• Nenhum resultado encontrado

Fonte: IBGE.

Bezerros é um município que fica situado na microrregião do Vale do Ipojuca, da mesorregião Agreste do Estado de Pernambuco, com 99,3km de distância da capital Recife. Apresenta uma estimativa populacional de 60.469 habitantes,17 segundo dados do IBGE. Assim sendo, Bezerros antes mesmo de receber esta nomeação, se originou a partir de uma grande fazenda de gado, fundada pelos irmãos Tarciano e Zenóbio Torres. Os irmãos foram sucedidos pelos irmãos José e Francisco Bezerra, os quais deram um maior desenvolvimento ao local. Dessa forma, o local denominou-se de São José dos Bezerros, pois naquele lugar, os irmãos edificaram uma capela, a capela São José (IBGE).

Assim, a cidade de Bezerros, antes de ser nomeada municipalidade, já foi denominada de fazenda/sítio por volta do final do século XVII, e mais tarde passou a ser denominado sexto distrito de Paz de Bonito, em 1834. No entanto, 1848, Bezerros, foi incorporado ao município de Caruaru, o que mais tarde voltaria a fazer parte do município de Bonito, em 1851. Nesta época, designado de São José dos Bezerros, elevou-se de sítio para a categoria de vila, em 1865, o que em 1881, de vila, Bezerros assim como já era chamada, passou a integrar a categoria de cidade. E em 20 de maio de 1881, foi constituído como município autônomo (BEZERROS, 2015).

Esta municipalidade faz limites geográficos com os municípios de: Cumaru e Passira, ao norte, São Joaquim do Monte e Agrestina, ao sul, Gravatá, Sairé e Camocim de São Félix, ao leste, e com Riacho das Almas e Caruaru, ao oeste. Tem como distritos: Boas Novas e

17

IBGE. Estimativas da população residentes no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1° de julho de 2016. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2016/estimativa_tcu.shtm>. Acesso em: 24 de março de 2017.

Sapucarana, e como povoados: Sítio dos Remédios, Cajazeiras, Serra Negra e Areias. É banhado pelo Rio Ipojuca, e tem como bioma, a caatinga e seu clima, característico quente e úmido (BEZERROS, 2015).

Em seus aspectos culturais e econômicos, Bezerros se destaca por seu carnaval, conhecido como a terra dos Papangus e por sua culinária com os diversos bolos, sendo um dos polos fornecedores da região. Dessa forma, a cidade tem como atividades principais, o comércio, a indústria, a agricultura e o turismo, movimentando a economia da cidade (BEZERROS, 2015).

5.1.1 O quadro educacional da rede municipal

O município de Bezerros, segundo os dados apresentados e disponibilizados durante a entrevista semiestruturada com as coordenadoras do Departamento de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, dispõe a oferta e atendimento desta primeira etapa da Educação Básica nos espaços urbanos e rurais da cidade, na modalidade de creches e pré-escolas. Dessa forma, oferece um total de nove creches, destas, cinco estão nos espaços urbanos e quatro nos espaços rurais, que tanto atende o público da creche, como o da pré-escola, ou seja, crianças de dois a cinco anos de idade. No que se refere à oferta da pré-escola, a rede dispõe de sete escolas com este atendimento, destas, quatro estão nos espaços urbanos e três nos espaços rurais.

A Rede Municipal de Ensino, segundo os dados do preenchimento do censo escolar do ano de 2016, como apresentou as coordenadoras da Educação Infantil, atendeu 1.293 crianças na primeira etapa da Educação Básica. Esse atendimento se dirigiu à faixa etária dos dois aos cinco anos de idade. Faixa etária esta que o município disponibiliza atendimento. Assim sendo, deste total de crianças, 588 de dois e três anos de idade foi o público da creche, e 705 crianças de quatro e cinco anos de idade, foi o público atendido na pré-escola.

Na panorâmica de oferta e atendimento da Educação Infantil, Bezerros apresenta um quadro de 94 docentes atuantes nas turmas desta primeira etapa da Educação Básica. Destes, 74 professores atuam nas turmas das creches e pré-escolas, e 20 são professores auxiliares que atuam nas turmas das crianças de dois e três anos de idade, além de contar com três professores do sexo masculino atuantes em turmas da pré-escola da rede. Assim sendo, o município busca limitar o número de atendimento de crianças por turma da seguinte forma: de 20 a 25 alunos por turma nos espaços das creches, e de 25 a 27 alunos por turma nos espaços das pré-escolas.

Os dados referentes à oferta e atendimento da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino do município de Bezerros descritos acima podem ser visualizados no Quadro 10 abaixo:

Quadro 10: Oferta e Atendimento da Educação Infantil no Ano Letivo de 2016 de Bezerros-PE.

