• Nenhum resultado encontrado

Caracterização do contexto

3.7 Constituição dos materiais e abordagem de análise relacional dos dados

4.1.1 Caracterização do contexto

No intuito de compreender o contexto em que está inserida esta pesquisa, neste tópico apresento a caracterização do município de Campo Limpo Paulista considerado uma ‘Cidade Digital’; em seguida caracterizo a EMEF Governador André Franco Montoro e, por fim, o perfil dos professores participantes.

Características da Cidade Digital de Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista localiza-se na região metropolitana da cidade de São Paulo, há aproximadamente 60 Km do centro da capital e tem sua economia baseada em serviços, indústria e agropecuária. Sua população estimada em 2013 é de 79.091 mil habitantes. O município possui o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) igual a 0,76954. A Figura 19 apresenta um esquema

visual das principais rodovias de acesso e as cidades próximas à Campo Limpo Paulista. Figura 19 - Esquema visual de localização da cidade de Campo Limpo Paulista

O município possui algumas características, que o fazem ser considerado como uma Cidade Digital. Chebabi (2011) esclarece que existem algumas dúvidas e divergentes opiniões sobre o que é uma Cidade Digital. No intuito de se aproximar do que seja uma Cidade Digital e não de buscar uma definição exata, a autora explica que uma Cidade Digital pode ser considerada “um município que possui um projeto de organização e desenvolvimento apoiado por recursos tecnológicos como sistemas de informação e comunicação integrados para a administração pública e computadores e Internet acessíveis à população”. (CHEBABI, 2011, p. 23).

54 Informações obtidas no site do IBGE. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/> Acesso em: Set. de 2013.

Dentro deste conceito e de acordo com o Guia das Cidades Digitais55, no ano de 2006, a prefeitura de Campo Limpo Paulista lançou o projeto Cidade Digital, na intenção de transformar o município com características de ‘cidade - dormitório’, em ‘cidade - polo tecnológico’56. Essa

iniciativa da prefeitura visou atingir uma esfera micro, com foco na educação, enfatizando a qualificação profissional, e contou com a parceria de empresas privadas. Esta opção pela ‘esfera micro’ deve-se às características geográficas da região, a acidentada topografia da cidade inviabiliza a instalação de redes sem fio e os custos elevados de uma conexão de fibra ótica. Desta forma, a opção pela educação deixou para etapas futuras a ‘esfera macro’ (ainda não planejada) e, a ampliação do conceito de Cidade Digital.

As primeiras ações na esfera micro deste projeto foram: ensino básico e profissionalizante em informática nos Centros Municipais de Informática (CMI); instalação de laboratórios de informática nas escolas; e cursos para os professores (p. ex. postura, impostação de voz e liderança)57. Em seguida, a prefeitura lançou o programa e-Tech – Escola do Século XXI,

disponibilizando aos alunos da rede municipal do Ensino Fundamental 2, laptops educacionais e lousas digitais em sala de aula.

Paralelamente a essas iniciativas, a infraestrutura de todas as escolas foi adaptada para receber tais equipamentos. Tomadas foram instaladas no chão, próximas às carteiras dos alunos, para que eles pudessem recarregar os laptops com facilidade, além da distribuição de armário em todas as salas, para armazenar e organizar os laptops, para que ficassem disponíveis à utilização em qualquer momento na prática pedagógica do professor.

No final do ano de 2010, a escola onde se desenvolveu a pesquisa no município de Campo Limpo Paulista recebeu os laptops educacionais do Projeto UCA. Visando compreender este contexto, a seguir caracterizo a unidade escolar.

Características da EMEF Governador André Franco Montoro

A EMEF Governador André Franco Montoro localiza-se na Vila Firenze, no Bairro Botujuru, zona urbana do município, há aproximadamente 7 km do centro de Campo Limpo Paulista. Oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 e 2, no período da manhã e da tarde. Com

55 Disponível em: <http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/site/> Acesso em: Junho de 2012.

56 Disponível em: <http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/site/pagina/vocao-para-mudana-de-dormitrio-a-plo- tecnolgico> Acesso em: Junho de 2012.

57 Disponível em: <http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/site/pagina/escola-para-o-sculo-21> Acesso em: Junho de 2012.

aproximadamente 500 alunos, 28 professores e cinco gestores, conta ainda com 22 salas de aula em funcionamento, segundo dados de 2012.

De acordo com seu Plano de Gestão (CLP, 2011a), a localização da escola em um bairro periférico, com poucas possibilidades econômicas, reflete o nível cultural dos alunos, os quais apresentam dificuldades no processo de aprendizagem, observadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2011 do Ensino Fundamental (4ª série/5º ano) de 5,2 e no Ensino Fundamental (8ª série/9º ano) de 4,758.

Segundo o referido Plano de Gestão, a chegada do Projeto UCA, no ano de 2010, trouxe acesso ao uso do laptop a todos os alunos, professores, gestores e comunidade escolar. Para subsidiar a utilização dos equipamentos pelos alunos, no 2º semestre de 2010, iniciou-se a Formação Brasil, com a Formação Inicial, junto aos professores e gestores da escola. Esta formação terminou no final do ano de 2010. Nos anos seguintes - 2011 e 2012 - a escola implantou as Formações – Inicial e Continuada. A EMEF Governador André Franco Montoro foi a primeira escola participante do Projeto UCA, no Brasil, a concluir os cinco módulos previstos para a Formação Inicial e iniciar a Formação Continuada.

Além de sua localização favorável (próxima à universidade formadora – PUC-SP), e pelas suas demais características para o desenvolvimento desta pesquisa, foi escolhida a referida EMEF e também por ter recebido os laptops educacionais do Projeto UCA e fazer parte das escolas que têm a PUC-SP como universidade responsável pela formação dos seus educadores (professores e gestores).

O Projeto UCA na EMEF Governador André Franco Montoro

Como descrito anteriormente, esta pesquisa se insere nas atividades que desenvolvi junto à equipe de Formação Continuada do Projeto UCA que tem a PUC-SP como responsável pela formação dos educadores, visando à integração do laptop educacional ao currículo escolar.

A equipe da PUC-SP do Projeto UCA destinou um período para a Formação Inicial e outro período para a Formação Continuada. Tanto a Formação Inicial quanto a Continuada foram realizadas por meio de duas modalidades: a presencial (encontros com os formadores da PUC- SP) e a distância (encontros no Ambiente Colaborativo de Aprendizagem e-Proinfo).

58 Informações disponíveis sobre do IDEB encontradas no site do INEP. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/> Acesso em: Junho de 2012.

Participaram da Formação Continuada os profissionais da escola, que concluíram a Formação Brasil (Formação Inicial do Projeto UCA).

A Formação Continuada não estava estruturada previamente na proposta nacional do Projeto UCA, deixando a cargo de cada equipe formadora da universidade, o design da formação adequado ao contexto de cada unidade escolar do Projeto UCA.

Assim, a EMEF Governador André Franco Montoro foi pioneira no Brasil na implantação da Formação Continuada, ofertada nos anos de 2011 e 2012.

Com a finalidade de dar a conhecer os professores participantes da Formação Continuada, descrevo a seguir suas características.