• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II – AS TARIFAS DE TELECOMUNICAÇÕES E O ACESSO À INTERNET

3.3 Avaliação do Conteúdo do Portal Rede Governo

Na próxima seção, apresentaremos a avaliação do Portal Rede Governo. Para isso, será utilizada a metodologia proposta por Vilella (2003). Como indicado anteriormente, mantivemos as três dimensões, compostas por 14 parâmetros, os quais agrupam 73 critérios. A única alteração que introduzimos foi incluir uma linha de totalização no quadro resumo de notas. A alteração tem por objetivo deixar mais claro o cálculo da nota final de cada parâmetro.

3.3.1 Abrangência/cobertura e propósito

Apesar de trazer o título da página inicial “Portal de Serviços e Informações do Governo” e, na área 2 (da página inicial), o título “Portal de Serviços e Informações do Governo – Rede Governo”, não há em nenhum outro local a descrição de seu conteúdo. Parece que os responsáveis pelo portal têm clareza de seu propósito, tanto é que definiram muito bem no próprio sítio:

O portal www.e.gov.br elimina a necessidade de anotar milhares de endereços na rede mundial de computadores, oferecendo links diretos para 700 páginas de serviços federais e estaduais e 4.100 sítios com informações, além de buscas especializadas. O objetivo do portal EGOV é colocar os serviços públicos ao alcance do cidadão, de forma rápida e segura, com dicas sobre o funcionamento dos governos e respostas para questões práticas do dia-a- dia (MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO. SITES COORDENADOS, 2004).

O escopo do portal também não está claramente definido para o usuário. Somente no momento da pesquisa é que o usuário percebe que a maioria das informações e serviços não é oriunda do próprio portal, e sim de outros órgãos do governo. As datas das informações, quando aparecem, são de responsabilidade dos sítios aos quais o portal direciona os usuários.

Alguns serviços e informações estão descritos nas áreas 5, 6, 7 e 11. No entanto, grande parte se localiza na área 1 e, nessa área, não está descrita, pois está agrupada por áreas temáticas.

Alguns temas abordados como é o caso da opção “cidadania” localizada na área 1, além de remeter para uma série de links sobre o assunto, ainda redireciona para projetos do governo e de ONGs que possuem programas de apoio ao desenvolvimento da cidadania.

Não foi localizado no portal nenhum local que indicasse que o conteúdo é disponibilizado em outro idioma.

3.3.2 Atualidade

Como já mencionado, grande parte do conteúdo do portal é gerenciado por outros órgãos do governo. No entanto, o que é de responsabilidade direta dos responsáveis pelo portal está sempre atualizado, embora não se tenha um local específico para comprovar. Mesmo assim, é possível deduzir pelas informações alusivas a datas importantes.

3.3.3 Metadados

Na página inicial do portal, é possível encontrar, dependendo do navegador utilizado, a opção de exibir o código fonte. No Portal Rede Governo, observa-se que não houve a utilização de meta tags de HTML ou de XML. No entanto, houve preocupação em descrever o título, da página com a seguinte linha de comando: <title>Portal de Serviços e Informações de governo <title> . Seria

interessante que no título fosse acrescentado que o portal pertence ao governo brasileiro, para proporcionar maior exatidão por ocasião nas pesquisas realizadas pelos mecanismos de buscas. Foram encontradas algumas páginas sem título, e em outras foram observados títulos incoerentes com o conteúdo.

3.3.4 Correção

Em nenhum local está claro de quem é a responsabilidade pela precisão das informações encontradas. Pela URL, é possível perceber para qual domínio o usuário foi redirecionado, podendo-se concluir a origem da informação apresentada. As referências a fontes de informação são raras. Entretanto, quando existem, são referenciadas de forma correta. Nos textos produzidos pela equipe do portal não foram encontrados erros de digitação, de grafia ou de gramática, ou ainda outras inconsistências.

3.3.5 Autoridade/Copyright

O portal não possui informações sobre a sua propriedade intelectual nem sobre as condições para o estabelecimento de links, de sítios para o portal. Uma inovação apresentada é que o responsável por qualquer sítio pode solicitar o envio do código para instalação da caixa de busca do Rede Governo para ser instalada. Depois de receber o código (via e-mail), o usuário poderá fazer a instalação. Esse recurso possibilita acesso rápido e fácil a todos os serviços e informações do Rede Governo. A menção às fontes das informações não constitui um procedimento padrão, até porque a grande parte das informações são links para outros órgãos do governo. O responsável pelo portal está identificado, mas de forma muito genérica na área 2, onde está descrito “Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão”. Com as informações constantes no portal fica difícil para o usuário verificar a sua legitimidade, pois não há endereço nem telefone dos responsáveis pelo portal.

3.3.6 Objetividade

No que se refere a esse critério, o conteúdo do Portal Rede Governo apresenta-se, em linhas gerais, de acordo com o seu propósito e missão. No entanto, devido à diversidade de público-alvo,

ainda está aquém das necessidades do cidadão. A quantidade de links e a falta de gerência sobre o conteúdo de outros órgãos tiram parte da objetividade do conteúdo do portal. O estilo da linguagem escrita utilizada é clara e consistente. Não foram encontrados jargões nem termos que pudessem denotar qualquer tipo de preconceito. Porém, com relação à utilização de imagens, na área 7 todas representam bem o conteúdo que abrigam, exceto o ícone “Auxílios ao Cidadão” (uma mão estendida como a de um pedinte), que pode levar a uma interpretação pejorativa. A informação disponibilizada está livre de publicidade, e, apenas em local predeterminado para isso (área 12), encontramos o logotipo (com link), que é alterado de acordo com a política de marketing do portal.