• Nenhum resultado encontrado

6. Produção mais Limpa (P+L)

6.1 Planejamento e organização

6.1.1. Comprometimento da direção da empresa

O comprometimento da direção e alta gerência da empresa, estabelecido através de anuência formal por meio de uma Declaração de Intenções é a primeira etapa para implementação de um programa de P+L e é fundamental para o envolvimento do corpo funcional, gerando a motivação necessária para o desenvolvimento do programa.

Não foram encontradas práticas relacionadas a este item durante a revisão bibliográfica sistemática.

6.1.2. Sensibilização dos funcionários

A segunda etapa consiste na comunicação aos funcionários sobre a realização do programa, mostrando o apoio da direção da empresa. Nesse momento, os objetivos da implantação do programa são explicitados, para motivação e colaboração de todos durante o processo.

A seguir são apresentadas as práticas encontradas durante a revisão bibliográfica sistemática, cujos objetivos se relacionam com essa etapa de P+L:

- Norwegian CP methodology - Modelo Norueguês para P+L;

Classificada anteriormente, (Artigo 95 – Apêndice A), para a etapa 3.2 Competência, treinamento e conscientização do SGA, esta prática possui módulos de treinamento com palestras, trabalhos de grupo, discussões e trocas de informações se relacionando diretamente com o objetivo desta etapa, a sensibilização dos funcionários.

- Environment-oriented Cost Management – Gestão de custos orientada ambientalmente

(EoCM);

Classificada anteriormente (Artigo 266 – Apêndice A) na etapa 3.2 Competência, treinamento e conscientização do SGA, a prática EoCM possui um módulo de treinamento para desenvolvimento das capacidades organizacionais e consequentemente melhoria do desempenho ambiental. Esse objetivo está diretamente relacionado com esta etapa que tem como intuito a sensibilização dos funcionários.

A classificação das práticas de acordo com a natureza do seu objetivo principal, tipo, nível de maturidade, existência de método de avaliação de impacto ambiental e nível de detalhamento a partir dos estudos encontrados pode ser visualizada no Quadro 4 no item 5.3.2.

6.1.3. Definição da equipe

A equipe é responsável pelo estabelecimento de uma política ambiental baseada nos princípios da P+L, desenvolvimento, acompanhamento, implantação das medidas de P+L, avaliação e manutenção do programa, de acordo com as necessidades e potencialidades da empresa. Logo, a equipe definida deve ser multidisciplinar, formada por pessoas de diferentes setores da empresa, uma vez que a troca de experiências e a integração dos funcionários são fundamentais para o planejamento e implantação do programa. É importante a definição de um líder para coordenação dos trabalhos, para tanto, é interessante que esteja familiarizado com todos os aspectos operacionais da indústria e possua fácil acesso a todos os níveis hierárquicos da empresa.

O número de pessoas depende do tamanho e estrutura da empresa. A participação de pessoal externo (consultores, fornecedores etc.) pode complementar a equipe, suprindo-a de eventuais deficiências técnicas.

Após a definição da equipe é indicado que seja realizado um organograma. Esta etapa faz parte da definição da equipe e é explicada a seguir, podendo ser considerada uma prática encontrada a partir da revisão bibliográfica tradicional.

Organograma

O organograma é um diagrama elaborado para definir claramente as pessoas responsáveis por cada atividade na empresa. É um esquema gráfico simples que auxilia

durante as etapas seguintes na busca de informações. Segue a Figura 7 com um exemplo baseado no CEBDS(2003): DIREÇÃO Produção Montagem Acabamento Distribuição

Manutenção Marketing Administração

Vendas DIREÇÃO Produção Montagem Acabamento Distribuição

Manutenção Marketing Administração

Vendas Produção

Montagem

Acabamento

Distribuição

Manutenção Marketing Administração

Vendas

Figura 7: Exemplo de organograma baseado no CEBDS (2003).

Não foram encontradas práticas relacionadas a este item durante a revisão bibliográfica sistemática.

6.1.4. Elaboração da Declaração de Intenções

A Declaração de Intenções tem por objetivo apresentar formalmente a aceitação e o comprometimento, por parte da direção da empresa, na implementação de medidas de P+L em seus processos/atividades. Os objetivos e as prioridades gerais do programa devem estar inseridos nesta declaração, a qual é divulgada a todos os interessados, ou seja, funcionários, fornecedores e clientes.

A Declaração Internacional sobre P+L da UNEP é uma declaração pública e voluntária de compromisso com a prática e promoção da P+L. Ela oferece uma oportunidade de obter um compromisso de alto nível político, público e de líderes de negócios privados em todo o mundo para reforçar o geral reconhecimento e apoio para ampla e intensa adoção de P+L. A declaração foi formulada pela UNEP, em consulta com os grupos de interesse amplo e diversificado, e sua implementação vem sendo coordenada e monitorada pela mesma instituição.

Não foram encontradas práticas relacionadas a este item durante a revisão bibliográfica sistemática.

