• Nenhum resultado encontrado

Neli Falcão. BARROS, Camila dos Anjos. PUC-Rio

Compreender a Educação Infantil no que diz respeito à cobertura do atendimento educacional e à organização e funcionamento dos sistemas de ensino. 2011 O lugar da creche na educação

infantil. GT07 SCRAMINGNON, Gabriela Barreto da Silva. UNIRIO

Discutir a organização e o funcionamento das creches e de seus profissionais na rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro.

TEMÁTICA - Formação dos Profissionais da Educação Infantil

2011 Políticas públicas municipais de educação infantil: um balanço da década. GT07 KRAMER, Sonia. CORSINO, Patrícia. NUNES, Maria Fernanda Rezende. PUC-Rio / UFRJ / UNIRIO

Conhecer a Educação Infantil e a formação de profissionais nas redes públicas de municípios de um estado situado na Região Sudeste.

TEMÁTICA - Política de Acesso à Educação Infantil

2011 A política de acesso à educação infantil nos últimos dez anos no estado da Paraíba. GT05 MACÊDO, Lenilda Cordeiro de. DIAS, Adelaide Alves. UFCG / UFPB

Analisar a política de educação infantil empreendida nos últimos dez anos em nível nacional e, especificamente na Paraíba, sendo foco principal o acesso.

TEMÁTICA - Direito à Educação Infantil

2011 Direitos das crianças como estratégia para pensar a Educação das crianças pequenas. GT07 RICHTER, Sandra Regina Simonis; BARBOSA, Maria Carmem Silveira. UNISC / UFRGS

Propôs resgatar o percurso histórico da constituição da sensibilidade aos direitos das crianças enquanto estratégia teórico- metodológica para evidenciar a necessária emergência de outra sensibilidade dos adultos em suas relações com as crianças. 2011 Atuação do Tribunal de Justiça

de São Paulo com relação ao direito de crianças e adolescentes à educação. GT05 SILVEIRA, Adriana Aparecida Dragone. USP

Analisar como o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) julgou as demandas envolvendo os direitos de crianças e adolescentes à educação, no período após a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (1991-2008).

TEMÁTICA - Formulação e Resultados de Políticas para a Educação Infantil

2012 “Caos calmo”: (in)constâncias no cenário da política de educação infantil brasileira.

GT07

CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira.

UFMA

Compreender o processo de construção política e epistemológica da Educação Infantil brasileira nos dois mandatos do governo Luis Inácio Lula da Silva (2003- 2010).

2015 Rede de políticas públicas na educação infantil. GT07 SILVA, Isabel Cristina de Andrade Lima e. MPPE

Apresentar os resultados da pesquisa de Doutorado realizada acerca da participação de atores não estatais no processo de elaboração da política nacional de educação infantil (PNEI) com base na abordagem de redes políticas públicas (policy network). Fonte: Elaboração própria.

QUADRO 7: Produções Acadêmicas da BDTD.

TEMÁTICA - Obrigatoriedade da Educação Infantil

Ano Título do Trabalho Autor (a) Objetivo do Trabalho

2013 A educação infantil a partir da obrigatoriedade escolar: concepções de currículo, infância e criança (e o desempenho do “oficio de aluno”) em documentos oficiais.

DISSERTAÇÃO

FELIPONI, Elizabete.

FURB

Investigar que concepções de infância, criança e currículo apresentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009) e a Proposta Curricular para a Educação Infantil de um município catarinense.

2014 A identidade da pré-escola: entre a transição para o ensino fundamental e a obrigatoriedade da frequência. TESE FERNANDES, Cinthia Votto. UFRGS

Investigar quais os significados, sobre a pré- escola, presentes nas narrativas dos atores dos processos educativos (supervisores da Secretaria Municipal de Educação, equipe diretiva de escolas, professores, crianças e famílias), incluindo a concepção de transição para o ensino fundamental, bem como estes definem a identidade da pré-escola, diante do novo ordenamento legal da obrigatoriedade da frequência.

2014 A obrigatoriedade da educação infantil: governamentalidade e refinamento das técnicas de governo. TESE D’ALMEIDA, Késia Pereira de Matos. UERJ

Analisar a obrigatoriedade da educação infantil no Brasil com foco na institucionalização da criança desde a tenra idade, buscando correlacionar infância, educação, governamentalidade e o refinamento das técnicas de governo.

