• Nenhum resultado encontrado

Histórico da Companhia e das controladas da Companhia, distribuidoras de energia elétrica (“Controladas” e “Grupo Energisa”, respectivamente)

A história do Grupo Energisa se inicia em 1905 quando José Monteiro Ribeiro Junqueira, João Duarte Ferreira e Norberto Custódio Ferreira fundaram na cidade de Cataguases, em Minas Gerais, a Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A (“Energisa Minas Gerais’), então, denominada Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina (“CFLCL”), com o objetivo de exploração industrial da eletricidade em suas diferentes aplicações e o comércio de materiais elétricos. Em maio de 1907, a CFLCL se tornou a terceira sociedade por ações a obter registro de companhia aberta em bolsa de valores no Brasil.

A partir da constituição da CFLCL e até meados da década de 1990, o Grupo Energisa (à época denominado Sistema Cataguazes-Leopoldina) desenvolveu atividades relacionadas à geração e distribuição de energia elétrica, principalmente, na região da Zona da Mata, no Estado de Minas Gerais. De 1997 até 2000, o Sistema Cataguazes-Leopoldina passou por um processo agressivo de expansão, estendendo suas atividades para outras regiões do Brasil, ao mesmo tempo que mantinha sua participação no setor elétrico regional e se destacava em razão da utilização de Pequenas Centrais Hidrelétricas (“PCHs”) para a geração de energia elétrica e modernização de seus sistemas de controle e manutenção das linhas de distribuição de energia.

Com o objetivo de atender às determinações da Lei nº 10.848, de 15 de março de 2004, (“Lei do Novo Modelo do Setor Elétrico”), no final de 2006 e início de 2007, o Sistema Cataguazes- Leopoldina concluiu o processo de desverticalização, segregando-se as operações de geração e distribuição de energia elétrica até então mantidas em uma única empresa operacional. Consequentemente, a Companhia substituiu a CFLCL como controladora de todas as empresas do Sistema Cataguazes-Leopoldina.

Após um período de consolidação, no fim de 2007, o Sistema Cataguazes-Leopoldina, com o intuito de centralizar suas atividades na prestação de serviços de distribuição de energia elétrica e de adequar sua estrutura de capital, realizou a alienação de diversos ativos alocados em suas subsidiárias intergrais, vinculados à geração de energia, o que resultou no recebimento de aproximadamente R$ 545 milhões.

Em 2008, o Sistema Cataguazes-Leopoldina passou por uma reestruturação de suas marcas, de forma que todas as sociedades do Grupo passaram a adotar a denominação Energisa a partir daquele ano.

Histórico da Companhia

A Companhia é uma sociedade anônima constituída em 9 de agosto de 1995, originalmente sob a denominação social de Sidepar Participações S/A (“Sidepar”), com o objetivo, principal, de participar no capital de outras empresas, tendo a distribuição de energia elétrica como a principal base de seu negócio.

Em 20 de dezembro de 1995, pouco após a sua constituição, a Companhia obteve seu registro de companhia aberta junto à Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”).

Em Assembleia Geral Extraordinária da Sidepar realizada em 25 de fevereiro de 1998, a denominação social da Companhia foi alterada para Energisa S/A.

Até o final do exercício de 2006, a Companhia detinha o controle apenas das distribuidoras de energia elétrica do Grupo Energisa atuantes na região Nordeste do Brasil (Energisa Sergipe, Energisa Paraíba e Energisa Borborema, conforme definidas abaixo), às quais foram adquiridas em leilões de privatização nos anos de 1997 a 2000. Com o processo de desverticalização do Grupo Energisa concluído em 28 de fevereiro de 2007, no entanto, a Companhia tornou-se a controladora de todas as sociedades do Grupo Energisa. Atualmente com cinco distribuidoras de energia elétrica no Brasil, o Grupo Energisa passou a atender a uma população de 6,7 milhões, nos estados da Paraíba, Sergipe, Rio de Janeiro e Minas Gerais, abrangendo 91.180 km² de área coberta. Mais de 5,5 mil colaboradores diretos e indiretos passaram a fazer parte das suas empresas, que leva energia elétrica para aproximadamente 2,5 milhões de consumidores.

Processo de Desverticalização

Em atendimento à Lei do Novo Modelo do Setor Elétrico, foi anunciado, em maio de 2006, o plano de reorganização de ativos e passivos direta e indiretamente detidos pelas companhias do Grupo Energisa, incluindo participações em outras sociedades. A proposta objetivou simplificar a estrutura societária e facilitar o processo de segregação das atividades de geração e distribuição de energia elétrica.

