• Nenhum resultado encontrado

Neste item, apresenta-se a percepção das empresas quanto ao grau em que os atributos de redes estão presentes no PAEX.

Cabe ressaltar que, aqui também, como medida chave para as análises dos escores obtidos para representar o posicionamento da unidade amostral, foi utilizado o intervalo de confiança de 95% para a média.

A Tabela 30 expressa os escores observados para cada um dos atributos de rede investigados, bem como a média geral dos atributos.

Tabela 30 - Intervalo de confiança para atributos de rede

Intervalo de 95% de Confiança para a média Atributos de Rede

Limite Inferior Média Limite Superior Desvio Padrão

Excelência Individual de cada empresa 6,52 6,84 7,15 1,10

Importância Estratégica 7,29 7,56 7,83 0,95 Interdependência 6,70 6,98 7,26 0,98 Comprometimento 6,47 6,86 7,24 1,35 Informação 6,14 6,52 6,90 1,34 Integração 6,14 6,49 6,84 1,22 Institucionalização 6,16 6,57 6,98 1,45 Integridade 8,15 8,43 8,70 0,96

Média dos Atributos de Rede 6,79 7,03 7,27 0,86

Fonte: Dados da pesquisa

A interpretação do intervalo de confiança para a média, no caso dos atributos de rede acima, se procede da seguinte maneira:

? Limite superior abaixo do valor 5 = o atributo não está presente;

? Valor 5 está contido no intervalo = o atributo está presente parcialmente;

? Limite inferior acima ao valor 5 = o atributo está presente.

Escolheu-se o valor 5 como referência por se tratar do centro da escala. Com base neste critério, verifica-se que, de acordo com a percepção das empresas, os Atributos de Rede estão presentes de uma maneira geral no PAEX, pois o limite inferior da média dos atributos (6,79) está acima do valor 5, evidenciando-se os atributos Integridade e Importância Estratégica como os mais presentes e os atributos Integração, Informação e Institucionalização como os menos presentes.

Observa-se que os atributos Integridade (8,43) e Importância Estratégica (7,56) foram avaliados em termos de elevada presença. Integridade diz respeito ao comportamento ético dos parceiros, mantendo sigilo de informações confidenciais obtidas dentro da parceria e na defesa da imagem da própria parceria e dos parceiros externamente. Tal fator revela reconhecimento e respeito mútuo dos parceiros.

Por sua vez, Importância Estratégica significa o quanto os parceiros consideram a parceria relevante para o sucesso da empresa, e, em que medida, os objetivos da parceria estão alinhados com as expectativas de melhoria das empresas e, em que medida, esses objetivos são positivos ou bem intencionados. Pode-se inferir que, uma vez tomada a decisão pela participação na parceria, as empresas conferem importância estratégica a ela, corroborando a

avaliação dada. Por outro lado, também se pode inferir que as empresas são atraídas e selecionadas pela FDC para participarem do PAEX, ao demonstrarem um grau de integridade elevado, reforçando a avaliação feita. Por outro lado, é de se esperar que, uma vez que as empresas confiram importância estratégica à parceria da qual participam, devem possuir um grau de comprometimento com as atividades, compatível com esta decisão.

Os atributos de rede considerados como o de menor presença foram Integração (6,49), Informação (6,52) e Institucionalização (6,57), embora também estejam presentes na parceria, pela avaliação realizada. O atributo Integração refere-se ao grau em que os parceiros desenvolvem relacionamentos e ligações pessoais dentro e fora das atividades da parceria, e, em que medida superam as diferenças culturais e desconfianças naturais, criando um ambiente de aprendizagem e colaboração.

Pela natureza deste atributo, pressupõe-se que sua presença está associada à presença do atributo Informação, que se refere ao grau em que os parceiros compartilham informações sobre o que está sendo desenvolvido na sua empresa, decorrente ou não da parceria. Seria de se esperar que tais atributos possuíssem, portanto, avaliações similares, como ocorreu.

Por sua vez, o atributo Institucionalização diz respeito às regras, procedimentos, responsabilidades e processos de decisão claros e compartilhados entre as empresas, além do grau de formalização e conhecimento da parceria dentro de cada empresa, demonstrando um mediano grau de disseminação da parceria dentro das empresas, provavelmente pelo fato de se apresentar centralizado na figura dos representantes de cada empresa.

