• Nenhum resultado encontrado

Capítulo II Metodologia

8. Características dos participantes e respetivo critério de seleção

Sendo a unidade de análise um Agrupamento de Escolas, a população é constituída pelos docentes em serviço nesse Agrupamento, em número de 118, sendo a amostra para o inquérito por questionário constituída por 100 docentes, selecionados por critérios a que aludiremos adiante, e a amostra para o focus group constituída por 6 docentes Coordenadores de Diretores de Turma e de Departamento Curricular.

Inquérito por questionário

Procurou-se obter a resposta da totalidade dos docentes em funções no Agrupamento, para que a representatividade fosse maior. Os inquéritos foram distribuídos aos docentes em reunião de Departamento Curricular pelos respetivos coordenadores, sendo a recolha feita posteriormente, tendo em vista conceder algum tempo para que os respondentes participassem sem pressão ou constrangimento. Assim, todos os 118 docentes em serviço no Agrupamento foram instados a responder ao inquérito, sendo que destes, 100 responderam positivamente ao mesmo.

Considerando que esta investigação pretendia descobrir as perceções dos docentes face aos problemas em estudo, optou-se por recolher o maior número de fazermos uma análise intensiva e detalhada do contexto em estudo, para descrevermos e compreendermos a sua realidade, levou-nos a centrar a nossa investigação no maior número de participantes possíveis, porquanto cada um fará da realidade a sua própria interpretação.

Focus group ou entrevista de grupo

Por se considerar que estes elementos conferem, à partida, com as suas opiniões, garantia de informação válida, múltipla, representativa, fidedigna e aprofundada, os participantes

66 revelam um importante contributo para a investigação. Bogdan e Biklen (1994) referem que,

“(…) alguns sujeitos estão dispostos a falar, têm mais experiência do contexto ou são particularmente intuitivos em relação às situações. Estas pessoas tornam-se informadores- chave e, frequentemente, irá falar com eles por períodos de tempo muito maiores do que com os outros” (p. 95).

Assim, ficou definido que a amostra seria constituída por pelos dois Coordenadores dos Diretores de Turma e por quatro coordenadores de Departamento Curricular, sendo importante a participação de pelo menos um dos Coordenadores do 1º ciclo ou da Educação Pré-Escolar. A participação de docentes destes dois ciclos de ensino revestiu-se de grande importância pois representam uma sensibilidade específica no seio dos Agrupamentos de Escolas. Tradicionalmente isolados, sobretudo em meios rurais, os jardins de infância e as escolas do 1º ciclo, têm lógicas de funcionamento muito próprias, menos complexas quando comparadas com as escolas com 2º e 3º ciclos e Secundárias, em virtude destas terem uma organização assente em múltiplos departamentos e grupos disciplinares, para além de uma organização dos tempos letivos e das turmas, bastante diferente daquelas. A constituição de Agrupamentos horizontais (Pré-Escolar e 1º ciclo) veio colocar a ênfase em estruturas organizacionais mais complexas do que existiam até então. Assentes na dependência em relação às Delegações Escolares e no individualismo enquanto estrutura de trabalho, as escolas do 1º ciclo passaram a integrar Agrupamentos horizontais de escolas, dotados de órgãos de gestão próprios e instrumentos de administração e gestão, que lhes conferiram autonomia. Com o advento dos Agrupamentos verticais, ao 1º ciclo do ensino básico juntaram-se os 2º e 3º ciclos, bem como a Educação Pré-Escolar, assentes em lógicas pedagógicas colegiais, complexificando as estruturas e introduzindo novas lógicas de ação numa organização mais alargada.

Para fundamentar a nossa amostra, baseamo-nos em Hill e Hill (2005, p. 42), que determina que quando o investigador “não tem tempo nem recursos suficientes para recolher e analisar dados para cada um dos casos do universo, (…) nesta situação, só é possível considerar uma parte dos casos que constituem o universo”, sendo, pois, essa parte designada por amostra do universo.

A seleção da amostra foi deliberada, em função dos critérios atrás enunciados, ou seja, “o investigador seleciona, de uma forma direta e deliberada, os elementos concretos da

67 população que compõem a sua amostra convidada” (Fox, 1987, p. 389). Assim, de acordo com os critérios já delimitados, selecionámos um Agrupamento de Escolas, sendo posteriormente escolhidos os professores, em colaboração com a Diretora do Agrupamento, no sentido de potenciar a recolha da informação recolhida.

Caraterísticas dos participantes

Para uma caraterização circunstanciada dos sujeitos da investigação, construiram-se os Quadros V a VIII, relativos aos participantes no inquérito por questionário e o Quadro IX, relativo aos participantes no focus group.

Quadro V - Nível de ensino dos docentes participantes no questionário

Nível de ensino Frequência Percentagem Percentagem acumulada Pré-Escolar 9 9 9 1º ciclo 24 24 33 2º ciclo 27 27 60 3º ciclo 36 36 96 Ensino Especial 4 4 100 Total 100 100

Os docentes que responderam ao inquérito por questionário estavam assim distribuídos pelos seguintes ciclos de ensino: 33% de docentes da Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo, 63% pertencentes ao 2º e 3º ciclos, e 4% de docentes do Ensino Especial.

