• Nenhum resultado encontrado

3 PESQUISA: CAMINHOS METODOLÓGICOS

3.2 CONTEXTO

3.2.2 Equipe multidisciplinar

A partir da Resolução CD/FNDE nº 26, de 5 de junho de 2009 (BRASIL, 2009), que define a remuneração dos profissionais que atuam no Sistema UAB e suas atribuições, o Cead buscou detalhar, ainda, mais as atribuições dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem em EaD.

Segue a equipe multidisciplinar da PIE e suas atribuições:

Coordenador do curso – Professor do quadro efetivo do Ifes com mestrado ou doutorado em

área específica relacionada ao curso. Responsável pelo gerenciamento do curso. Dentre as suas várias atribuições, destacamos: gerenciar a implantação e execução do Curso, de acordo com o Projeto Político Pedagógico; selecionar o quadro dos conteudistas responsáveis pela

ϵϮ 

elaboração do material didático; acompanhar a elaboração do material, junto ao designer instrucional, a fim de garantir que os mesmos se inter-relacionem com os demais trabalhos produzidos, de modo a promover a interdisciplinaridade etc.

Coordenador de tutoria – Professor do quadro efetivo do Ifes com mestrado ou doutorado

em área específica relacionada ao curso. Tem a função de apoiar à coordenação de curso com relação à comunicação e interação com os tutores presenciais e a distância. Dentre as suas várias atribuições, destacamos: acompanhar e supervisionar as atividades dos tutores; estimular o compartilhamento das experiências de tutoria e boas práticas de EAD entre os tutores; auxiliar os tutores a distância em ações que possibilitem melhor atendimento aos alunos com dificuldade de aprendizagem juntamente com o pedagogo do curso; avaliar a qualidade das respostas apresentadas pelos tutores a distancia aos alunos, fazendo um acompanhamento, por amostragem, no ambiente; mapear continuamente, por meio de formulários online, como se dá a relação entre aluno x tutor presencial x tutor a distância e articular ações integradas entre eles para proporcionar melhorias no processo de ensino- aprendizagem dos alunos etc.

Coordenador de Orientação Acadêmica – professor preferencialmente do Ifes, com

mestrado ou doutorado em área específica relacionada ao curso ou em Educação. Será responsável por acompanhar as orientações de TCC. Dentre as suas várias atribuições, destacamos: apresentar os regulamentos referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso aos alunos e aos professores orientadores; organizar a definição dos orientadores e linhas de pesquisa em conformidade com as disponibilidades e atuação do corpo docente; manter contato com os professores orientadores e com os alunos via ambiente virtual de aprendizagem (Moodle – Sala de Coordenação de TCC), mediando e evitando possíveis conflitos e visando o aprimoramento e a solução de problemas relativos ao desenvolvimento e acompanhamento do TCC; designar a comissão examinadora do TCC, acatando sempre que possível a indicação sugerida pelo professor orientador do TCC e pelo orientando etc.

Designer Instrucional - professor preferencialmente do Ifes, com mestrado ou doutorado em área específica relacionada ao curso ou em Educação. Tem a função de garantir que o material didático tenha uma interface de comunicação adequada ao projeto pedagógico do curso. Dentre as suas várias atribuições, destacamos: apoiar os professores conteudistas no planejamento da disciplina e na produção do material didático; garantir que o material

ϵϯ 

didático tenha interface de comunicação adequada ao projeto pedagógico do curso e de acordo com as orientações da Coordenação de Produção de Material do Cead; estudar e apresentar diversificados meios tecnológicos (mídias, softwares, objetos de aprendizagem, vídeo conferência, web conferência e outros) que venham contribuir com a melhor forma de aprendizagem pelos alunos, estimulando o uso desses meios etc.