Em um grupo intermediário na avaliação, encontram-se os atributos Excelência Individual de cada empresa (6,84), Comprometimento (6,86) e Interdependência (6,98). O atributo Excelência Individual de cada empresa diz respeito ao grau em que, na percepção do respondente, cada empresa possui algo de valor para contribuir com os demais parceiros, e se os recursos, capacidades e conhecimentos que têm para ser compartilhado são possuídos em quantidades iguais por todos.

Por sua vez, o atributo Comprometimento refere-se ao grau de investimento de recursos (tempo, pessoas, dinheiro) na parceria e, se os parceiros demonstram sinais visíveis de interesse e permanência na parceria no médio e longo prazo.

Já, o atributo Interdependência refere-se ao grau em que os parceiros possuem conhecimentos e habilidades complementares, ao grau em que precisam uns dos outros para desenvolver as competências organizacionais e ao grau de disposição para compartilhar recursos, capacidades e conhecimentos. Cabe ressaltar que, todas as avaliações satisfizeram o critério de presença dos Atributos de Rede.

Considerando que, também para esta dimensão de análise, a mensuração baseou-se em questões dispostas em escala Likert de 11 pontos, abrangendo opções de respostas no intervalo de [0, 10], em que quão mais próximo do limite superior da escala, maior a presença de atributos de rede, e, com o intuito adicional de verificar o grau dessa presença, foi realizada uma categorização arbitrária, segundo o critério apresentado na Tabela 31.

Tabela 31 - Critério de categorização da presença de atributos de rede

Valores da Média Grau da presença dos atributos de rede

Menos de 4 Fraca

De 4 a menos de 7 Média

De 7 a 10 Forte

Fonte: elaborado pelo autor

Com base neste critério e nos dados apresentados na Tabela 30, observa-se que dois atributos situam-se na faixa de forte presença, a saber, Integridade e Importância Estratégica, com avaliações médias de 8,43 e 7,56 respectivamente. Os demais atributos situam-se na faixa de média presença, mas com muita proximidade do limite de corte para a faixa de forte presença.

Ressalta-se ainda, com base na Tabela 32, que 28% das empresas manifestaram percepção de fraca presença dos atributos de rede, enquanto que 72% das empresas, manifestaram percepção de alta presença dos atributos de rede.

Tabela 32 - Distribuição das empresas considerando o grau de presença dos atributos de rede

Presença de atributos de rede

Fraca Média Alta Total

Numero de empresas 0 0% 14 28% 36 72% 50 100,0% Fonte: Dados da pesquisa

Analisando-se a correlação entre os atributos, conforme apresentado na Tabela 33, é possível verificar que, tomando-se a faixa acima de 0,70 como referência para alta correlação, verifica- se que o atributo Institucionalização está fortemente associado com o atributo

Comprometimento (0,719). Neste caso, é possível inferir que, quanto mais a parceria possui regras claras e é formalizada e conhecida internamente dentro de cada empresa, maior o nível de comprometimento das pessoas envolvidas com as atividades e objetivos da parceria.

Tabela 33 - Matriz de correlação entre atributos de rede

Atributos de Rede Individual de Excelência cada empresa

Importância

Estratégica Interdepen-dência Comprome-timento Informação Integração Institucio-nalização Integridade

Importância Estratégica 0,377 Interdependência 0,448 0,599 Comprometimento 0,157 0,617 0,628 Informação 0,382 0,511 0,644 0,489 Integração 0,340 0,384 0,646 0,428 0,669 Institucionalização 0,214 0,492 0,542 0,719 0,579 0,423 Integridade 0,439 0,427 0,345 0,238 0,441 0,390 0,350 Fonte: Dados da pesquisa

Cabe destacar que a correlação mais próxima desse nível, embora abaixo do nível 0,70, dá-se entre os atributos Integração e Informação (0,669). Nesse caso, é possível inferir que quanto maior o nível de desenvolvimento de relacionamentos e ligações pessoais dentro e fora da parceria, maior o compartilhamento de informações, criando um clima de aprendizagem e colaboração.