• Nenhum resultado encontrado

2 TECENDO CONHECIMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O USO DAS MÍDIAS

3 CAMINHOS TRILHADOS QUE NOS DIRECIONAM AO MUNDO DA PESQUISA

Baseado no objetivo proposto por esta pesquisa, foi realizado um estudo de campo do tipo pesquisa-ação, utilizando-se como opção metodológica o método qualitativo. Segundo Netto (1996), o método é uma direção ou caminho através do qual se busca uma reprodução aproximada da realidade para que, a partir daí ocorra a produção do conhecimento.

A pesquisa qualitativa responde ao universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes, ou seja, é um conjunto de fenômenos humanos entendidos como parte da realidade social, pois o ser humano se diferencia dos demais pelo modo de agir, pensar sobre o que faz e por interpretar suas ações dentro e a partir da realidade vivida e compartilhada com seus semelhantes (MINAYO; DESLANDES; GOMES, 2016).

No método qualitativo o pesquisador se aproxima da realidade do estudo de maneira natural, isto é, procurando não alterar o que ocorre, nem impor moldes para encerrar a realidade em um padrão de observação, uma pergunta ou uma teoria previamente desenvolvida (GOLDENBERG et al, 2003).

O uso dos métodos qualitativos trouxe grande e variada contribuição ao avanço do conhecimento em Educação, permitindo melhor compreensão dos processos escolares, de aprendizagem, de relações, dos processos institucionais e culturais, de socialização e sociabilidade, do cotidiano escolar em suas múltiplas implicações, das formas de mudança e resiliência presentes nas ações educativas (ANDRÉ; GATTI, 2010).

A pesquisa-ação ocorre mediante a implementação de formas de ação planejada, de caráter social, educacional, técnico, etc., com vistas a incentivar a produção de ações deliberadas de transformação da realidade e, ao mesmo tempo, elaborar conhecimentos esclarecedores da prática realizada com o objetivo de melhorá-la. É orientada por três finalidades: “resolução de problemas, tomada de consciência e produção de conhecimento”. (THIOLLENT, 1998, p. 19).

A pesquisa-ação tem por objetivo criar nas escolas uma cultura de análise das práticas que são realizadas com a finalidade de possibilitar aos professores da escola, com o auxílio de outros participantes, a transformação de suas ações e práticas institucionais (PIMENTA, 2005).

Na área específica da Educação Física Escolar, Betti (2009) aponta a necessidade de realizar investigações pautadas na prática pedagógica, o que demanda pesquisa de campo em situações reais de ensino. A pesquisa-ação é uma possibilidade de reflexão sobre a ação, podendo provocar uma mudança efetiva na prática pedagógica.

A pesquisa foi realizada em uma escola da rede Estadual de Ensino do Ceará, localizada no município de Fortaleza, com uma turma do 3º Ano do Ensino Médio no curso noturno. A escolha deste cenário deve-se ao fato do pesquisador lecionar neste nível de ensino da Educação Básica e possuir uma boa relação afetiva com os alunos, como também, o horário disposto na matriz curricular da escola, facilita o desenvolvimento da pesquisa, pois a primeira aula do turno (noturno) fica muito comprometida pelo baixo quantitativo de alunos, que geralmente chegam atrasados em decorrência da vinda do trabalho.

As aulas da turma pesquisada acontecem todas as terças-feiras no terceiro tempo, com duração de 40 minutos, das 20:20 às 21:00 hs, referente a uma aula semanal do componente curricular Educação Física. O professor/pesquisador leciona apenas neste dia na referida escola em três turmas (1ª C; 2º D; 3º B), totalizando 04 horas-aulas, 03 aulas e 01 de planejamento, nesta escola, complementando sua carga horária de 20 horas semanais em outras 02 instituições educacionais pertencentes à Secretaria de Educação do Ceará.

A escola pertence à Rede Estadual de Ensino, tendo como Entidade Mantenedora a Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará, distribuindo suas atividades em 08 salas de aula, 01 quadra poliesportiva, 01 laboratório de Informática, 01 biblioteca, 01 laboratório de ciências e física nos turnos: manhã, tarde e noite de forma presencial, com regime anual. A equipe gestora é formada por 01 diretora, 02 coordenadores escolares e 01 secretária. A escola possui em seu quadro, 56 funcionários (24 professores efetivos, 17 temporários, 03 gestores escolares, 07 funcionários de serviços gerais, 03 agentes administrativos, 01 assessor administrativo financeiro, 01 secretária e 04 vigilantes). A instituição escolar foi fundada em março do ano de 1963 pelo senhor José Duarte Espinheiro e inaugurada em 14 de agosto de 1963. Na sua trajetória, são 51 anos de serviços prestados à comunidade de um bairro de Fortaleza/CE.

