• Nenhum resultado encontrado

O Campo de Estudo

No documento Download/Open (páginas 113-120)

3 FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E ESTÁGIO CURRICULAR

5.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTUDO E OS SUJEITOS

5.1.1 O Campo de Estudo

Esta pesquisa teve como campo de estudo o curso de Licenciatura em Física a Distância, ofertado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), conforme enfatizamos anteriormente. O foco de investigação foi a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado V, componente curricular do 8º Período do curso.

A escolha pela UFRPE aconteceu devido ao vínculo acadêmico da pesquisadora, que é professora da Instituição e pelas experiências vivenciadas, pela mesma, como professora orientadora das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado I, II, III, IV e V oferecidas pelo curso. Dessa forma, encaminhamos o projeto desta pesquisa à Instituição, por meio de processo, à comissão responsável, que concedeu a autorização. A escolha da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado V se deu pelo fato de os licenciandos estagiários iniciarem a regência

de aulas de Física no Ensino Médio (1º ao 3º anos) ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA)/Nível Médio durante as atividades dessa disciplina, principalmente por estarem mais diretamente ligadas à construção da concepção de prática docente, por incluir a regência no Ensino Médio em Física.

De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o curso de Licenciatura em Física a Distância tem como objetivo formar professores pesquisadores na sua área específica com adequada formação pedagógica, visando prepará-los para o trabalho docente na escola e em contextos fora da sala de aula, bem como para a investigação científica e a formação cidadã. O curso foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2005, através da Portaria nº 3.726 de 21 de outubro de 2005, iniciando a 1ª Oferta em 2006, através do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício no Ensino Fundamental e no Ensino Médio (PRÓ- LICENCIATURA). Em 2006, o MEC implantou o Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), fazendo com que a 2ª Oferta, em 2009, e as demais fossem vinculadas à UAB.

O curso não possui turno de funcionamento devido à natureza ser da Educação a Distância (EAD). A carga horária total do curso é de 2.985 horas (ver no Anexo B), com tempo de integralização de oito (8) semestres no mínimo (ver no Anexo C) e quatorze (14) semestres no máximo. A carga horária está distribuída da seguinte forma: 1.920 horas de disciplinas obrigatórias, 420 horas de Prática Como Componente Curricular, 405 horas de Estágio Curricular Supervisionado, 240 horas de Atividades Acadêmico-Científico- Culturais.

As disciplinas são desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - Modular Object Oriented Distance Learning (MOODLE), através do site:

www.ead.ufrpe.br. As interações ocorrem, na sua maioria, no AVA - Moodle, por

meio de ferramentas síncronas (chats) e assíncronas (fóruns, e-mails, mensagens individualizadas via Moodle, no nosso caso). Além dessas interações a distância, existem encontros presenciais em todas as disciplinas, que costumam ocorrer aos sábados, no polo de apoio presencial, de acordo com calendário acadêmico do curso.

A equipe de professores, que acompanham os alunos no AVA-Moodle, é composta pelo professor da disciplina e pelo professor tutor virtual, que fica responsável por um polo. Nesta pesquisa, como o estudo foi realizado em três polos: Carpina, Jaboatão e Limoeiro, a equipe foi composta por uma professora

orientadora de estágio, que era a própria pesquisadora, e três professores tutores virtuais. Estes tutores, além do acompanhamento no AVA, para auxiliar na mediação dos conteúdos e nas orientações das atividades didático-pedagógicas, buscaram estimular os alunos para participação nos fóruns e assistir aos vídeos para as discussões e reflexões, pesquisas na web, leituras dos materiais didáticos disponibilizados (guias de estudo, artigos científicos, livros, etc.), também acompanharam os licenciandos estagiários nos encontros presenciais, no polo em que foram alocados, para socialização das atividades e trocas de experiências, e nas verificações de aprendizagem, conforme a programação do calendário acadêmico do curso.

No polo de apoio presencial, o acompanhamento aos licenciandos é realizado pelo tutor presencial, que tem como uma das funções apoiar operacionalmente nas atividades presenciais desenvolvidas nos polos, monitorar o acompanhamento presencial e gerenciar a frequência dos licenciandos em relação a essas atividades. Além disso, instigar as atividades de pesquisas, leituras e a formação de grupos de estudos, de modo que favoreçam a aprendizagem, e também atuar junto às Coordenações do Polo e do Curso, para desenvolvimento de outras atribuições.

A carga horária do Estágio Curricular Supervisionado é distribuída ao longo do curso, sendo ofertada na segunda metade do curso, como ilustra o Quadro 4.

Quadro 4 – Distribuição da carga horária das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado – UFRPE/UAB

Período Disciplinas Carga horária

4º Estágio Curricular Supervisionado I 75h

5º Estágio Curricular Supervisionado II 75h

6º Estágio Curricular Supervisionado III 75h

7º Estágio Curricular Supervisionado IV 90h

8º Estágio Curricular Supervisionado V 90h

Carga Horária Total − 405h

Fonte: Elaborado pela autora.

As ementas dessas disciplinas supracitadas estão disponíveis no Anexo D, deste trabalho. Nos programas das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado,

de 2013, os objetivos foram descritos da forma abaixo e, em seguida, apresentamos a organização da carga horária correspondente a cada um deles.

