• Nenhum resultado encontrado

6.2 AS BIBLIOTECAS DA RELEITURA: em defesa do direito à leitura

6.2.1 Biblioteca Amigos da Leitura

A Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura está localizada na comunidade do Alto José Bonifácio, bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, sendo criada em 15 de dezembro de 2004. A criação partiu da inciativa de um morador da comunidade, o educador social Fábio Rogério Silva, em parceria com técnicos do Porto Digital, representantes da Associação Profissional de Bibliotecários de Pernambuco e o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (NOSSA HISTÓRIA, 2016; BIBLIOTECA COMUNITÁRIA AMIGOS DA LEITURA, 2016).

A comunidade do Alto José Bonifácio possui aproximadamente 18 mil habitantes em uma área de 57,7 hectares (Figura 2) (MELLO, 2012). Dados do site da Biblioteca afirmam que pelo menos 83% dos moradores na faixa etária de 15 anos estão alfabetizados, ou seja, são todos leitores em potencial dos livros da biblioteca (NOSSA HISTÓRIA, 2016).

Figura 3- Localização bairro Alto José Bonifácio.

Fonte: Prefeitura do Recife

(http://www2.recife.pe.gov.br/servico/alto-jose-bonifacio).

O bairro não possui nenhuma biblioteca pública e as que existem na cidade são bem distantes da comunidade, ficando a mais próxima, Biblioteca Popular de Casa Amarela, a cerca de três quilômetros de distância, totalizando 25 minutos de ônibus ou cerca 40 minutos a pé. Em relação às escolas públicas, das três que existem, apenas duas possuem bibliotecas, e dentre

5 Localização e Contatos: Endereço: Rua Alto da Conquista, 303 – Alto José Bonifácio – CEP: 52.080-360 Recife – PE. Telefones: (81) 98767.9274 – Fábio Rogério Coordenador// 3262.2220 – Biblioteca. E-mail: bibliotecaamigosdaleitura@gmail.com. Site: bibliotecaamigosdaleitura.com.br. Facebook: Biblioteca Amigos da Leitura. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h; sábado das 09hs às 12hs.

essas duas, uma não funciona e outra não tem condições de atendimento à comunidade. Tal situação torna a biblioteca “o único espaço democrático de incentivo à leitura no bairro”, agindo diretamente “com a cultura e a educação da comunidade, pois, é espaço singular para o exercício livre do direito à leitura literária, à cultura e à informação” (BIBLIOTECA COMUNITÁRIA AMIGOS DA LEITURA, 2013, on-line).

Em frente à biblioteca comunitária, está a quadra poliesportiva do bairro, inaugurada em 2008, sendo a primeira quadra poliesportiva pública coberta do Recife. É um dos locais mais frequentados pelos moradores, inclusive crianças e jovens que vão praticar esportes e participar de atividades de escolas e igrejas, o que facilita a interação entre a comunidade e a biblioteca (MELLO, 2012).

A Biblioteca Amigos da Leitura passou quatro anos em um espaço cedido pelo referido Sindicato, isto é, de 2004 a 2008, e após o rompimento do convênio, foi transferida para a casa do idealizador da biblioteca. A partir de 2009, a biblioteca começou a integrar a Releitura, o que ajudou a ampliar o número de parceiros, como o CCLF e IC&A. Essa parceria, aliada à aprovação de um projeto pelo Funcultura, em 2010, possibilitou à biblioteca conseguir um outro espaço (Figura 3), onde se encontra até hoje, cujo aluguel é mantido por essa entidade.

Figura 4- Fachada da Biblioteca Amigos da Leitura.

Fonte: Fanpage Biblioteca Amigos da leitura (www.facebook.com/biblioamigosdaleitura/).

A entrada da Releitura e as novas parcerias somaram forças e recursos para que a biblioteca realizasse uma reinauguração do espaço em 2015, com uma renovação física e estrutural da biblioteca, em termos de mobiliário e acervo, conseguidos através do apoio do Programa Prazer em Ler (NOSSA HISTÓRIA, 2016; BIBLIOTECA COMUNITÁRIA AMIGOS DA LEITURA, 2016; SILVA, 2016).

Fábio Rogério Silva é educador físico e dá treinamento à crianças e jovens da comunidade nas modalidades de futsal e futebol. Tais atividades esportivas, vale destacar, são sempre mediadas por uma leitura, o que faz com que as crianças estejam sempre envolvidas com a leitura.

Além do empréstimo de livros e ações de leitura, os serviços oferecidos são voltados também para ações culturais e educativas e informações e cursos de interesse social. Em relação aos serviços, são realizados diariamente atendimento à comunidade, empréstimos de livros, mediações de leitura (individual, em grupo, leitura compartilhada). Semanalmente, a biblioteca oferece orientação à pesquisa escolar e extraescolar e rodas de leitura. As atividades mensais e anuais incluem encontros com escritores, oficinas de leitura, exposições literárias, sessões de cinema seguida de debate, malas de leitura, semana do conto. De modo mais detalhado, as atividades são:

 Promoção e estímulo à leitura: são realizadas sessões de contação de histórias, rodas de leitura, encontros com escritores, oficinas de leitura, exposições literárias, entre outras.

 Democratização do acesso ao cinema: sessões de cine-debates, cine-recreação.  Orientação à pesquisa escolar e extraescolar: são oferecidos serviços de

orientação a estudantes que necessitem realizar trabalhos escolares ou que tenham interesses específicos de conhecer algum tema com mais aprofundamento.

