• Nenhum resultado encontrado

5.2.1 Público alvo

O público alvo desta pesquisa é o conjunto das empresas participantes do PAEX em novembro de 2002, caracterizando-se, portanto, a empresa como a unidade de análise do trabalho. Portanto, 65 empresas compõem o total do público alvo da pesquisa.

Os respondentes foram os executivos principais de cada empresa, entendido como o dirigente principal e seus principais diretores. A descrição detalhada das emp resas e dos respondentes encontra-se no capítulo 8.

5.2.2 Instrumento de coleta de dados: o questionário

Para fins de realização deste estudo, foi utilizado, como instrumento básico de coleta de dados, o questionário composto basicamente por questões medid as por meio de escalas do tipo Likert. A utilização de escalas do tipo Likert de 11 pontos deveu-se à adoção, neste estudo, da técnica de modelagem de equações estruturais, que exige medidas contínuas. Para Nunnally (1994), uma escala fornecerá um valor contínuo se contiver, no mínimo, 11 pontos.

de o mesmo se adequar aos objetivos especificados para este estudo, quais sejam, poder ser aplicado, simultaneamente, a diversas pessoas espalhadas por vários estados brasileiros e no exterior; gerar respostas mais fáceis de serem comparadas; e assegurar certa uniformidade de uma situação de mensuração para outra (SELLTIZ et al., 1972).

Antes de sua aplicação, o questionário foi validado, em forma e conteúdo, por meio da realização de pré-teste. Segundo Easterby-Smith (1991), tal artifício pode ser considerado indispensável na medida em que permite verificar, a priori, se as questões elaboradas são compreensíveis, se a duração prevista para a resposta do questionário é adequada, se a seqüência das questões está bem delineada e se há questões sensíveis.

Desse modo, o questionário foi preliminarmente submetido a um grupo de quarenta e quatro dirigentes de empresas participantes do Programa PAEX, como pode ser visto no Apêndice B. Os respondentes tiveram a tarefa de preencher o questionário, assinalando todas as dúvidas surgidas a respeito das questões propostas.

O questionário do pré-teste foi submetido, também, à análise estatística para averiguar a adequação das questões em escala de Likert. Para essa análise, foi utilizado o índice de correlação de Pearson. Este índice é uma medida que varia de -1 a 1 e indica o grau e o sentido do relacionamento linear, caso exista, entre duas variáveis. Valores próximos de -1 indicam alta correlação negativa, valores próximos de zero indicam ausência de correlação e valores próximos de 1 indicam alta correlação positiva (FREUND, 2000). Para pares de questões com correlação muito alta, procedeu-se à revisão do conteúdo das mesmas, como pode ser visto no Apêndice C.

Além disso, para se obter a validação de conteúdo dos itens que compuseram o questionário, foi utilizado o método denominado avaliação de juízes, proposto por Pasquali (1999, p.53). O questionário foi submetido à validação por quatro doutores na área de estratégia e organização, a saber, Prof. Álvaro Bruno Cyrino (Fundação Dom Cabral), Prof. Anderson de Souza Sant´anna (Fundação Dom Cabral), Prof. Flávio Carvalho de Vasconcelos (Fundação Getúlio Vargas), e Prof. Georges Blanc (HEC), além de dois professores que atuam diretamente nas atividades do PAEX, Prof. Ulisses Diniz e Prof. Luiz Lobão, e um gerente associado, Prof. Volnei Garcia. O objetivo de tal solicitação foi a de detectar se as questões e escalas propostas possibilitavam a mensuração, de forma adequada, das variáveis que compunham o questionário. A partir do conjunto de recomendações sugeridas foram

procedidas as alterações necessárias no instrumento.

O questionário aplicado, com as sugestões incorporadas, foi composto, basicamente, de escalas de respostas tipo Likert, de 11 pontos, com exceção da parte relativa aos dados da empresa e do respondente, formado por quatro blocos de questões, divididos da seguinte forma:

Bloco I -questões que investigam a percepção dos respondentes acerca das competências organizacionais implementadas ou aprimoradas na empresa em que atua, como resultado da participação no PAEX;

Bloco II - questões que medem a percepção dos respondentes quanto ao grau da presença no PAEX dos atributos presentes em parcerias, alianças e redes;

Bloco III - questões que medem a percepção dos respondentes quanto ao grau em que os atributos específicos do PAEX contribuíram para o desenvolvimento ou melhoria das competências organizacionais da empresa;

Bloco IV -itens que visam descrever o perfil da empresa e dos respondentes.