Área Oferta Instituição Localidade Atendimento

U R B A N A Creche e Pré- Escola

Centro Municipal CEMAIC Bairro Santo Antônio 263 crianças

Creche Municipal Isaura Fernandes Vieira Bairro Santo Amaro 105 crianças Creche Municipal Simplesmente Maria Bairro COHAB 169 crianças Creche Municipal Vovó Maria Bezerra Bairro São Sebastião 94 crianças Creche Municipal Vovó Rufina Menezes Encruzilhada de São

João

148 crianças

Total de Crianças Atendidas 779

Pré- Escola

Clube de Associação Social Nossa Senhora das Dores

Bairro Salgado 22 crianças Escola Municipal Coronel Zuzinha Guilherme Bairro São Pedro 28 crianças

Grupo Escolar Getúlio Vargas Bairro Centro 36 crianças

Grupo Escolar José de Goes Bairro Centro 20 crianças

Total de Crianças Atendidas 106

R U R A L Creche e Pré- Escola

Creche Comunitária Vovó Generosa Sítio Monde do Junco 35 crianças Creche Municipal Maria de Lourdes da Silva Sítio dos Remédios 50 crianças

Creche Municipal Vovó Dila Serra Negra 45 crianças

Creche Pequeno Príncipe Sapucarana 184 crianças

Total de Crianças Atendidas 314

Pré- Escola

Escola Municipal Aderbal Jurema Cajazeiras 43 crianças

Escola Municipal José Paulo da Silva Sítio Varzinha 16 crianças Escola Municipal Vicente Ferreira Sítio Várzea Dantas 35 crianças

Total de Crianças Atendidas 94

TOTAL DO ATENDIMENTO 1.293

Fonte: Elaboração própria a partir dos dados obtidos através da entrevista semiestruturada em 13 de jul. de 2016

Como podemos visualizar no quadro acima, o atendimento e oferta da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Bezerros apresenta uma demanda de 1.293 crianças assistidas em um total de 16 instituições disponibilizadas em todo o território de sua municipalidade. Assim sendo, a cidade de Bezerros oferece às crianças desta primeira etapa da Educação Básica uma creche de referência, como apontaram as coordenadoras da rede municipal, a Creche CEMAIC (Centro Municipal de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente), a qual atende crianças na faixa etária de dois a cinco anos de idade, em tempo parcial, (07h30min às 12 horas) e em tempo integral, (07h30min às 16h30min), totalizando um atendimento de 263 crianças, dessa faixa etária. No entanto, também atende a etapa do Ensino Fundamental, descaracterizando o espaço da creche, o qual não se configura desta forma, já que expande seu atendimento a outra etapa da Educação Básica.

Dessa forma, o município não adota a nomenclatura de Centro Municipal de Educação Infantil, no qual abrange o atendimento das crianças de zero a cinco anos de idade. Ele utiliza a nomenclatura Creche, a qual se dirige as crianças de até três anos de idade, no entanto, em seus espaços também são atendidas as crianças de até cinco anos de idade, exceto a creche

que a rede municipal diz ser de referência. Nesse contexto, a rede conta com três professores homens atuantes nas turmas da pré-escola da Educação Infantil, com crianças de quatro e cinco anos de idade, em virtude da convocação do último concurso realizado no ano de 2013, pois, as vagas disponibilizadas eram para essas turmas, sendo assim, os professores não puderam optar pelas turmas do Ensino Fundamental.

É importante também ressaltar, que a Rede Municipal de Ensino toma como referência a data corte de matrícula para o ingresso nas turmas de Educação Infantil, segundo o Ministério da Educação, o qual limita a data de 31 de março, para as crianças que completarem ou já tenham completado quatro ou cinco anos de idade até essa data no ano letivo que efetuarem a matrícula. Assim, essas crianças serão encaminhadas pela faixa etária para as turmas de pré- escola de quatro anos e as turmas da pré-escola de cinco anos de idade. Já a data corte para a matrícula no primeiro ano do Ensino Fundamental é até 30 de junho. No caso, as crianças que completam seis anos após 30 de junho do ano letivo que ocorrer a matrícula, deverão ser matriculadas nas turmas da pré-escola da Educação Infantil, e caso completem seis anos até a referida data, devem ser encaminhadas para a turma do primeiro ano do Ensino Fundamental. E, dessa forma, configurou-se o quadro educacional da Rede Municipal de Ensino do município de Bezerros, no ano letivo de 2016.

5.1.2 A proposta educacional da rede municipal

A Proposta Educacional da Rede Municipal de Ensino de Bezerros foi elaborada a partir dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil do ano de 1998, como apontam as coordenadoras da Educação Infantil municipal. Os referenciais são documentos norteadores para elaboração de propostas pedagógicas de ensino para a primeira etapa da Educação Básica, que foram elaborados pelo Ministério da Educação, no ano mencionado. No entanto, a Educação Infantil conta com um documento mais recente que também foi elaborado pelo órgão ministerial, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil do ano de 2010, o qual deve ser considerado como documento normalizador na elaboração das propostas desta primeira etapa.

Como podemos observar o município não faz uso das diretrizes, uma vez que não a menciona como documento norteador da proposta pedagógica da Rede Municipal de Ensino. Assim sendo, sua proposta é desenvolvida com base em projetos bimestrais, que são trabalhados durante o ano letivo, divididos da seguinte forma: I Unidade: Projeto União faz a Diferença; II Unidade: Prazer em Conhecer; III Unidade: Caixinha Literária; e IV Unidade: Cultura Nordestina. Projetos que são trabalhados através dos eixos: Língua Portuguesa (oral e

escrita), Matemática, Ciências Naturais e Sociais, Artes, Aspectos Socioafetivos e Ensino Religioso (valores). Dessa forma, os projetos são vivenciados em todas as turmas de Educação Infantil, uma vez que a Rede Municipal elaborou quatro projetos bimestrais para toda essa etapa da Educação Básica. Entretanto, as atividades que serão desenvolvidas a partir da vivência dos projetos, devem ser adaptadas a cada faixa etária das crianças que fazem parte das turmas da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Bezerros.

5.2 O município de Caruaru