• Nenhum resultado encontrado

Dados comparativos das revisões tarifárias das distribuidoras brasileiras demonstram que as controladas da Companhia operam suas concessões de distribuição de energia elétrica com baixos custos, o que confere vantagem competitiva no mercado em que operam, sendo também consideradas entre as distribuidoras de energia elétrica de melhor qualidade no Brasil. Os seguintes prêmios, recebidos da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (“ABRADEE”) e da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica atestam essa afirmativa:

• Melhor Distribuidora de Energia Elétrica da Região Nordeste: Energisa Sergipe, em 2002; • Qualidade da Gestão até 400.000 consumidores: Energisa Borborema e Energisa Paraíba,

em 2003;

• Qualidade da Gestão acima de 400.000 consumidores: Energisa Paraíba em 2004; • Melhor Distribuidora de Energia Elétrica da Região Nordeste: Energisa Sergipe em 2004; • Qualidade da Gestão até 400.000 consumidores: Energisa Borborema em 2005;

• Hexacampeã em Responsabilidade Social até 400.000 consumidores: Energisa Minas Gerais em 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2009, e Energisa Borborema em 2008;

• Qualidade da Gestão até 400.000 consumidores: Energisa Minas Gerais em 2006; • Qualidade de Gestão até 400.000 consumidores: Energisa Minas Gerais em 2007;

• Segundo lugar no Índice de Satisfação da Qualidade Percebida (ISPQ) na pesquisa Abradee junto aos consumidores residenciais: Energisa Minas Gerais em 2007;

• Eleitas as melhores distribuidoras da região Nordeste em Qualidade de Gestão: Energisa Sergipe e Energisa Paraíba em 2007;

• Vencedora do Prêmio IASC – Índice Aneel de Satisfação do Consumidor na região Nordeste: Energisa Sergipe em 2007;

• Eleita a melhor distribuidora da região Nordeste pelo Prêmio Abradee nas categorias Qualidade de Gestão e Responsabilidade Social – Energisa Borborema em 2008;

• Eleita a melhor distribuidora pelo Prêmio Abradee nas categorias Qualidade de Gestão e Responsabilidade Social – Energisa Minas Gerias em 2009;

• Melhor Desempenho no Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC), na região Nordeste – Energisa Borborema em 2010;

• Terceiro Melhor Desempenho no Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC), na região Nordeste – Energisa Paraíba em 2010.

Em 2011, a Energisa S/A foi reconhecida, pela segunda vez consecutiva, como segunda colocada na categoria “Top 5 Divulgação Financeira na América Latina” na 13ª edição do IR Global Rankings.

Além disso, foram premiadas as seguintes subsidiárias: Energisa Sergipe

• Destaque pelo critério “Clientes” do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), concedido pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).

• 2º lugar - Medalha Eloy Chaves, da Associação Brasileira das Companhias de Energia Elétrica (ABCE), dentre as companhias com mais de 500 e menos de 2.000 funcionários, por destacar-se em índices de segurança e prevenção de acidentes de trabalho.

• Finalista do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), considerado o maior reconhecimento de excelência em gestão de organizações sediadas no Brasil.

• Finalista do Prêmio Fundação Coge 2011, na categoria “Ações de Responsabilidade Ambiental”.

Energisa Soluções

• Troféu PMQ e Faixa Ouro no Prêmio Mineiro de Qualidade 2011, pela excelência em sistemas de gestão.

O Grupo Energisa soma 23 troféus em 12 edições do Prêmio Abradee. Pontos Fortes

A Companhia acredita que possui os seguintes pontos fortes, que pretende aprimorar de forma a incrementar seu desempenho financeiro:

Base de Consumidores Diversificada. As concessões de distribuição das distribuidoras do

Grupo Energisa espalham-se pelo Estado de Sergipe, Paraíba, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A administração da Companhia acredita que essa variada base de consumidores minimiza sua exposição a riscos econômicos e políticos no Brasil.

Em 2011, a Companhia gerou 46% da sua receita bruta consolidada no Estado da Paraíba (Energisa Paraíba e Energisa Borborema), 27% no Estado de Sergipe (Energisa Sergipe), 20% no Estado de Minas Gerais (Energisa Minas Gerais e Energisa Soluções), 8% no Estado do Rio de Janeiro (Energisa Nova Friburgo e Energisa Comercializadora). Além disso, a base de consumidores não é dependente de nenhum grupo ou segmento específico da economia brasileira. Em 2011, 35% da receita consolidada da Companhia foi gerada pela distribuição de energia elétrica a consumidores residenciais, 18% a consumidores comerciais, 13% a consumidores industriais, 3% a consumidores rurais, 11% a consumidores do setor público e 8% a consumidores livres e disponibilização do sistema de transmissão e de distribuição.

Concessões Localizadas em Áreas de Crescimento Acelerado. A administração da

Companhia acredita que a maioria das concessões de distribuição da Energisa localiza-se em áreas que acredita ter alto potencial de crescimento, a saber, na Região Nordeste, a menos desenvolvida do Brasil. A administração da Companhia acredita que as áreas rurais e subdesenvolvidas, bastante dispersas em suas áreas de concessão, oferecem oportunidades para crescimento expressivo.