5.2.3 Procedimentos de coleta de dados

Para a coleta de dados, os questionários foram aplicados pelo pesquisador no conjunto das empresas participantes do PAEX, descritas no tópico anterior.

A coleta de dados foi feita através de duas fontes. A fonte primária consistiu de questionários estruturados respondidos pelos principais dirigentes das empresas. Como fonte secundária de dados e informações, foram feitas análises de documentos e de relatórios internos da FDC relativos ao PAEX. Como o pesquisador teve papel importante no PAEX, como coordenador de algumas atividades, parte das informações foi proveniente das reflexões e registros pessoais de dados realizados por ele.

O primeiro passo foi o de contactar, por telefone, o associado de cada grupo de empresas. O objetivo foi checar os dados das empresas do seu grupo específico (nome e principal executivo), explicar os objetivos da pesquisa e solicitar o apoio no repasse dos questionários às demais empresas. Os questionários foram, então, entregues individualmente pelos

associados de cada grupo ao principal dirigente de cada uma das empresas participantes.

O questionário continha uma carta destinada ao principal executivo, explicando os objetivos da pesquisa, solicitando a sua resposta pessoal e o encaminhamento para até quatro de seus colaboradores que participassem diretamente das atividades do PAEX e pudessem, dessa forma, avaliar criticamente as variáveis da pesquisa, conforme pode ser visto no Apêndice D.

Após esses passos, foram aplicados, no período compreendido entre os meses de novembro de 2002 a fevereiro de 2003, cinco questionários (vide Apêndice E) em cada uma das 65 empresas participantes, tendo-se obtido um total de 164 respondentes de 52 empresas, o que constitui um índice de 80% do total do público alvo.

A pesquisa foi realizada junto ao universo das empresas do PAEX, que eram participantes do Programa no momento da realização da coleta de dados, independentemente do tempo de participação. Vale destacar que a decisão pela realização da pesquisa junto a esse público justifica-se na medida em que permite, em conformidade com os objetivos deste estudo, investigar: a) o desenvolvimento da variável Competência Organizacional; b) a presença da variável Atributos de Parcerias, Alianças e Redes; c) a relação entre a variável Competência Organizacional e a variável Atributos de Parcerias, Alianças e Redes; e, d) a variável Atributos Específicos do PAEX e a relação entre a variável Atributos de Parcerias, Alianças e Redes e a variável Atributos Específicos do PAEX, em um conjunto de empresas que não buscaram o desenvolvimento de suas competências organizacionais individualmente, mas sim, através de um relacionamento cooperativo.

Cabe salientar a potencialidade deste grupo de respondentes quanto ao cargo ocupado na empresa e à heterogeneidade em termos de setor de atuação e tempo de participação do respondente na empresa.

5.2.4 Tratamento estatístico dos dados

Os dados obtidos via questionários foram, inicialmente, codificados e tabulados em planilha eletrônica Excel, para tratamento por meio do pacote Statistical Package for the Social

Sciences (SPSS), considerado um dos mais completos e disseminados softwares para análises

Após a tabulação, realizou-se uma análise exploratória dos dados. Nesta etapa, foram levadas a efeito análises dos dados ausentes e de valores extremos (outliers) uni e multivariados.

Na seqüência, tendo em vista a adoção de técnicas de análise multivariada, foi verificada a premissa de normalidade (uni e multivariada).

Em seguida, como foi utilizado um questionário com escala somatória, sua consistência foi validada através da validade de face, da dimensionalidade, da confiabilidade e da validade convergente.

Para a verificação das hipóteses de pesquisa, foi utilizada a técnica de regressão linear entre as variáveis de pesquisa e para a análise do modelo hipotetizado foi utilizado a modelagem de equações estruturais, através do software AMOS 4.0.

Como o questionário foi respondido por mais de uma pessoa da empresa, e, uma vez que a unidade de análise desta pesquisa é a empresa participante no PAEX, foi calculada, para cada variável, a média das respostas dos respondentes em cada empresa, e essa média ficou valendo como a resposta da empresa.