• Nenhum resultado encontrado

5. RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

5.4. Balanço do Evento

Na minha opinião, tanto a sessão da manhã como a sessão da tarde da 4ª Edição do Sport Science Day foram bem-sucedidas e muito proveitosas para os oradores e para o público. De uma forma geral, a organização do evento decorreu como planeado apesar de termos sido obrigados a fazer alguns ajustes no tempo das apresentações na parte da tarde devido às “mesas redondas” que tinham duração indeterminada de acordo com a quantidade, pertinência e interesse das questões colocadas pela audiência. O grupo de estagiários conseguiu realizar todas as tarefas a que se tinha proposto de uma forma cooperante e eficaz resolvendo todos os problemas com que nos deparámos.

No que diz respeito à divulgação do evento, penso que conseguimos ser bem- sucedidos através das redes sociais porque poucos dias após a divulgação dos cartazes, conseguimos receber inscrições suficientes para ocupar todas as vagas disponíveis. A sessão da tarde também foi bem divulgada não só através dos cartazes, mas também,

71 através da comunicação entre as equipas técnicas e os estagiários dos vários escalões de

formação o que permitiu que todos os treinadores tivessem conhecimento do evento com muita antecedência. O processo de inscrições para o evento também correu muito bem visto que decidimos criar um endereço de e-mail e uma ficha de inscrição online facilitando a inscrição a todos os participantes.

Quanto à organização e logística de todo o evento, tudo correu como planeado e conseguimos realizar tudo aquilo a que nos tínhamos proposto com qualidade, à exceção dos horários nas apresentações da sessão da tarde, como referi anteriormente. As apresentações na sessão da tarde terminaram perto das 20:00 horas estando o evento planeado para acabar às 19:00 horas, logo, a última apresentação teve menos audiência que as restantes devido à “desistência” de alguns convidados. Este contratempo foi o aspeto menos positivo de todo o evento, mas, considerámos que o moderador da sessão da tarde (Luís Pedro Ribeiro) tomou a decisão correta em “despreocupar-se” com o guião do evento no que diz respeito ao tempo, porque o tempo despendido foi bastante proveitoso para os convidados devido aos momentos de debate e partilha/esclarecimento de ideias que aconteceram em quase todas as apresentações. O “cooffe break” e a visita guiada pelo Caixa Futebol Campus também foram bastante importantes para a qualidade do evento porque percebemos que os convidados se sentiram muito agradados com toda a organização do evento e com a forma como foram recebidos. No final, reconheceram ser uma experiência marcante devido à visita guiada visto que tiveram a oportunidade de visitar também o simulador 360s o que lhes proporcionou alguns momentos de boa disposição.

Falando especificamente das apresentações, na sessão da manhã, os estagiários conseguiram criar alguns momentos de aprendizagem para os espetadores para além da descrição das tarefas de estágio o que, na minha opinião, foi bastante positivo tendo em conta a natureza e principal objetivo deste evento. Os meios audiovisuais utilizados (“PowerPoint”) eram bastante simples e apelativos para o público em todas as apresentações e a comunicação dos estagiários, de forma geral, foi bastante clara e interessante. Na minha opinião, todos os estagiários demonstraram muita confiança e boa capacidade de comunicação, logo, acredito que este evento contribuiu muito para o nosso crescimento como treinadores sendo essas características fundamentais para realizar esta atividade profissional com qualidade. Analisando a minha prestação individual na apresentação, também considero que tive uma comunicação clara e curta sobre a análise quantitativa da própria equipa onde pretendi associar as ferramentas utilizadas e dados recolhidos com a pertinência desses dados para a formação do jogador de Futebol, logo, acredito que tive uma comunicação interessante. Nas apresentações da tarde, como os oradores eram professores em diferentes faculdades e já com muitos anos de prática

72 profissional, realizaram apresentações muito bem organizadas, com conteúdos muito

interessantes e com comunicações bastante claras e apelativas para o público. Os momentos de “mesa redonda” também foram muito interessantes para o público devido à pertinência e qualidade das questões colocadas pela audiência e pelo moderador Luís Pedro Ribeiro que realizou um trabalho muito importante para a qualidade do evento visto que conseguiu manter sempre um bom clima de aprendizagem e entusiasmo.

Quanto à certificação tanto na sessão da manhã como da tarde, tudo correu como planeado e conseguimos criar estratégias para que os participantes não se preocupassem com os respetivos diplomas e créditos para a cédula de treinador. Para isto, contámos com o auxílio dos profissionais do Benfica Lab e tutores de estágio que estabeleceram comunicação com o IPDJ para que o evento pudesse ser creditado.

Na minha opinião, o principal aspeto negativo da prestação do grupo de estagiários em todo o evento foi o controlo da satisfação dos participantes. Tínhamos em mente realizar um questionário online após o evento e enviar a todos os participantes quando enviámos o diploma, mas, como não conseguimos perceber e ter um consenso de como realizar o questionário, demorámos bastante tempo para descobrir a melhor forma de o realizar, logo, decidimos não enviar o questionário para não recolhermos dados desvirtuados da realidade devido ao facto dos participantes não se lembrarem especificamente do que aconteceu no evento. Para solucionar este problema, penso que deveríamos ter delegado esta função a um elemento do grupo de estagiários antes da realização do evento para que essa pessoa ficasse responsável por realizar o questionário, enviar para os participantes e recolher os dados.

5.5. Conclusão

Através da realização deste evento no âmbito da disciplina de Estágio em treino desportivo do Mestrado em Treino desportivo (“Área 3 - Relação com a comunidade”) da Faculdade de Motricidade Humana, consegui desenvolver a minha capacidade de trabalhar em grupo, as minhas capacidades de comunicação para uma audiência e a minha proatividade na resolução e antecipação de problemas associados à organização de um evento.

Analisando a prestação do grupo de estagiários, acho que fomos bastante bem- sucedidos e conseguimos realizar um evento de acordo com os padrões elevados de exigência do clube onde estivemos inseridos. Conseguimos concretizar todos os objetivos a que nos tínhamos proposto na organização do evento (divulgação dos estágios no

73 Benfica Lab na sessão da manhã e enriquecer o conhecimento dos treinadores do futebol

de formação do Benfica na sessão da tarde) e recebemos feedbacks bastante positivos tanto dos profissionais do Benfica Lab como dos participantes e oradores convidados. Apesar deste feedback informal sobre a nossa prestação, considero que deveríamos ter realizado um questionário para recolher dados objetivos sobre a perceção dos participantes quanto à qualidade do evento e das apresentações na sessão da manhã.

Por fim, acredito que a organização de um evento para a formação de agentes desportivos é uma excelente forma de alertar os alunos para a importância de partilhar o conhecimento com colegas de profissão, agentes desportivos especialistas noutras áreas e com a comunidade em geral para que estes se tornem profissionais reflexivos e proactivos na procura de novo conhecimento. Para além disso, é uma excelente oportunidade para desenvolver competências de comunicação dos alunos que é uma característica fundamental para a atividade profissional de treinador e que, no contexto de estágio na área da Observação e análise do jogo do Benfica Lab, é menos potenciada devido ao facto de não estarmos integrados no processo treino propriamente dito.

74

Documentos relacionados