• Nenhum resultado encontrado

2. CAPÍTULO I:

4.4 Análise dos dados

4.4.3 Avaliação das Notas de Ingresso dos Estudantes do Grupo B que efetivaram ma-

Mandado de segurança Origem escola particular: 02 (21ª e 2ª Grupo D* colocações) 25,00 pontos 41,66% Origem escola pública: 21,90 pontos (1ª e 2ª chamadas) 36,50% Origem escola pública: 03 (22ª, 23ª e 24ª colocações) 17,66 pontos 29,43% Fonte: Tabela elaborada pela própria pesquisadora

A tabela acima revela quem são os candidatos em sua origem escolar, ou seja, nem todos os estudantes que se inscreveram em ampla concorrência não se encaixariam nos critérios das vagas reservadas a grupos específicos. Melhor dizendo, dos dezesseis estudantes que realizaram a matrícula na primeira chamada, sete são de escola pública (estudaram todos os anos do ensino fundamental em escola pública). Na segunda chamada, três dos cinco estudantes que efetivaram a matrícula também são oriundos do ensino fundamental da rede pública, na qual iniciaram e lá permaneceram durante todos os anos de escolarização. Isso nos mostra que, apesar de se abrirem caminhos através da instituição das cotas, os grupos humanos, em sua diversidade, escolhem (ainda que dentro de padrões preestabelecidos) os caminhos ou oportunidades que lhes são possíveis.

No quadro acima, podemos verificar as chamadas feitas para preenchimento das vagas não seguem uma lógica ininterrupta (não compareceram para realização de matrícula os candidatos das colocações: 1ª, 7ª, 15ª e 20ª), isto é, a ordem de colocação dos candidatos aprovados são diversas dentro do mesmo grupo, misturando e intercalando as posições dos estudantes de escola particular e pública. Dessa forma, averiguamos que quanto maior o número de chamadas, menor são as notas dos aprovados. Porém, poderíamos interpretar esse dado como um ponto questionável em relação à qualidade do aprendizado dos estudantes que adentram o IF Sudeste MG Campus Muriaé? Por ventura, isso poderia, a princípio, denotar um caráter crítico na/da educação formal que esses estudantes trazem consigo (quer sejam de origem escolar particular ou pública)? No entanto, esse ponto será melhor discutido mais a frente, sobretudo, quando tratarmos da questão do êxito escolar.

4.4.3 Avaliação das Notas de Ingresso dos Estudantes do Grupo B que Efetivaram Matrícula

Tabela 5 – Média das notas de acesso no Grupo B GRUPO B

Nº de estudantes que efetivaram a

matrícula

Média das notas de ingresso dos estudantes de escola pública, que não se declararam preto, pardo ou indígena, e com renda

per capta inferior a 1,5 s.m. (prova=60pontos)

1ª Chamada: 04 (1ª, 2ª, 3ª e 5ª colocações) 23,75 pontos

39,58% 22,37 pontos

37,28%

2ª Chamada: 01 (6ª colocação) 21 pontos

35%

Fonte: Tabela elaborada pela própria pesquisadora

Ao analisarmos as notas de partida dos candidatos classificados do Grupo B, verificamos que com relação aos demais grupos foram as notas mais baixas, estaria a condição de renda associada ao desempenho desses estudantes? Se partíssemos unicamente desse dado, apenas reproduziríamos a ideia alardeada de que estudantes com condições econômicas menos favoráveis seriam igualmente desfavoráveis em cabedal intelectual. Portanto, avaliaremos essa questão mais adiante, quando nos trataremos de outros dados que associaremos à questão de renda, origem escolar, percurso acadêmico122 e condições de permanência.

Destacamos que a escolha desse grupo requer comprovação de renda123 e escolaridade na rede pública124. Quanto a comprovação de renda125, a escolha desse 122 Chamamos de percurso acadêmico a formação do ensino médio associada ao técnico por serem características do curso em Agroecologia a realização de projetos de pesquisa e extensão associadas ao ensino integral.

123 A avaliação da renda é feita segundo a Portaria Normativa nº 18 de 11 de outubro de 2012.

124 De acordo com a Portaria Normativa nº 18 de 11 de outubro de 2012, “§ 1º Não poderão concorrer às vagas reservadas os estudantes que tenham, em algum momento, cursado em escolas particulares parte do ensino médio, no caso do inciso I do caput, ou parte do ensino fundamental, no caso do inciso II do caput. § 2o As instituições federais de ensino poderão, mediante regulamentação interna, exigir que o estudante comprove ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas”. 125 Os Grupos B e C são destinados a candidatos de baixa renda, ou seja, cujos membros do grupo

familiar possuam renda per capta igual ou inferior a !,5 salários mínimos. A Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012, estabelece em seu art. 7º “Para os efeitos desta Portaria, a renda familiar bruta mensal per capita será apurada de acordo com o seguinte procedimento: I - calcula-se a soma dos rendimentos brutos auferidos por todas as pessoas da família a que pertence o estudante, levando- se em conta, no mínimo, os três meses anteriores à data de inscrição do estudante no concurso seletivo da instituição federal de ensino; II - calcula-se a média mensal dos rendimentos brutos apurados após a aplicação do disposto no inciso I do caput; e III - divide-se o valor apurado após a aplicação do disposto no inciso II do caput pelo número de pessoas da família do estudante. § 1º No cálculo referido no inciso I do caput serão computados os rendimentos de qualquer natureza percebidos pelas pessoas da família, a título regular ou eventual, inclusive aqueles provenientes de locação ou de arrendamento de bens móveis e imóveis. § 2º Estão excluídos do cálculo de que trata o §1º: I - os valores percebidos a título de: a) auxílios para alimentação e transporte; b) diárias e reembolsos de despesas; c) adiantamentos e antecipações; d) estornos e compensações referentes a

grupo requer que seja organizada uma série de documentos referentes à renda dos membros que compõe o grupo familiar, qualquer que seja a atividade econômica exercida por cada um, mesmo quando há ou não membro do grupo familiar que (de forma direta ou indireta) perceba alguma recurso financeiro.

O acesso por este grupo requer que o candidato esteja atendo às características que devem ser comprovadas e que tenha domínio sobre a organização documental exigida no edital. A não comprovação dos dados ou a ausência de qualquer documento de comprovação obrigatória enseja na perda da vaga.

4.4.4 Avaliação das Notas de Ingresso dos Estudantes do Grupo C que Efetivaram