A escola possui 406 alunos, distribuídos 110 no Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e 296 no Ensino Médio (1º ao 3º ano) divididas em 13 turmas nos diferentes turnos, sendo 82 matriculados no Ensino Médio Noturno.

Fizeram parte da pesquisa alunos regularmente matriculados nas turmas do 3º Ano do Ensino Médio no curso noturno de uma escola estadual do Ceará. A amostra foi composta por 34 alunos, de ambos os sexos, da turma citada anteriormente.

Foram utilizados os seguintes instrumentos para a pesquisa: a) observação participante das aulas de Educação Física, através da utilização do diário de campo (anexo A); b) utilizamos 03 questionários, sendo 01 sobre o entendimento dos alunos a respeito da lógica interna da classificação dos esportes (apêndice B); 01 para a avaliação diagnóstica que trata sobre a classificação dos esportes e o uso das mídias; e 01 para avaliação final do desenvolvimento de uma unidade temática sobre esporte baseado na classificação dos esportes (GONZALEZ, 2012).

A intervenção pedagógica ocorreu do final de fevereiro até meados de junho de 2019. Foi planejado um total de 12 aulas, sendo duas para avaliações (1º e 2º bimestre) e 10 aulas para o desenvolvimento da unidade temática ‘esporte’ baseado na classificação dos esportes (GONZALEZ, 2012) e a utilização das mídias como ferramenta pedagógica. Veja logo abaixo, a distribuição de aulas durante a intervenção pedagógica.

Quadro 08: Sequência da intervenção pedagógica sobre a unidade temática ‘esporte’

Nº da aula/Objeto de Conhecimento Data Local da

aula

Nº de alunos presentes

1ª aula: Avaliação sobre o entendimento dos alunos à respeito da Classificação dos Esportes

26/02 Sala 22

2ª aula: Classificação dos esportes 12/03 Sala 16 3ª aula: Avaliação do 1º bimestre/ Avaliação Diagnóstica 26/03 Quadra 30 4º aula: Esportes de combate (sumô) 02/04 Sala 16 5ª aula: Esportes de precisão (boliche) 09/04 Quadra 21 6ª aula: Esportes de rede ou parede (peteca) 16/04 Sala/Quadra 26 7ª aula: Esportes taco ou campo (tacobol) 23/04 Quadra 22 Obs: Chuva forte; debate sobre a continuidade ou não da proposta. 30/04 Sala 11 8ª aula: Esportes de invasão (futsal) 14/05 Quadra 23 9ª aula: Esporte de marca (atletismo) 28/05 Quadra 22 10ª aula: Esporte técnico combinatório 04/06 Quadra 20 11º aula: Avaliação do 2º bimestre/Avaliação Final 11/06 Sala 29 12ª aula: Culminância dos esportes, através da apresentação dos

vídeos produzidos pelos alunos.

18/06 Sala 26

Os diários de campo foram utilizados durante a intervenção pedagógica observando todo o processo de realização da pesquisa. Através deles se fez todas as anotações dos aspectos mais relevantes e que ajudaram na análise dos resultados do estudo. A utilização do questionário diagnóstico traz como contribuição o levantamento de informações sobre o conhecimento e o entendimento dos alunos acerca dos esportes na fase inicial da coleta de dados da pesquisa, bem como, (re)conhecem os esportes olímpicos e/ou paralímpicos de 2016.

Para a avaliação da unidade temática, utilizamos também, um questionário contendo 10 questões que foi realizado na terceira aula da intervenção (avaliação diagnóstica) e o mesmo questionário na nona aula (avaliação final) com apenas alterações na ordem das questões, com intuito de verificar se ocorreu ou não o processo de ensino/aprendizagem dos alunos.

Logo abaixo, encontra-se um quadro com a síntese dos instrumentos utilizados no decorrer da pesquisa:

Quadro 9: Síntese dos instrumentos utilizados na pesquisa

Instrumentos O que foi produzido? Desdobramentos dos resultados da pesquisa

Diário de

Campo

1-Texto guia para observação participante

1-Observações do pesquisador sobre a intervenção pedagógica e a análise das contribuições dos alunos para facilitar no processo de ensino-aprendizagem

Questionários 1-Texto sobre o entendimento dos