No final de dezembro de 2006, foi efetivada a primeira etapa do processo, com a desverticalização da Energisa Sergipe e de suas controladas Energisa Borborema e Energisa Paraíba. Nessa etapa, a Energisa Sergipe reduziu o seu capital social, entregando aos seus acionistas ações representativas do capital social das distribuidoras Energisa Paraíba e Energisa Borborema de sua titularidade. Adicionalmente, ocorreram no mesmo mês incorporações de ágios das sociedades de propósito específico controladoras da Energisa Paraíba e Energisa Borborema nas respectivas empresas operacionais. Em janeiro de 2007, concluiu-se a segunda fase do plano de desverticalização, com a criação de uma empresa específica com os ativos de geração que estavam alocados na Energisa Minas Gerais. Nessa fase, a Companhia incorporou também a controlada Multipar Planejamento e Corretagem de Seguros S/A. Em fevereiro de 2007, foram concluídas as demais etapas do plano de desverticalização, especificamente no que tange à reestruturação societária da Energisa Minas Gerais e de suas controladas Energisa Nova Friburgo e Usina Termelétrica Juiz de Fora S/A (“UTE de Juiz de Fora”) (alienada posteriormente em dezembro de 2007), visando à extinção de participações acionárias cruzadas. Com isso, a Companhia também passou a deter diretamente o controle acionário da Energisa Minas Gerais. Por meio de processo de incorporação de ações, os acionistas da Energisa Minas Gerais tornaram- se detentores de ações da Companhia, na proporção de uma ação da Companhia para cada 8.424,45307906018 ações da Energisa Minas Gerais. Em ato contínuo, a Companhia desdobrou as suas ações do capital social em 900%.

Em 18 de setembro de 2012, as sociedades que compunham o Grupo Energisa eram: Holding

a. Energisa S/A (“Energisa”): fundada em 1995 (inicialmente denominada Sidepar Participações S/A e depois alterada, em 1998, para Energisa S/A), é uma sociedade anônima de capital aberto, que tem como principal objetivo a participação no capital de outras empresas.

Distribuição de energia elétrica

b. Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A (“Energisa Minas Gerais”): nova denominação social da Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina, fundada em 1905, é a terceira Companhia a obter registro de companhia aberta em bolsa de valores no Brasil, em 23 de maio de 1907. Atua na distribuição de energia, atendendo a 66 municípios dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Forneceu 1.076 GWh de energia em 2011 para cerca de 393 mil consumidores cativos, em uma área total de 16.331 Km².

c. Energisa Nova Friburgo - Distribuidora de Energia S/A (“Energisa Nova Friburgo”): nova denominação social da Companhia de Eletricidade de Nova Friburgo, fundada em 1924, atua na geração e distribuição de energia elétrica. Fornece energia para o município de Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro, importante polo industrial e de serviços localizado na região serrana do Rio de Janeiro. Atende a 94 mil consumidores cativos que consumiram 318 GWh em 2011. Essa subsidiária passou a fazer parte do Grupo Energisa em junho de 1997, tendo sido adquirida em leilão.

d. Energisa Sergipe - Distribuidora de Energia S/A (“Energisa Sergipe”): nova denominação social da Empresa Energética de Sergipe S/A - Energipe, fundada em 1959 e adquirida em leilão de privatização em dezembro de 1997. Atende a aproximadamente 625 mil consumidores, em 63 municípios, que representam 96% do território do Estado de Sergipe, tendo fornecido 2.162 GWh de energia elétrica em 2011 para os seus consumidores cativos.

e. Energisa Borborema - Distribuidora de Energia S/A (“Energisa Borborema”): nova denominação social da Companhia Energética da Borborema, fundada em 1966 e adquirida em leilão de privatização em dezembro de 1999. Atende a 172 mil consumidores cativos, concentrados principalmente no município de Campina Grande, no Estado da Paraíba. Em 2011, distribuiu 602 GWh de energia elétrica aos seus consumidores cativos.

f. Energisa Paraíba - Distribuidora de Energia S/A (“Energisa Minas Gerais”): nova denominação social da Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba, fundada em 1964 e adquirida em leilão de privatização em dezembro de 2000. Atende a 1.168 mil consumidores cativos, distribuídos em 216 municípios de uma das áreas de maior crescimento do Nordeste brasileiro, tendo fornecido em 2011 cerca de 3.170 GWh de energia elétrica aos seus consumidores cativos.

Serviços

g. Energisa Soluções S/A (“Energisa Soluções”): nova denominação social da Cat-Leo Construções, Indústria e Serviços de Energia S/A, fundada em 2004, atua na operação e manutenção de usinas hidrelétricas para terceiros, construção e repotenciação de unidades geradoras, gerenciamento de obras, montagem e fornecimento de equipamentos eletromecânicos e hidromecânicos, obras civis e serviços de engenharia.

h. Energisa Serviços Aéreos de Aeroinspeção S/A (“Energisa Serviços Aéreos”: nova denominação social da Cataguazes Serviços Aéreos de Prospecção S/A, fundada em 2000. Atua no mercado de serviços de inspeção termográfica aérea e içamento de cargas.

i. Energisa Comercializadora de Energia Ltda. (“Energisa Comercializadora”): fundada em 2005, a empresa atua na área de comercialização de energia elétrica e na produção de serviços e consultorias em temas ligados a essa atividade.

j. Energisa Planejamento e Corretagem de Seguros Ltda. (Energisa Planejamento”): fundada em 1980, atua na área de corretagem de seguros.

