• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA

3.1 Campo de pesquisa

[...] a pesquisa de campo é considerada como um método que permite produzir dados a partir de observações sobre um meio social determinado, incluindo a coleta e análise de materiais documentais (arquivos, jornais, documentos pessoais), de depoimentos de informantes-chaves e de entrevistas.

Aproximamo-nos do campo de pesquisa após a aplicação dos questionários, que foram respondidos na Formação do PNAIC-EI.

Os dois Centros de Educação Infantil onde foi realizada a pesquisa atendem, em termos estruturais, os indicadores de qualidade propostos pelo Ministério da Educação (MEC), ou seja, espaços que apresentam ambientes adequados ao desenvolvimento de atividades com as crianças na Educação Infantil como o de recreação, parque, biblioteca, cantinho de areia, salas com espaços adequados e acervos de qualidade.

O CEMEI 49 foi inaugurado em dia 11 de fevereiro de 2011 e fica localizado em Barra

de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, em uma comunidade que dispõe de um poder aquisitivo socioeconômico baixo, pois muitos pais e mães são autônomos e dependem da venda para suprir as necessidades básicas em casa. Funciona em dois turnos (07:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 horas), podendo assim oferecer matrícula a um maior número de crianças. Devido à necessidade da comunidade, atende crianças de 3 aos 5 anos. Possui uma estrutura física boa, com quadra, 07 salas de aula, sala de vídeo/leitura/Supervisão/Professores no mesmo ambiente, parque, secretaria, sala da direção, cozinha, piscina (só utilizada em eventos), sala de Recursos Multifuncionais e sanitários (2 para meninas, 2 para meninos e 1 para funcionários).

Entre os materiais disponíveis no CEMEI, destacamos livros apropriados para crianças bem pequenas, livros técnicos para formação dos professores, 01 computador, 02 Notebook, 02 impressoras, 01 modem-internet; os eletrodomésticos: 17 ventiladores. O mobiliário é composto de diversos conjuntos coloridos nas salas adequados para Educação Infantil, 10 birôs, 07 quadros brancos e brinquedos no parque. Tais recursos contribuem com o desenvolvimento adequado às necessidades das atividades realizadas no CEMEI.

O espaço físico da sala de aula era pequeno, organizado com quatro conjuntos de mesinhas coloridas, um birô, um pequeno armário, um quadro, algumas caixas de jogos e uma bandinha musical. No período das observações, a sala estava quente, pois os ventiladores estavam quebrados. Nas paredes da sala, estavam fixados vários cartazes, um alfabetário, u m

9

Usaremos os números 4 e 5 para identificar os CMEIs e as professoras. Dessa forma, o CMEI 4 e a professora 4 correspondem à instituição e à professora da turma de crianças de 4 anos, enquanto o CMEI 5 e a professora 5 correspondem à instituição e à professora da turma de crianças de 5 anos.

calendário móvel, confeccionado pela docente, os numerais de 0 a 9 e atividades das crianças, relacionadas às temáticas trabalhadas. Entre eles, um cartaz do projeto Jaboatão que estava sendo vivenciado na escola no período da coleta.

Ao realizar a leitura do PPP da instituição, constatamos que em 2018 o eixo norteador foi a temática do município: “Pontos turísticos e históricos do Jaboatão dos Guararapes”. A cada unidade foram trabalhadas temáticas mensais decididas em reunião a partir da necessidade e escuta das crianças. No primeiro bimestre elencaram o projeto “Identidade”, por meio do qual trabalharam a história da própria criança a partir de seus antepassados, reconhecendo as suas características como identidade cultural, valorizando a sua importância para o desenvolvimento da humanidade. No período da coleta, estavam sendo vivenciadas temáticas relativas ao folclore.

O CEMEI 5 iniciou suas atividades em maio de 2014, mas foi oficialmente inaugurado em fevereiro de 2015. Inicialmente, foi construído para atender as crianças de quatro e cinco anos em horário integral. No entanto, diante da demanda e da ausência de creche na comunidade, o atendimento está sendo realizado de forma parcial, isto é, em dois turnos que funcionam de 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 horas, podendo assim oferecer matrícula a um maior número de crianças.

Quanto às dependências, o CMEI possui 06 salas de aula, 02 salas de repouso transformadas em sala de aula, visto que, com o atendimento de forma parcial, não é reservado o espaço para o sono. Tem ainda 01 secretaria, 01 sala de professor, 01 sala de gestão/supervisão, 01 biblioteca, 01 laboratório de informática ociosa, pois ainda não tem os computadores, 01 cozinha, 01 pátio com coberta onde ocorrem a recepção e as apresentações das crianças e demais reuniões com os pais, estacionamento, parquinho, área externa, solário, também utilizado como espaço de recreação, 04 sanitários apropriados para Educação Infantil, 02 sanitários apropriados para as crianças da educação especial, 04 sanitários de adultos, 01 dispensa para material de limpeza, 01 almoxarifado, 02 dispensa para alimentos.

Entre os materiais disponíveis no CEMEI destacamos livros apropriados para crianças bem pequenas, livros técnicos para formação dos professores; 01 impressora, 01 computador, 01 modem-internet; os elétricos domésticos: 14 ventiladores. O mobiliário é composto de diversos conjuntos coloridos nas salas adequados para Educação Infantil, 15 birôs e 06 quadros brancos. Tais recursos contribuem com o desenvolvimento adequado às necessidades das atividades realizadas no CEMEI.

O espaço físico da sala de aula era amplo e arejado, sendo um ambiente aconchegante. Nele havia um birô, um pequeno armário, um quadro, um cantinho de leitura com vários

livros de literatura, jogos e algumas caixinhas com materiais da docente. A parte de baixo da parede era revestida em cerâmica e nela eram fixados vários cartazes com atividades das crianças, relacionadas às temáticas trabalhadas. Nas paredes havia um alfabetário, um calendário móvel confeccionado pela docente, cartaz com os numerais de 0 a 9 e produções das turmas do turno da manhã e da tarde.

Ao realizar a leitura do Projeto Político Pedagógico do CEMEI constatamos que, a partir da temática geral do município do ano letivo de 2018: “Pontos turísticos e históricos do Jaboatão dos Guararapes”, o CEMEI foi desenvolvendo as temáticas mensais que já estavam definidas no P.P.P10. Assim, durante o mês que estávamos no CEMEI, o projeto vivenciado

era “Folcloriando, as coisas da nossa terra” e na última semana de agosto foi trabalhado o tema da pessoa com deficiência.