• Nenhum resultado encontrado

6. Produção mais Limpa (P+L)

6.2 Avaliação do processo e geração de oportunidades de P+L

6.2.1. Levantamento de dados

6.2.1.3 Balanços de massa e energia

A realização dos balanços de massa e energia dos pontos críticos são importantes para compreensão e análise detalhada do processo e identificação posterior de medidas de P+L que podem melhorá-lo técnica, ambiental e economicamente. Para facilitar o entendimento do processo é indicada a realização de balanços específicos, intermediários e global da mesma maneira indicada para elaboração dos fluxogramas.

Alves e Oliveira (2007) dizem que para introduzirmos técnicas de P+L em um processo produtivo, podem ser utilizadas várias estratégias, tendo em vista metas ambientais, econômicas e tecnológicas. O balanço ambiental documenta o material e a energia que entram e saem do processo, avaliando quais os impactos provenientes desta atividade ao ambiente, tanto no uso de recursos naturais, muitas vezes feito de forma irracional, como na geração e emissão de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos. A partir destas informações, pode-se estabelecer um controle de parâmetros de cada operação o que possibilita a escolha da estratégia mais adequada à empresa para a redução de resíduos, efluentes ou emissões e de seus efeitos.

A seguir estão as práticas encontradas a partir da revisão bibliográfica sistemática cujos objetivos estão relacionados ao propósito desta etapa.

- GreenPro-I;

Mencionada anteriormente devido a classificação também na etapa 2.1 Aspectos ambientais do SGA, GreenPro-I (Artigo 244 – Apêndice A) é uma prática de abordagem integrada. Pode ser considerada para a etapa de balanços de massa e energia de P+L, uma vez que é um processo para avaliar as cargas ambientais, quantificar energia, materiais usados e resíduos liberados no ambiente, além de identificar/avaliar as oportunidades para introduzir melhorias ambientais.

- Environmental Management Accounting – Gerenciamento de custos ambientais (EMA);

Classificada anteriormente nas etapas 3.3 Comunicação e 4.1 Monitoramento e medição do SGA (Artigos 87, 181, 182 e 183 – Apêndice A), também possui objetivos comuns à etapa de Balanços de massa e energia. Dentro do seus escopo estão definidos balanços de fluxo de material para aumentar a eficiência dos materiais, reduzir o impacto ambiental e de risco e reduzir os custos da proteção ambiental. É uma prática que proporciona uma abordagem única para contabilização dos custos ambientais, através de um método sistemático e rigoroso de processos de produção e atividades com uma perspectiva ambiental.

- Ecomapping – Ecomapa e SIG – Sistema de Informação Geográfica;

Previamente classificada para as etapas 2.1 Aspectos ambientais, 4.5 Auditoria interna e 5. Análise pela administração do SGA a prática Ecomapping e SGI (Artigos 241 e 291 – Apêndice A) possuem o intuito de identificar visualmente através de um mapa todas as entradas e saídas do processo de produção. Portanto, seu objetivo pode ser relacionado a esta etapa que possui o mesmo intuito.

- Avaliação de ciclo de vida (ACV);

A prática (Artigo 124 – Apêndice A) juntamente com o Inventário de ciclo de vida (ICV) (Artigo 293 – Apêndice A), podem estar relacionadas com P+L à medida que o levantamento de dados, avaliação das entradas e saídas assim como avaliação dos impactos ambientais potenciais fazem parte do seu escopo. Assim, além de se relacionarem com as etapas 2.1 Aspectos ambientais, 4.1 Monitoramento e medição do SGA e também 8. Levantamento de dados auxilia o cumprimento dos objetivos desta etapa também.

- Modelo Driving force, Pressure, State, Impact, Response - força motriz, pressão, estado, impacto, resposta (DPSIR);

A prática (Artigo 397 – Apêndice A) anteriormente classificada na etapa 2.1 Aspectos ambientais do SGA, se relaciona diretamente ao item Balanços de massa e energia, uma vez que está focada, entre outros objetivos, na avaliação de impactos ambientais assim como esta etapa.

- Method for environmental assessment of cleaner production technologies - Método para

avaliação ambiental das tecnologias de produção mais limpa;

Para avaliação ambiental de tecnologias de P+L, Fijał (2006) (Artigo 48 Apêndice A) descreve um método que permite a análise quantitativa do impacto ambiental. O método consiste de avaliações de riscos ambientais enquanto permite análise quantitativa da carga ambiental expressa através de balanços de massa e energia trocados entre os processos tecnológicos sob investigação (incluindo produto manufaturado) e o meio ambiente. O autor comenta que para melhorar a aplicação dos conceitos e abordagens de P+L, ou seja, a aplicação da estratégia geral de gestão ambiental preventiva para processos e produtos, é necessário desenvolver ferramentas que permitem analisar quantitativamente os impactos ambientais relativos para medidas pró-ecológicas serem tomadas para substituir as atuais práticas.

Portanto, o método proposto pode ser empregado para avaliar problemas ambientais de processos tecnológicos e produtos implementados, modernizados ou modificados, bem como efetuar análises comparativas de tecnologias alternativas.

Segue o Quadro 15 de classificação das práticas encontradas para esta etapa de P+L de acordo com sua natureza do seu objetivo principal, tipo, nível de maturidade, existência de método de avaliação de impacto ambiental e nível de detalhamento.

Quadro 15: Classificação das práticas encontradas para a etapa 8.3 Balanços de massa e energia

Nº do artigo e Nome da prática

Natureza Tipo Nível de

Maturidade Método de avaliação ambiental Nível de detalha- mento 48 Method for environmental

assessment of cleaner

Comparativa Matriz Experimenta l

production technologies - Método para avaliação ambiental das tecnologias de produção mais limpa. 124

293

Avaliação de Ciclo de Vida (ACV)

Inventário de Ciclo de vida

Comparativa Prescritiva Matriz Lista de checagem Consolidado Consolidado Sim Sim Sucinto Superficia l 87 Environmental Management Accounting - Gerenciamento dos custos ambientais (EMA)

Comparativa Guia Consolidado Não Sucinto

181 Environmental Management Accounting - Gerenciamento dos custos ambientais (EMA)

Comparativa Lista de checagem

Consolidado Não Sucinto

182 Environmental Management Accounting - Gerenciamento dos custos ambientais (EMA)

Comparativa Guia Consolidado Não Sucinto

183 Environmental Management Accounting - Gerenciamento dos custos ambientais (EMA)

Comparativa Guia Experimenta l Não Sucinto 241 291 Ecomapping – Ecomapa Ecomapping – Ecomapa Analítica Comparativa Guia Matriz Consolidado Consolidado Sim Não Sucinto Superficia l 241 Sistema de Informação Geográfica (SIG)

Comparativa N/A Consolidado Sim Superficia l

244 GreenPro-I Analítica Software Consolidado Sim Completo

397 Modelo driving force, pressure, state, impact, response – força motriz, pressão, estado, impacto, resposta (DPSIR)

Comparativa Guia Experimenta l

Não Superficia l

A partir da classificação acima, pode-se observar que apenas a prática GreenPro-I possui nível de detalhamento completo. GreenPro-I, ACV, Ecomapping, SIG e Método para avaliação ambiental das tecnologias de produção mais limpa possuem método de avaliação de impacto ambiental, um dos objetivos desta etapa. Em relação a dificuldade de implementação, as práticas do tipo guia ou lista de checagem sugerem maior facilidade de aplicação. São elas: DPSIR, Ecomapping (Artigo 241), EMA e Inventário do ciclo de vida.