• Nenhum resultado encontrado

Da fundação aos dias Atuais

A Companhia foi constituída em Uberlândia, Minas Gerais, no ano de 1954. Com o propósito de facilitar a comunicação dos moradores de regiões consideradas remotas naquela época, a Companhia adquiriu várias concessões municipais nas cidades vizinhas.

Em 1972, com a criação da Telecomunicações Brasileiras S.A. e suas subsidiárias (em conjunto, “Sistema Telebrás”) e aquisição de quase todas as empresas telefônicas do Brasil pelos Sistema Telebrás, o controle da maioria das operadoras de serviço de telefonia passou para o Governo Brasileiro. A Companhia permaneceu com seu controle privado em virtude, principalmente, do fato de suas concessões estarem tecnicamente atualizadas e aptas à integração com o restante do Sistema Telebrás.

Outros eventos relevantes na história da Companhia foram, em 1992, o início da prestação de serviços de engenharia de redes e telecomunicações. Em 1993, a Companhia começou a prestar serviços de telefonia celular em sua área de concessão e em 1996 adquiriu as empresas Ubercabo S/A e TV Vídeo Cabo de Uberlândia Ltda., ambas prestadoras de serviços de TV por assinatura.

Em 1997, ano marcado pela privatização do sistema Telebrás, a Companhia deu continuidade ao crescimento de seus negócios investindo em uma empresa de serviços multimídia. No ano seguinte, em 1998, inaugurou a ACS, atual Algar Tecnologia, primeira empresa no Brasil a operar seu contact center em um prédio totalmente concebido para tal fim e a prestar serviços a clientes estrangeiros.

Em 31 de dezembro de 2001, a Companhia cumpriu antecipadamente as metas de universalização que deveriam ser cumpridas até 2003 e foi autorizada a prestar o serviço de longa distância nacional e internacional para qualquer parte do território nacional por meio de seu código de seleção de prestadora (12). Em 2002 ocorreu a expansão do contact center, com a construção do segundo site em Uberlândia (MG). Com isso, a capacidade do serviço alcançou 3.300 posições de atendimento.

Com a obtenção de Autorização junto a ANATEL para atuar em novas regiões, em 2003 a Companhia e suas controladas iniciaram a expansão da prestação de serviços de telefonia fixa e dados para outras localidades fora de sua área de concessão.

Com foco em expansão a Companhia adquiriu em 2004 um provedor de Internet localizado na cidade de Ribeirão Preto (SP) e em outubro de 2005 a Algar Tecnologia inaugurou na cidade de Campinas (SP) um novo site de contact center, com 1.500 posições de atendimento.

Em dezembro de 2005, a Companhia adquiriu também a Algar Multimídia (ex-Iqara Telecom Ltda.), empresa provedora de acessos last mile e serviços de conectividade na área metropolitana de São Paulo, com uma rede de 172 km localizada nas principais áreas de interesse comercial da cidade. Esta aquisição foi fator preponderante para a aceleração do crescimento geográfico focado no mercado de clientes corporativos (“B2B”), planejado pela Companhia. Ainda em dezembro de 2005, a Companhia renovou seus contratos de concessão para a prestação dos serviços de telefonia fixa por mais 20 anos, até 31 de dezembro de 2025.

Em 2007, a Companhia obteve o seu registro de companhia aberta, categoria “B”, perante a Comissão de Valores Mobiliários e a primeira emissão pública de debêntures, passando a aprimorar ainda mais a transparência na divulgação de informações e no relacionamento com o mercado. Ao final de 2007 houve, ainda, a aquisição pela Algar Celular, controlada da Companhia, de licença 3G para sua área de atuação em telefonia celular. E em 2008 adquiriu a licença para prestação de dados móveis com a utilização da tecnologia 3G nos 87 municípios de sua área de concessão. Assim, além dos serviços de telefonia fixa, telefonia celular e banda larga fixa, passou a ofertar, também, a banda larga 3G com os benefícios da mobilidade.

Ainda em 2008, visando aumentar o valor agregado dos seus serviços, a Companhia e suas controladas ampliaram o escopo de atuação de seu negócio de contact center, passando a ofertar também serviços de

6.3 - Breve histórico

manutenção de software – para fortalecer o segmento de contact center/BPO e TI, fortalecendo a presença no mercado de Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. A Algar Celular, controlada da Companhia realizou o lançamento da CTBC TV - TV via satélite em todo país, inicialmente nos 87 municípios da área de concessão o produto atingiu 47 mil clientes no primeiro ano. Outro importante marco foi a aquisição da Banda H, autorização da última faixa de frequência disponível da terceira geração da telefonia celular (3G) em localidades radiais à atual área de atuação, com DDDs 34, 35 e 37. No final do ano seguinte, a Companhia e suas controladas iniciaram a oferta para 19 cidades (de um total de 233 permitidas) de pacotes que combinam os serviços de Internet banda larga, TV por assinatura, telefonia móvel 3G e telefonia fixa.