Pedagogo - profissional formado em pedagogia ou pós-graduado na área pedagógica,

preferencialmente do Ifes. Dentre as suas várias atribuições, destacamos: apoiar o coordenador de curso nas discussões e na elaboração dos documentos necessários à implantação e desenvolvimento dos cursos; auxiliar na criação de metodologias que promovam o processo de ensino e aprendizagem de acordo com as peculiaridades do curso, embasado em discussões mediadas pelo pedagogo do Cead etc.

Professor conteudista - professor preferencialmente do Ifes, com formação em área

específica relacionada ao curso e/ou disciplina específica. Esse professor é responsável pela elaboração do material didático da sua disciplina. Dentre as suas várias atribuições, destacamos: elaborar e disponibilizar o material didático, procurando aperfeiçoá-lo constantemente; produzir atividades para facilitar o processo de ensino e aprendizagem; criar dinâmicas que favoreçam trabalhos realizados em grupos; diversificar as mídias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem; adequar conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografia utilizada para o desenvolvimento do curso à linguagem da modalidade a distância; desenvolver o sistema de avaliação de alunos, mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no plano de curso; atender aos requisitos sobre direito autoral na criação do material didático etc.

Professor formador – professor preferencialmente do Ifes, com formação em área

relacionada ao curso e/ou disciplina específica. Esse professor planeja e gerencia todo o processo de desenvolvimento da aprendizagem na disciplina de sua responsabilidade. Dentre as suas várias atribuições, destacamos: gerenciar o processo de ensino-aprendizagem da sua disciplina; gerenciar o trabalho dos tutores a distância responsáveis pela sua disciplina; garantir à interação dos tutores a distância entre si e destes com os tutores presenciais; acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem do estudante; esclarecer dúvidas, acompanhar e orientar os tutores a distância no exercício das suas atividades; acompanhar as correções das avaliações e entrega dos resultados antes da aplicação de novas avaliações etc.

ϵϰ 

Tutor a distância - profissional pós-graduado nas áreas específicas das disciplinas e com

experiência mínima de um ano de magistério. O tutor a distância fará a orientação e acompanhamento das atividades dos estudantes online por meio do ambiente virtual de aprendizagem, tirando dúvidas e corrigindo tarefas. Dentre as suas várias atribuições, destacamos: manter regularidade de acesso ao AVA e dar retorno às solicitações do aluno no prazo máximo de 24 horas, exceto para os e-mails enviados aos sábados após às 13h, domingos e feriados previstos no calendário acadêmico; acompanhar o desempenho dos alunos buscando incentivá-los no desenvolvimento das tarefas interagindo pelo ambiente virtual de aprendizagem; avaliar todas as atividades enviadas por meio do ambiente virtual de aprendizagem e auxiliar na correção de exercícios, trabalhos e provas escritas, se assim for solicitado pelo professor formador etc.

Tutor Presencial – profissional pós-graduado com formação em área específica relacionada

ao curso e experiência mínima de um ano de magistério. Responsável pela orientação e acompanhamento dos estudantes no polo. Dentre as suas várias atribuições, destacamos: acompanhar o desempenho dos alunos buscando incentivá-los a cumprir dentro dos prazos todas as atividades propostas, conforme o cronograma do curso; estimular o estudante a lançar mão de diversas fontes de informação, como as bibliotecas e laboratórios dos polos etc.; apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos polos, em especial na aplicação de avaliações; auxiliar os professores formadores em qualquer atividade presencial das disciplinas requerida pelos mesmos; coordenar e dar todo o suporte nas tarefas práticas de laboratório etc.

A partir da Figura 13 podemos entender melhor as interações entre alguns dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Esse infográfico é resultado de discussões coletivas e foi desenvolvido a partir do projeto de doutorado de Danielli Veiga Carneiro Sondermann intitulado “O Design Universal no Processo de Ensino e de Aprendizagem: reflexões sobre a criação e o uso de materiais instrucionais”.

       

ϵϱ 

Figura 12. Parte da equipe multidisciplinar e suas interações na metodologia Cead/Ifes

Fonte: Equipe de Produção – Cead/Ifes

Documentos relacionados