• Nenhum resultado encontrado

Atuação do professor conteudista

3 PESQUISA: CAMINHOS METODOLÓGICOS

3.2 CONTEXTO

3.2.4 Atuação do professor conteudista

A principal função do professor conteudista consiste em elaborar o conteúdo, material didático e atividades adequados a linguagem da modalidade a distância, da disciplina de sua responsabilidade.

O material didático-pedagógico utilizado na PIE consiste no Material impresso (Manual do estudante e o livro “Informática na Educação: Um caminho de possibilidades e desafios”) e no Material virtual (recursos utilizados nas salas de aula virtuais).

O Manual do estudante é disponibilizado no formato impresso e em mídia na sala virtual da disciplina “Educação a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem”, primeira disciplina ofertada. Neste os estudantes encontram informações sobre o curso e orientações para realização da autoaprendizagem, dentre os quais destacamos: equipe de coordenação, Ifes, Cead, polos, curso, perfil do egresso, organização didático-pedagógica, sugestões para maior aproveitamento do tempo de estudos individuais e a distância etc.

ϵϴ 

No caso da PIE, na primeira edição, para as turmas de 2010, como material impresso a ser produzido pelo professor conteudista, houve por parte dos professores a elaboração de artigos reflexivos, com o objetivo de levar o aluno a relacionar a disciplina à proposta do curso: “formação de professores para o uso de tecnologias na educação”. Além disso, foi incentivada a coautoria na produção dos artigos como forma de favorecer, ainda mais, a visão multi e interdisciplinar. Cada um dos artigos foi disponibilizado na sala virtual das suas respectivas disciplinas para que os alunos pudessem ter acesso e algumas atividades foram desenvolvidas a partir destes.

Para a 2ª edição da PIE, turmas de 2011, cada um dos alunos recebeu um exemplar de um livro formado pela coletânea de artigos da edição anterior, revistos e adaptados para o formato de capítulos. A equipe de coordenação foi a responsável pela organização do livro.

Vale destacar que todo material impresso elaborado pelo professor deve ser supervisionado pelo designer instrucional do curso. A versão final, após passar pela revisão de português, é encaminhada para a equipe de produção do Cead responsável pela diagramação e contratação de gráfica para reprodução dos exemplares.

Quanto ao Material virtual são utilizados diversos recursos disponíveis no ambiente

Moodle, na sala virtual da disciplina, a partir dos quais é possível inserir textos por meio de

página simples, página web ou link para site externo. Além disso, pode-se disponibilizar link para arquivos diversos ou, até mesmo, visualizar diretórios de arquivos. O ambiente oferece, ainda, um grande número de atividades tais como: chats, escolhas, fóruns, glossários, questionários, tarefas online ou de envio de arquivo entre outras.

No caso da PIE temos, também, o uso de diversos softwares com finalidades educacionais, tais como: cmaptools - editor de mapas conceituais, facilitando a representação do conhecimento (CMAPTOOLS, 2011); camtasia - possibilita a criação de vídeos a partir da captura de quadros da tela do computador que formarão o vídeo (CAMTASIA, 2011); wink – possibilita a criação de vídeos com interatividade como, por exemplo, criação de tutoriais (WINK, 2011); scratch - linguagem de programação para iniciantes, a partir da qual pode-se criar animações, jogos e outros (SCRATCH, 2011) etc.

Para entender melhor a metodologia adotada para o desenvolvimento das disciplinas temos a Figura 15. Esse infográfico, também, foi desenvolvido a partir do projeto de doutorado de Danielli Veiga Carneiro Sondermann.

ϵϵ 

Figura 14. Elaboração das Disciplinas

Fonte: Equipe de Produção – Cead/Ifes

Primeiro, vale destacar que por se tratar de duas grandes áreas de conhecimento: Informática e Educação e foi necessário compor uma equipe de pesquisadores nessas e outras áreas de conhecimento para realizar todo o planejamento e execução das disciplinas do curso.

A proposta da equipe de coordenação era de que o professor atuasse como conteudista e formador da disciplina de sua responsabilidade. Nesse sentido, após a seleção dos professores foi feita uma reunião com os mesmos com o objetivo de apresentar: a equipe de coordenação, o projeto do curso e a proposta de um planejamento multi, inter e transdisciplinar. Essa também objetivou a apresentação pessoal de cada um dos professores, expondo sua formação e experiência profissional e em EaD.

Todos os professores selecionados participaram de uma capacitação de professores ofertada pelo Cead/Ifes. O curso de capacitação, com um total de 180 horas visa preparar os professores para atuar no planejamento, construção e execução de cursos na modalidade a

ϭϬϬ 

distância. Seu conteúdo foi organizado nos seguintes componentes: Ambiente Virtual de Aprendizagem (60h), Fundamentos da Educação a Distância (30h), Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) (20h), Planejamento e Elaboração de Materiais Instrucionais para a Modalidade a Distância (40h) e Mídias para EaD (30h).

Uma disciplina ofertada em EaD requer um grande esforço de planejamento. Para tal na metodologia adotada pelo Cead/Ifes temos um instrumento denominado mapa de atividades por meio do qual o professor planeja todos os recursos e atividades dispondo-os semanalmente (CARNEIRO et al, 2010).