2015 Obrigatoriedade da educação infantil a partir de quatro anos de idade: percepções de educadores e familiares. DISSERTAÇÃO MARCHETTI, Rafaela. UFSCar

Identificar na visão destes profissionais (gestores, professoras, funcionárias) e familiares de escolas municipais no interior do estado de São Paulo, as concepções teóricas e práticas no contexto da implementação da lei 12.796/13 que trata sobre a obrigatoriedade escolar.

Fonte: Elaboração própria.

QUADRO 8: Produções Acadêmicas da CAPES.

TEMÁTICA - Formulação das Políticas para a Educação Infantil

Ano Título do Trabalho Autor (a) Objetivo do Trabalho

2007 O UNICEF e a política de educação infantil no governo Lula. TESE FULLGRAF, Jodete Bayer Gomes. PUC-SP

Pontuar em que medida a elaboração e implementação do programa Família Brasileira Fortalecida pela Educação Infantil, do UNICEF/MEC, pode ser interpretada como constituindo uma tradução para o contexto brasileiro de dinâmicas e processos transnacionais.

2008 Uma genealogia das políticas públicas para creche no Brasil: Estado e infância de 1988-1920.

TESE

MELLO, Débora Teixeira de.

UNICAMP

Investigar a constituição de uma política nacional no Brasil para a criança pequena, a partir da criação da instituição creche.

TEMÁTICA - Atendimento da Educação Infantil

2008 Políticas públicas para as crianças de 0 a 3 anos: o caso de Guarulhos.

DISSERTAÇÃO

PAVIOTI, Cristiane Regina.

UNICAMP

Investigar o modelo de atendimento em Educação Infantil implementado no município de Guarulhos – São Paulo intitulado de “Programa Educriança”.

TEMÁTICA - Parceria Público-Privado nas Políticas de Educação Infantil

2009 A Política Educacional e o direito à educação infantil em São Luís – Maranhão (1996- 2006). DISSERTAÇÃO LOPES, Thais Andrea Carvalho de Figueirêdo. USP

Investigar como foi desenvolvida a política de educação infantil no município de São Luís, capital do estado do Maranhão, no período de 1996 a 2006.

educação infantil no município de Amparo na década de 1990. DISSERTAÇÃO Alessandra Maria Aquino Canivezi. UNICAMP descentralização, de focalização e de privatização na organização municipal para oferta de vagas à Educação Infantil, no cenário político da década de 1990.

TEMÁTICA - Políticas de Atendimento da Educação Infantil

2010 Políticas públicas para a educação infantil em Porto Velho/RO (1999-2008).

TESE

PACÍFICO, Juracy Machado.

UNESP

Analisar as políticas públicas de Educação Infantil desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Porto Velho/RO, no período de 1999 a 2008.

TEMÁTICA - Oferta da Educação Infantil

2012 Avanços e retrocessos na oferta da educação infantil no Brasil: análise financeiro-orçamentária dos recursos destinados a essa etapa da educação 2001-2010. DISSERTAÇÃO NASCIMENTO, Ana Paula Santiago do. USP

Analisar os avanços e retrocessos da oferta da educação infantil no Brasil e o investimento financeiro dos entes federados para atingir as metas do Plano Nacional de Educação 2001-2010 referente a essa etapa da educação básica.

TEMÁTICA - Políticas Públicas para a Creche

2013 Educação infantil de 0 a 3 anos: um estudo sobre a demanda e qualidade na região de Guaianazes, São Paulo.

DISSERTAÇÃO

CORREIA, Maria Aparecida Antero.

USP

Compreender como são implementadas as políticas públicas, aqui as de Educação Infantil, particularmente as dirigidas às crianças de 0 a 3 anos de idade.

Fonte: Elaboração própria.

QUADRO 9: Produções Acadêmicas do PPGE e do PPGEDUC da UFPE.

TEMÁTICA - O Papel da UNDIME-PE na Formulação de Políticas Educacionais

Ano Título do Trabalho Autor (a) Objetivo do Trabalho

2006 A UNDIME-PE e a municipalização do ensino no Estado de Pernambuco. DISSERTAÇÃO MALHEIROS, Silvânia de Jesus Pina.