Estágio Curricular Supervisionado I: “Proporcionar o desenvolvimento de atividade

investigativa, por meio de análises e observações do contexto escolar em suas múltiplas dimensões (infraestrutura, fluxo organizacional, currículo, relações entre docentes e discentes, integração escola-comunidade, componentes e materiais didáticos essenciais à prática educativa, observações de aulas e avaliação de eventos didáticos, pedagógicos e culturais)”. Nesse primeiro estágio, carga horária total de 75h, a proposta está voltada para a pesquisa-ação. O licenciando estagiário irá investigar o contexto escolar, considerando a infraestrutura da escola, fluxo organizacional, currículo, componentes curriculares, observação de aulas, materiais didáticos, integração escola-comunidade e avaliação de eventos didáticos, pedagógicos e culturais.

Estágio Curricular Supervisionado II: “Proporcionar o conhecimento do planejamento

como um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar à problemática do contexto social com uma prática interdisciplinar”. O segundo estágio, carga horária total de 75h, consiste na elaboração e análise de planejamentos didáticos, considerando as interfaces do planejamento no contexto escolar, como: o Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE), o Projeto Político Pedagógico (PPP), os planos de ensino, planos de aula e projetos didáticos.

Estágio Curricular Supervisionado III: “Proporcionar a prática do estágio em contextos

não-formais de educação, percebendo as conexões dialógicas entre ensino, aprendizagem e comunidade, utilizando a metodologia de oficinas pedagógicas, confecção de materiais didáticos e avaliação de atividades práticas na educação não- formal”. Nesse terceiro estágio, carga horária total de 75h, a proposta está direcionada às análises e aos planejamentos didáticos para educação não-formal, considerando as conexões dialógicas entre ensino, pesquisa e extensão, tendo como público-alvo a comunidade. Nessa fase, o licenciando estagiário inicia a prática de regência de curta duração em espaços educativos não-formais (ONGs, Associações Comunitárias, Museus, Orfanatos, Projetos Sociais, entre outros), utilizando a metodologia de

oficinas pedagógicas com a construção de materiais didáticos específicos para o público-alvo.

Estágio Curricular Supervisionado IV: “Ampliar as reflexões sobre a prática da

regência no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando a organização do planejamento didático, produção de materiais didáticos e estratégias de ensino para a prática da regência”. O quarto estágio, carga horária total de 90h, visa a elaboração de planejamentos didáticos e regências de aulas nas escolas campo do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e/ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA)/Nível Fundamental. Nesse estágio, o licenciando estagiário é levado a compreender a realidade do Ensino Fundamental, bem como ampliar as reflexões sobre a avaliação e os instrumentos avaliativos.

Estágio Curricular Supervisionado V: “Ampliar as reflexões sobre a prática da regência

no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA/Médio), considerando a organização do planejamento didático, produção de materiais didáticos e estratégias de ensino para a prática docente no ensino de Física”. O quinto estágio é o último do curso, com carga horária total de 90h. A proposta está voltada para planejamentos didáticos e regências de aulas nas escolas de Ensino Médio (1º ao 3º anos) e/ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA)/Nível Médio. Nesse estágio, o licenciando estagiário é levado a ampliar as reflexões sobre a prática da regência no Ensino Médio, considerando a organização de planejamentos didáticos, produção de materiais didáticos, estratégias de ensino, sequências didática e instrumentos avaliativos para a prática docente no ensino de Física.

O curso de Licenciatura em Física a Distância, até o primeiro semestre de 2014 já foi ofertado quatro vezes. A primeira, em 2006, atendeu a doze polos, sendo dez no estado de Pernambuco (Afogados da Ingazeira, Afrânio, Barreiros, Carpina, Goiana, Floresta, Parnamirim, Pesqueira, Recife e Trindade) e dois na Bahia (Jequié e Vitória da Conquista). A segunda, em 2009, atendeu a três polos (Carpina, Limoeiro e Jaboatão), todos no estado de Pernambuco. A terceira oferta desse curso ocorreu em 2010, em apenas um polo (Recife). A quarta oferta aconteceu em 2011, em três polos (Carpina, Gravatá e Limoeiro). Esses municípios polos de apoio presencial

estão localizados no Mapa 1, com suas distâncias em quilômetros em relação ao Marco Zero da capital do estado de Pernambuco – Recife, na Tabela 3, a seguir.

Mapa 1 – Municípios polos da UFRPE/UAB

Tabela 3 – Distâncias em quilômetros dos munícipios polos da UFRPE/UAB em relação ao Marco Zero de Recife

Polos da 1ª Oferta: Municípios Km

Pernambuco Afrânio 791 Km Afogados da Ingazeira 378 Km Barreiros 105 Km Carpina 60 Km Floresta 435 Km Goiana 64 Km Parnamirim 565 Km Pesqueira 215 Km Recife 13 Km Trindade 650 Km Bahia Jequié 1.034 Km Vitória da Conquista 1.187 Km Polos da 2ª Oferta: Pernambuco Carpina 60 Km

Jaboatão dos Guararapes 15 Km

Limoeiro 90 Km Polos da 3ª Oferta: Pernambuco Recife 13 Km Polos da 4ª Oferta: Pernambuco Carpina 60 Km Gravatá 87 Km Limoeiro 90 Km

Fonte: Elaborado pela autora.

No item seguinte, apresentaremos de maneira mais específica e detalhada a oferta, referente aos sujeitos pesquisados.

No documento Download/Open (páginas 113-120)