 Rodas de leitura e linguagens: atividade realizada quinzenalmente para estudos das histórias produzidas pelos autores pernambucanos, nas quais se planeja posteriormente o encontro com o autor da obra no encontro com Escritores.

 Contação de história: ação de ler o livro ou contar a história do livro para as diversas idades, podendo ser forma lúdica ou não.

 Mediação individual: atividade desenvolvida no atendimento individual ao leitor para o empréstimo de livros e DVDs quando este chega sem uma determinada preferência ou mesmo quando devolve o livro ou mídia emprestada, tomando informações sobre as opiniões do leitor sobre a obra.

 Mediação de leitura com o livro: atividade de mediação de leitura realizada semanalmente com a leitura compartilhada de livros de literatura.

 A Biblioteca vai à sua casa: atividade realizada mensalmente, na qual as famílias poderão levar 10 livros para casa, ficando responsáveis por eles durante um mês, lendo e emprestando para os vizinhos. A mala é acompanhada de uma lista com o acervo disponibilizado e um caderno para o registro de impressões da família.

 Encontro com o escritor: atividade realizada trimestralmente com a participação de autores pernambucanos para discutir sua obra. A perspectiva é realizar parcerias com editoras, associação de escritores e autores locais, visando ao patrocínio dessa atividade, como forma de divulgação da obra e seus autores.

 Amigo da palavra: visitas nas casas dos moradores da comunidade oferecendo uma poesia declamada ou lida ao pé do ouvido.

 Semana dos contos: atividade realizada uma vez ao ano, na qual se enfoca uma semana de contos literários e narrativas orais para despertar o público infanto- juvenil. Atividade articulada com outra biblioteca da região e outros atores de fomento à leitura.

 Mobilização e comunicação: são realizadas iniciativas para a produção de jornais; atualização do site, Facebook e outras ferramentas eletrônicas; visita monitorada à biblioteca, divulgação das atividades na comunidade e entre parceiros para a visibilidade das suas ações e serviços.

 Também são realizadas oficinas de dobraduras (origami) e garrafa pet. Assim como disponibilização de jogos de tabuleiro. Artesanato para pais das crianças e moradores, chá poético, conto na praça, clube de leitura para adolescentes, entre outros (EDUCAÇÃO, 2016).

Figuras 5-6 – Atividades na Biblioteca Amigos da Leitura.

Fonte: Fanpage Biblioteca Amigos da leitura (www.facebook.com/biblioamigosdaleitura/).

O acervo da biblioteca, em sua maior parte, é composto de livros infantis. Atualmente, a biblioteca já possui mais de 500 livros catalogados no sistema e um total de 1.500 exemplares disponíveis. Além destes livros infanto-juvenis, encontram-se também livros de literatura brasileira e estrangeira, psicologia, filosofia, religião, culinária, veterinária, direito, jardinagem, artes (música, teatro, folclore, fotografia), autoajuda, sociologia, história geral, apostilas para concursos, guias, almanaques e revistas. A catalogação e classificação dos livros são realizadas de acordo com os já citados padrões adotados por todas as bibliotecas que fazem parte da

Releitura. Tanto o cadastro de materiais como o de interagentes, assim como os empréstimos, são feitos pelo sistema Biblivre (NOSSA HISTÓRIA, 2016).

Figuras 7-8 –Espaço da Biblioteca Amigos da Leitura.

Fonte: Fanpage Biblioteca Amigos da Leitura (www.facebook.com/biblioamigosdaleitura/).

Em relação aos interagentes, a faixa-etária mais frequente são as crianças. A biblioteca possui 160 interagentes cadastrados e uma frequência média de 60 interagentes por dia (SILVA, 2016). “Além da frequência espontânea, os pequenos são estimulados a partir das ações de mediadores de leitura, que desenvolvem atividades com e sem o livro, leituras compartilhadas, produção de textos, entre outras atividades de promoção da leitura” (NOSSA HISTÓRIA, 2016, on-line).

Em entrevista ao gestor da biblioteca, Fábio Rogério Silva informa que os interagentes procuram muitos livros de literatura e que a frequência dos jovens é maior no final da tarde, por conta do alto índice de jovens que estudam em Escolas de Referência. Os pais das crianças, apesar de elogiarem e reconhecerem o papel da biblioteca na vida dos filhos, não a frequentam muito. Por isso a equipe da biblioteca sempre realiza atividades e cursos para atrair os pais das crianças e os adultos. Os interagentes expressam suas demandas informacionais mediante a sugestão de livros em um caderno, que são atendidas posteriormente com recursos destinados à compra de livros (SILVA, 2016).

Figuras 9-10 - Interagentes da Biblioteca Amigos da Leitura.

Fonte: Fanpage Biblioteca Amigos da Leitura <www.facebook.com/biblioamigosdaleitura/>.

Além de Fábio Rogério Silva, a equipe da biblioteca é formada por mediadores que atuam na mediação de leitura, organização do acervo, espaço e administração. Atualmente, a biblioteca é a ação principal da Associação Cultura Esportiva Social Amigos (ACESA), que é uma Associação sem fins lucrativos criada pela equipe da Biblioteca para atuar no desenvolvimento social, assistencial, educacional, cultural e informativo da comunidade. Fábio Rogério Silva conta que, além de um espaço de leitura, a biblioteca procura ser um espaço de discussão social para os assuntos da comunidade e sua equipe planeja trazer mais profissionais para atuar de forma interdisciplinar com os interagentes e seus familiares, como psicólogos e assistentes sociais, para fornecer-lhes acompanhamento integral (SILVA, 2016).