• Nenhum resultado encontrado

CARACTERIZAÇÃO DO TERRITÓRIO DE ESTUDO: PORTUGAL CONTINENTAL E ILHAS

5. CAPÍTULO V – CARACTERIZAÇÃO DO TERRITÓRIO DE ESTUDO

5.2 CARACTERIZAÇÃO DO TERRITÓRIO DE ESTUDO: PORTUGAL CONTINENTAL E ILHAS

Portugal apresenta uma forma aproximadamente retangular – cerca de 700 km de comprimento e 200 km de largura (com algumas pequenas variações), estando dividido horizontalmente em 3 regiões: Região Sul, Região Centro e Região Norte. Assim se distribuem os 18 distritos de Portugal Continental, cada um deles com a sua cidade capital. A região Sul engloba as províncias do Algarve, depois do Baixo Alentejo, Alto Alentejo e Estremadura. Depois da Estremadura e do Alto Alentejo chega-se à Região Centro, onde se incluem as províncias do Ribatejo, Beira Litoral e Beira Baixa. Finalmente, na Região Norte, contém a Beira Alta, Douro Litoral, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro (O Guia da Cidade).

Figura 3 - Respostas dos municípios Tabela 4 – Respostas dos municípios

Distrito Nº de respostas Braga 122 Aveiro 13 Beja 1 Bragança 5 Castelo Branco 1 Coimbra 7 Évora 1 Lisboa 1 Porto 18 Santarém 2 Setúbal 1 Viana do Castelo 6 Vila Real 8 Viseu 9 Não Especificado 42

Total 237 Fonte: Wikipédia, Distritos de Portugal. Legenda: Setas a vermelho – representam o distrito com mais número

5.2.1REGIÃO NORTE

A Região Norte engloba os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real, Bragança e parte dos distritos de Viseu, Aveiro e Guarda, sendo limitada a norte e leste com Espanha, a oeste com o Oceano Atlântico e a sul com a vasta Região Centro. Trata-se de uma região vasta em território, abrange realidades bem diferentes, com cidades desenvolvidas e prósperas, e mundos rurais de aldeias serranas. A Região Norte conhece territórios tão diferentes como a cidade do Porto, a segunda mais importante do País, considerada mesmo a Capital do Norte, desenvolvida, rica e histórica, e as aldeias de Trás-os-Montes ou Alto Minho, de difíceis acessos, tão tradicionais, ou as cosmopolitas localidades da zona costeira, onde a indústria turística tem vindo a florescer.

Repleta de Parques Naturais (na Região Norte situa-se, inclusivamente, o único Parque Nacional do País – O Parque Nacional da Peneda Gerês), paisagens protegidas, e espécies em vias de extinção, é uma região com um clima mais rigoroso e uma vegetação mais exuberante (O Guia da Cidade).

5.2.2REGIÃO CENTRO

A Região Centro situa-se no coração do País, compreendendo uma extensa área, abrangendo integralmente os distritos de Coimbra, Castelo Branco e Leiria, grande parte dos distritos de Aveiro, Viseu e Guarda, e parte do distrito de Santarém. A Região Centro está delimitada a norte pela Região Norte, a leste com a Espanha, a sul com o Alentejo e Região de Lisboa, e a oeste com o vasto Oceano Atlântico.

É, pois, uma vasta região, rica em história e património, terra de gente tão hospitaleira, situada no coração de Portugal. Na Região Centro realidades bem distintas cruzam caminhos: cidades grandes e desenvolvidas partilham heranças com aldeias perdidas no tempo.

A tradição, preservação de usos e costumes bem antigos é traço comum por toda a região, quer nas cidades mais desenvolvidas, como Coimbra, Leiria ou Viseu, ou nas Aldeias de Xisto, espalhadas nas montanhas, ou mesmo por entre as localidades na Serra da Estrela.

No que diz respeito à gastronomia, na zona costeira, saboreiam-se os peixes e mariscos frescos, na zona serrana a qualidade das carnes e dos campos de pastagens permitem afamados enchidos, queijos, mel e vinhos de qualidade (O Guia da Cidade).

5.2.3REGIÃO DO ALENTEJO

A Região do Alentejo é uma região do centro-sul de Portugal. Compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora e Beja e a metade sul do distrito de Setúbal e parte do distrito de Santarém, sendo assim a maior região de Portugal em termos de área. Limita a norte com a Região do Centro, a leste com a Estremadura e a Andaluzia (Espanha), a sul com a Região do Algarve e a oeste com a Área Metropolitana de Lisboa e também com o Oceano Atlântico.