O mapa de atividades, conforme Figura 16, consiste em uma tabela na qual devem ser definidos para cada semana: o tema principal, subtemas, objetivos, atividades, recursos do

Moodle, pontuação entre outros.

Figura 15. Mapa de atividades

Fonte: Documentação PIE

Ao final da capacitação ofertada, os professores desenvolveram o mapa de atividades com base na ementa da sua disciplina e na das demais descritas no projeto do curso. Consideramos esta uma visão preliminar, pois apesar dos professores considerarem o contexto, os mapas elaborados apresentavam um planejamento mais disciplinar.

A partir da primeira versão dos mapas foi realizada uma primeira reunião de planejamento. Essa reunião teve como objetivo a apresentação por cada um dos professores do planejamento da disciplina da sua responsabilidade. Os professores, principalmente, o das

ϭϬϭ 

disciplinas de cunho tecnológico tiveram grande dificuldade em planejar, antecipadamente, as atividades sem uma visão mais detalhada do perfil dos alunos. Coube a equipe de coordenação propor uma abordagem multidisciplinar contemplando as duas grandes áreas: informática e educação.

A Multidisciplinaridade se faz presente ao ser traçado o conteúdo e as atividades a serem exploradas em cada uma das disciplinas. Poder contar com diferentes pontos de vista acerca dos assuntos tratados e, com isso, ampliar a compreensão e a abordagem dada aos mesmos, considerando tanto os aspectos pedagógicos quanto os tecnológicos. Abordagens paralelas com um mesmo objetivo, o de conciliar as duas grandes áreas, informática e educação, tornando ainda mais abrangente as aplicações e implicações de uma área em outra.

O grande desafio nesse planejamento foi o fato de que os professores tinham formação na área de Educação ou na área de Informática, sendo difícil visualizar necessidades e dificuldades relacionadas à outra grande área, reforçando ainda mais a necessidade de um planejamento colaborativo.

A partir dessa reunião presencial o planejamento das disciplinas passou a contar, também, com a sala virtual de coordenação, da qual todos os integrantes da equipe multidisciplinar do curso tem acesso, como uma ferramenta importante para a disponibilização dos vários documentos: projeto do curso, cronograma de execução das disciplinas, tabela de alocação de professores e tutores por disciplina etc. A sala propiciou a socialização dos mapas de atividades e a criação dos fóruns para sua discussão favorecendo a colaboração entre os professores na reelaboração das novas versões dos mapas.

Após várias discussões realizadas tanto nos fóruns da sala virtual de coordenação como em reuniões presenciais, os professores conseguiram melhorar o planejamento adotando uma visão multidisciplinar e percebendo a importância em realizar um planejamento interdisciplinar das disciplinas devido à interdependência entre os conteúdos. A designer adotou como técnica a criação de planilhas com a alocação semanal de todas as atividades das disciplinas concomitantes facilitando a visualização e a consequente análise dos mapas pelos professores conteudistas.

A partir dessa análise, de várias reuniões com toda a equipe ou apenas com os professores conteudistas das disciplinas que seriam ofertadas concomitantemente, foi gerada a versão interdisciplinar dos mapas de atividades. Para tal foram feitas diversas revisões dos mapas com o objetivo de: evitar o excesso de atividades, a justaposição de conteúdos e o uso excessivo de um determinado recurso na mesma semana; elaborar atividades interdisciplinares; verificar conteúdos que poderiam ser aproveitados em outras disciplinas;

ϭϬϮ 

incentivar a produção textual; propor a elaboração de projetos que poderiam ser construídos no decorrer do curso etc.

A proposta de realizar um planejamento multi e interdisciplinar tornou-se um grande desafio para a equipe de professores envolvidos no projeto. Os mapas interdisciplinares também foram disponibilizados na sala virtual de coordenação.

Ainda, como uma das tarefas propostas na capacitação os professores aprendem a construir o denominado mapa de atividades adaptado. Os mapas adaptados são definidos em uma sala virtual, utilizada pela equipe de produção do Cead/Ifes, denominada sala de planejamento do curso. Cada professor deve incluir (“cortar e colar”) em um recurso página

web, existente nesta sala de planejamento, o mapa de atividades definido para sua disciplina.

Na sala de planejamento estão disponíveis, na biblioteca virtual, modelos de formulários para definição dos vários tipos de atividades possíveis de serem elaboradas no

Moodle. A partir destes o professor define, bem como, configura de forma fácil os recursos

que pretende utilizar. Em seguida, cabe ao professor anexar à página web, por meio de

hiperlinks, os formulários correspondentes a cada uma das atividades propostas, gerando

assim o mapa de atividades adaptado.

É a partir desses formulários que a equipe de produção do Cead/Ifes edita as salas virtuais das disciplinas, criando recursos e atividades, semana a semana de cada uma das disciplinas.

O planejamento das disciplinas da PIE realizado pelos professores, conjuntamente com a equipe de coordenação, conseguiu a partir da realização de um trabalho sistemático de reuniões presenciais, discussões em fóruns e análise de diversas versões de mapas de atividades propostos, a integração e o comprometimento de toda a equipe. Podemos afirmar que a etapa de planejamento foi um processo de aprendizagem para todos os professores quanto à temática “Informática na Educação”.

Documentos relacionados