Base de Consumidores Cativos. A receita operacional bruta consolidada e volume de vendas

das Controladas da Companhia, distribuidoras de energia elétrica, advêm preponderantemente de vendas de energia elétrica a tarifas reguladas a consumidores cativos. Em 2011, as vendas consolidadas a consumidores cativos das Controladas a tarifas reguladas representaram 73,6% do volume de energia elétrica demandada nas áreas de concessão das suas distribuidoras.

Atualmente o Grupo Energisa apresenta uma base de 0,0006% de clientes potencialmente livres em seu mercado cativo. Da energia total distribuída em 2011 pelas distribuidoras do Grupo Energisa, cerca de 13,9% são associadas aos clientes livres.

• Serviços de Alta Qualidade. Em geral, as distribuidoras brasileiras de energia elétrica medem a qualidade de seus serviços pela: (i) duração de interrupção, ou DEC, que mostra o tempo médio de falta de energia por consumidor (considerando apenas interrupções iguais ou superiores a um minuto); e pela (ii) frequência de interrupção, ou FEC, que mostra o número médio de interrupções sofrido por cada consumidor (também considerando apenas interrupções iguais ou superiores a um minuto). A Companhia acredita que as suas Distribuidoras vêm apresentando expressivas melhorias nos indicadores DEC e FEC.

• Capacidade Financeira e Fluxo de Caixa Constante de Operações. O fluxo de caixa constante de operações das Distribuidoras e as suas capacidades financeiras as permitem ter acesso a fontes de financiamento em termos e condições favoráveis para implementar a estratégia de crescimento de seus negócios.

Fornecedor de Baixo Custo com uma Concentração de Vendas em Consumidores de

Margens Elevadas. Dados comparativos das revisões tarifárias das distribuidoras brasileiras

demonstram que as Distribuidoras operam suas concessões de distribuição de energia elétrica com baixos custos, o que confere vantagem competitiva no mercado em que opera. Normalmente, consumidores residenciais e comerciais geram margens mais elevadas do que outras classes de consumidores (isto é, industriais e rurais), em virtude das tarifas mais altas associadas a estas classes de consumidores. Em 2011, 53,0% da receita operacional bruta consolidada do Grupo Energisa foi gerada pela distribuição de energia elétrica a consumidores residenciais e comerciais.

• Administração Experiente. Os administradores e conselheiros acreditam que a Companhia têm vasta experiência em atividades de distribuição de energia. Os diretores mais antigos têm em média mais de 25 anos cada de experiência no negócio de distribuição de energia elétrica no Brasil. A equipe de profissionais é altamente treinada, e está constantemente procurando reduzir custos operacionais e aumentar as receitas. Os administradores também acreditam que a Companhia dispõe de ferramentas de gestão de recursos humanos que priorizam a integração e motivação de seus profissionais, com o objetivo de maximizar qualidade e eficiência. Além disso, a família Botelho, acionista controladora direta da Companhia e indireta das Distribuidoras tem mais de cem anos de experiência de gestão na área de distribuição e geração de energia elétrica. A administração acredita ainda que o

know-how e experiência desse acionista controlador indireto permitem que se obtenham

retornos atraentes sobre os investimentos da Companhia e que gerem maior valor para os seus acionistas.

• Práticas Socialmente Responsáveis. As Controladas cumprem ininterruptamente suas obrigações de contribuição ao desenvolvimento econômico, social e cultural, e realizam esforços de preservação ambiental das áreas nas quais as empresas detêm concessões. Estes projetos já receberam diversos prêmios, incluindo o Certificado e Selo de Responsabilidade Cultural concedido pelo governador do Estado da Paraíba.

As distribuidoras de energia são intermediárias que compram energia elétrica e a distribuem em sua área de concessão. Dessa forma, o produto das Distribuidoras do Grupo Energisa é a energia elétrica, adquirida principalmente, por meio de leilões regulados de energia realizados pela ANEEL/CCEE.

Em 2011, foram adquiridos 9.843 GWh, conforme demonstrados na tabela abaixo: Compras de Energia Elétrica

Fornecedor GWh Vendido %

Leilões de energia 6.973 70,8

Contratos bilaterais 1.930 19,6

Outros 940 9,6

Total 9.843 100,0

No mercado do qual as distribuidoras de energia elétrica fazem parte, não há dependência de poucos fornecedores. Isso porque a energia distribuída aos consumidores cativos localizados em

sua área de concessão é adquirida por meio de leilões regulados, nos quais todos os geradores concorrem em igualdade de condições, assinando, os vencedores, contratos com todas as distribuidoras. Além disso, não há volatilidade nos preços da energia elétrica, pois o governo federal define um preço-teto para cada leilão, sempre visando a modicidade tarifária.

8.1 – Descrição do grupo econômico