23 Precisamos fazer um aparte no que concerne ao barulho no CILT, que é uma Centro de Línguas que fica entre duas ruas em Taguatinga Sul e as residências vizinhas à escola, parecem estar sempre em reforma, o que torna o local bastante barulhento devido ao maquinário utilizado (como esmerilhadeiras) para o reparo ou reconstrução dos imóveis, o que impede que os aprendizes ouçam o professor com clareza e vice-versa durante a aula. No período das observações de aulas para notas de campo no CILT, ressaltamos este detalhe em quase todas as aulas. Um outro transtorno que causa muito barulho é o caminhão de lixo do GDF quando faz a coleta em frente ao estacionamento de um shopping center que fica ao lado da escola.

Fome na própria plataforma iEARN. Em seguida, apresentamos alguns dados constantes sobre a fome no mundo de acordo com a plataforma da ONU, e enfatizamos que os aprendizes iriam eles próprios investigar mais sobre o problema em busca de soluções. Para finalizar, apresentamos os tópicos das tarefas que iriam ser postadas na plataforma já mencionadas anteriormente acrescidas de mais duas: a) O que sei sobre a fome?; b) Quem tem fome no mundo?; c) Há comida suficiente no mundo?; d) A maneira que as pessoas se alimentam no mundo; e) O que podemos fazer para ajudar?

Os temas ou questões orientadoras conforme sugeridos pela proposta da ABP (BENDER, 2012) que foram postadas na plataforma iEARN sempre eram escritos no quadro branco com pelo menos uma aula de antecedência para que os alunos pudessem fazer buscas em sites, refletissem e escrevessem sobre eles, caso preferissem antes da data da postagem. A professora Marília passou como tarefa de casa, para que os alunos se apresentassem e escrevessem respondendo a questão orientadora: O que eu sei sobre a fome? e ressaltou que os aprendizes iriam postar esta tarefa na plataforma iEARN na aula seguinte. Além disso, ressaltou que uma das perguntas da avaliação oral seria que eles falassem sobre o que eles sabiam sobre a fome. Antes do término da aula, fomos ao laboratório de informática para que os aprendizes pudessem se cadastrar para o acesso inicial à plataforma, e para familiarização antes da primeira postagem.

Na aula seguinte, a professora Marília perguntou aos aprendizes durante a avaliação oral o que eles sabiam sobre a fome. Estevão Dias respondeu:

[42] Estevão Dias: Hunger is, is a problem that affect all the world and it’s not, here, just here in Brazil, or just in Africa, it’s all the world: America, Europe, Asia.

Marília interrompe: The world is suffering with this problem.

Estevão Dias: Yeah, and I think hunger, is the hunger is a problem, is not the quantity of the food, is the distribution of it.

Marília interrompe: So you think this is the main problem, the distribution.

Estevão Dias: Yeah, I think that have many food to everyone. Marília: But is not well distributed.

Estevão Dias: Yeah. (Avaliação oral, 28/09/18) Tradução:

Estevão Dias: A fome é um problema que afeta o mundo. Não acontece somente no Brasil ou na África, acontece no mundo todo: América, Europa, Ásia.

Marília interrompe e pergunta: Então você acha que esse é o problema principal, a distribuição?

Estevão Dias: Sim. Eu acho que tem muita comida para todos. Marília: Mas não é bem distribuída.

Estevão Dias: Sim.

Consideramos que Estevão Dias, apesar do nervosismo, percebido pela pesquisadora, ao ouvir a gravação de sua fala, (pois a respiração do aprendiz estava um pouco hesitante durante a avaliação oral), fez buscas em sites na internet como uma estratégia de se preparar para avaliação oral e postagem na plataforma, pois ressalta que a fome é um problema que afeta o mundo todo e cita alguns continentes afetados. Além disso, diz que o maior problema não seria a falta de alimentos e sim sua má distribuição, resposta coerente com sua primeira postagem na plataforma, conforme evidenciada anteriormente neste capítulo. Como essa foi a primeira tarefa, consideramos que os aprendizes relacionaram suas buscas para a primeira postagem na plataforma com a avaliação oral, o que não foi uma ação induzida para realizar simplesmente a avaliação oral, mas uma primeira ação para a busca de informações, para interação na plataforma.