Quanto à estrutura etária dos docentes participantes no inquérito por questionário, 84,8% da população docente do Agrupamento ET distribui-se de modo idêntico nos intervalos de idades entre os 36 a 45 anos (38%) e 46 a 55 anos (38%). A prevalência de docentes com idade acima dos 55 anos é semelhante à dos docentes com idades abaixo dos 36 anos, 14% e 10% respetivamente.

68 Quadro VI - Idade dos docentes participantes no questionário

Idade Frequência Percentagem Percentagem acumulada 25 a 35 anos 10 10 10 36 a 45 anos 38 38 48 46 a 55 anos 38 38 86 >55 anos 14 14 100 Total 100 100

Quando analisamos a experiência no Agrupamento, medida em anos de serviço, constatamos que 38% dos docentes estão há mais de 11 anos em serviço no Agrupamento ET e que 29% lecionam aqui há menos de 2 anos. Estes valores evidenciam uma certa estabilidade no corpo docente, uma vez que 38% dos docentes estão há mais de 11 anos, 33% entre 3 e 10 anos e 29% há apenas um máximo de 2 anos.

Quadro VII – Experiência no Agrupamento ET, dos docentes participantes no questionário

Anos no Agrupamento

Frequência Percentagem Percentagem acumulada 0 a 2 anos 29 29 29 3 a 10 anos 33 33 62 11 a 20 anos 26 26 88 >20 anos 12 12 100 Total 100 100

No que respeita ao contacto que têm tido com a liderança do Agrupamento, em particular com a Diretora, o quadro mostra-nos que a grande maioria dos docentes (65%) participantes no inquérito já trabalha em contacto com a Diretora do Agrupamento ET há 3 anos ou mais. Tal permite-nos concluir que o tempo de contacto com a liderança de topo já é suficiente para terem um conhecimento da mesma, sendo um aspeto a ter em conta quando se procuram caracterizar as representações dos professores relativamente à cultura do Agrupamento, bem como à liderança e à sua ação na construção dessa cultura.

69 Quadro VIII – Experiência com a Diretora do Agrupamento ET, dos docentes participantes no questionário

Anos de experiência com a Diretora

Frequência Percentagem Percentagem acumulada

0 anos 11 11 11

1 a 2 anos 24 24 35

3 e mais anos 65 65 100

Total 100 100

Uma experiência mais duradoura permitirá talvez um olhar mais abrangente sobre a realidade. Note-se que esta não será uma perceção mais válida do que a de um docente com menos tempo de experiência nesta organização escolar, porquanto este, com a memória viva de outras experiências noutras escolas, terá eventualmente um olhar mais acutilante para os aspetos que encontra aqui como novidade, podendo fazer um juízo crítico menos comprometido e por ventura mais isento.

A amostra de docentes que participaram no focus group era composta por 6 coordenadores, dos quais 2 eram coordenadores de Diretores de Turma, todos do Quadro do Agrupamento, estando a sua caraterização sintetizada no Quadro IX.

Quadro IX – Caracterização dos docentes participantes no focus group

CDC1 CDCP CDCM CDCE CDT2 CDT3

Género Fem. Fem. Fem. Fem. Fem. Fem.

Idade 46 a 54 anos 46 a 54 anos + 55 anos 46 a 54 anos 46 a 54 anos 46 a 54 anos

Anos de serviço 25 31 34 30 21 21 Anos no Agrup. ET 6 14 30 14 12 12 Habilit. Académicas Licenciatura Licenciatura Pós- Graduação

Licenciatura Licenciatura Licenciatura

Mestrado Licenciatura Funções Anteriores - Coorden. Depart. Curric. - Relatora A.D.D. - Coorden. Depart. Curric. - Vice- Presid. C. Executivo - Coord. D.T. - Vice- Presid. C. Exec. - Secretária do C. Exec. - Coorden. Depart. Curric. - Coord. Grupo Trabalho Desenvolv. Curricular - Relatora A.D.D. - Vice- Presid. C. Exec. - Coorden. Grupo disciplinar - Coorden. Depart. Curric.

70 Dos dados recolhidos, constata-se que as participantes têm maioritariamente (5) idades compreendidas entre os 46 e os 54 anos, havendo uma das coordenadoras cuja idade se situa para além dos 55 anos. Em qualquer dos casos, a experiência no ensino e no Agrupamento são evidentes, sendo que todas têm mais de 20 anos de serviço e apenas uma das participantes estão em funções no Agrupamento há menos de 10 anos. Quanto às habilitações académicas, apenas duas das participantes (CDCP e CDT2) dipõem de formação mais avançada do que a licenciatura, pós-graduação em Supervisão Pedagógica e mestrado em Educação e Tecnologias da Matemática, respetivamente. A experiência no desempenho de funções de liderança intermédia é comum a todas as entrevistadas pois anteriormente já exerceram funções como Coordenadoras de Departamento / Grupo Disciplinar e/ou Coordenadoras de Diretores de Turma, sendo de destacar também que das 6 inquiridas, 3 já desempenharam funções como Vice-Presidentes de um Conselho Executivo.