Em 2012 a empresa realizou a 2ª emissão pública de debêntures, incrementou por meio da Algar Celular o pacote de TV por assinatura com 40 canais HDTV e ainda, ampliou por meio da Algar Tecnologia em 30% a capacidade do data center de Campinas. Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e atendimento dos clientes, a Companhia reorganizou, em 2013, toda a operação de instalação e manutenção dos seus produtos e serviços, bem como de operacionalização das redes através da internalização parcial da subsidiária Engeset. O segmento de prestação de serviços para terceiros foi integrado à Algar TI, reforçando o seu portfólio de serviços gerenciados. Neste mesmo ano, a CTBC passou a se chamar Algar Telecom e o nome CTBC transformou-se em uma marca exclusiva do mercado de clientes de varejo (“B2C”). No início de 2014, a subsidiária Algar Tecnologia adquiriu a empresa Asyst, com atuação na Argentina e no Chile. Com isso, a Companhia fortaleceu o seu portfólio de serviços gerenciados de tecnologia da informação e comunicação. Neste mesmo ano, a Companhia iniciou novo ciclo estratégico e estruturou um Programa de Eficiência Operacional o qual denominou – Programa Transformação – implantando diversos projetos e inciativas que conferiram ganhos importantes que se refletiram em aumento de margens desde então. Acontece também a 3ª emissão pública de debêntures e a Algar Celular adquire a licença do 4G (faixa de frequência de 700 MHz) na sua área de concessão – 87 municípios já atendidos nos Estados de MG, SP, GO e MS.

A Companhia assinou ainda, junto a três outras empresas, um contrato para a construção de um novo cabo submarino de fibra óptica que conectará o Brasil aos Estados Unidos, de Santos (SP), passando por Fortaleza (CE) até a cidade de Boca Raton (Flórida, EUA). A nova rota terá aproximadamente 11 mil Km de extensão e permitirá a oferta de serviços de maior capacidade e qualidade (HD/4K) aos clientes. Neste mesmo ano foram feitas as expansões radiais para o mercado B2B nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Também iniciado um projeto piloto com clientes MPE´s fora da área de concessão, nas cidades de Belo Horizonte, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. O resultado desse projeto piloto, tornou-se a base para o modelo de crescimento da base de clientes MPE para novas geografias.

Em 2015, a Companhia realizou a 4ª emissão pública de debêntures e, sua controlada Algar Soluções adquiriu a Optitel, empresa de telecomunicações sediada em Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul. O investimento representou o acesso da empresa a uma rede de fibra ótica de 9.500 quilômetros, instalada em uma área de cobertura que abrange 237 cidades nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em 2016, além da realização da 5ª emissão pública de debêntures, a Companhia trabalhou na integração e consolidação da rede adquirida no Sul do país. A Algar Celular foi pioneira no lançamento dos serviços de 4G na frequência de 700 MHz, as novas redes aumentaram a velocidade de transferência de dados em até nove vezes em relação à rede 3G. Foram incorporadas a Image Telecom TV Video Cabo Ltda. e consequentemente englobou em seu objeto social, os serviços de TV por assinatura. Também se consolidou a Expansão Sul no mercado B2B com a preparação de 15 novas cidades para receber o portfólio de produtos para clientes corporativos e investimentos na melhoria da qualidade e resiliência da rede.

Em 2017 a Companhia segue alinhada à sua estratégia de crescimento focada nos clientes B2B, aumentando sua participação na região Sul do país com a entrada em 19 novas cidades, explorando e expandindo a rede de fibra ótica adquirida ao final de 2015. Além disso, já foram adicionadas este ano, outras 13 cidades, situadas nos estados São Paulo, Minas e Rio de Janeiro. Atualmente o segmento de Telecom da Companhia está presente em 250 cidades além das 87 que compõem sua área de concessão.

6.3 - Breve histórico

Em abril deste ano, realizou a 6ª emissão pública de debêntures. A Algar Celular alcançou 100% de cobertura 3G nas áreas onde atua no B2C e aumentou sua cobertura 4G nas frequências 700Mhz, 1.800Mhz e 2.100Mhz, para mais 13 cidades. A Companhia ampliou sua rede de Ultra Banda Larga (UBL) atingindo em setembro de 2017 45% da base de banda larga fixa. A previsão para entrada em operação do cabo submarino que está sendo construído em conjunto com Google, Antel Telecom e Angola Cables é para o final de 2017. O cabo submarino que sai de Santos/SP e vai até Boca Raton/FL, toca Fortaleza/CE e isto trará à Companhia a oportunidade de ampliar sua abrangência e atuação geográfica, focando sempre no mercado B2B.

Para maiores informações acerca dos próximos eventos societários, veja o item 3.3 deste Formulário de Referência.

6.5 - Informações de pedido de falência fundado em valor relevante ou de recuperação