6.1.5. Estabelecimento de prioridades, objetivos e metas

Esta etapa consiste na definição de ações prioritárias para a empresa, no estabelecimento dos objetivos e metas quantificáveis e exeqüíveis dentro de um prazo determinado. As prioridades devem ser compatíveis com os objetivos gerais contemplados na Declaração de Intenções e aliadas a um sistema de gestão ambiental, procurando harmonizar o programa de P+L com outros programas ambientais já existentes na empresa, ou mesmo com aqueles que visem melhores condições de trabalho, segurança e produção na organização. Para tanto, é necessária a apresentação da metodologia de um programa de P+L à equipe definida como responsável por sua divulgação e implantação.

A seguir são apresentadas as práticas encontradas durante a revisão bibliográfica sistemática, cujos objetivos se relacionam com essa etapa de P+L:

- Five Attributes of an EMS to Support Decision-Making - Cinco atributos de um SGA

para Apoio à Tomada de Decisão;

A prática (Artigo 224 – Apêndice A) pode estar relacionada com as etapas de P+L que requerem auxílio para tomada de decisão, ou que fazem parte do processo de definição para tomar decisões. Como mencionado anteriormente, na classificação apresentada na etapa 2.3 Objetivos, metas e programas do SGA, dentre seus elementos, a prática apresenta o esforço de definir metas quantificáveis para o desempenho consistente com o plano estratégico da organização e portanto se relaciona diretamente com esta etapa.

- Enterprise Knowledge Development – Desenvolvimento de Conhecimento Empresarial

(EKD);

A prática (Artigo 206 – Apêndice A) classificada anteriormente nas etapas 2.3 Objetivos, metas e programas e 5. Análise pela administração do SGA pode auxiliar também a etapa de estabelecimento de prioridades, objetivos e metas de P+L uma vez que esta fase também possui o intuito de definir e estruturar os objetivos do sistema.

A classificação das práticas de acordo com a natureza do seu objetivo principal, tipo, nível de maturidade, existência de método de avaliação de impacto ambiental e nível de

detalhamento a partir dos estudos encontrados pode ser visualizada no Quadro 3 no item 5.2.3.

Dentro desta etapa, há uma subdivisão referente à apresentação da metodologia à equipe detalhada a seguir.

6.1.5.1 Apresentação da metodologia à equipe

A apresentação da metodologia de implantação do programa de P+L à equipe tem a finalidade de apresentar os objetivos de cada etapa e mostrar como serão atingidos. A equipe irá aprender implementando o procedimento e através de reuniões técnicas. É necessário o comprometimento com relação a prazos, execução e finalização das atividades, além de interação entre os setores.

Não foram encontradas práticas relacionadas a este item durante a revisão bibliográfica sistemática.

6.1.6. Elaboração cronograma de atividades

Um cronograma para execução das tarefas deve ser elaborado contemplando todas as etapas a serem desenvolvidas durante o programa, com estabelecimento de prazos e responsáveis para cada uma delas. O cronograma deve ser atualizado, quando houver necessidade de alterar os prazos e os responsáveis no desenvolvimento das etapas previstas.

Não foram encontradas práticas relacionadas a este item durante a revisão bibliográfica sistemática.

6.1.7. Disseminação de informações sobre P+L

Para disseminar informações dentro da empresa, um plano de treinamento e comunicação, que se adapte ao sistema existente, deve ser elaborado para que todos possam acompanhar o desenvolvimento do programa. A disseminação de informações visa assegurar que o programa se torne assunto constante, bem como aumentar a conscientização e a participação de todos os funcionários. Pode ser realizada através de cartazes, circulares, memorandos, reuniões setoriais, eventos com a participação de palestrantes externos, apresentação de vídeos sobre experiências bem sucedidas, treinamentos, programa de premiações de funcionários, etc.

Além disso, pode-se criar um sistema de informação voltado à comunidade local, especialmente nos casos em que os resultados obtidos com a implantação de P+L promovem a melhoria da condição ambiental da vizinhança.

As práticas levantadas, cujos objetivos se relacionam com a etapa de disseminação de informações sobre a P+L são:

- Norwegian CP methodology - Modelo Norueguês para P+L;

Classificada anteriormente (Artigo 95 – Apêndice A) para a etapa 3.2 Competência, treinamento e conscientização do SGA e 2. Sensibilização dos funcionários de P+L, esta prática também possui o intuito de disseminar as informações para implementação de P+L e portanto se relaciona diretamente com o objetivo desta etapa.

- Environment-oriented Cost Management – Gestão de custos orientada ambientalmente

(EoCM);

Classificada anteriormente (Artigo 266 – Apêndice A) nas etapas 3.2 Competência, treinamento e conscientização do SGA e 2. Sensibilização dos Funcionários de P+L, a prática EoCM está diretamente relacionada com a disseminação de informações sobre P+L. Isso ocorre, pois seu objetivo está ligado a promoção de treinamentos internos, ou seja, divulgação de informações para a organização com o intuito de aumentar seus benefícios ambientais, econômicos e organizacionais.

A classificação das práticas de acordo com a natureza do seu objetivo principal, tipo, nível de maturidade, existência de método de avaliação de impacto ambiental e nível de detalhamento a partir dos estudos encontrados pode ser visualizada no Quadro 4 (item 5.3.2).

6.2 Avaliação do processo e geração de oportunidades de P+L