K. Alvorada Direitos Creditórios S/A (“Alvorada Direitos Creditórios”): fundada em 2011, a empresa atua na prestação de serviços financeiros.

Geração de energia hidrelétrica e eólica

l. Energisa Geração Rio Grande S/A (“Energisa Geração Rio Grande “): fundada em 2008, atua na indústria de energia elétrica nas áreas de geração e transmissão, com foco na formulação de estudos e projetos de geração de energia elétrica e construção de pequenas centrais hidrelétricas e usinas hidrelétricas.

m. Energisa Geração Centrais Eólicas RN S/A: fundada em 2011, a empresa está em fase pré- operacional e tem como objeto a participação no capital de outras sociedades, especialmente naquelas que tenham como objetivo principal a exploração de fontes renováveis de energia. n. Parque Eólico Sobradinho Ltda: fundada em 2009, a empresa está em fase pré-operacional e tem como objeto principal a produção de energia elétrica por fonte eólica.

o. Energisa Geração Usina Maurício S/A: fundada em 2010, a empresa está em fase pré- operacional e tem como objeto principal a produção de energia elétrica por fonte hidraúlica predominantemente.

p. SPE Cristina Energia S/A: adquirida em dezembro de 2011, é a empresa proprietária da Pequena Central Hidrelétrica Cristina (“PCH Cristina”) no município de Cristina, no Estado de Minas Gerais. A PCH Cristina tem potência instalada de 3,8 MW.

q. PCH Zé Tunin S/A: fundada em 2010, a empresa está em fase pré-operacional e tem como objeto principal a produção de energia elétrica por fonte hidráulica.

r. Energisa Bioeletricidade S/A: fundada em 2011, a empresa está em fase pré-operacional e tem como objeto a participação no capital de outras sociedades, especialmente naquelas que tenham como objetivo principal a exploração de fontes renováveis de energia.

s. Renascenca I Energia Renováveis Ltda.: fundada em 2010, a empresa está em fase pré- operacional e tem como objetivo a geração de energia elétrica a partir de fontes alternaivas, predominantemente a eólica.

t. Renascenca II Energia Renováveis Ltda.: fundada em 2010, a empresa está em fase pré- operacional e tem como objetivo a geração de energia elétrica a partir de fontes alternaivas, predominantemente a eólica.

u. Renascenca III Energia Renováveis Ltda.: fundada em 2010, a empresa está em fase pré- operacional e tem como objetivo a geração de energia elétrica a partir de fontes alternaivas, predominantemente a eólica.

v. Renascenca IV Energia Renováveis Ltda.: fundada em 2010, a empresa está em fase pré- operacional e tem como objetivo a geração de energia elétrica a partir de fontes alternaivas, predominantemente a eólica.

x. Ventos de São Miguel Energia Renováveis Ltda.: fundada em 2010, a empresa está em fase pré-operacional e tem como objetivo a geração de energia elétrica a partir de fontes alternaivas, predominantemente a eólica.

Cogeração de energia

y. O portfólio de projetos de geração de energia sustentável da Energisa foi ampliado em 21 de agosto de 2012 com a conclusão das aquisições de 4 (quatro) Sociedades de Propósito Específico (“SPEs”) da Tonon Bioenergia S/A, conforme Contratos de Compra e Venda de Ações firmados em 22 de dezembro de 2011 e divulgados ao mercado através de Fato Relevante publicado na mesma data.

As aquisições contemplam um portfólio de ativos e projetos com capacidade instalada de 170 MW em usinas termelétricas movidas a biomassa de cana-de-açúcar, sendo: (i) 85% do capital social de duas usinas termelétricas operacionais, totalizando 60 MW neste momento e 90 MW após

expansão; e (ii) 100% do direito de implementar e explorar comercialmente outras duas usinas termelétricas, que totalizarão 80 MW quando se tornarem operacionais.

A concretização das aquisições das SPEs acima descritas se deu pelo montante de aproximadamente R$ 150 milhões. A Companhia realizará ainda investimentos da ordem de R$ 350 milhões nas expansões das referidas unidades, visando alcançar a capacidade de geração exportada de aproximadamente 710 GWh por ano até 2015.

As usinas termelétricas estão localizadas nos Municípios de Bocaina (SP) e Maracaju (MS).

As SPEs são: Energisa Bioeletricidade Santa Cecília I S/A (85% Energisa Bioeletricidade); Energisa Bioeletricidade Santa Cecília II S/A (100% Energisa Bioeletricidade); Bioeletricidade Vista Alegre I S/A (85% Energisa Bioeletricidade); e Bioeletricidade Vista Alegre II S/A (100% Energisa Bioeletricidade).

O objetivo social dessas SPEs é a geração e comercialização de energia elétrica de origem térmica.