• Nenhum resultado encontrado

4 ESTUDO DO CASO: A UFRN

4.2 Caracterização da instituição

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi criada em 25 de junho de 1958, pela Lei Estadual n° 2.307, instalada em 21 de março de 1959 e federalizada pela Lei n° 3.849 de 18 de dezembro de 1960. Teve seu plano de reestruturação aprovado pelo Decreto n° 62.091 de 09 de janeiro de 1968, posteriormente modificado pelo Decreto n° 74.211 de 24 de junho de 1974. Goza de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, em conformidade com o Artigo 207 da Constituição Federal.

Caracteriza-se, em seus vários níveis hierárquicos, pela estrutura colegiada, própria da gestão pública universitária.

Para o alcance de seus objetivos, a instituição, em seu Estatuto (2002), no capítulo I, art. 2º diz que:

A Universidade rege-se pelos seguintes instrumentos normativos: o Estatuto; o Regimento Geral; o Regimento Interno da Reitoria; os Regimentos Internos dos Centros Acadêmicos e dos demais órgãos componentes de sua estrutura organizacional e as demais normas emanadas dos colegiados superiores. (Estatuto da UFRN, 2002, p.5).

Como instituição pública, a UFRN tem a missão de:

Educar, produzir e disseminar o saber universal, preservar e difundir as artes e a cultura, e contribuir para o desenvolvimento humano, comprometendo-se com a

justiça social, a sustentabilidade socioambiental, a democracia e a cidadania. (PDI 2010-2019, p.1).

Ainda no Estatuto (2002), no capítulo I, Seção I, art. 3º, inciso XII, que trata dos princípios basilares, reza que “a universidade observa os princípios (...) da publicidade dos atos e das informações”. (Estatuto da UFRN, 2002, p.7)

Os objetivos gerais da Universidade estão centrados na formação do cidadão, fundamentados na ética, no pluralismo, na democracia, na contemporaneidade e na sua missão (PDI 2010-2019 p.6)14.

Consoante o seu Estatuto (2002 p.8), a UFRN tem como objetivos:

I) Ministrar educação em nível universitário; II) desenvolver, de forma plural, um processo formativo em diferentes campos do saber; III) contribuir para o progresso, nos diversos ramos do conhecimento, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão; IV) desenvolver e difundir o conhecimento; e V) desenvolver e difundir a pesquisa científica.

A infraestrutura física da UFRN compreende seis campi, sendo dois em Natal, (o campus central e o campus da saúde) e quatro outros campi, nas cidades de Caicó, Currais Novos, Macaíba e Santa Cruz, com ensino presencial.

Na estrutura acadêmica destacam-se seus 8 (oito) centros acadêmicos, com 75 departamentos acadêmicos, 4 (quatro) institutos, 2 (duas) escolas e 1 (uma) faculdade.

A UFRN conta ainda com 3 hospitais universitários, “Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL”, “Maternidade Escola Januário Cicco - MEJC”, e “Hospital Universitário Ana Bezerra - HUAB”, fornecendo suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão, e os quais são referências no atendimento de média e alta complexidade para a população de mais de 3 milhões de habitantes no estado do Rio Grande do Norte.

Além de seus objetivos principais, a atuação da UFRN é ampliada com oferta de educação básica, com diversos cursos técnicos (médio profissional), presente em 62 municípios com ações de extensão universitária e em 20 polos presenciais de apoio à educação a distância, sendo 12 deles localizados no Rio Grande do Norte e 8 em outros três estados: Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Apresentamos no quadro abaixo, alguns números15 que consideramos importantes para melhor compreensão da dimensão da instituição estudada em relação ao ensino.

14

Anexo da Resolução nº 015/2010-CONSUNI, de 27 de outubro de 2010.

15 Disponível em: http://www.ufrn.br/resources/documentos/ufrnemnumeros/UFRN-em-Numeros-2012-

Quadro 2 – O Ensino na UFRN em números.

Graduação Pós-graduação Espec. Resid. Ensino médio Ensino infantil Pres. EAD M D Cursos 102 11 86 41 61 44 22 1 Alunos matriculados 26.488 1.928 3.819 2.247 4.486 397 3.917 340

Legendas: Pres = Presencial; EAD = Educação à distância; Espec. = Especialização; Resid. = Residência; M = Mestrado; D = Doutorado

Fonte: UFRN (2016).

Resumindo, são cerca de 43.622 alunos matriculados nos diversos cursos, dentre eles mais de 6 mil nos programas de mestrado e doutorado, distribuídos nos 90 (noventa) programas de pós-graduação da instituição.

A UFRN ocupa posição de destaque no cenário nacional, ocupando um lugar entre as 12 melhores e maiores universidades públicas federais, de acordo com o CI e o IGC (INEP, 2014). Das 63 IFES, três delas ocupam o topo com 5-5, duas com índice 5-4, entre elas a UFRN, e as demais o conceito 4-5.

No ranking do jornal Folha de São Paulo/UOL16, a UFRN ocupa a 23ª colocação no Brasil e 4 ª no Nordeste.

Para o desenvolvimento de suas atividades, a UFRN conta com um quadro de pessoal permanente (Docentes e Técnicos) e também de colaboradores contratados, assim distribuídos:

Quadro 3 – Quantitativo de pessoal na UFRN.

Categorias Quantitativo

Docentes do ensino superior 2.132

Docentes do ensino básico, técnico e tecnológico 202

Servidores Técnico-administrativos do quadro permanente 3.199 Servidores terceirizados (nas áreas de limpeza, segurança, manutenção e apoio) 1.561

Total de pessoas na instituição 7.094

Fonte: SIGAA, SIPAC e SIGRH/UFRN (2016).

Ao analisarmos a instituição como um todo, considerando a sua importância para a sociedade, a relevância de seu papel enquanto instituição pública, e ao consultarmos os principais instrumentos normativos da Instituição bem como a sua estrutura organizacional,

16

fica clara a relação que há entre o nosso objeto de estudo, ou seja, a gestão da informação e a instituição.

Consideramos ainda a Universidade como ampla geradora e disseminadora de informações e conhecimentos. Como já exposto, lidar com uma imensa massa documental e uma grande estrutura informacional, presente nas suas mais diversas unidades e que lidam diretamente com a gestão da informação, foi um dos motivos pelo qual propomos a realização desse estudo.

No próximo tópico, após a coleta e organização dos dados, e visando atender aos objetivos específicos da pesquisa, bem como embasar os subsídios a serem oferecidos ao final do estudo, apresentamos os resultados da pesquisa, analisamos as falas dos entrevistados, estabelecendo uma relação com a literatura consultada, bem como apresentamos as considerações finais sobre o trabalho.

Documentos relacionados