As suas imensas planícies durante anos levaram a que se denominasse a região de “celeiro de Portugal”, pelas condições propícias à cultura do trigo, da cevada, da aveia e do girassol. A fama da Gastronomia Alentejana transpõe fronteiras, altamente apreciada, contando como ingrediente base o pão, acrescentando

azeite de qualidade proveniente dos vastos campos de oliveiras e alho, formando então os típicos pratos de Ensopado de Borrego, Migas e Açorda. Acrescentam-se a Sopa de Gaspacho, enchidos da carne dos animais que povoam os pastos das vastas planícies, e, na zona costeira, peixes e mariscos de qualidade. A Pastelaria é igualmente distinguida e apreciada, maioritariamente influenciada pela doçaria conventual, herança religiosa dos muitos conventos e mosteiros (O Guia da Cidade).

5.2.4REGIÃO DA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA

A Região de Lisboa compreende parte do distrito de Lisboa e de Setúbal. Limita a norte com a Região Centro, a nordeste, leste e a sul com o Alentejo, e a sul e oeste com o Oceano Atlântico. No centro da região encontra-se a cidade capital de Portugal e a sua grande região metropolitana, com locais de interesse turístico e patrimonial, sendo inclusivamente das cidades com maior procura turística do continente Europeu.

Esta Região sobressai igualmente pela sua costa, com praias diversificadas, com excelentes infraestruturas e vias de comunicação, bem como uma grande oferta de restauração e hotelaria. Uma costa recortada, com diversos cursos de água, serras, áreas montanhosas, zonas de cultivo agrícola e zonas industriais, marcada por cidades desenvolvidas a todos os níveis que contrastam com pequenas aldeias, ou por uma larga densidade de áreas residenciais e suburbanas.

Trata-se de uma região não muito vasta, mas com uma grande diversidade, que está igualmente patente na gastronomia que a caracteriza. Possui os mais variados pratos e temperos frescos, mas também muitos outros produtos provenientes dos solos férteis da região, como variados vegetais, fruta ou os queijos de cabra e ovelha, de Azeitão e de Sobral de Monte Agraço (O Guia da Cidade).

5.2.5REGIÃO DO ALGARVE

O Algarve é a região mais a Sul de Portugal Continental, fazendo fronteira com a região do Alentejo, a norte e a sul com o Oceano Atlântico. Dada a sua extensa costa, com mares navegáveis, areia e com praias amplas, é, por excelência, a região turística do país, contando igualmente com um vasto património histórico, cultural e artístico.

A proximidade com o norte de África faz-se sentir no tempo mais quente, fazendo desta região ponto privilegiado de férias, tendo sofrido um grande desenvolvimento turístico nas últimas décadas, dispondo hoje em dia das mais variadas infraestruturas, e serviços para todos os clientes-turistas.

A gastronomia Algarvia baseia-se em antigas tradições e produtos, não obstante, a oferta de restauração é muito variada e internacional, de modo a ir ao encontro de todas as culturas e nacionalidades que a visitam. Nos produtos tradicionais, destacam-se todos os pratos de peixe e marisco, mas igualmente carnes de porco (a conhecida “Carne de Porco à Algarvia), cozidos de grão e de couve, e pastelaria baseada sobretudo em ovos e frutos secos, como a amêndoa ou o figo, com os seus conhecidos D. Rodrigo, ou os pastéis de gema de ovos, de massa de amêndoa e de caramelo de Tavira (O Guia da Cidade).

5.2.6REGIÃO DOS AÇORES

A Região Autónoma dos Açores é constituída pelo Arquipélago transcontinental em pleno Oceano Atlântico, sentido nordeste, composto por nove ilhas, a cerca de 1300 km a oeste do continente Português, numa área de cerca de 2247 km quadrados.

Hoje em dia, os Açores apresentam-se como um destino ideal para todos os amantes da natureza, que aqui a encontram no seu pleno, como é visível no ponto mais alto do arquipélago: na denominada “montanha do Pico”, na Ilha do Pico, a 2.352 metros de altura.

O relevo acidentado e a sua vegetação promovem grandes paisagens, famosas internacionalmente pela sua paz de espírito, num ambiente de tradição e cultura, promovendo vistas naturais e de grande intensidade (O Guia da Cidade).

5.2.7REGIÃO DA MADEIRA

O arquipélago da Madeira, situado em pleno Oceano Atlântico, a cerca de 1000km de Portugal Continental, é composto pela Ilha da Madeira, pela Ilha do Porto Santo, conhecida por Ilha Dourada, pelas três inabitáveis Ilhas Desertas e pela reserva natural das Ilhas Selvagens.

O arquipélago, com capital na cidade do Funchal, é famoso pelo seu clima de excelentes temperaturas, a água amena do mar, e pela verdejante vegetação, que se apelidou de “pérola do Atlântico” ou “jardim do Atlântico” a Ilha da Madeira. Enquanto na Ilha de Porto Santo existem paisagens de paz de espírito, para relaxar e desfrutar a praia existente.

Existem várias características atraentes, como excelentes infraestruturas e serviços, bem como acessos modernos, fazem da Madeira um destino turístico de eleição durante todo o ano (O Guia da Cidade).